Querida Ana: A história de um adolescente que teve a vida roubada pela Anorexia

Querida Ana: A história de um adolescente que teve a vida roubada pela Anorexia Matheus Maia

Resenhas - Querida Ana: A história de um adolescente que teve a vida roubada pela Anorexia

1 | 2 | 3 | 4

Dani 14/12/2018

"Ana eu fui mais forte do que você. Ana, eu sou mais forte do que você. Ana, eu te venci. Ana, todos são capazes de te vencer."
"Não sei se você já se sentiu tão excluído pela sociedade que foi capaz de fazer coisas absurdas para se sentir incluído."

Matheus quando eu terminei seu livro eu queria te dar um abraço e te dizer que o que você fez foi incrível e o quão forte toda essa dor te tornou. Foi isso que eu senti quando terminei de ler, eu pensei " como ele é e foi forte".
Eu não consigo imaginar um terço do que você sentiu, da sua dor e do seu sofrimento. Mas garoto que incríveis são as viradas da nossa vida. Ao longo do livro eu ficava pensando "quando ele derrota ela?" Quando?
E você ganhou !!!
Venceu e foi uma sensação incrível a que me passou, LIBERDADE.

Espero que todas as pessoas que lutam as suas batalhas diárias com a "Ana e a Mia" encontrem você ou suas palavras no caminho.
Deacon 22/01/2019minha estante
Gata, gostei da tua resenha!

Lil Angel 27/06/2022minha estante
amg mas o matheus n é um personagem, é uma pessoa. como q vc n gostou de algo q foi "tratado" sendo q foi verídico??

A Livradora @_fabialivradora 30/11/2018

Querida Ana...
Ainda muito impactada com o relato emocionante de Mateus Maia em sua luta pela vida. O que uma criança é capaz de suportar? Livros com essa tematica mexem muito comigo. Falam no fundo da minha alma. E ler as páginas do seu livro, da sua história, me deixou extremamente emocionada. Me fez refletir o quão fragil e forte somos. Passei pelo bulling, mas de uma forma diferente. Sempre me aceitei como gordinha, sempre me achei linda e não entendia porque incomodava tanto as pessoas. Porque elas não respeitavam meu corpo e a minha pessoa. Essas indagações me acompanham até hoje. RESPEITO. Uma atitude que deveria ser primordial em todos. Se colocar no lugar do outro. AJUDAR! Obrigada Matheus Maia por compartilhar sua historia conosco. Você jamais estará sozinho!

Rafa Hitomi 30/11/2018

Querida Ana
Quando as crianças avistavam Matheus, os comentários maldosos começavam: “além de gordo é viado!” ou “lá vem a bola!”. Ele era apenas uma criança de 11 anos, e na época, pesava em torno de 76 kg.

Após uma cirurgia de urgência para retirar o apêndice, Matheus perde 2 kg. Ele fica radiante e decide emagrecer de qualquer forma. A princípio, as dietas comuns foram inseridas, mas ao perceber que o peso perdido não era o suficiente, ele acabou recorrendo às dietas “malucas” que encontra na internet. E é assim que conhece a Anorexia, ou para os mais íntimos, Ana.

Em alguns meses, ele chega aos impressionantes 41 kg, contando com a companhia fiel de Ana e, posteriormente, Mia (Bulimia). Seu pai, preocupado com a rápida mudança, procura ajuda de especialistas sobre transtornos alimentares. A partir desse momento, Matheus é internado diversas vezes, tendo inúmeras recaídas e necessitando da ajuda de sua família e amigos.

Mas até que ponto uma pessoa/criança precisa passar para ser aceita e se encaixar em um determinado grupo? Por que necessitamos tanto de aceitação? E por que essa compulsão e ao mesmo tempo rejeição pela comida acontece?

site: https://rasgaapagina.com/?p=79

Naty Andrade (@prateleiradepapel) 01/12/2018

Perfeito
Realmente, um livro que nos faz refletir e enxergar quem quem sofre com a bulimia ou anorexia não faz por que quer, é uma doença e precisa ser cuidada e a pessoa precisa se abrir, senão a doença o corroe. Todos deveriam ler

Marcia livros.e.musicas 05/12/2018

Um livro que todos devem ler.
Ontem eu estava navegando no Instagram quando um post sobre o livro Querida Ana me chamou atenção. O tema abordado era transtorno alimentar na adolescência. .

