Em busca de sentido

Em busca de sentido Viktor Frankl

Resenhas - Em Busca de Sentido

Queen B 14/11/2022

Até onde ele vai?
Um livro forte, sufocante, que pelo menos a mim? me fazia a todo momento me perguntar ?até onde esse cara vai chegar?? E COMO ele viveu após tudo isso.
Foi difícil ler, não vou mentir. Houveram momentos os quais eu parava e ficava olhando o teto. Recomendo DEMAIS!

Flaví 05/12/2021

Inspirador
- [ ] ?Aquele que tem um PORQUÊ para viver, pode suportar quase qualquer COMO?.
Friedrich Nietzsche
Através da sua história e da sua criação da Logoterapia, nos leva a achar o nosso propósito.

Roberth 16/11/2020

Encontrando um novo caminho profissional e pessoal...
Frankl já era citado por pessoas a quem admiro, mas ler algo dele pela primeira vez é diferente... Sentir suas experiências, vivenciar a construção de sua visão da vida e de ser humano, isso é um presente!

Psicólogo, há um tempo já estava insatisfeito com o rumo de algumas batalhas epistemológicas que vinha travando com a abordagem com que antes tinha me identificado...

Descobrir a logoterapia, vislumbrar o início de um caminho epistemológico tão rico... Ah! Um alívio, um incômodo!

Por um lado, sinto-me abraçado, por outro, desafiado. O caminhar ao lado de Frankl está apenas no começo...

Rafael.Rovath 22/03/2023

Esperava mais...
Confesso que esperava mais deste livro, dada sua grande popularidade e pelo fato do autor ser o fundador da Logoterapia (conhecida como terceira escola vienense de psicoterapia).

Não há dúvidas de que Viktor Frankl é uma referência em sua área, e que afetou milhares de vidas positivamente. Mas especificamente sobre o livro, achei bastante repetitivo e raso na maior parte do tempo. Imaginava algo mais denso e impactante.

Claro que há passagens que nos fazem refletir, e compartilho duas delas aqui com vocês:

"Existiam prisioneiros que viviam anos a fio em campos de concentração e eram transferidos de um para outro, passando às vezes por dezenas deles. Dentre eles, em geral, somente conseguiam manter-se com vida aqueles que não tinham escrúpulos nessa luta pela preservação da vida e que não hesitavam em usar métodos violentos ou mesmo roubar dos inimigos. Todos nós que escapamos com vida por milhares e milhares de felizes coincidências ou milagres divinos - seja lá como quisermos chamá-los - sabemos e podemos dizer, sem hesitação, que os melhores não voltaram."

"A maioria dos prisioneiros se preocupava com a questão: "será? que vamos sobreviver ao campo de concentração? Pois caso contrário todo esse sofrimento não tem sentido". Em contraste, a pergunta que me afligia era outra: "Será? que tem sentido todo esse sofrimento, essa morte ao nosso redor? Pois caso contrário, afinal de contas, não faz sentido sobreviver ao campo de concentração." Uma vida cujo sentido depende exclusivamente de se escapar com ela ou não e, portanto, das boas graças de semelhante acaso ? uma vida dessas nem valeria a pena ser vivida."

Ray 27/02/2023

Profundo
Um livro profundo e intrigante, pra quem estuda psicologia é muito importante. Nunca tinha ouvido falar em logoterapia e amei quero saber mais e mais. Recomendo

Luana 04/01/2023

Com uma mensagem significativa e cheia de importância
Desde que comecei a fazer psicologia e ouvi falar pela primeira vez sobre logoterapia tive curiosidade e interesse sobre conhecer mais, principalmente quando soube que foi criada em um campo de concentração .

O livro trata sobre a complicada situação existencial que os prisioneiros dos campos de concentração enfrentaram, como manter as esperanças de um futuro melhor quando tudo parece estar perdido? Por que não acabar logo com a vida e eliminar o sofrimento?

Com uma mensagem significativa e cheia de importância.
A segunda parte voltada para a logoterapia, o trabalho do autor, nos ensina sobre o vazio e entender e buscar a razão da nossa existência.

Cleuzita 31/10/2020

Livro cheio de sensibilidade e informações.
"Quem tem por que viver pode suportar qualquer como."
Nietzsche
Victor Frank, médico criador da escola de psicanálise logoterapia, narra sua experiência em cinco campos de concentração durante a segunda guerra mundial. No terço final do livro ele discorre teoricamente sobre sua teoria, exemplificando aspectos dos seus estudos comprovados na prática psicanalítica. É com certeza um livro que faz a diferença, trazendo conceitos, relatos e técnicas sobre como encontrar sentido para a própria vida.

Michelle.Leonhardt 03/05/2020

Interessante, porém vago...
Este livro é bastante interessante em conteúdo pois apresenta os conceitos de logoterapia e, para isso, utiliza a vivencia em um campo de concentração para embasar, ilustrar e justificar alguns conceitos.

Todavia, achei a teria um tanto questionável comparando com outras leituras que já fiz sobre psicoterapia e desenvolvimento pessoal. Claro, nesse livro estamos conhecendo a logoterapia "en passant" e não de forma profunda. Mesmo assim, a forma como é mostrada não é aplicável e me frustrou. (Temos que buscar um sentido, ok, mas como?).

Tanto os exemplos do campo como os dos casos brevemente discutidos são superficiais e descritos de forma muito fria, de forma que entender as nuances e o alcance da logoterapia é difícil.

Enfim... a logoterapia pode ser interessante mas mesmo para um livro de ponto de partida achei que pode desestimular a curiosidade mais do que estimular. Em busca de um sentido não fornece caminhos ao leitor, apenas insiste na importância do sentido para uma vida plena.

