A montanha e o rio

A montanha e o rio Da Chen

Resenhas - A Montanha e o Rio

Rafa Oliveira 12/12/2011

Emocionante
Um dos livros mais bonitos que já li, onde já começa de um jeito impressionante.
É um livro que me fez primeiramente me apaixonar por Shento e nao gostar de Tan, seu irmão. Depois me fez ter raiva de Shento e adorar Tan. Foi um livro que me fez sempre sofrer com Sumi. Um livro rico em detalhes que nos faz conhecer um pouco mais da cultura chinesa numa epoca de muitas mudanças e guerras.
Achei lindo o tipo de amor atraves de cartas e de promessas onde depois, com a guerra entre os irmãos mudar todo esse romantismo.
Um final justo ao que se ocorre na historia do livro.
Um livro simplesmente lindo e emocionante.

Thaisinha 26/02/2012

Intenso. A palavra para descrever o livro. Assuntos mirabolantes, polêmicos, trágicos, picantes, tristes, todos em um livro só.
Dois irmãos que amam a mesma mulher. Falando assim parece clichê, mas de clichê não tem nada!!
Política, torturas, dramas familiares, ditadura, tudo envolvido. Não dá pra dizer que é um livro parado.
Eu gostei e recomendo.

Tattoo 09/06/2012

É impressionante do começo ao fim, uma historia cheia de coincidências, fatos surpreendentes e reviravoltas. O final me decepcionou um pouco, mas a trama me manteve presa da primeira à ultima página. Pra quem gosta de uma boa aventura, é ótimo.

Maria Helena 07/01/2014

Maravilhoso, uma história que prende o leitor do inicio ao fim!

Ju 20/04/2015

Raiva e paixão
É uma história surpreendente de dois irmãos nascidos de diferentes culturas e classes e que com o destino pela frente acabam se debatendo com a disputa do futuro da China. Se passa numa época de rivalidade entre o socialismo e o capitalismo, e além de ser um romance extraordinário pela disputa de uma linda menina escritora, acabamos tendo um grande conhecimento sobre a política do país, relacionando com o meio que vivemos. Nessa história senti uma mistura de raiva e paixão pelos personagens além de ter sido um livro que me comoveu, porém acabo não dando 5 estrelas pelo fato do final não ter sido do jeito que eu imaginava, pois no meu ponto de vista o autor não ousou a sua criatividade e deixou o final com um ponto de interrogação, ou seja, incompleto.

Dani Moraes 27/02/2016

Retrato de uma China Dividida
Vemos aqui representados alguns momentos históricos importantes como: a derrocada do sistema de governo de Maó e da revolução cultura, o inicio da abertura econômica e o massacre ocorrido na praça da paz celestial, mas é claro que, as razões e motivos são alterados para se adequarem a ficção criada e a vida desses dois irmãos, no entanto, não deixa de ser uma boa forma de se ter um retrato da China.

site: http://www.asverdadesqueopinoquioconta.blogspot.com.br/2016/02/a-montanha-e-o-rio.html

Rafa 03/08/2016

Encontrei na biblioteca: A montanha e o rio
Vamos estrear mais uma coluna aqui no blog “Pensamentos e Opiniões”, o título da coluna é “Encontrei na Biblioteca” e o livro de estreia do qual trago para os leitores é “A montanha e o Rio”, antes de começar a falar sobre o livro e tudo mais, vou explicar como funcionara essa série de posts.
É bem simples, mesmo eu tendo uma fila imensa de livros aqui em casa para ler, tenho o hábito de ir à biblioteca da cidade e ver alguns livros antigos ou até mesmo os lançamentos do mês, com tudo isso, decidi fazer essa série aqui no blog para contar os livros que pego emprestado na biblioteca.
Então vamos falar desse livro!! Quando fui à biblioteca, esse livro se encontrava em destaque na prateleira e logo fui ler a sinopse e ver se me amarraria com a premissa, achei fantástico e noite que seria uma leitura emocionante.
Quando levei o livro para a bibliotecária marcar minha retirada, ela me falou logo de cara que essa obra era uma das mais retiradas, tanto que ela me contou que pelos comentários dos leitores após a devolução que o livro era emocionante.
Vamos começar a falar da obra em questão, o plano de fundo da história é na China nos anos de 1960 a 1998. O livro narra à história de dois meios irmãos, sendo eles; Tan e Shento.
Tan é filho legítimo de um grande general e vive rodeado pelo luxo, sua família tem grande poder e influência em todo o território Chinês. Já o pequeno Shento, filho rejeito do grande general que teve um caso amoroso com uma jovem e bela que morava em uma aldeia, com isso, deu à luz ao pequeno Shento.
A obra tem uma pegada emocionante bem forte, o autor busca de uma forma bem fluída emocionar os leitores com os dois protagonistas da história.
Os capítulos são bem curtos, intercalando entre a visão de Tan e logo em seguida de Shento.
Indiscutível, um livro que deixa o leitor agraciado com diversas reviravoltas e grandes surpresas, lógico que a obra tem uma pita de tramas e traições.

