Misbehaving

Misbehaving Richard H. Thaler

Resenhas - Misbehaving

Carla.Zuqueti 27/05/2019

Opinião
Sabemos que a Economia é uma poderosa ciência social, principalmente por sua capacidade de influência em políticas públicas. Porém, as principais teses de econômicas inferem que pessoas escolhem por otimização, que o mercado é moldado por oferta e demanda e o preço faz o ajuste. Só que na prática não é bem assim.
O homem não age sempre exatamente como pregam os modelos econômicos, mas são influenciados por uma série de fatores que ir fogem a esses modelos, o que o professore Richard H Thaler chama de ?economia comportamental. ?

Richard H Thaler é professor de ciências comportamentais e economia na Universidade de Chicago e prêmio Nobel em 2017 por suas contribuições no campo da economia comportamental. Em ?Misbehaving ?, o autor aborda uma série de fatores que chama de FSI - Fatores Supostamente Irrelevantes - muitas vezes desconsiderados pelas teorias econômicas mas que tem grandes efeitos no poder de escolha da sociedade, desviando o resultado do esperado pele cenário econômico.

É um livro fascinante, com um tema cada vez mais atual.

Pontos importantes:

1. Fatores supostamente irrelevantes para a economia são na verdade altamente relevantes nas previsões de comportamento na tomada de decisão.
2. Todas as decisões econômicas são tomadas através da lente do custo de oportunidade.

Derick.Guerra 05/02/2020

Comportamento é essencial
Estudar o comportamento humano é essencial para qualquer ramo de estudo. E entender a relação do comportamento para as demais áreas é uma tarefa que nem todos querem adentrar ou que nem todos sabem facilmente associa-las. Este livro faz exatamente esta tarefa. Mostrar como o comportamento e a economia se misturam e se complementam para realizar previsões e estudos comportamentais.
Livro fantástico, cheio de insights e repleto de conteúdo de primeira.

sarinha 16/02/2020

Leitura leve e fácil mesmo sendo um tema tão complexo. Me fez ver as coisas com olhos diferentes.

Maickw 15/05/2020

Seres humanos são humanos.
Livro 8 de 2020. A história do surgimento de um novo campo de pesquisa. Misbehaving é de autoria do Nobel Richard H. Thaler, e traz pro leitor todo o percurso feito por ele ao criar um novo campo de pesquisa: a economia comportamental. Pra quem faz ciência, é gostoso ler os louros e percalços que o pesquisador obtém enfrentando os tigres ferozes da corrente mainstream e pensando diferente do modelo padrão ao longo do levantamento de hipóteses, testes empíricos, artigos, congressos e desenvolvimento da teoria. O autor mostra a importância de se levar em consideração o comportamento real das pessoas principalmente na formulação de políticas públicas.

Na obra, Thaler parte de um princípio bem simples: os humanos não se comportam como a teoria econômica diz. A teoria econômica desenvolve modelos formais baseada em uma concepção errônea do comportamento humano. Os humanos não são extremamente racionais e incidem em vários desvios (misbehaving) e a teoria econômica não faz captura esse comportamento.Thaler junta a economia e a psicologia e começa a desbravar, na ciência, um novo caminho, passando até pela economia do direito. O autor mostra que os seres humanos são pessoas reais que diferem dos modelos presente na teoria econômica vigente e que os pesquisadores precisam ser cientistas sociais, prestando atenção aos fatores supostamente irrelevantes para a pesquisa que podem influenciar na tomada de decisão econômica das pessoas.

É uma história muito bem contada e com boas doses de bom humor para mostrar todos os caminhos que foram percorridos por ele e todos os pesquisadores que contribuíram para a construção da economia comportamental., Na parte final, o autor conta como chegou o surgimento de um livro, Nudge. Nudge é um empurrão que se oferece às pessoas para que elas tomem uma decisão. E nesse momento eu me vi já fazendo o pedido desse livro também. Foi um empurrão para a tomada de decisão.

Caio Lamarão 27/06/2020

A nova Versão da Economia
Sensacional, um livro que ensina e conta a história da economia comportamental de forma simples e direta.

Richard Thaler, premiado economista ganhador do prêmio Nobel conta como economia comportamental foi criada, as barreiras que enfrentou, como ela tem agido hoje em dia e como será o futuro dela. Tudo isso dentro de um fluxo de história contado com muito ensinamento prático e teórico. Uma leitura obrigatória para quem se interessa pelo tema, assim como eu.

Caso você não se interesse nem por economia comportamental, nem por economia ou psicologia, o livro ainda é interessante do ponto de vista de quebra de paradigmas.

