Peter Pan & Wendy

Peter Pan & Wendy J. M. Barrie
J. M. Barrie

Resenhas - Peter Pan & Wendy

Elise 22/04/2023

Peter e Wendy são a mesma pessoa
Peter é a infância de Wendy, o Gancho é a representação do seu pai que quer que a filha cresça.

Peter lutar com o Gancho é a Wendy lutando com o pai pq não quer/tem medo de crescer.

O crocodilo é a representação do tempo, o tic tac que o gancho tanto teme, ou seja, como nós adultos temos medo do tempo, que também seria a passagem do tempo e essa, por sua vez, a própria morte.

Sininho também é a representação da Wendy, neste caso, a sexualidade sendo desenvolvida enquanto crescemos, nossos primeiros interesses românticos. E o ciúmes da Sininho é o querer preservar a infância e mantendo a Wendy longe dessa infância.

Wendy, quando decide que quer se tornar adulta/voltar pro lar, quer que Peter vá junto. Mas ambos entendem que isso não é possível, para crescer deverá deixar Peter onde está: na terra do nunca.

Wendy cresce e relembra dessa infância, por mais que tenda a esquecer. Quem não deixa esquecer dos detalhes das histórias e aventuras é a sua própria filha, que pede para a mãe contar sobre a Terra do Nunca, de novo e de novo e de novo. E quando a Wendy esquece de algum detalhe, a sua filha (a sua criança interior) a relembra.

É um livro cheio de camadas. E eu amei
Mary652 31/12/2023minha estante
Mulher vc abriu um triplex na minha cabeça agora, realmente nunca olhei por esse lado

Jennifer 17/03/2023

Peter Pan sempre foi minha história infantil favorita e ler esse livro agora só confirmou ainda mais meu amor por essa aventura. Simplesmente perfeito!

Lia 04/11/2022

Fofo
O livro é uma graça.

Mas o Peter Pan é irritante demais ?
Nossa que menino sem graça, sério. Eu realmente não peguei a essência da coisa.
Mas assim, houveram muitas reflexões realmente interessantes.
** Eu achei o livro muuito viajado, as vezes ficava tão estranho que eu não conseguia sequer acompanhar e ficava perdida, isso atrapalhou parte da leitura mas ainda foi interessante.

A Wendy é um doce e a Nana e o Crocodilo são os melhores personagens.

Patrícia 11/04/2022

Peter Pan vem à janela de uma casa todas as noites para escutar as histórias que Wendy conta para seus irmãos mas um dia ele acaba perdendo sua sombra e quando retorna para buscar junto com sua amiga fada Tinker Bell, eles fazem barulho e acordam os 3 irmãos e assim os convence a ir com ele para a Terra do Nunca onde as crianças não crescem e eles vivem muitas aventuras com piratas, sereias e fadas.

Foi uma boa leitura pra conhecer a verdadeira história do Peter Pan que mesmo eu não tendo assistido nenhuma adaptação da Disney, eu tinha uma imagem bem diferente dos personagens formada na minha cabeça.

rafa_._cardoso 24/03/2022

Não foi para mim
Comecei a leitura achando que gostaria bastante por ser aventura leve e rápida.
Na real, a história não pegou e não comprei o plot inicial, não entrei na fantasia da obra nem gostei de nenhuma personagem.

Por sorte (para mim) a história, apesar de uns pontos de lentidão, não é longa

Lory 26/02/2022

Podia ser melhor
Sabe quando você termina uma história com aquela sensação de que podia ser melhor ?
É isso, não sei se é a tradução mas acredito que seja

Dri 22/01/2022

Só ele que não cresce
Acho que todo mundo já conhece a história do Peter Pan e da Wendy, eu também conhecia, mas nunca tinha lido. Então vi a versão em audiolivro no storytel e resolvi colocar pra ouvir.
Tem muita coisa fofinha, como o fato das fadas terem surgido do sorriso do bebê, a imaginação das crianças, a inocência do Peter em relação ao beijo/presentes, uma graça.
Mas eu fiquei um pouco assustada porque embora o Peter tenha momentos muito fofos ele também é muito arrogante, a sininho também não gosta da Wendy e tenta fazer ela ficar longe do Peter kkkkkkk
Fiquei um pouco triste no fim porque todo mundo cresce menos ele :/

Mariii 26/10/2021

Peter pan
Tive contato com este livro através de áudio livro, gostei muito da experiência. Muito do que eu vi já conhecia por conta dos filmes mas ainda vi muitos detalhes que não aparecem nas telas que acabamos tendo uma percepção melhor das coisas. Tendo momento q não sabia que ocorriam. Gostei bastante kkkk só não curti muito o próprio Peter

Kai 04/10/2021

Há muitos pontos a se tratar nesse livro, eu comecei com uma ideia diferente do que ele realmente é. Na minha cabeça, seria uma história mais fofa e focada na parte boa da imaginação infantil.
O que eu encontrei não é bem isso, ele não é um livro ruim, não mesmo, mas também não acho que ele seja infantil. Alguns pontos pra mim são a razão disso.
O principal são as ações brutais dos personagens muitas vezes sem motivo, entre os Meninos mesmo ou entre os outros moradores da Terra do Nunca. O Gancho é chato, é claro, tem uma birra muito aleatória com o Peter, mas sinceramente acho que o Peter é mais chato e mais estranho ainda, ele é muito traiçoeiro, maldoso sem motivo.
Nesse mesmo âmbito tem uma grande quantia de machismo, essa pode ser explicada pela época em que ele foi escrito, mas me incomodou bastantinho. Me chateia que é algo apenas jogado, como parte da história, como parte da escrita, mas não é tratado como uma problemática, é normal, trata a Wendy como super adulta e coloca as tarefas de casa todas para ela, sem contar quantas vezes a importância dela é focada apenas em ?ser mãe?.
Da mesma forma, me vinha uma pergunta: ?até onde é faz de conta?? Como já falei, eu achei que essa parte seria fofinha e me deixaria feliz e ela na verdade me deixou preocupada. A imaginação aqui está mais em fingir do que imaginar, fingir uma família, fingir um conflito, fugir dos pais, não é saudável. Até porque eles passam muito tempo fora de casa, e a única que lembra com saudade da família é a Wendy.
Esse tempo longo entre sair de casa e voltar é o único perceptível porque de modo geral o livro não apresenta muito isso entre uma história e outra. O livro conta com várias peripécias dos meninos, algumas aventuras, e elas funcionam como contos, poderiam ser mudadas de ordem e não faria diferença. Acho que esse aspecto é como eles se sentiriam na Terra do Nunca, não há passagem de tempo pro leitor porque não há passagem de tempo para eles.
Pro final, temos uma interferência do narrador diretamente na história que eu achei interessante, ele passa o livro apenas observando, e sente a necessidade de ?ajudar?.
De modo geral é um livro bem bacana, principalmente pelo lado psicológico do que Peter passa, ou as crianças longe da família, ou a birra infantil do Gancho. Mas não posso dizer que é o que eu esperava, não achei incrível ou único.
Ele é bom como clássico, só não considero ele infantil, esse pode ser meu maior problema com ele. Talvez pode ter sido algo meu, até porque todo mundo que le esse livro ama, mas recomendo a leitura para que tirem suas próprias conclusões.
Nina 12/06/2022minha estante
Exatamente, não é saudável mas é exatamente sobre isso. O Peter só conhecia aquela posição e ele conseguia manipular os demais para o obedecerem pela pura curiosidade de ter as experiências e o conhecimento que o Peter tinha. É muito problemático. E a pior parte é que Wendy foi a única que se lembrava de tudo e os outros ficaram amargos e desfeitos de sonhos depois da Terra no Nunca e ela, apenas conformada porque amava Peter Pan, mas ele não amava ninguém além de si mesmo.

Baianaleitora 19/09/2021

Quem não quer ser criança pra sempre?
"Todas as crianças, menos uma, crescem."

Quem nunca sonhou em ser criança pra sempre? Nunca parar de brincar? Ter um eterno verão? Nenhuma criança no mundo fica criança pra sempre, menos uma: Peter Pan.

Nossa aventura começa quando Peter leva Wendy e seus irmãos para a Terra do Nunca, um lugar mágico onde eles vivem aventuras todos os dias, mas também perigoso com índios, piratas e feras monstruosas a espreita.

"Ele não só não tinha mãe, como não tinha a menor vontade de ter uma. As chaves que as mães eram pessoas superestimadas. Para Wendy, no entanto, aquilo era trágico."

O clássico ganhou uma adaptação pelos estúdios Disney em 1953 tornando a história do menino que nunca cresce conhecida mundialmente. Percebi muitas poucas diferenças entre o original e a adaptação, acho que foi muito bem feita.

