Em busca de sentido

Em busca de sentido Viktor Frankl

Resenhas - Em Busca de Sentido

Taty 03/07/2020

Livro transformador e que todo mundo deveria ler
Começo essa resenha com uma das frases de Nietzsche que o autor cita mais de uma vez no livro ? Quem tem PORQUE viver pode suportar quase qualquer COMO ? . Talvez vc já tenha lido vários livros sobre a Segunda Guerra e sobre campos de concentração mas esse sem dúvida é muito diferenciado pois o autor Viktor, psicólogo, conta a experiência de ter passado entre 3 e 4 anos em diferentes campos de concentração e como conseguiu sobreviver e ver um sentido em tudo que viveu.
O livro é simplesmente sensacional e mesmo um assunto tão pesado como a guerra e as atrocidades cometidas nos campos o autor vai mostrando que existe um sentido para tudo na vida inclusive no sofrimento. Tudo depende de uma atitude pessoal que é a última liberdade humana. Toda pessoa pode decidir de alguma maneira e dar um sentido para a vida. Apenas leiam... eu termino a leitura transformada e com um imenso sentimento de gratidão e admirada com o ser humano e com tudo que ele é capaz de suportar, superar e transformar situações adversas e enxergar um sentido em tudo.
Ele divide o relato dele da vida no campo em três fases: a recepção no campo, a vida no campo e a saída/ a liberdade.
Tenho certeza que ao final da leitura você não vai ser a mesma pessoa do início, não tem como ficar indiferente e não tem como não mudar a forma de olhar a vida.
É o tipo de leitura que ao mesmo tempo que traz verdades tão cruéis ao mesmo tempo enche de esperança, o tipo de leitura que ao terminar vc quer compartilhar com todo mundo ? para que todos também descubram o SENTIDO DAS SUAS VIDAS

Gabi Guerra 23/02/2022

Quem tem porque viver, suporta quase todo como
E, aí? Já ouviu falar em logoterapia? Tudo bem, talvez não. E em psicanálise? Ok, o termo já tá mais popular. Conhece a história do nazismo, dos campos de concentração? Claro, né? Então, partiu falar sobre essa alma evoluída chamada Viktor Frankl?
1 Em busca de sentido não é um livro de autoajuda, mas pode te ajudar.
2 a logoterapia é uma forma de psicanálise desenvolvida pelo Viktor e explicada no livro, mas apenas depois do autor contar como chegou até ela.
3 Viktor era judeu e foi parar nos campos de concentração. Obviamente, ele sobreviveu para contar sua história e desenvolver sua forma de terapia chamada logoterapia.
4 não é um livro teórico, difícil, denso, nada! É triste porque a situação toda foi muito infeliz, mas a mensagem é positiva.
5 a logoterapia tem uma forte roupagem do existencialismo de Sartre, Camus etc, e encontra na liberdade a solução para os males.
6 mesmo preso em campo de concentração e destinado a trabalhar forçadamente e a morrer ou de frio ou de fome ou de doença ou na câmara de gás existe ao homem liberdade e ela pode ser a grande responsável pela salvação. Alerta: isso em nada atrai a meritocracia, ok? O dilema é muito mais profundo.
7 quando você já perdeu tudo? o que te mantém vivo? Quando te tiram a liberdade de ir e vir, a saúde, os filhos, os bens, a comida, o lazer, a paz? o que te faz continuar?
8 Viktor responde e sua resposta ressoa até os dias de hoje. Leiam ? em busca de sentido?. Se não te fizer encontrar a resposta, ao menos servirá para te inspirar a buscar por ela.

João 09/08/2022

A importância do sentido
Excelente livro de Viktor Frankl!

O livro é dividido em 3 partes: a primeira é sobre uma análise psicológica que os eventos que ele presenciou em campos de concentração nazistas exercem no indivíduo; na segunda ele aborda a teoria psicológica que ele desenvolveu, a logoterapia, explicando seus conceitos, tratamento, diferença em relação às outras e expondo sua importância; já a terceira parte é composta por um discurso dado por ele sobre o sentido da vida, que compõe e finaliza magistralmente todo o conteúdo apresentado.

É uma obra excelente, que sem dúvida alguma vale a pena ser lida, pois acredito ser de grande importância ter o conhecimento das duas primeiras partes e a inspiração e direcionamento que a terceira transmite.

Deixo apenas uma ressalva quanto a tradução e revisão da edição que eu li, pois contém alguns erros de português, um deles repetido durante todo o livro. No entanto, não atrapalha a compreensão.

