A montanha e o rio

A montanha e o rio Da Chen

Resenhas - A Montanha e o Rio

Luciane 11/04/2010

Demais!
A história é surpreendente! Vale a pena ler.
Bel 14/10/2010minha estante
Ai, eu também adorei este! Não tinha botado muita fé, mas vale a pena. Bjs, Ana

Beta 31/12/2015

amei
esse é o livro que gostaria de ver em filme..amei a história e narrativa destes dois irmãos
XANDINHO 02/11/2016minha estante
também pensei nisso, daria um excelente roteiro.

Victor Vale 07/01/2017

Roamnace com grande de ar de conto de fadas. Uma história que acompanha a sempre mítica história de China na ótica de três personagens coberta de fantasia.
Shento é a montanha que ascende commoral estática resistindo a tudo. Também o rio que se move com suavidade ou força se adaptando. E Sumi o mar que o rio sempre anseia e a montanha tanto ama.

Daniele.Pontes 26/08/2016

O meu preferido!
Este sem dúvida alguma é o meu predileto até o momento. Eu não sei aos demais que já o leram, mas eu fiquei inteiramente presa a ele, eu lia em casa, no serviço, até em pé no ônibus coletivo. Sem nenhum exagero, realmente foi assim que li. O autor soube como usar a história a seu favor, soube como colocar cada pedacinho no lugar certo. É um livro cheio de mistérios, cheio de dor, que te faz sentir triste pelos personagens. É uma ótima leitura! Exelente na verdade! Eu me apaixonei, vou reler o livro várias vezes.

LuCoury 06/03/2019

A Montanha e O Rio é um livro do Da Chen, um escritor chinês. A narrativa começa na China durante a Revolução Cultural de Mao Tsé Tung. Um dos generais mais influentes gera dois filhos: um com sua esposa e outro com uma camponesa. Os dois filhos crescem sem saber da existência do outro, até quando descobrem ter se apaixonado pela mesmo mulher. Quando comecei a achar que a história focaria muito no triângulo amoroso, me surpreendi vendo que seria muito mais! É um livro intenso e com muito sofrimento. O autor gosta de criar contextos exagerados, mas super interessantes, além de ter uma criatividade enorme para criar muitas reviravoltas no livro que são fundamentais para a mudança de perfil dos dois personagens principais. Incrível ir acompanhando como as tragédias os afetam levando para dois caminhos completamente diferentes: um que cresceu com todas as mordomias e perde tudo, e o outro que não tinha nada e conquista tudo, ou quase tudo, o que deseja. Também é interessante ver o cenário político da época e suas oposições.
Antes de começar o livro, li uma crítica falando que o final era ruim, mas imaginei que o enredo não tinha agradado. Porém, após terminar, fiquei decepcionada com o final. O autor encerra a narrativa sem dar uma conclusão para a história de nenhum dos irmãos! Fiquei aguardando algum final mais glorioso para o Tan pois, em determinado ponto da história, o avô Long conta que existia uma profecia dizendo que teriam dois imperadores na sexta geração dos Long! Mas encerra-se sem passar uma mensagem final, como se o autor tivesse estourado o limite de páginas disponíveis!
O livro vale a leitura, apesar dos últimos capítulos, pelos personagens complexos e por toda a história fantástica!

Higor da Cunha 15/01/2018

Boa história, mas não consegue manter
A história desde o início é boa, bem como a maneira como é contada, sempre em primeira pessoa, na perspectiva de cada personagem. Entretanto, parece que o escritor se perde no final, não consegue concluir de maneira satisfatória. Talvez por se estender demais, querer abranger muito, acaba deixando pontas soltas. Mas de maneira geral é um bom livro, vale a pena de ser lido.

Camila 30/11/2010

A leitura foi de tirar o fôlego. Além da trama de amor, o contexto histórico é pra lá de interessante. Fica bem representado nos personagens, especialmente no que tange aos dois irmãos. Enquanto Tan representa os ideais democráticos, Shento representa a ideologia maoísta. É na condição de inimigos mortais que os irmãos se enfrentam. Shento, um ditador e Tan, um dissidente. Senti que o livro deveria ter uma continuação devido ao fato do livro ser ótimo!
Barbie 27/12/2010minha estante
Esse livro é fascinante e recomendo a todos. Incrível narrativa e adorei a sua resenha, amiguinha!