Ao começar a ler o livro me surpreendi por contar a historia de um menino. Normalmente são as mulheres que apresentam problemas como a anorexia e a bulimia.

Mais a frente me dou conta que não é uma ficção. O autor conta sua própria história sem medo de se expor. Aos treze anos insatisfeito com seu corpo resolve por conta própria terminar com seu problema, ou pelo menos o que acha ser seu maior problema: o excesso de peso. .

A internet se mostra como grande vilâ, onde grupos de pessoas incentivam outras a comerem, ou caso tenham uma compulsão alimentar provoquem o vômito para não absorvam as calorias- aqui encontramos a Ana (a Anorexia) e a Mia ( a bulimia). Ensinam o caminho das pedras ( um caminho perigoso) e indicam como burlar a fome e até indicam remédios para emagrecer. .

Matheus nos conta abertamente seus problemas com a família, suas inseguranças, seu medo de expor sua opção sexual, já que seu pai é super machista. Com a doença estabelecida não tem como evitar as diversas  internações. Algumas tentativas de suicídio, mostram o quanto ele estava fragilizado. .

Acompanhado por psiquiatras, psicólogos e sua família fazendo um esforço para melhorar a relação entre si, Matheus encontra maneiras de conter sua compulsividade, canalizando suas energias para manter o corpo saudável e magro com reeducação alimentar e muita malhação.

Cura? Infelizmente não tem e o cuidado tem que ser diário. Foco, determinação e fé são os ingredientes para se manter bem.

E com o livro Querida Ana , Matheus quer ajudar a tantas pessoas que tem o mesmo problema que ele. Que elas saibam que o caminho é longo, que existirão recaídas, mas que é possível sair desse ciclo que parece não ter fim. .

Parabéns, Matheus!!!!! Obrigada por dividir suas experiências conosco. Com certeza uma leitura imprescindível, afinal podemos ter alguém perto precisando de ajuda. .

Não deixe de ler Querida Ana.

@o_jardim_das_palavras 05/12/2018

Querida Ana
"Eu não me conformava com a minha sexualidade e muito menos com o meu corpo. Cada vez que eu me olhava no espelho, eu era tomado por um sentimento de insatisfação com o que eu via. [...]"

Tudo começou ainda na infância. As ações e palavras das pessoas ao redor de Matheus, foram capazes de despertar a tristeza e impedir a auto aceitação por parte do menino que tinha a necessidade de se sentir amado por todos.
Por medo de não ser aceito, escondia sua homossexualidade e agia tentando agradar aos outros, se encaixar, e por dentro, se sentia destruído, fingindo ser alguém que não era. Ele só queria ser aceito entre aqueles com quem convivia.
Após uma cirurgia em cujo pós operatório não sentia mais fome, gostou de perder peso e começou a fazer dietas malucas, vomitar, ficar sem comer e nunca se sentia bem o suficiente com seu próprio corpo.
Passando por diversas tentativas de suicídio, cerca de 17 internações, e lidando com os obstáculos do dia a dia, Matheus escreve em "Querida Ana" sua história de luta contra a anorexia, bulimia e depressão.
Sem dúvida um livro necessário. Em poucas páginas, o autor consegue nos mostrar as dificuldades e obstáculos pelos quais passou, e conta tudo em detalhes. Ele faz questão de mostrar que não foi fácil, não omitindo suas recaídas, o que torna tudo muito real para quem está lendo.
Indico esse livro principalmente para aqueles que conhecem alguém com anorexia, e simplesmente não conseguem entender o que se passa com a pessoa. Lendo sobre as experiências de quem viveu, você terá uma outra visão de tudo, e entenderá o quanto é sério.
Se você conhece alguém com algum tipo de transtorno alimentar, ajude-o. É comum acontecer com mulheres, mas também pode acontecer com homens. E se você não se sente bem com seu corpo, procure ajuda. Sua saúde está acima de qualquer coisa.
Muito obrigada Matheus, pela coragem e iniciativa de contar sua história e ajudar outras pessoas, e obrigada por me confiar a obra para que eu possa ajudar na divulgação. Fico muito feliz de saber que está bem, e que tudo se ajeitou. Você é guerreiro!

O livro é grátis para assinantes do Kindle Unlimited.

