Memórias de Um Suicida

Memórias de Um Suicida Yvonne A. Pereira

Resenhas - Memórias de um Suicida

Danilo.Claudino 22/05/2017

Nada me fez gostar desse livro
Eu simplesmente detestei a leitura. Era um livro pra ter 150 páginas, teve 568 na edição que eu li. Não tinha nenhuma novidade, e pra dizer a verdade me frustrei pois acreditei que este livro narrava os acontecimentos no Vale do Suicida. Narrou nada...
A história não flui, os ensinamentos repetitivos, e que saquinho o floreado... Um exemplo do quanto foi chato:
O que aconteceu: "Um copo caiu no chão e se quebrou".
Como estaria escrito no livro: "Um recipiente transparente translucido de pura sílica temperada pelos tempos remotos em que nosso Senhor Deus, na sua infinita bondade e compaixão pelos atos das suas criações, desenvolveu para a evolução de toda a espécie humana, em súbita demonstração das leis Divinas que regem todo o universo infinito fragmentou-se na sua totalidade e, tal como fluído angelical, houve súbita demonstração do poder que o Espirito da Verdade, sob o Nazareno dos dias passados, intrínseco ao plano terreno, quando este belo e pitoresco artefato atingiu com toda a força, graças á velocidade atinjida durante sua queda, a superfícia deste maravilhoso planeta a quem, desde os primórdios da humanidade, o chamam de Terra".

Agora imagine isso em cada frase, em cada parágrafo, enfim, 568 páginas desde tipo de leitura!! Achei um saco, não tinha nenhuma novidade, além da história sem bem mais ou menos. Existem livros espíritas melhores e mais objetivos que este. Li-o por instência, mas essa leitura quase me desistimulou a ponto de querer abandoná-lo.
Cazalberto 23/09/2017minha estante
Este livro foi psicografado pelo poeta romântico portugues Camilo Castelo Branco .Poeta Romântico Português acredito que demande uma certa experiência dos leitores

Danilo.Claudino 24/09/2017minha estante
Na verdade não foi. A Yvone diz isso no prefácio do livro. Ele não foi psicografado. Ele foi mostrado a ela por meio de sono, e coube a ela fazer as referências e as letras da história. Mas pra quem leu Cervantes, Eça de Queiroz, Saramago nos seus originais, não foi falta de experiência da minha parte não. Quando digo que o livro foi maçante, é culpa dele (do livro), não minha.

Cazalberto 29/09/2017minha estante
Entendo amiga eu vi a sinopse dele e achei um pouco estranho e como se o camilo fizesse ela psicografar romance seu.comecei ler martirio de um suicida e tambem.nao achei muito interessante nao

Danilo.Claudino 30/09/2017minha estante
Muito diferente, por exemplo, do Nosso Lar, esse sim psicografado. Muito mais ativa e intensa a leitura, apesar de ser de semelhante linha.

Cazalberto 02/10/2017minha estante
undefined

acevagner 13/01/2019minha estante
Concordo com você Danilo. Eu li este livro pela segunda vez, da primeira, me impactou mais. Mas depois de uns 10 anos, resolvi lê-lo de novo. Outras coisas me incomodaram, tipo, ter dia e noite, plantas e arquitetura hindu no mundo espiritual. E mesmo a questão da linguagem ser o português, basicamente.

roseli medeiros 21/11/2019minha estante
Adorei seus comentários!! Já nem vou ler mais esse livro tb não gosto de livro com excesso de detalhes desnecessários!!

Ana Morais 28/09/2021minha estante
Eu estou lendo a sua resenha pq acabei de ler e minha impressão foi a mesma kkkkkkk... Ah que tédio.

Anna:) 01/03/2023

Finalmente acabei! Foi o meu primeiro livro espírita e, provavelmente, o último. O livro tem uma linguagem diferente da maioria dos livros q já li, muito pelo sentido do peso q cada palavra é colocada no papel. As frases são compostas por palavras antigas, e de peso sentimental, e isso n era me agradou tanto.
E a história tbm, me toca muito esse tema e me machucou muito pensar em lugares assim
Elisa 02/03/2023minha estante
Amg eu li um que gostei muito e é uma linguagem bem contemporânea

Elisa 02/03/2023minha estante
"o amor é para os fortes" o nome

madalena.silva 04/02/2024minha estante
O livro foi escrito na década de quarenta, por isso a linguagem diferente dos dias atuais

33Aninha33 14/08/2009

O livro mais chocante que li em minha vida. Se você já tem um certo conhecimento da doutrina espírita você vai se encantar com esse livro. Uma história magnífica, contada com detalhes maravilhosamente bem colocados. Um livro que você nunca vai esquecer...
Everton Furtado 07/02/2014minha estante
Tá precisando pegar outros livros espíritas, tem coisa muito mais impactante do que memórias de um suicida, apenas uma dica.