Camila 31/12/2010minha estante
Obrigada amiguinha! Acho que estou pegando o jeito de fazer resenhas... mas esse livro dispensa qualquer tipo de resenha, comentário... enfim, é muito bom!

Kelly 14/01/2011

A montanha e o rio
Linda e triste estória de amor, como muitas histórias de amor. Mas é um livro apaixonante. Como outros livros da minha estante, é um livro que descreve uma nova cultura, um detalhe que aprecio em livros.

Suzi 26/01/2011

Ótimo
Meus livros favoritos são aqueles que ficam em minha mente por dias, que exigem de mim uma pausa pra "digestão"...

Este livro é um deles, envolvente, misterioso, enigmático. Com ele, é possível mergulhar na história da China e os dois personagens centrais, Tan e Shento, irmãos separados,narram suas histórias em capítulos alternados, o que me agrada muito, pois é possível sentir, perceber verdadeiramente as nuances e os momentos vividos por cada um.

Até meados da história tinha uma percepção, uma torcida, que foi distorcendo-se ao longo do livro. O final não me agradou muito e também notei vários erros de datas, de desfechos que o autor cometeu, mas nem isso, fez o livro merecer uma nota menor que cinco, pois seu suspense, seu ritmo, sua complexidade me encantou e fez com que eu devorasse esta história com apenas dois dias.

Adriana 08/11/2010

"Nascido em 1962 numa pequena vila no sul da China e neto de um fazendeiro que teve suas terras desapropriadas pelo comunismo, Da Chen tem suas próprias histórias dramáticas para contar. Nos anos 60, durante a Revolução Cultural, a fase mais tenebrosa do regime maoísta, a família do futuro escritor era vista com desconfiança pelos tiranetes locais. O pai e o avô de Da Chen passavam por espancamentos periódicos, e o menino chegou a ser proibido de freqüentar a escola. Radicado nos Estados Unidos desde os 23 anos (A Montanha e o Rio e dois livros de memórias do autor foram escritos em inglês). Da Chen ainda hoje engasga quando relembra esse tempo. 'Meu filho hoje tem 9 anos e só pensa em estudar e brincar. Eu, na mesma idade, passava o dia recolhendo esterco de vaca para usar como adubo', diz."

Trecho da entrevista do autor à Revista Veja, em 18 de julho de 2007

Uma jovem chinesa corre em direção a um precipício de sua aldeia montanhosa, em 1960. Grávida, solteira e abandonada pelo homem que a seduziu – um general do círculo próximo ao ditador Mao Tsé-tung –, a pobre moça vai se suicidar. Em pleno salto, ela dá à luz um menino, Shento, que se salva da queda porque o cordão umbilical se enrosca em um arbusto. Essa é apenas a primeira cena de A Montanha e o Rio , primeiro romance do chinês Da Chen.

A montanha e o rio narra a saga de dois irmãos que trilham caminhos distintos, mas cujas vidas se encontram quando se mesclam inevitavelmente aos acontecimentos que marcam a história política e social da China no final do século XX. Numa trama repleta de conspiração, mistério e paixão, Tan e Shento se tornam inimigos ferozes tanto no campo político quanto no pessoal, pois, por um capricho do destino, se apaixonam pela mesma mulher, o que contribui para acirrar ainda mais o ódio que sentem um pelo outro. Com esta história envolvente, que levou oito anos para ser concluída, Da Chen, conhecido por suas obras memorialísticas, faz sua primeira incursão pela área da ficção. A marca de Da Chen está por certo presente nesta narrativa que possui também traços do romance histórico e é perpassada pelas milenares tradições do Oriente e suas relações com o mundo ocidental.

Livro super envolvente e emocionante, que mostra dois lados do aspecto humano, ódio e amor. Tradução de Paulo Andrade Lemos. Editora Nova Fronteira; 496 páginas; Preço em média: R$ 49,90 reais.

clarita 14/05/2023

?A realidade é muitas vezes a antítese dos nossos sonhos?

primeiro contato com a literatura chinesa, achei o enredo bem elaborado e os personagens bem escritos, bem aquele tipo de livro em que o oprimido vira o opressor

apesar do desenvolvimento rápido e de sentir o final bem corrido, a história me prendeu até o final e achei mt interessante o contexto da revolução

Manu 22/04/2009

Muito bom; sensível, encantador. Alguns capítulos são bem lentos, mas ainda assim não se perde a vontade de ler. O final poderia ter sido diferente, acho.