Raah 06/12/2018

Matheus é um garoto que cresceu sofrendo bullying por conta de sua sexualidade e por estar acima do peso. Mesmo sem assumir sua orientação sexual, Matheus não era aceito. E, principalmente, não se aceitava.
Até que, devido a um problema de saúde, Matheus parou de se alimentar, passou a buscar por diversas dietas, mas nunca se sentia satisfeito. E, assim, conheceu a Ana, anorexia, e junto com ela veio a bulimia, Mia para os íntimos.
Matheus se encontrava em uma situação complicada, problemas em família, com o pai machista e alcoólatra, uma mãe cuja religião não aceita homossexualidade, e uma irmã com problemas de auto-estima. Além do medo da reação de seus amigos e familiares quanto a sua orientação sexual e a luta diária entre sua vida e o "peso ideal". Emagrecer nunca era o suficiente, nem mesmo quando via seus ossos no espelho.
Em meio à diversas internações, entre hospitais e clínicas psiquiátricas, ocasionadas pelo distúrbio alimentar e a depressão, Matheus decide se abrir, recebendo apoio por todos os lados. Faltava agora lutar contra o transtorno alimentar. Mas essa não é uma guerra fácil de se vencer. Venceu algumas batalhas perdeu outras, mas nunca desistiu. E a luta continua.
O livro retrata cerca de 10 anos onde, com muita coragem, o autor nos conta sua história. E nos mostra o quão difícil é passar por essa situação e que existe, sim, uma saída. Que depende de muito apoio e compreensão, e principalmente, paciência.
O livro está disponível gratuitamente para assinantes do Amazon Kindle. Se você tem ou conhece alguém que tenha distúrbios alimentares, não deixe de ler, vale muito a pena a compreensão da doença.

site: https://www.instagram.com/p/BrD-kEzAUQz/?utm_source=ig_share_sheet&igshid=12onpq0uz2gfr

Vivi 07/12/2018

Emocionante
E estou muito feliz em ter conhecido a história do Matheus.
Que era uma criança gordinha até mais ou menos 11. Enfrentou o bullying e de quebra teve homossexualidade e um pai rígido.
As coisas já não estavam fáceis e depois de uma enfermidade que o levou a uma cirurgia e ele mal comia viu ai uma " saída" para enfim ser magro e aceito por todos ( pois era assim que ele acreditava que seria feliz). Ele só não imaginava que isso o levaria para um abismo.
Passou a sofrer com anorexia( que dá origem ao nome do livro) e para a bulimia foi uma passo mais rápido ainda. Acompanhamoa o seu conflito com o pai ( e o amadurecimento de ambos em relação a todas essas questões) o sofrimento não só dele como da familia. Suas perdas, suas varias tentativas de sair dessa. O seu breve relato sobre suas internações e amigos. A vontade de voltar a escola além de vencer tudo isso e por fim um triste episódio com a irmã que foi um impulso mais forte ainda de sair dessa e também apoiar a sua familia.
Não é fácil falar de coisas que ainda doem e não estão 100% superadas. Mas além de ser guerreiro ele esta de parabéns em dividir conosco esses momentos tão difíceis da sua vida.
É um alerta sim para os jovens ( pois no relato eles nos mostra como existem varias ferramentas para o jovem entrar nesse abismo) mas acredito eu que muito também para os pais ficarem mais atentos, sempre ter o diálogo aberto com o nosso bem mais precioso que são nossos filhos.Muitas angustias existem em nossos pequenos/ jovens e a nossa maior fortaleza esta dentro de casa. Se algo se rompe todos sem exceção vão sofrer.
Parabéns pela vitória e sim me fez chorar e não foi pouco.

Marilane| @laneeseuslivroa 08/12/2018

Ana
O livro é super-rápido de ler, com poucas páginas mais que aborda temas muito importantes. É uma história real narrada e vivenciada pelo próprio autor que desde cedo sofreu com o bullying no colégio e que consequentemente não se conformava com o corpo e encontrou um método mais eficaz para perder peso, e ai surgiu a anorexia depois a bulimia, as tentativas de homicídio e outros. Ao decorrer do livro percebemos que essas doenças não são frescura como alguns falam, mais algo sério e que os pacientes precisam de tratamento médico e total apoio dos familiares.
Em alguns momentos me via pensando como o Mateus não conseguia parar de comer e em seguida vomitar mais também refleti que ele não foi fraco mais a doença era mais forte que ele. Você é um guerreiro e venceu a batalha.