Sgt_Pm_Jamis 01/02/2021

O livro
Livro que faz pensar sobre a crueldade humana. Inacreditavelmente o homem criou a câmara de gás e depois colocou os outros para morrer.

Camilla158 16/08/2020

Gostei muito do livro é recomendo a todos. Já havia tido contato com a logoterapia antes e queria me aprofundar no assunto. A segunda guerra mundial não é um dos meus assuntos preferidos em livros, mas o desenvolvimento pessoal de que me aproveitei nesse livro é sem igual. Aceito sugestões de mais leituras do gênero.
DAN LIMA 16/08/2020minha estante
Camila, leia o quadrinhos: MAUS. Vai te impactar bastante, fora que é uma verdadeira aula de história durante a 2ª guerra mundial. Baseado em relatos REAIS. ;-) Foi vencedor do prêmio: Eisner.

Camilla158 16/08/2020minha estante
Obrigada pela dica Dan. Já foi pra wishlist!

DAN LIMA 17/08/2020minha estante
;-) Bjsssssssss...

alex_fsi 21/11/2021

Um relato que nos faz refletir que podemos achar um sentido
Frankl apresenta a sua análise dos diversos aspectos do campo de concentração, para então apresentar o que ele nos presenteou: a logoterapia com conceitos que devolvem a nós a responsabilidade e, ao mesmo tempo, a liberdade para decidir como agir diante das vitórias, derrotas e sofrimentos que a vida trás, nos elevando acima dos condicionadores biológicos, sociológicos e psicológicos.

Ainda não concluí a minha jornada em busca de sentido, mas consegui algum alívio em questões que estavam dificultando esse processo.

Phil Correa 30/12/2021

Ótimo livro, entrega uma narração de eventos vividos pelo próprio autor durante seu período no campo de concentração de Auschwitz, e durante este acontecimento, nos deparamos com as ações, mas principalmente os pensamentos que o autor teve durante aquele período, e por fim uma análise técnica de seus estudos da logoterapia.
Um livro muito bom, que entrega a força que o ser humano possui para vencer barreiras, mesmo que estás pareçam serem impossíveis de se superar.

Rafaela Sombra 17/01/2021

"Quem não vivenciou pessoalmente a situação reinante num campo de concentração não faz a menor ideia da radical insignificância a que se reduz o valor da vida do indivíduo ali internado."

Kivia 25/02/2023

Viktor Frankil traz lições valiosíssimas com base nas suas experiência no campo de conxentração.
Achei interessante a abordagem da logoterapia e como ela pode ajudar a lidar com situações que não podem ser mudadas.
Recomendo a leitura a todos!

Kelly Martinez 24/01/2021

Interessante
Na primeira parte do livro temos a narrativa do autor, médico psicoterapeuta, contando toda sua experiência em vários campos de concentração, inclusive no temido Auschwitz, tendo sobrevivido a todo esse horror.

Narrativa com uma abordagem bem diferente, direta, que não explora toda aquele terror ( já bem conhecido por nós) acontecido nos campos. Ao contrário, o autor, com seu olhar de médico psiquiatra, consegue perceber as diferentes reações nos internos que varia desde ao humor negro até a entrega total ao desespero.

Essa primeira parte é muito interessante e me fez questionar/ como e onde conseguir forçar para levantar todos os dias depois que retiram do ser humano toda a dignidade, a certeza, a esperança? Pois bem amigos, surpreendente existem seres humanos que conseguem e sobrevivem. Acham algum sentido mesmo num mar de desespero.

Fiquei impressionada.

Já na segunda e na terceira parte do livro o autor aborda os princípios da logoterapia (escola vienense de sua criação) e confesso que a leitura, pra mim, ficou cansativa, por isso as 3,5 estrelas.

Recomendo fortemente a leitura da primeira parte. Já do restante do livro, se vc for da área, pode até gostar mas para nós, leigos, a leitura se torna técnica demais.
Cansativa.

Ruffo 16/05/2021

Perfeito.
É um daqueles livros que você não precisa ler mais do que uma única vez, pois a experiência é pesada.

É uma experiência real, rica em detalhes que causou (????) certo incômodo, mas aconselho a leitura.

Dani 15/08/2020

Em busca de um sentido
Em busca de sentido| Victor E. Frankl| p. 184|

O que vocês achariam de um psicólogo que sobreviveu aos campos de concentração nazistas e fez mais do que isso, descrevendo como se sentiu e observando a si mesmo e as demais pessoas e seu comportamento na situação-limite do campo de extermínio nazista durante a Segunda Guerra Mundial?