Uma obra arrebatadora!!

site: http://suka-p.blogspot.com.br/2016/07/encontrei-na-biblioteca-montanha-e-o-rio.html

Thaline.Barbosa 17/08/2016

Um dos livros mais emocionantes que li
No auge dos meus 16 anos li esse livro e mergulhei na história, sofri, chorei, amei personagens e passei a odiar os mesmos capítulos depois, gostei tanto que comprei num sebo online... Vale a leitura a história desses irmãos e da China vai mexer com vocês...

Luciana 19/12/2016

"A montanha e o rio" - Da Chen
Mais um ano se passou, e aqui estou, como todos, em mais um começo de ano. Ano de 2012. Como todo começo de ano, sempre, cheio de promessas, mudanças, alegria e a espera do carnaval. Se bem que carnaval para mim, não faz a mínima diferença, é mais um dia como outro qualquer em meu calendário. Deixando de lado toda essa baboseira, aqui estou para escrever de um livro que acabei de ler e recomendo.

Mas antes vou contar a história desse livro, que não é a história do livro. Todas a vezes que eu vou à livraria, qualquer que seja, eu sempre vou correndo ver a exposição dos livros de novidades, mais vendidos, indicados, enfim. Um dia, faz um tempinho, eu vi esse livro, adorei a sua capa, o seu título, sua resenha, foi paixão a primeira vista, mas quando vi o seu preço, R$ 49,90, logo desisti. Mas foi difícil desapaixonar dele, eu queria ler o livro. Não sei se essa coisa de força de pensamento funciona, como diz nos livros "O segredo"- Rhonda Byrne, ou naquele outro "A lei da atração"- Michael J. Losier, o de pensar em uma 'coisa' que você quer muito, e com toda a certeza, ela virá em suas mãos. Pena que nunca vem a quantia de dinheiro que eu quero. Foi então que um dia, a minha ex-cunhada Carol, me apareceu com o livro e deu ele para mim. Não veio o dinheiro, mas veio o livro.

O livro é do autor Da Chen, e se chama "A montanha e o rio". Nascido no sul da China, emigrando para os EUA aos 23 anos. Formou pela Faculdade de Direito da Universidade de Columbia. Mora na região do vale do rio Hudson, no estado de NY, com a esposa e os filhos. Ele levou oito anos para concluir essa obra.

Depois de tanto blá, blá, blá, vou enfim escrever sobre a história do livro.

O livro "A montanha e o rio" traz consigo dados históricos da China como pano de fundo desse grande romance. Aonde o comunismo representado pelo personagem Shento, a montanha, o ditador, vive em conflito com Tan, de pensamento capitalista, o rio, o dissente. Mas pensem vocês, que o desentendimento de ambos era realmente proveniente disso, isso era apenas a cereja do bolo, melhor dizendo uma desculpa para a 'guerra' entre os dois. O real motivo de todo esse desentendimento era Sumi.

A maneira como Dan Chen, descreve o nascimento de Shento é extraordinário, simples e poético.

"...transformando-se numa espécie de mito ao saltar do ponto mais alto da montanha, comigo ainda ligado a ela pelo cordão da vida, o emaranhado cordão umbilical. Pulei para fora antes que ela se atirasse no abismo, nascido em pleno ar, pairando acima de tudo...A mão do destino interveio...fiquei subitamente agarrado aos galhos de um arbusto de chá...Num segundo que podia ter durado a vida inteira, rompeu-se o cordão umbilical...soltei um grito assustador...Fiquei balançando, suspenso nas alturas, preso nos galhos daquela planta abençoada. Minha mãe mergulhava em direção ao fundo..."

O livro todo carrega consigo esse tom poético, envolvente, que dificilmente quem começar a ler vai conseguir parar de ler. Escrita de maneira simples e sutil. Sua escrita me lembra a água do rio manso, que corre livremente, sem barreiras, sem obstáculo, sem pressa para chegar ao seu destino. Os únicos apressados somos nós, que temos a ânsia de querer saber de fato a fato de cada capítulo.

Eu vou escrever superficialmente sobre os personagens principais. Muitas coisas não serão citadas. Para deixar um gostinho de quero mais, assim, todos que lerem isso, vão querer ler o livro.

Shento era um filho ilegítimo do general Ding Long, pobre, órfão de mãe, criado por quem ele chama de baba e mama. Nasceu, cresceu em Balan, Sudoeste da China. Sua vila pegou fogo, em um conflito da China com o Vietnã, ele achou que seus pais adotivos haviam morrido, assim, é levado para uma escola do Exército de Fujian, aonde diante de toda a amargura que vive ali, conhece uma criatura doce e amável, Sumi. É condenado a morte. Ele queria ser um general. Queria destruir o seu pai e todos envolto dele. Principalmente Tan, seu meio-irmão. Também queria Sumi.