Lil Angel 29/12/2022

Um livro CRU e REAL
Não é do meu costume dar menos de 5 estrelas para histórias reais, mas nesse caso fui obrigada a fazer isso, vou explicar o porquê (mesmo que ninguém tenha perguntado).

O livro em si é bom, obviamente é bem pesado e cru, é cruel em muitos níveis e conta uma história de superação muito interessante. Realmente te coloca na mente de alguém com anorexia.

Meu único problema com o livro é que o autor simplesmente te conta TUDO que ele tentou. Não vejo necessidade de você citar remédios que você usou pra emagrecer ou s3 m4t4r e nem vejo necessidade em citar quais hashtags no Tumblr você via, entende? Você não sabe quem está por trás da leitura.

Tirando isso, uma excelente história, espero de verdade que o autor esteja melhor e recuperado.

Dani 17/12/2018

Um relato impactante sobre a luta contra transtornos alimentares
Querida Ana é uma autobiografia do autor Matheus Maia, onde ele conta todas as dificuldades que passou desde os 11 anos de idade por conta do bullying e problemas de transtorno alimentar. O livro é narrado de forma simples e direta, como se lêssemos o diário do autor.

Tudo começou aos 11 anos, quando com sobrepeso, era alvo de bullying por parte dos colegas. Seu desejo de aceitação, suas dúvidas quanto à própria sexualidade e a insatisfação com seu corpo o atormentavam constantemente. O convívio familiar também tinha seus problemas, e sem ter com quem desabafar, Matheus acabou abrindo uma porta para o que se revelaria um interminável pesadelo.

Matheus conheceu a Ana (Anorexia), passou a fazer uso de medicamentos e termogênicos para emagrecer, fazia uma dieta a base de água e chá, controlando seu peso rigorosamente, até que seu corpo enfraquecido o impelia a comer, o que fazia compulsivamente e depois se culpava por ter cedido à fome, certo de que tinha estragado todos os seus esforços para emagrecer.

Foi aí que ele conheceu a Mia (Bulimia) e achou que seus problemas estariam resolvidos, pois poderia comer à vontade e depois se purgar (vomitar) e não engordaria. A partir daí iniciou-se um ciclo vicioso que levou Matheus a ficar muito fraco, se afastar dos amigos, da escola, tentar suicídio e foram várias internações, períodos em que achava que estava bem e tinha recaídas, conflitos com o pai, angústias e incertezas, e principalmente culpa, por não conseguir sair daquela situação.

Toda a luta para se livrar de Ana e Mia com seus altos e baixos, novas tentativas se suicídio, amizades com novas pessoas foram tornando Matheus mais consciente do quão mal fazia a si mesmo e aos que o amavam, até ele finalmente estar pronto para se libertar.
_____

Instagram: @daniliteraria

Vem pra Nárnia 26/12/2018

Um livro forte
Fui convidada pelo @autormatheusmaia a ler e resenha o seu livro: Querida Ana e fiquei muito feliz!
É um livro autobiográfico que nos mostra como o autor, passou a sua adolescência lutando contra o bullying que sofria por causa de seu corpo e de sua sexualidade e consequentemente, contra os transtornos que ele causou, como a anorexia (Ana) e a bulemia (Mia), que nunca o deixavam em paz, deixando-o totalmente descontente com o seu corpo e querendo ser aceito pela sociedade e sua família.
No decorrer desta luta, ele chega a tentar contra sua própria vida e a ser internado várias vezes em centros psiquiátricos.
Aos poucos, ele vai refletindo e pensando em como poderia melhorar e causar menos sofrimento às pessoas que o amam e à ele mesmo, buscando outros meios de lidar com suas frustrações.
É um livro forte, que faz a gente pensar no poder das palavras, boas e más, e o que elas podem causar na vida das pessoas. Faz pensarmos em nós mesmos e em nossas batalhas internas pra lidar com todos os nossos problemas pessoais, pois ninguém está livre de transtornos psicológicos diante das adversidades da vida. Devemos tentar sempre buscar o equilíbrio para poder ter vontade de viver, sonhar, ter amizades saudáveis, enfim, amar e sermos amados.
Parabéns, @autormatheusmaia pois vc é um guerreiro que está vencendo dia após dia.

1 | 2 | 3 | 4