Que tipo de criaturas somos nós?

Que tipo de criaturas somos nós? Noam Chomsky (Em Português)

Resenhas - Que tipo de criatura somos nós?

Mel 28/01/2024

Que tipo de criaturas somos nós?
O livro "Que tipo de criaturas somos nós?" de Noam Chomsky (2015), carrega grandes questões que impacientam a mente de Chomsky através de suas perspectivas/personalidades enquanto linguista, cientista cognitivo, ativista social e filósofo. Uma verdadeira obra que merece um tempo de qualidade para leitura, para digerir, e refletir sobre as colocações, especialmente se você (como eu), também for meramente um entusiasta e curioso.

O livro traz reflexões sobre "o que somos nós" por suas quatro perspectivas de análise, em seus respectivos capítulos:
- O que é a linguagem? A perspectiva da linguística, no qual Chomsky discorre sobre as interseções, possibilidades (in)finitas da construção da linguagem, e como ela se posiciona por meio da distinção do que é interno/individual, e externo/social.
- O que podemos compreender? A perspectiva acerca dos limites da capacidade cognitiva e do conhecimento, e como isso conversa com a biologia humana, e os problemas e mistérios da existência.
- O que é o bem comum? Traz a materialidade da existência enquanto sociedade, e discorre sobre política e como a busca por alcançar o bem-comum considerando a noção da linguagem individual em um contexto coletivo é desafiadora.
- Os mistérios da natureza. Neste último capítulo, e particularmente meu favorito, Chomsky filosofa sobre o grande mistério corpo-mente e traz também um histórico de como essa questão paradoxal foi debatida, defendida e contraditada ao longo do tempo, por linguistas, filósofos, químicos e físicos. É realmente fascinante o como uma descoberta ou avanço científico pode colocar tantas ideias de "pernas para o ar", e como o caos acadêmico que vem como consequência. Realmente o dinamismo científico é incrível! Me divirto.

Recomendo o livro.

Maria Clara 13/09/2023

Os mistérios ainda permanecerão escondidos.
Esse é o primeiro livro que leio sobre Noam Chomsky, achei interessante e tem uma ótima compreensão (apesar que no último capítulo, Noam usou muito termos científicos, o que dificultou um pouco o entendimento).

O autor apenas deu indícios de resposta sobre a pergunta que é título do livro e concluiu que o mistério da origem da linguagem, da nossa consciência ainda continuara um mistério e que talvez nunca seja descoberto.

Gostei do livro, porém ainda não consigo me satisfazer com o fato de que a ciência está longe de responder essa pergunta. Recomendo esse livro a todos e é interessante descobrir o rumo da ciência e a mudança de seus objetivos.