Phelipe Guilherme Maciel 19/12/2017minha estante
O livro é sim bastante impactante, porém nem sempre o impacto é o que desejamos de uma obra espírita, seja ela kardecista, umbandista, ou de outra vertente espiritualista.
Esse livro é um dos grandes escritos espíritas do século XX, e quem o leu e o compreendeu, está muito bem de leituras. Esse escrito também me impactou muito, Aninha, embora seja verdade que já li algumas coisas bem mais difíceis de assimilar.

jdelisiario 27/04/2021

O além túmulo para os suicidas
Esse livro traz lições muito importantes sobre o que os suicidas passam no plano espiritual, mas também, além do quanto sofrem, são muito bem amparados por corações abnegados e dispostos a auxiliar aquele que verdadeiramente modificou seu coração.

É um livro forte, que nos faz sofrer em várias passagens, mas escancara a misericórdia divina, que não nos abandona nunca, mesmo que não tenhamos, como dizia Jesus, olhos para ver.

Indico para aqueles que já possuem um certo conhecimento da doutrina espírita, para que tenha uma melhor compreensão de tudo o que é passado.

#leituraTerapia
Ricarda Caiafa 27/04/2021minha estante
Preciso ler esse livro!!

jdelisiario 27/04/2021minha estante
Menina, ele é forte, mas necessário pra gente nunca cair na tentação de tentar atalhar a vida

HARRY BOSCH 20/01/2022

Memórias de um Suicida
Para mim que trago nos escaninhos da alma as tendencias suicidas,foi uma leitura muito dificil e densa.Mas emocionante a trajetoria narrada pelo Espirito do escritor Camilo Castelo Branco,pois desperta profundas reflexões sobre a vida imortal.
SUELMA.FRANCO 20/01/2022minha estante
Um dos livros mais difíceis que li.

HARRY BOSCH 21/01/2022minha estante
Realmente.

Milena Cecília 09/05/2011

Linguagem terrivel
Abandonei esse livro exclusivamente por causa da linguagem.Um saco toda hora ter que recorrer ao dicionario ou ler mesoclises o tempo todo! Nao é algo que se possa fazer no onibus por exemplo. Livro pra mim precisa ser de linguagem simples. E livro espirita principalmente.Essa questao que linguagem rebuscada significa espiritos evoluidos nao pra mim pois os espiritos mais evoluidos também possuem humildade e querem transmitir o bem para todas as pessoas independente do nivel de escolaridade e instrução delas!
Guliver 07/05/2013minha estante
Só lembro que o autor espiritual era português, romancista e do século XIX. E que mesmo a psicografia só se deu no início do século XX. Não estou defendendo a dificuldade da leitura, que para mim também se torna menos prazerosa, mas essa era dessa forma que ele falava e escrevia naturalmente.
E não há quem fale que o autor é um espírito evoluído. Ele mesmo se mostra um espírito pecador e penitente ainda engatinhando no caminho da evolução.

Milena Cecília 07/05/2013minha estante
Entendo seu ponto de vista Guliver mas se até a Biblia ja foi traduzida para a linguagem atual não vejo razão de Editoras e Tradutores não atualizarem livros assim também... talvez o problema não seja apenas a forma com que ele escreveu mas também o cuidado (ou a falta dele) com a linguagem que chega ao leitor. Acredito que isso limita bastante o publico,menor quantidade de pessoas compreendendo a mensagem... enfim!

Vérnica 03/02/2022

Não sei
A história é boa, as lições que tiramos dela são muito importantes para compreendermos as consequências de nossas ações na visão espírita. Mas a linguagem é absurdamente rebuscada, não creio que os espíritos precisem dessa pompa toda para se comunicar. Porém, nunca li Camilo Castelo Branco pra comparar.
Tali 19/01/2024minha estante
Estou lendo neste momento...penso que é por se tratar de um português do século passado. Temos que ler com o dicionário do lado mesmo!

Ana Morais 28/09/2021

Não gostei
Acho que estou sem paciência para este tipo de leitura. Mas falando da minha experiência, achei muito cansativo, leitura muito rebuscada, muito arrastada, moralista e elitista. Não gosto da forma como associam deficiências físico e mentais à espírito suicidas, também não gosto da forma que os "espíritos superiores" se referem aos espíritos menos evoluídos que cometeram suicídio, me pareceu sempre um tom de superioridade, fora que é um livro muito voltado para o "cristianismo", nada contra, até respeito, mas em questão de moralidade e doutrinação. Se bem que o espiritismo tem disso. Enfim, achei a leitura maçante e prolixa. Acho que a história toda poderia ter sido contada em 100 páginas.
Everton Furtado 27/12/2021minha estante
Concordo plenamente, na minha resenha desse livro falei algo semelhante, é um livro chato demais