Hoje fazemos muitas coisas achando que sabemos que tipo de atitude estamos tomando, quando na verdade agimos puramente por impulso, heurísticas e viesses não estamos no controle do nosso próprio rumo por isso é importante ler esse livro.

Recomendo a todos.??

Dalmo 21/08/2020

A evolução da economia comportamental
A trajetória acadêmica do autor se confunde com a consolidação da economia comportamental na teoria econômica. Trazendo citações de vários artigos e estudos, Richard Thaler se contrapõe às premissas utilizadas pela economia tradicional para a otimização condicionada das escolhas dos agentes econômicos. Segundo ele, a adoção das pessoas reais às teorias econômicas melhora a acurácia das predições feitas a partir delas. Admirador confesso do matemático e psicólogo Daniel Kahneman, agraciado com o Prêmio Nobel de Economia em 2002 por introduzir insights da pesquisa psicológica na ciência econômica, Thaler cita no livro diversos outros pesquisadores e profissionais com os quais trabalhou e produziu estudos e pesquisas sobre tomadas de decisão. Misbehaving é um livro essencial para aqueles que querem conhecer a evolução da economia comportamental e entender sua importância na compreensão das escolhas realizadas pelos agentes econômicos e, inclusive, na formulação de políticas públicas.

site: https://www.redumbrella.me/post/a-evolução-da-economia-comportamental

Felipe 27/09/2020

Uma viagem cativante pela história
Embora descreva fenômenos comportamentais interessantes, o foco de Misbehaving é contar como o campo da economia comportamental se desenvolveu ao longo da história. Isso é feito com uma linguagem simples e muitos exemplos didáticos.

Dica: as notas de rodapé estão localizadas no final do livro. Vale a pena ir vendo cada uma hehehe

GuidoBR 23/10/2020

Melhor livro de economia comportamental. Conta um histórico do desenvolvimento dessa área, os principais resultados, artigos e pensadores. Um belo resumo para quem tem interesse. Junto com o "Rápido e Devagar", são os livros fundamentais. Achei a leitura muito mais atraente do que "Nudge".

Ronan.Azarias 08/12/2020

Interessantíssimo
É um livro leve e pouco técnico. Thater apresenta um tema relativamente novo de forma muito didática e despretensiosa. Deixa também várias referências e leituras para quem quiser se aprofundar no assunto. Pode ser um assunto denso, mas vale a pena a leitura mesmo não sendo economista.

Thati 31/12/2020

Economia &Comportamento
Conceitos de economia são exatos, os humanos não necessariamente.
Misbehaving discorre sobre a construção da economia comportamental e descreve o modo de se pensar economia e modo como seres humanos pensam, muitas vezes de forma irracional, dentro da economia.
Livro denso, muitas vezes teórico e outras tantas repleto de narrativas pessoais do autor

Jeferson 28/02/2021

Livro super necessário para compreender a história da economia comportamental
O autor vai contando sobre sua vida acadêmica, bem como o desenvolvimento desde os primórdios da área da economia comportamental, vai nos mostrando vários experimentos, desde coisas bem banais até outras que envolvem muito dinheiro. Do meio pro final eu achei ele um pouco cansativo, mas o final conseguiu me puxar de volta ao livro.
É uma área do conhecimento bem necessária para a economia e quebra com várias teorias tidas como irrefutáveis, visto que o ser humano não age racionalmente a todo o momento, infelizmente é algo recente nas universidades brasileiras mas com o tempo trará bons frutos.

Robertaaod 29/05/2021

O livro conta realmente a construção da economia comportamental, a qual teve grande contribuição do autor.

De início ele já nos informa que há duas formas de abordar a economia: a tradicional, cujos sujeitos são os Econs e a comportamental, cujos sujeitos são os Humanos.

Feito isso, ele apresenta vários experimentos e situações que somente podem ser explicadas se considerarmos os Humanos como protagonistas, desde o nosso comportamento em jogos como a nossa forma de poupar para a aposentadoria.

Em alguns trechos o livro fica um pouco enfadonho por tratar de algo um pouco distante da nossa realidade

Em outras é descritivo demais da carreira do autor.

Porém, essas partes não retiram a importância da obra que é - acho - mostrar para leigos e economistas como esse campo da economia comportamental é tão presente entre nós e pode, inclusive ajudar em vários aspectos da vida individual e da vida em sociedade.