Forte.

É assim que eu começo falando desse livro, Em busca de sentido nos revela um mundo desumano; nós o conhecemos, sabemos o que aconteceu, é notório, público. Porém, aqui, Victor Frankl nos mostra uma visão interna, de sentimento a flor da pele, telespectador, personagem principal e psicólogo numa mesma pessoa.

O início do livro é sobre a experiência do autor nos campos de concentração, e é dolorido. A cada linha a gente pensa que não pode ficar pior e fica. Fome, doenças, perda da identidade, da vontade, da inexistência de mínimo poder de escolha, do desespero, do entorpecimento. É a perda no sentido mais amplo que eu vi na vida até hoje. Lá ele perdeu tudo e todos.

Da história a gente consegue tirar lições valiosas, que eu deixo para vocês descobrirem com os próprios olhos e percepções. É um livro que revira.

Aí o autor faz algo ainda mais louvável, ele pega todo sofrimento, toda falta de sentido, e passa a analisar tudo sob a perspectiva da Logoterapia (terceira escolha vienense de psicoterapia), fundada por ele. A abordagem é didática e enriquecedora.

Não preciso dizer que vale a pena, né?

et lux in tenebris lucet – e a luz resplandece nas trevas.

Enaiady 19/01/2023

Lembrar para não repetir
?O ser humano é o ser que inventou as câmaras de gás, mas também aquele que entrou nelas.?
O relato do autor sobre seu tempo em Auschwitz é perturbador e extremamente triste, mais ainda por todos aqueles que não sobreviveram para contar suas histórias.
Por outro lado, as partes II e III do livro sobre a logoterapia me pareceu mais um conceito filosófico do que de fato psicologia.
Enfim, recomendo a leitura, afinal: lembrar para não repetir.

Tai Nariati 23/06/2020

Temo somente uma coisa: não ser digno do meu tormento.
Em busca de sentido é uma obra do psicólogo Viktor E. Frankl, publicado pela editora Vozes.

Com menos de duzentas páginas, esse livro apesar de pequeno é grandioso em seu conteúdo.

Em busca de sentido abriu caminho para a terceira escola vienense de psicoterapia, a Logoterapia. Sendo as duas primeiras a Psicanálise de Freud e a Psicologia individual de Adler.

Viktor E. Frankl revela no livro que a Logoterapia confronta o paciente com o sentido de sua vida e reorienta-o, ou seja, concentra-se no sentido da existência humana e na busca da pessoa por esse sentido, que para a Logoterapia é a principal força motivadora no ser humano.

Além de criador da Logoterapia, Viktor E. Frankl foi professor de Neurologia e Psiquiatria em Viena; ensinou ainda em Havard, Stanford, Dallas e Pittsburgh; e publicou 32 livros.

A narrativa aborda o relato real do escritor em um campo de concentração Nazista durante a Segunda Guerra Mundial.

Não é um livro como as demais obras que retratam esse tema, as quais abordam e exploram as atrocidades realizadas nos campos de extermínio. A narrativa traz o olhar psicológico do autor sobre o comportamento dele e das pessoas presentes nos campos, revelando que, apesar de fazerem parte de uma situação desumana, elas são capazes de não abdicarem do sentido da vida. Traz também a percepção de que mesmo sabendo que as chances de vida são poucas, o ser humano ainda se interessa pelo seu destino e tenta de alguma forma preservar uma vida que ele nem sabe se vai ter.

O autor revela experiências individuais e coletivas desde a recepção e primeiras impressões a fases cheias de dor e fome. Revela ainda o íntimo das pessoas com descrição dos desejos, ilusões e ausência de sentimentos. Viktor ainda tem a sensibilidade de mostrar ao leitor o que é a felicidade e humor dentro de um campo de concentração.

É um livro descritivo de um triste testemunho. Acredito que ele possa ser uma espécie de autoajuda, já que é capaz de balançar as pessoas que estão em situações sem sentidos.

O que mais me comoveu, embora tenha consciência que as pessoas são diferentes e reagem de forma diferente, é que ViKtor E. Frankl perdeu praticamente toda a família dele nos campos de concentração, e ainda assim, conseguiu encarar a vida como algo que vale a pena ser preservado.

Leitura recomendada!

site: https://www.tainariati.com/post/em-busca-de-sentido-resenha-do-livro