#MadalenaSemFiltro

#MadalenaSemFiltro Rodrigo N. Alvarez

Resenhas - #MadalenaSemFiltro

Magda.Marilise 05/01/2024

Anacrônico e sem noção
Li só pq vi o Rodrigo Alvarez na TV Aparecida e botei fé. Espero que os outros livros sejam melhores. Darei uma segunda chance ao autor.

Hellen 27/02/2023

O livro é uma ode às mulheres, Maria Madalena foi silenciada e rebaixada na história do cristianismo, tirando todo seu mérito e sua importância, como muitas vezes aconteceu e acontece com nós mulheres, em certas ocasiões e circunstâncias.

Gisela.Lobo 07/01/2023

Nada de Madalena
Já li outros livros do Rodrigo, mais esse livro com certeza ele viajou na maionese.
Madalena era sim uma apóstolo de Jesus, uma mulher á frente de seu tempo, mais FEMINISTA jamais Madalena foi ou será!
Cristianismo e FEMINISTA são opostos por tanto uma mulher que seguiu Cristo jamais será uma FEMINISTA!

Gabriela 06/01/2023

Comprei enganada.
Comprei por 15$, não vale mais que isso. Comprei enganada, achando que fosse no estilo do livro Jesus (do mesmo autor), mas é ficção. Achei enjoadinho, mas li todo em uma sentada.

Cris 11/09/2021

Livro muito bom. É Madalena falando em primeira pessoa. A leitura é muito fluída, leve e gostosa.

Michelle 20/07/2021

Reflexão
Um livro para pensar. Refletir. Narrado na primeira pessoa, onde muito foi revelado(confirmado) e muito ainda escondido. Faz pensar sobre os extremos, sobre a cultura, sobre o que se fala vira lei. Sem que tenha a procura, a duvida. Bem interessante. Vale a leitura. Mas para pensar.. refletir

Andréa 21/04/2021

As Madalenas atuais
Quem foi Maria Madalena? Qual seu papel na história bíblica? Hoje em dia essas Marias ainda existem?

Thais Sasaki 12/12/2020

Uma homenagem a Maria Madalena e a tantas Maria de ontem e de hoje. Abra sua mente e seu coração!

Stella F.. 09/11/2020

Mito ou fato
"Achei interessante a premissa de resgatar Madalena, através de muita pesquisa e lendas que se criaram em cima dessa figura importante nos textos sagrados, mas tentando esclarecer os relatos indo a fonte além de usar o exemplo de Madalena para dar uma contemporaneidade aos problemas femininos e relatar o machismo da época de Jesus e o de hoje. Interessante!"
Uma volta ao Novo Testamento e lembrando muitas passagens do texto sagrado de quando frequentava à igreja.
O autor nos mostra a inveja masculina em relação a Madalena, essa figura quase mítica que a Igreja fez questão de "denegrir" colocando-a como grande pecadora, com 7 demônios.
Achei muito interessante quando é falado da única papisa que existiu e que por questões políticas um tempo depois as leis da igreja foram modificadas, e nunca mais uma mulher, pode integrar o grande posto, tão masculinizado.
Muito interessante também quando o autor nos esclarece sobre evangelhos criados sobre essa figura, tão polêmica e que Jesus amparou e deu voz.
E o autor para nos posicionar melhor, fala de grandes santas, de mulheres fortes que enfrentaram a igreja e que foram caladas e as compara as grandes mulheres de hoje e suas lutas, que desde Madalena, são as mesmas, um lugar de fala, um lugar ao sol.

Diane 21/01/2020

Quem era Madalena?
Nesta narrativa em primeira pessoa baseada em documentos históricos, vemos o depoimento de uma personagem que luta para ser reconhecida como verdadeira apóstola de Cristo. Aqui ela revisita uma época onde as mulheres nunca tiveram vez e nem voz, e relata a sua indignação com a imagem que criaram dela ao decorrer dos anos, além de sua relação com Jesus. Apesar de ser ambientado em tempos passados, #Madalenasemfiltro apresenta uma narrativa bem atual, de mulheres que lutam pelo seu espaço em uma sociedade marcada pelo machismo.

"Como eu gostaria que ouvissem minha voz!
Tenho tanto a dizer!
Fui silenciada pela força dos homens.
Tratada como a última das últimas."

Maria Madalena é uma figura extremamente conhecida e mesmo após mais de dois mil anos ainda não sabemos muito sobre ela. Quem era a mulher que seguia os passos de Jesus e causava ciúmes nos apóstolos? Ela era mesmo prostituta? Irmã de Marta e Lázaro? Através de um belo trabalho de pesquisa, o jornalista Rodrigo Alvarez nos apresenta a Madalena Mulher, que não queria nada mais que a igualdade, que reconhecessem o papel da mulher na sociedade. Uma mulher que só queria ser compreendida e não tão mal falada como é ainda hoje. Nesta narrativa contada por ela mesma (que me lembrou Memórias Póstumas de Brás Cubas, do Machado de Assis), Madalena tenta mostrar a sua importância na história. Leitura válida!

Egídio Pizarro 04/04/2019

Me lembrou um pouco Moacyr Scliar
Eu li "A mulher que escreveu a Bíblia" e "Manual da paixão solitária" do Moacyr Scliar e senti um pouco do mesmo exercício de imaginação. #MadalenaSemFiltro traz a própria Madalena como narradora, reclamando do "apagamento" que as mulheres sofreram ao longo de 2 mil anos de Igreja Católica e as consequências disso na sociedade moderna. E quando digo "moderna" é moderna mesmo: a narradora traz reflexões até mesmo sobre o Papa Francisco e Maria da Penha.

Um exercício de imaginação bastante interessante.