Felipe.Camargo 30/05/2021

"Os loucos tomaram conta do hospício"
55ª Leitura do ano: Misbehaving, Richard Thaler
?Não esperávamos muito dele? ? afirmou o orientador do doutorado de Richard Thaler, após ele ganhar o prêmio Nobel de economia em 2017. O próprio autor brinca que tal parecer foi fundamental para ele quebrar paradigmas e propor uma nova forma de olhar para a economia ? onde o mercado não é tão racional quanto previra os economistas clássicos.
No livro, Misbehaving (conceito que pode ser entendido como um comportamento desviante), o autor relata como hoje ele se tornou a cara da Escola de Chicago (os neoliberais surtam!), que apesar de resistente, aso poucos se rendendo diante das novas perspectivas apresentadas pela economia comportamental. O livro, que parece até uma autobiografia, relata como Thaler desenvolveu seus estudos, se aproximou de Kahnemann e Tversky, e como aos poucos foi construindo sua jornada, desde os experimentos mais simples até aconselhar os rumos de uma país inteiro, passagem relatada no capítulo final, na qual o autor relata sua parceria com o parlamento inglês.
Após ler Thaler, fico pensando como as empresas estão muito a frente das políticas públicas para se abrir ao novo, um exemplo é a questão do cancelamento de assinaturas, estratégias usadas pela Netflix e Amazon Prime há anos... por isso, as preocupações éticas do autor são extremamente válidas e a ciência como sempre aponta os instrumentos, o seu uso, infelizmente vai da conotação daqueles que fazem proveito de tais meios.
Por fim, o livro me deixou curiosíssimo para ler Nudge, a outra obra do autor.

Jose.Maltaca 05/08/2021

A Saga de Thaler
Misbehaving – A Construção da Economia Comportamental, publicado por Richard H. Thaler em 2015, mostra como este autor contribuiu para a construção e consolidação da Economia Comportamental enquanto vertente da Economia: vários passos, percalços, congressos, publicações e curiosidades são elencados ao longo de suas 367 páginas, e expõem um panorama bastante amplo e completo de como se estrutura a Academia Estadunidense relativamente a este ramo do conhecimento. Para Thal, Thaler narra a gênese de sua carreira, desde seu doutoramento até os seus trabalhos prévios à publicação deste livro – o qual não engloba o Prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel, recebido por Thaler em 2017. O autor faz um recorte de suas publicações, uma vez que em sua extensa carreira, Thaler publicou dezenas de artigos e participou de vários congressos, realizando diversas parcerias e se embrenhando em uma miríade de assuntos.

Este livro é um deleite para quem está inserido no meio acadêmico e busca entender como são formadas parcerias, como periódicos são criados, como ocorre o processo de publicação e como há linhas de pensamento específicas dentro de Universidades. Especialmente para quem trabalha na Academia na área de Economia, é especialmente interessante acompanhar como a ortodoxia econômica está embrenhada e enraizada no pensamento econômico estadunidense – o qual baliza o mundial – e verificar como algumas incorporações a esta linha de pensamento precisaram do esforço de vários pesquisadores e praticamente 40 anos de estudos e investigações para serem admitidas pelo mainstream. A saga de Thaler passou por vários confrontos, intempéries e concessões, e não foi sem custo que o autor logrou uma posição privilegiada dentro das ciências econômicas. Não obstante, ainda há resistências aos pressupostos por ele estabelecidos, mas não de forma tão ferrenha quanto no início de sua trajetória profissional, na década de 1970. Thaler, por fim, integrou-se ao mainstream quando este abraçou parte de seus conceitos, sistematizou-os e os simplificou, como de praxe.

Por fim, o livro se assemelha muito a uma autobiografia profissional de Thaler, devidamente recortada e analisada. Seus pontos altos são a parceria com Daniel Kahneman e Amos Tversky, dois autores essenciais para a construção da Economia Comportamental e com muitos artigos clássicos dentro da Economia; a descoberta da existência de “anomalias” que não se adequavam à teoria econômica; e por fim o advento do Nudge, o qual é uma forma de utilizar a economia comportamental com o intuito de melhorar a vida das pessoas – e deu origem a um livro publicado por Thaler e Sustein em 2008. Há algumas curiosidades relacionadas a pesquisas na área de Economia Comportamental, como questões relacionadas a Futebol Americano, distribuição de salas de trabalho entre professores na Universidade de Chicago e Game Shows, as quais funcionam bem como curiosidades para atiçar a curiosidade do leitor em entender e pesquisar mais acerca do assunto – ainda que eu ainda não entenda patavinas das regras de Futebol Americano. Recomendo este livro a quem quer se aprofundar em como se constroem teorias econômicas, como ocorrem resistências por parte dos devotos do mainstream e por fim como elas podem ser englobadas.