Mariana.Margato 10/03/2022

Um livro com fatos pesados mas com leitura leve
O livro traz o relato de um dos prisioneiros dos nazistas e como, durante o tempo que passou retido, ele conseguiu ter forças e manter as esperanças para não abandonar a si mesmo. Por ser psiquiatra, o personagem também faz comentários mais técnicos o que, na minha opinião, deixou o livro um pouco lento de ler, mas não tiro o mérito dos insights que ele proporciona o leitor para refletirmos sobre nós mesmos e como lidamos com as adversidades

Larissa 14/05/2020

Maravilhoso
Livro surpreendente!
O autor narra sua passagem pelos campos de concentração. Através da sua experiência ele criou a logoterapia.
É um livro que dá aquele chacoalhão que às vezes a gente precisa.
Vale muito a pena a leitura.
almeidalewis 14/05/2020minha estante
O que te marcou mais até agora? E como chegou até esse livro ( emprestado? Recomendado? Como foi?)

Larissa 18/05/2020minha estante
Eu gostei das explicações psicológicas que dá relacionadas ao comportamento dos prisioneiros dos campos. Como o psicológico influenciou muito entre morrer e sobreviver. Achei muito interessante. Principalmente face ao nosso atual momento.
Cheguei a esse livro por indicação de alguém de algum programa de rádio (não me recordo o programa, nem a pessoa que indicou). Como eu estava lendo vários livros relacionados a 2.a GM e campos de concentração, fiquei interessada e comprei. Valeu muito a pena.

almeidalewis 19/05/2020minha estante
Obg pelo feedback Larissa, faz tempo q eu li esse livro não tenho muito registro mental dele ( sei q foi bom) porém o momento q estamos vivendo é um convite para reler

Denise.Salla 18/03/2022

"Em Busca de Sentido" traz uma leitura um pouco mais complexa, devido à linguagem mais técnica quanto à logoterapia. A história sobre o nazismo como sempre triste, mas achei interessante como mesmo diante das adversidades e atrocidades, o autor conseguiu visualizar seu próprio comportamento e analisar de forma geral todos a sua volta, e com isso criar uma nova abordagem psicoterapêutica.

Gilberto Alves 05/06/2020

Não é um livro apenas sobre o holocausto
Li por indicação, não tinha muita ideia do que encontraria, dessa forma, tive uma grata surpresa.
O livro não trata-se apenas das barbáries ocorridas nos campos de concentração, e sim de uma análise mais psicológica do ser humano perante tal cenário.
O conteúdo do livro é dividido em basicamente duas partes: na primeira, traz vários relatos da vida do autor nos campos de concentração e suas análises perante tais ocorridos. É muito interessante como ele aborda.
A segunda parte, trata-se mais de um livro quase teórico por assim dizer, pois aborda a logo terapia, que é uma técnica desenvolvida por ele ao longo da vida.
Apesar de não ser meu gosto principal, posso dizer que gostei muito do livro.

Juan.Abreu 17/01/2021

Logoterapia
Uma leitura muito gostosa, um livro de leitura leve e muito conteúdo. Primeiro o livro traz as experiências do autor no campo de concentração. Depois o livro passa a tratar da psicologia em si.

Na primeira parte, onde o autor fala de suas experiências nos campos de concentração nazistas, vemos muitas histórias comoventes e inspiradoras. Mesmo nesta parte há um enfoque na Logoterapia.

Na segunda parte do livro o autor tratou claramente sobre a Legoterapia e explanou o que é como funciona, etc.

O livro vale muito a pena, um livro gostoso e que te faz abrir os olhos para coisas pequenas. Identifiquei-me muito com diversas partes do livro.

Milena Alves 17/01/2021

Um livro com muitas reflexões de seres humanos, que apesar de tratados como animais, superam sua vida exterior para buscarem um sentido dentro de todo seu sofrimento. O livro é narrado por um sobrevivente que criou um novo campo da psicanálise, superar as dificuldades imediatas buscando um sentido futuro para a vida.

Eduarda 29/06/2020

Muito Bom, Para Refletir!!!
Que livro, uma história real de um homem que sobreviveu por anos em campos de concentração e ainda conseguiu com essa experiência escrever esse livro e ser um dos fundadores da Logoterapia.
Incrível o que esse livro é capaz de ensinar. Me mostrou como apesar de todas as circunstâncias, temos liberdade, capacidade de escolhas, e que o ser humano tem um grande poder de adaptar e superar as mais diversas situações ou mudar a si mesmo.

"Quando não podemos mais mudar uma situação.Somos desafiados a mudar a nós mesmo."

"Pode-se tirar tudo de um homem exceto uma coisa: A última das liberdades humanas - escolher a própria atitude em qualquer circunstância,escolher o próprio caminho."

Esse livro ensina muita coisa, vale muito a leitura!!!
Manuella_3 29/06/2020minha estante
Tô com ele aqui, Eduarda, mas não sei se é o momento de ler as passagens mais dolorosas.

Eduarda 29/06/2020minha estante
Verdade ele tem passagens bem tristes, que mostram o quanto os campos de concentração eram lugares horríveis, mas sabe o autor sempre da uma explicação baseada na logoterapia, que trás muita reflexão, e mostra como a a nossa liberdade de escolha nos ajuda nas mais difíceis situações, vale mesmo fazer a leitura.

Manuella_3 29/06/2020minha estante
Sim, essa parte é o meu interesse. Obrigada, querida

Eduarda 30/06/2020minha estante
???De nada