Memórias de Um Suicida

Memórias de Um Suicida Yvonne A. Pereira

Resenhas - Memórias de um Suicida

Thetê 12/12/2009

É um livro recomendadíssimo, porém eu não consigo acabar de lê-lo. Já comecei e recomecei várias vezes e não consigo terminá-lo. Acho que ainda não estou preparada para isso rsrsrs.

Ely Varella - terapias que iluminam 02/01/2010

Impactante
Claro que esta leitura depende de você estar familiarizado ou não com o ponto de vista espírita sobre vida após a morte. O livro é impactante. A narrativa detalhada da experiência da alma que se suicída faz no mínimo a gente pensar no assunto para não cometer o mesmo erro. Para os espíritas é leitura obrigatória.

Carol 03/03/2015

A obra Memórias de um Suicida faz muitas pessoas torcerem o nariz por ter uma linguagem mais rebuscada, mas isso deve-se tanto ao autor, um escritor português clássico, como à época em que foi escrito, muito antes da data de sua publicação. Ainda assim, o livro deve ser lido com certo cuidado, pois pode conter gatilhos, além de ser denso e riquíssimo em detalhes, merecendo ser estudado com afinco. A começar pelo Vale dos Suicidas, região onde os espíritos que tiram a própria vida se reúnem, não por um castigo divino, mas por afinidade de pensamentos e pela culpa que carregam consigo do ato cometido. Camilo Castelo Branco, por suas convicções religiosas mantidas enquanto encarnado, passou mais de dez anos no Vale acreditando estar no inferno, sendo punido pelo seu suicídio.

site: Leia mais em: https://papoliterario.com.br/2019/09/13/memorias-de-um-suicida/

RODERICK 14/01/2015

Bravo!!! Uma das 10 maiores obras espíritas do século XX
Os escritos que formaram a obra não tinham inicialmente a intenção de ser um livro. É o longo relato de um espírito que, se foi um grandioso escritor aqui na Terra, no plano espiritual seria um grande sofredor, ou nas palavras do próprio Camilo, um réprobo. Por meio da literatura ele queria transmitir aos homens um grande alerta sobre as consequências funestas àqueles que resvalam na ilusão de atingir o nada ou o repouso eterno na sepultura através do ato equivocado.
Escrito em meados de 1926 (a médium então com 26 anos de idade), mas publicado somente 30 anos depois, e que é, na opinião de André Luiz, o maior tratado mediúnico do século e considerada como uma das obras de maior responsabilidade mediúnica no meio espírita, o livro Memórias de um suicida é, sem dúvida alguma, um monumento literário.
O que mais impressiona é o fato de que o relato antecedeu, e muito, a série "A vida no mundo espiritual" psicografada por Chico Xavier nos anos 40, trazendo as mesmas descrições feitas por André Luiz. O próprio Chico afirmou que o livro é "O livro dos espíritos romanceado", e que as descrições contidas na obra são de uma precisão que nem ele mesmo poderia trazer.
Há várias razões para que os manuscritos demorassem tanto tempo para serem editados e publicados. Um dos motivos é que o espírito Camilo não possuía visão doutrinária nenhuma ao relatar todo o seu drama no Vale dos suicidas e seu resgate para o hospital Maria de Nazaré. O espírito Léon Denis faz criteriosamente uma revisão severa, o que, como afirma a própria Yvonne na introdução da obra: foi o que realmente salvou aquelas páginas de se perderem para sempre. Desta maneira, temos a influência desses dois espíritos presente na obra.

Muitos questionam dos motivos de não ter sido Chico Xavier o responsável por uma obra de tamanha importância, e a resposta é simples: a médium era uma suicida reencarnada, e que trouxe para essa vida graves compromissos pelo ato equivocado em existência pregressa.

Para aqueles que afirmam exageradamente ser uma obra assustadora, é fácil verificar o por quê: é uma história que expõe a fragilidade humana em todo o seu realismo. Mesmo no meio espírita as pessoas têm uma ideia equivocada de que o livro espírita deve conter histórias bonitinhas e enfeitadas. Isso porque são poucos os capítulos considerados "pesados". O restante da obra são ensinamentos preciosos que nos enchem de esperança no futuro e no que nos espera além da morte física, dependendo do nosso proceder na jornada atual.

A obra suscita análises profundas. Se formos estudar minuciosamente capítulo por capítulo, provavelmente produziríamos um trabalho de mesmo tamanho. É por isso que é aparentemente enfadonho, pois o livro é basicamente descritivo, filosófico e científico. Não é uma história para deleites literários ou de lazer. É um livro de ESTUDOS.
Para mim, é um dos livros mais importantes da minha vida, e que pretendo estuda-lo durante muito tempo.