Tan, filho legítimo do general Ding Long, rico, tinha de tudo, adorado pelos avôs Long, economista e Xia, comandante do exército, marinha e aeronautica. Seus avós eram bem próximos do presidente Mao Tsé Tung. Criado em Beijin. Tinha uma vida de luxo, até que o presidente Mao morre, e Heng Tu assumir o lugar. Depois disso, sua vida tornou-se simples, em Fujiam, no campo, no Solar dos Long. No meio de uma Revolução Cultural, não tinha uma escola descente por lá. Sr Koon vai à casa dos Long e convida Tan para ser seu aluno. Nessa escola Tan conhece Sumi. Ambos fazem muitas coisas juntas desde então. Apesar da intervenção em muitas coisas de seu meio-irmão, por causa de Sumi, ele consegue contornar a todas elas. Intervenções que sacrificaram a vida daqueles que eram seus amigos. Machucando até mesmo Sumi.

Sumi Wo, orfã de pai e mãe, conhece Shento, com o qual teve um filho e é expulsa da escola de Exército de Fujian, por estar grávida. É comprada por Gordo para ser futuramente a noiva de seu filho problemático, acreditavam que um dia ele iria ser normal, e Sumi casaria com ele. Enquanto isso, Sumi cuidava do rapaz e de seu filho. Ela consegue se livrar disso, graças a força dela e a ajuda de Tan e Sr. Koon. Tan e Sumi se formam na Universidade de Beijin. Fica conhecida pelo seu livro "A orfã". Para a ironia do destino, Shento aparece de repente em sua vida. Sua mente fica confusa, e começa a guerra entre Tan e Shento.

"Apaixonada por dois irmãos! Eu amaldiçoava o meu próprio destino, as três facas cravadas nele. Quem eu deveria escolher? Shento, com sua crueza da gente das montanhas e sua sede desesperada? Ou Tan, com o coração amoroso que tranquilizava minha mente, sem deixar espaço para a mágoa e a solidão, fazendo com que eu não precisasse mais nada? Um morreria por mim. O outro não viveria sem mim."

site: http://figuracaricata.blogspot.com.br/

Erika Daniela 04/01/2017

Uma história cheia de reviravoltas que te prende do início ao fim. Uma mistura de inocência e inteligência dos personagens, faz com que ora goste de um ora goste do outro. Mas em todo o momento você entende o porquê de tais atitudes e por mais que você queira que haja um vilão, você sabe que a vida é bem mais complexa que rótulos. Um romance que indico com certeza.

Solange 30/11/2017

Muito bom, uma narrativa real acerca de um sistema tão fechado e arbitral, evidenciando as mazelas de uma cultura onde quem tem dinheiro e poder, difere-se dos demais. Mas o final me decepcionou, não vi um fechamento das histórias.

ritita 07/06/2018

Como assim o melhor do WP em 2016?
No auge da revolução cultural da China - 1960, nascem dois meninos, um sozinho no meio de árvores e outro no meio de duas famílias poderosas e ricas - são irmãos. Tam cresce em Beijing (hoje Pequim), cercado de luxo, conforto e carinho. Shento é criado nas montanhas por um curandeiro velho que o adota como filho.

A narrativa é feita alternadamente pelos dois desde a infância, o que é ótimo para o leitor entender um pouco sobre a tal revolução e como interferiu na vida dos pobres e dos ricos.

Como todo governo ditatorial a lei é usada ao pé da letra somente quando interessa ao governo.

Sob a China de Mao onde "nossa posição é a de proletariado e das massas populares", os pobres são os que realmente sofrem - Quero fazer comparações não, mas me lembrei de alguns políticos brasileiros.

Na primeira parte do livro Tam e Shento contam sobre a infância e adolescência de cada um. Sofrimento, ódio e determinação para um e muita dedicação aos estudos, desilusão e determinação para outro.

Ainda na infância Shento conhece Sumi, uma linda chinesa pobre e órfã. Tam vai conhece-la um pouco depois. Os dois apaixonam-se por Sumi, cada um a sua maneira.

Na segunda parte o livro fica melhor ainda. Shento vira um homem poderoso, vingativo e inescrupuloso - objeto fim da lavagem cerebral sofrida pelo partido comunista e plenamente aceita como verdade.

Tam usa sua inteligência privilegiada para tornar-se biliardário num país que começa a abrir-se para o ocidente.

Adultos, os irmãos vivem realidades totalmente diferentes - um faz parte do partido comunista e o outro é um sonhador da liberdade chinesa e, sem saber, disputam o amor de Sumi.

Da Chen tem uma escrita vigorosa, até os detalhes (que eu normalmente pulo, viram poesia). A história é instigante, não dá para parar de ler, apesar de um pouco fantasiosa como todas as histórias passadas no oriente.

O final? Tive que ler, reler e triler - não quis acreditar. É ruim? Não! Apenas inesperado.

*como assim, se eu só o descobri agora?
FAVORITOOOO!

Nat 02/03/2020

^^ Pilha de Leitura ^^
A Montanha e o Rio conta a vida dos irmãos Tan (filho legítimo, cresce com a família e pretende continuar o legado do pai) e Shento (filho ilegítimo, que cresce órfão e sem expectativas para o futuro). A história se passa na China pós Mao; ele havia morrido e não tinha deixado ninguém para seu lugar. Os irmãos são sempre rivais em tudo o que fazem e, portanto, se tornam inimigos. Gostei muito da história, principalmente por poder conhecer um pouco da China desse período.

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat