The Bookish Life of Nina Hill: A Novel (English Edition)

The Bookish Life of Nina Hill: A Novel (English Edition) Abbi Waxman

Resenhas - The Bookish Life of Nina Hill

Alanni 06/09/2021

Sem palavras
Pra descrever esse livro!

É leve, e tem tudo o que um bookstan procura: livros, referências pop, romance contemporâneo e representatividade. Já disse livros?

Nina, apesar de introvertida e sofrer com crises de ansiedade (quem nunca?), tem uma mente genial e tem um emprego que gosta, que é trabalhar numa livraria. Ela é bem metódica e gosta de ter tudo planejado.

Me vi nela várias vezes, seja em idade, seja em como lido com o que não sai de acordo com o plano, quem tenho perto de mim, como gosto que certas coisas sejam feitas... Sem contar a paixão por livros.

Eu amo como ela lida como finalmente descobre que tem irmãos, sobrinhos e primos, e há a questão de todos menos ela terem conhecido seu pai. Algumas passagens me arrancaram algumas lágrimas.

No geral, amei as tiradas, as curiosidades, o fato de que ela ser um cérebro não significa que ela não possa se relacionar com alguém que não seja muito chegado em livros. Ta tudo bem possuir gostos diferentes.

No fim, acabei me apaixonando por Tom também (falando em príncipes modernos que só existem em livros, mas a gente suspira mesmo assim).

Mais um que valeu a pena! ??

Carous 03/09/2021

Gostei
Pena... um comportamento do Tom e como a autora resolveu essa questão foi o que me fizeram tirar 1 estrela do livro, fora isso, ele é fantástico.

Acredite se quiser, mas, apesar do título, eu não imaginei que este livro seria tão focado em leituras e leitores. Claro que após ler a sinopse eu vi que este era o prato principal dessa história.

Eu amo livros e amo ler, mas normalmente não curto tanto ler livros que são um ode a essa atividade e seus adeptos. Acho tão clichê... e a maneira como os leitores são retratados é sempre a mesma: uma criatura antissocial que vive com a cara enfiada nos livros, cuja casa tem muitas estantes recheadas de livros, não tem nenhum outro passatempo favorito, o maior prazer é ler e comprar mais livros e simplesmente não entende quem não ama ler. Mas os bookworms da ficção só valorizam clássicos.

Nisso a Nina é diferente, mas de resto, é, Abbi Waxman não saiu da caixinha ao retratar leitores, não.

Não me incomodou. Porque Nina tem um jeitinho peculiar que eu adoro nos personagens. No final das contas, eu amo personagens com pouco traquejo social porque sou exatamente assim.

Este livro foi agrupado a livros similares com Eleanor Oliphant Está Muito Bem ; que, caso você não saiba, é minha melhor leitura de 2021 (eu até favoritei). O que explica por que tive sentimentos parecidos na leitura de ambos.

Eles realmente se parecem. Isso se você espera um enredo mais introspectivo e pouco dinâmico. Não há muitas mudanças de cenários, não há muitas reviravoltas. Você ganha mais crescimento pessoal e recebe conselhos preciosos de como tocar a vida e enxergá-la, valorizar as relações pessoas ao redor.

Mesmo assim, olhando mais profundamente, você percebe que Nina é chata. Não parece tanto porque a autora soube escrevê-la e você acaba distraída pela fofurice dela.

Mas é... Abbi Waxman generalizou o perfil de leitor. Não que seja novidade.

Nina e Tom combinam bastante e eu torci por eles. Eles são fofos juntos!
Mas Nina tem uma doença mental (ansiedade) e achei que Tom teve uma reação infantil e exagerada durante uma das crises da personagem. Aparentemente eu e a autora discordamos nesse ponto porque foi Nina quem teve que correr atrás de Tom, se desculpar e prometer melhorar.

A cena que causa o afastamento do casal é ridícula, a importância que Tom dá a isso é ainda mais. Nesse momento, eu parei de torcer pelos dois e torci para Nina encontrar um outro par romântico por Los Angeles. Não aconteceu, é, claro.

Mas fica a dica: se sua parceira tem uma crise pesada de ansiedade, apoie e respeite as dicas que ela usa para se acalmar. Não queira ser o centro de uma situação que não te pertence.

Independente disso, eu gostei do livro, foi uma leitura que me deu muito prazer. Eu não conheço todos os livros citados e não peguei todas as referências literárias, mas tudo bem. Infelizmente este livro cita Harry Potter e a maldita que escreveu e eu só gostaria que as pessoas superassem essa saga de uma vez

A família recém-descoberta de Nina é interessante, pena que não tem um espaço maior no enredo. Nina tem interações com alguns membros e nem são muitas.

Por incrível que pareça, eu gostei do pai da Nina. Eu sei, ele mal é um personagem já que está morto desde o começo do livro. O que os parentes dizem dele demonstram o homem falho que era. Mas é isto: ele era falho, não canalha. Estou tão cansada de sujeitos como William serem retratados como pessoas sem um pingo de caráter que me questiono como alguma mulher pode se relacionar com ele em primeiro lugar.

A história se passa em Los Angeles e há muito comentário espirituoso sobre isso: os habitantes, o estilo de vida, o comércio local, o trânsito, como e de que forma a cidade tá usando... Muito do humor a respeito disso passou batido por mim já que não conheço a personalidade da cidade. Abbi Waxman até dá uma breve explicação para o leitor sacar o humor no texto quando ela escreve esses comentários. Entretanto isso não adiantou para eliminar minha indiferença quando ela comentava da cidade.

Tive uma experiência boa com este livro e estou animada para conferir os outros trabalhos da autora. Concluí a leitura com a sensação de que aproveitei muito bem meu tempo.

Lau 24/08/2021

Quase abandonei
Nao entregou muita coisa, protagonistas sem personalidade, uma história fragmentada que não se aprofunda em nada. Gostei das crianças, com trocas inteligentes, mas aparecem por 5 segundos.
Podia focar na relação que não teve com o pai, com a nova familia ou até o novo romance, mas nem a conexão ou aprendizado com os livros desenvolveu. Achei sem graça, mas tinha linhas para desenvolver.

Deborah 11/07/2021

Uma leitura leve, para dar uma relaxa e descansar a mente! A história poderia ser um pouco mais trabalhada, mas não deixa de ser um livro gostoso.

Flavia 06/06/2021

Livro levinho e divertido. Nina Hill é uma mulher com quase 30 anos que é filha única, trabalha em uma livraria, adora livros, é introvertida e sofre de ansiedade e está muito feliz com sua vida como está. Entretanto, ela descobre que o pai que nunca conheceu faleceu e a citou em seu testamento. Com isso, ela descobre toda uma família cheia de irmãos e sobrinhos que ela não conhecia e com a qual vai ter que lidar a partir de agora. Além disso, Nina também conhece Tom, um rapaz por quem ela acaba se apaixonando. Então acompanhamos essa jornada da Nina, sendo forçada a sair da sua zona de conforto com a qual está tão acostumada. O livro também faz referência a uma série de outros livros e fatos curiosos. Uma boa leitura mais leve.

bendtherules 10/05/2021

i had great expectations for this book bc the main character is a girl who likes to read and have a cat,,, but, besides that, there isn't a lot going on on this book. even though smth happens, it just seems not enough u know? doesn't have that ? sparkle ?
i also didn't feel like the couple had chemistry, they were just there and cute but u know
?sparkleeeee???

Amanda 12/12/2020

Surpreendente
No começo, achei que o livro ia me decepcionar. Não conseguia ter empatia pela personagem principal. Mas o livro dá uma virada e se torna bastante agradável e bonito. Uma ótima surpresa

anajuliamanfroi 28/08/2020

Amei!
É um livro super fofinho e rápido de ler. Faltaram algumas explicações, mas, vale a pena ler!

