Paixão Índia

Paixão Índia Javier Moro

Resenhas - Paixão Índia

Domi 25/03/2024

A espanhola princesa da Índia
Qual a probabilidade de um raja indiano riquíssimo se apaixonar perdidamente por uma dançarina de cabaré espanhola? Se fosse cena de um filme com certeza todos achariam demasiadamente fantasiosa tal hipótese. Porém foi o que aconteceu com Anita Delgado, que de uma situação de pobreza de repente se vê cercada de todos os luxos que jamais poderia imaginar na vida e tendo que aprender a viver em um país cujos costumes se baseiam nas tradições e no sistema de castas.

Um livro riquíssimo em detalhes a que o autor dedicou muitas pesquisas , e que além de nos contar sobre a história de amor improvável nos conta também sobre os costumes, paisagens e tradições desse país oriental conhecido pelo taj mahal.

E ao final, por se tratar de uma história real, ainda nos conta o destino que os personagens tiveram.

Nem preciso dizer o quanto amei e indico essa leitura!

Anam.costaa 24/02/2024

Fiquei tão obcecada com a história real da Anita Delgado e com todo o choque e diferenças cultirais, que passei a semana procurando por referências dos locais mencionados, das figuras históricas e das tradições indianas.

Fiquei indignada pelo destino final da Anita, simpatizei bastante em todo o livro. Com certeza ver uma mulher tão forte e cheia de bondade definhando aos poucos pela situação foi triste e comovente.

Soninha 03/01/2024

Linda história de amor.
A paixão de um marajá indiano por uma dançarina espanhola, mudando a vida de ambos para sempre. Contrariando vários costumes e tradições indianas, ele se casa com Anita Delgado e a leva para a Índia, onde ela se impõe e se mostra diferente de todas as outras esposas que o marajá já possuía, tornando-se a princesa de Kaphurtala.
Baseada em uma história real, o livro traz um fundo histórico, passando pela primeira guerra mundial, gripe espanhola e sobretudo, conta sobre a independência da Índia.
"Paixão Índia é a prova de que um conto de fadas, pode, sim, tornar-se realidade.

Elo 14/10/2023

História forte e necessária. Impactante e emocionante.
Um misto de revolta e vontade de mudar o mundo toma conta do leitor.

Remy Olem 12/10/2023

Que leitura maravilhosa essa! Mesmo com os choques que as tradições da Índia podem causar o respeito pela cultura deve prevalecer. O livro conta um pouco sobre o domínio britânico e o poder que esses exerciam sobre os príncipes marajás, sendo esses ricos de exageros e extravagâncias, mas também progressistas. O arco principal é sobre a espanhola Anita Delgado que conquistou o coração do marajá de Kapurthala, onde desafiaram as tradições e causaram um dos maiores escândalos da época. O idioma, raça e origem não foi um impedimento para o amor que eles tinham um pelo outro.

Andrea 27/09/2023

Maravilhoso conhecer um pouco sobre a era dos Marajás indianos junto com a Anita! Escolhi ler esse livro logo antes da minha viagem à Índia e a leitura ficou ainda mais especial!

anahelena.blasilemos 27/08/2023

PAIXÃO ÍNDIA - de Javier Moro
Contos de fada são sempre ficcionais? Nem sempre!
Um marajá indiano pode sim se apaixonar por uma jovem bailarina espanhola, vesti-la e revesti-la de ouro e pedrarias, fazê-la adentrar à sua cidade – Kapurthala - sobre um elefante luxuosamente adornado, construir-lhe um magnífico palácio e transformá-la em princesa.
Mas há uma diferença determinante entre os contos de fadas tradicionais e essa história real: eles não foram felizes para sempre.
PERSONAGEM: Anita Delgado
UMA CITAÇÃO: “Como será a Índia, pergunta-se sempre que um passageiro (do navio) comenta que não se parece a nada que um europeu possa conhecer, nem sequer imaginar.”

Duda 14/05/2023

Não dava nada e me apaixonei!
Esse livro chegou por acaso até mim, através dos desapegos de uma amiga - não prometeu nada, mas entregou tudo!
Eu amei a história, fiquei super envolvida - principalmente na parte histórica da coisa pq eu amo ler sobre isso.
Foi muito interessante aprender mais sobre a vida na India do século passado e sobre o reinado e a ruína dos marajás. Me diverti e me indignei muito com a história deles.
Recomendo demais a leitura.

DêlaMartins 16/04/2023

Arrumando estante e encontrando notas sobre leituras antigas que não estavam no skoob... Como meu objetivo é ter todas as minhas notas aqui, resolvi atualizar mais este.

Li vários livros de Javier Moro e sempre são históricos, sobre pessoas reais. "Paixão Índia" narra a história de Anita Delgado, bailarina que se casa com um marajá indiano e se torna em princesa espanhola da Índia. Eu nunca havia ouvido falar sobre esta história e gostei bastante da forma com que a protagonista passa pelos preconceitos, arruma um espaço para viver e finalmente ganha liberdade. Preciso reler... me lembro de nuances do livro que gostei tanto.

Keize1 06/03/2023

Uma gostosa maneira de conhecer um pouco da cultura indiana com um texto leve e envolvente que permeia entre fatos e ficção.

Nanda 16/07/2022

Achei uma leitura bem agradável! Confesso que no começo eu estava bem mais animada com a leitura e, no decorrer do livro, fui ficando com uma preguiça de continuar. Mas, achei uma história muito interessante! E o mais incrível, é real! Recomendo, sim a leitura! Mas, que a faça com vagareza para apreciar bem os detalhes. Pois, é um livro que traz o romance, sim, mas que acredito ser bem legal de ler pela riqueza de detalhes sobre a Índia.

Atalita.Zonzini 16/05/2022

Que presente! Que leitura mais gostosa! Li esse livro com calma, apreciando a leitura em meu horário de almoço e agora já quero conhecer mais sobre a Índia e sobre outros livros do autor ?

Fabi 14/01/2022

Uma verdadeira, real e linda história de amor! (triste também...) É a história de um Rajá que se apaixonou e casou com uma espanhola de 17 anos na década de 1900. Além de ser totalmente baseado em fatos reais, o enredo todo é permeado por detalhes e curiosidades sobre a Índia. O autor soube unir tão perfeitamente uma linda história de amor com os fatos reais e históricos, sem ser maçante ou cansativo. Adorei!
Fernanda 01/08/2022minha estante
Você também foi pro Google saber sobre os envolvidos?

Amanda 31/12/2021

Mergulho na Índia
Como eu adoro livros que falam das temáticas e histórias da Índia antiga, suas castas, seus amores, suas vidas.
A história de uma princesa muito interessante!