Entretanto no livro encontrei muito mais crueza e descrição de cenas sangrentas do que no filme, Peter Pan também é muito mais egocêntrico e muitas vezes egoísta, só liga pro seu umbigo. Tinker Bell a fada que todos amam é uma megera!

Acho que por isso eu não sei se leria pra uma criança pequena, acho que uma mais velha seria melhor, mas o livro tem muitas lições importantes, e é uma edição sem nenhum defeito essa do Instituto!

"Segunda à direita, sempre em frente até o amanhecer. Esse era o caminho para chegar à Terra do Nunca, como Peter havia explicado a Wendy."

@Umpouquinhodemim 12/09/2021

Nostálgico
Uma leitura fluida o que me deixou muito feliz em ler um clássico sem ser cansativo e também me fez lembrar de quando assisti o filme, foi bem nostálgico.
Em relação ao Peter ele é muito arrogante, ele pensa e trata mal os demais, ele é bem desprovido de sentimentos, muito egoísta.
Os meninos perdidos são bem unidos, uns fofos.
Wendy sempre remediando, para trazer a paz para o grupo.
Super recomendo está leitura.

Hannah 24/06/2021

A leitura é muito fluída e nostálgica, lembrei de vários momentos na infância que assisti a adaptação do conto na animação da Disney. Sou fã da TinkerBell (tenho até uma tatuagem para homenageá-la), mas não gosto da forma que ela é representada nos contos do Peter Pan, isso não mudou nessa edição. As fadas são descritas basicamente como seres chatos, ciumentos e irritantes, não há fascínio.

Acho que tem alguns pontos problemáticos na história, por ser muito patriarcal, gostaria que na produção tivessem a sensibilidade de alterar algumas cenas. Apesar disso, entendo que mudá-las poderia tirar o sentido da existência de certos personagens, como Wendy e o próprio Peter Pan, já que a história do protagonista é justamente a ausência do afeto, especialmente maternal. Me incomodou, mas claro que li sabendo que seria essa narrativa. Só por esse motivo em específico, tenho quase certeza de que não faria uma releitura.

O livro também é visualmente muito bonito, repleto de ilustrações. Ótima diagramação.

Fla :) 18/04/2021

Peter pan e Wendy
Tava bem ansiosa pra ler Peter pan, admito que criei uma expectativa alta. Contudo, não era o que eu esperava, mas não quer dizer que foi ruim.

a escrita é bem gostosa, é fluída e tem bastante referências a época em que foi escrita, além de ser narrada.
em relação as referências, eu não conhecia nenhuma afinal todas estavam relacionadas (assim acredito eu) ao século 20 e 19.

Agora a história em si, eu não acho que seja um livro próprio pra crianças, já que fala umas coisas pesadas.
É uma história que me prendeu o tempo todo, quando eu estava lendo nem percebia o tempo passando. Mas quando eu não estava lendo, não me dava muita vontade de ler (dá pra entender?)
Mas, eu tinha muito a sensação que estava vendo tudo com meus próprios olhos. E isso foi um ponto positivo dessa leitura.

Os personagens, tirando uns aí, são incríveis e super fofinhos. eu amaria dar um abraço em Peter pan e na senhora Darling. de verdade, queria muuuito um abraço desses dois. foram os meus favoritos dessa obra.

As cenas de lutas são divertidas e emocionantes, dá pra sentir a ação.

agora os aspectos negativos, em parte foram as referências, por eu não entender do que se tratava eu ficava meia perdida (na versão impressa que eu li, vinha embaixo uma explicação sobre mas ainda assim não entendi 100%). mas eu não tiraria elas.

No final, eu chorei. sem spoiler, mas eu chorei lendo Peter pan, e eu tinha certeza que não iria chorar com Peter pan. A maneira como foi descrito a cena final foi de partir o coração, porque Peter demorou pra entender o que tava acontecendo e ver ele perdido acabou comigo.

Além disso tudo, o livro possui frases lindas e muuuuito fofas. minhas favoritas foram sem dúvidas:

"Uma menina vale por vinte meninos"

"todos queriam sangue, exceto os garotos ? que normalmente também gostam de sangue, mas nessa noite tinham saído apenas para saudar seu capitão"

tem outras, mas são spoilerKKKKKKKKK

enfim, amei.

ps.: não dei cinco estrelas porque levei muuuito tempo pra ler esse livro por conta de não me sentir 100% presa e envolvida com a obra. Pra mim, isso é um ponto negativo.