Lo 12/09/2014

Não é livro para iniciantes
Esse livro é maravilhoso e muito esclarecedor sobre o suicídio e suas consequências, porém não se trata de livro para aqueles que estão iniciando seus estudos no Espiritismo, que ainda estão buscando compreender conceitos. Sabemos que tudo nessa vida nos traz consequências na Vida espiritual e aqui fica tudo muito claro. Não devemos temer o futuro, mas buscar sermos sempre melhores, e entender a Justiça Divina nos reforça o compromisso.

Redermann 28/12/2013

Esse livro é muito pesado! O tema em si é pesado! O que eu aprendi é que a vida deve ser a nossa única escolha. Somente Deus pode determinar o nosso tempo de permanência aqui nesse deserto.

Carol 03/04/2024

Acreditei que demoraria muito para terminar este livro, afinal o inicio é bem pesado, com riqueza de detalhes sobre o vale dos suicidas, porém ao longo da leitura quando os espíritos são resgatados pela Legião dos Servos de Maria e enviados a Colônia Correcional a história se torna leve e repleta de ensinamentos o que faz a leitura correr célere.

Guliver 09/05/2013

Uma história fascinante que ensina e dá esperança.
Uma grande dificuldade inicial para a leitura está no fato de a obra estar escrita em uma linguagem culta e rebuscada. Devemos lembrar, contudo, que o autor espiritual era um romancista português e do século XIX. O fato é que conforme a leitura progride a percepção se adequa e o texto flui mais rapidamente.

A história em si traz narrativas fortes, mas ao mesmo tempo esperançosas, que demonstram de forma clara a misericórdia de Deus.

Pessoalmente não me senti surpreso com a descrição do sofrimento pelo qual o autor passou pós-suicídio. Me sinto inclusive familiarizado com o cenário, intuindo que já tenha passado por situação semelhante.

Acho que a leitura também poderia ser aprazível aos que são leigos à doutrina, posto que traz histórias surpreendentes de personagens fascinantes com base na lei de causa e efeito.

Adriana 17/10/2012

Pesado
bem denso, pesado e didaditico.

Lil Paiva 29/01/2012

'Queria ser levada pela vontade de não suicudar-me!"
Sem querer faltar ao respeito,mas acredito na verdade incondicional, então, reve-lo de imediato que este livro diz relatar a memória de pós morte, ao que chamam de além-tumulo, de Camilo Castelo Branco.

Leia o depoimento de dona Ivone no Livro Mediunidade Serena sobre como foi dura a publicação deste livro - esta na 6º e 7º entrevista.

O vale dos suicidas:

é pior do que a igreja protestante conta! Prefiro ser comida pelos corvos e urubus do que ser comida viva pelos vermes. Joquem-me no valão, já esta de bom tamanho, não precisa me enterrar. É melhor ser útil como comida que desperdício apodrecendo de baixo da terra e no além-tumulo ao mesmo tempo. Se for comida só no além tumulo, é menos um, menos pior!

gabi 03/04/2010

Afinidade e Colheita
Camilo Cândido Botelho (pseudônimo dado pela a autora a Camilo Castelo Branco) , vem nos reinterar o carteza da vida após a morte. Depois de ter ficado cego e sentir-se humilhado, o romancista acaba por ceifar sua vida corporal.

Desta forma , Camilo depara-se com a realidade pós-desencarne que criou pra si. Estando no Vale dos Suicídas por uma questão de afinidade com os Espíritos que lá abitam , sofre dores inenarraveis e que , em momentos assemelham-se a 'outras mortes'. Justo de seres tomados por ignorância , passa neste lugar o tempo necessário a completar o desligamento de seu Espírito do corpo que fora lhe emprestado um dia pelo Pai Sempiterno.

Assim sendo , um dia é resgatado por trabalhadores incansáveis do bem , a "Legião dos Servos de Maria" , que , sob tutela e vigilância da Virgem de Nazaré , intercedem por almas suicidas.

É levado então a uma colônia onde é tratado e aprende o motivo de cada momento de sua vida. Lá aprende que a Lei é única e imutável para cada ser e que a semeadura é livre , mas a colheita , invariavelmente , obrigatória.

Belíssima obra psicografada pela médium querida Yvonne A. Pereira e que não deve deixar de ser lida -e relida - por nenhum de nós!

Fiquem com Deus!

SOL DE VERÃO 18/01/2009

EXCELENTE!!
QUEM GOSTA E ESTUDA A DOUTRINA ESPÍRITA NÃO DEVE DEIXAR DE LER ESTE LIVRO MAGNÍFICO.

Shel 18/06/2010

Este é um livro que te possibilita analizar vários angulos de uma realidade, ter um acompanhamento de inicio meio e fim de uma triste mas bela historia.