Izadora 09/02/2024

Necessário
Um livro que me foi indicado em um momento difícil e que demorei DOIS ANOS pra ler. Estou feliz por ter encerrado uma leitura tão maçante e muitas vezes dificultada pelo vocabulário e pelos períodos longos. Não sou Espírita mas consegui tirar valiosas reflexões. E como eles mesmos dizem:

"E a fatalidade é essa, criação nossa, gerada dos nossos erros e inconsequências através das idades e do tempo! Que tu me acredites ou não, leitor, não destruirás as linhas da verdade palidamente exposta nestas páginas: a triste história da Humanidade com seus carregamentos de desgraças, que tão bem conheces, aí está"
Marcelo Minal 09/02/2024minha estante
Quando eu era espírita falavam muito sobre este livro. E concordo que muitos livros espíritas, especialmente os escritos pro Chico Xavier, têm uma linguagem desnecessariamente erudita e inacessível

Mary Aude 19/10/2023

Leitura impactante, pois detalha o caminho da alma após o suicídio, tu chega a sentir o arrependimento dessas criaturas, não um simples arrependimento, muito mais superior, doloroso, difícil descrição.

Muitas vezes temos o receio da morte, não temos idéia de como será, mas eles, suicidas, temem a reencarnação, pois é na modelagem do futuro corpo que irá aparecer as seqüelas do suicídio, pois eles acompanham esse processo. Deve ser angustiante e tenso, pois quando nós Médiuns temos alguma visão ou sabemos que algo vai acontecer, de uma certa forma ficamos tensos, imagina eles no processo de modelagem do corpo, mas é necessário para suas evoluções.

Imaginem tu dar um presente e a pessoa rejeitar, é triste, dói, agora imagina tu fazer isso com Deus, Aquele que nos deu o maior presente, a vida.

Por mim passaria o dia escrevendo, livro maravilhoso, recomendo muito, foi um estudo de 4 meses, leitura lenta, pois é muito detalhe. Provavelmente se fosse ler novamente, diria, não lembro desta parte, então lêem, lentamente.
Vanessa.Castilhos 19/10/2023minha estante
Um clássico da literatura espírita! Obra extremamente necessária, principalmente nos tempos atuais, onde o índice de suicídios cresce assustadoramente. Parabéns pela resenha, Mary!!

Sil 13/05/2011

Viver é a melhor saída!
É um livro importante de se ler.Principalmente por nos dar informações valiosas sobre a morte através de um suicídio e suas consequências no mundo espiritual.
Silvia 15/12/2012minha estante
Este é um ótimo livro para quem já pensou ou tentou o suícidio um dia;

Mell 04/09/2015

Chocante
Esse livro é incrível e chocante, me abriu os olhos para uma realidade do mundo espiritual difícil de lidar, de muito sofrimento.
Hugo.Sismil 24/01/2016minha estante
No minimo intrigante!!!!

Valério 03/09/2015

Dolorosas lições
Memórias de um suicida é um dos mais famosos livros espírita. Talvez pelo tema abordado (suicídio). Sua leitura é deprimente, constrangedora, aterrorizante. Livros de terror não atemorizam tanto quanto este livro. Contudo, fica claro que o sofrimento espiritual é causado pelo próprio ser. E sempre haverá a possibilidade de redenção. Depende apenas do sofredor se ver livre das tormentas que experimenta.
A partir daí, a desventura escruciante evola para salvação libertadora.
A linda trajetória da desgraça para o aprendizado e crescimento.
Memórias de um suicidada traz luz e esclarecimentos para melhor entendermos o porvir, as consequências de nossos atos e os conceitos de céu e inferno, tão deturpados em nosso meio.
Todos os que se aprofundam na doutrina espírita são convidados à leitura da obra. Mas que o façam depois de já terem se envolvido com outras leituras, tais como os romances de Emmanuel, Nosso Lar, O Evangelho Segundo o Espiritismo, entre outros.
Memórias de um suicida é pesado, em linguagem rebuscada e mostra uma realidade de difícil compreensão para quem ainda não está familiarizado com a Doutrina Espírita e seus fundamentos.
Maurício Coelho 31/07/2017minha estante
Encontrei tua resenha no site da Amazon também e foi - principalmente(?) - por conta do teu comentário que resolvi comprar o livro e lê-lo. Obrigado.

Carol 03/04/2024

Acreditei que demoraria muito para terminar este livro, afinal o inicio é bem pesado, com riqueza de detalhes sobre o vale dos suicidas, porém ao longo da leitura quando os espíritos são resgatados pela Legião dos Servos de Maria e enviados a Colônia Correcional a história se torna leve e repleta de ensinamentos o que faz a leitura correr célere.

Thetê 12/12/2009

É um livro recomendadíssimo, porém eu não consigo acabar de lê-lo. Já comecei e recomecei várias vezes e não consigo terminá-lo. Acho que ainda não estou preparada para isso rsrsrs.