Crisna @tinyowl.reads 17/04/2020

Divertido, mas peca pelo excesso
É uma obra divertida e engraçada, cheia de referências, não apenas de livros, mas também de outras obras da cultura pop. É difícil não se sentir identificado com muitas coisas presentes no livro, inclusive com a forma bem humorada que a autora encontrou de abordar questões bem típicas dos millennials.

Na minha opinião, o livro só peca pelo excesso: de personagens (muitos são tão desnecessários que simplesmente somem, e alguns importantes acabaram subutilizados), de referências (por mais divertidas que elas sejam, às vezes fica cansativo), de piadinhas (o narrador é bem-humorado, mas também chegou um ponto no qual eu só queria que ele desse uma aliviada), de conhecimentos aleatórios (só tem gente com memória boa nesse livro?).

As descrições sobre Los Angeles, porém, são bem interessantes, principalmente porque vêm de um ponto de vista diferente do que estamos acostumados.

Dei 4 estrelas porque não é perfeita, mas é uma leitura agradável, e que cumpre o que se propõe.

Isa | @nocaminhoumlivro 23/03/2020

"She thought of books as medication and sanctuary and the source of all good things." ?
Nina Hill vive uma vida tranquila vendendo livros, lendo livros, jogando trivia em bares, planejando seu dia e conversando com seu gato. Porém tudo é perturbado quando ela descobre que seu pai (que ela não conheceu) morreu e deixou de herança uma família enorme e, quem sabe, algum dinheiro.
Nina não é boa com pessoas, nem em lidar com uma vida social ativa, porém essa mudança de cenário põe a prova toda sua capacidade de se manter calma e não deixar sua ansiedade tomar conta.
Em cima disso tudo um cara que a irrita um pouco resolveu prestar atenção nela. .
No começo eu não estava gostando nem um pouco da Nina. Ela é esnobe, não fazia tempo pra ninguém na vida dela e não achei aquilo legal. Depois reconheci muito de mim nela, e percebi de onde vinha minha irritação hehe.
Passada a estranheza eu passei a amar os personagens, como o enredo se desenvolve e os comentários maravilhosos do narrador.
Com certeza a história dela com a família como gatilho para um descobrimento pessoal foi o ponto forte do livro.
Entretanto, acho que a química entre ela e o Tom poderia ter sido um pouco mais desenvolvida. Eles são fofos, mas pra mim não foi isso tudo
Carolina165 13/04/2020minha estante
Você sabe se esse livro vai ser lançado no Brasil?

Lavinia 27/01/2020

"The bookish life of Nina Hill", Abbi Waxman
Nina Hill é uma apaixonada por livros com ansiedade social que está satisfeita com a vida que leva. Ela trabalha numa livraria, sai com os amigos do seu time de competição de trivia, escreve no seu planner e tem um gato chamado Phil. Quando ela descobre sobre a morte de seu pai quem ela nem sabia que existia, a sua vida dá uma reviravolta ao se ver rodeada por vários irmãos, irmãs, sobrinhas e sobrinhos desconhecidos. E se as coisas não pudessem ficar mais complicadas, Nina se envolve com Tom, membro da equipe rival do seu time de trivia. também, o romance no meio do livro é fofo, tratando da dificuldade dela de manter um relacionamento ao mesmo tempo que se sente socialmente ansiosa e inadequada.

Bem, a história não me ganhou logo no início, mas do meio para o fim eu me vi cada vez mais envolvida. O livro não tem nada demais, mas é uma leitura divertida para se desprender da realidade e se identificar com o amor de Nina pelos livros.

site: @sobrepaginas (instagram)

Julia.Martins 04/01/2020

Livro agradável que dá um quentinho no coração, mas com narrativa muito ambicioso; tanto o plot quanto alguns personagens foram pouco desenvolvidos. A autora poderia ter focado apenas no romance em torno da livraria e do trivia game.