Never Let Me Go

Never Let Me Go Kazuo Ishiguro

Resenhas - Não Me Abandone Jamais

quianpi 28/05/2024

Não me abandone jamais...
É uma escrita lenta, desenvolvida majoritariamente por diálogos e o peso destes nas personagens e no leitor. A sensação que eu tive foi a de que Kazuo Ishiguro procurou focar no sentimento de nostalgia e no saudosismo, o que talvez explica a extensão dos momentos e do primeiro capítulo uma vez que o livro é mais um romance do que uma ficção propriamente dita. O fato de ser um romance não me desagradou nem um pouco, no entanto muitas vezes me perguntei o que aconteceria se as personagens simplesmente fizessem isso ou aquilo tendo em vista as condições tão cruéis que a maioria (fora de Hailsham) é submetida. Acredito que se o capítulo final ou o miolo fossem prolongados, ficaria mais satisfeito (pro bem ou pro mal já que ficou aquele gostinho de quero mais), nem que se tivesse feito após as revelações. Apesar de tudo foi uma ótima leitura e acredito que a ideia de todas as personagens terem um alto potencial de identificação com o leitor funcionou muito bem.

quianpi 28/05/2024

Não me abandone jamais...

oMatheusFa 27/05/2024

Nostálgico
As duas primeiras partes são boas, mas o que me pegou mesmo, logo nas primeiras páginas, foi a parte três. Me peguei pensando que, mesmo fora de uma distopia, você passa anos com algumas pessoas e depois que deixam o lugar, nunca mais se falam, como se não tivesse feito parte da rotina um do outro durante todos aqueles anos...

Em alguns momentos achei meio raso, mas não me impediu de aproveitar a leitura.

claramujos 23/05/2024

Muito sensível e melancólico, mas não sei, faltou algo. a prosa é linda, mas o autor não se aprofunda suficientemente nos temas e nos relacionamentos apesar de ter criado um mundo interessante e personagens complexos. poderia ter sido uma leitura muito mais arrebatadora com uma premissa sombria dessas.

JAlia372 23/05/2024

Superestimado
Comecei a ler o livro por indicação e pela própria sinopse, que me atraiu bastante, mas para mim, ficou muito abaixo do que foi prometido.

A história é boa, mas nada surpreendente e aterrorizante como promete. É uma temática já muito explorada, e não achei a história tão bem trabalhada. É um livro bem padrão de ganhador do prêmio Nobel (escrita lenta, tema "delicado" e sentimental).

A escrita é boa, mas a minha sensação é que ele é longo demais para o que pretendia contar. Parece que a história só avança nos diálogos, como se nada acontecesse nos momentos de narração.

Prometem um final perturbar, mas simplesmente segue toda a construção do livro até o momento (não entendi onde deveria estar a surpresa, porque é bem previsível).

Dirtyusedcondom 21/05/2024

Não era o que eu esperava do Kazuo Ishiguro depois de ler "Gigante Enterrado". Acho que coloquei expectativas demais na premissa de mistério da história que não me conformei com o desenvolvimento do romance sendo o principal arco do livro. Se for parar pra olhar como sendo simplesmente um romance, é um livro legal com um pano de fundo peculiar. Mas acho que ele não se compromete diretamente com nenhum dos dois âmbitos aos quais está inserido, ou então só não os desenvolveu de maneira decente.

hilda 18/05/2024

Não me abandone jamais
Cara, esse livro tinha tudo pra ser muito bom mas foi bem? sei lá. Parece que falta composição nele, aprofundamento. Tem muita coisa que ficou subentendida mas não de um jeito legal, sabe? Podia explorar melhor, desenvolver, intrigar. Enfim, não é um livro ruim mas poderia ter sido bem mais.

Tai 13/05/2024

Não me abandone jamais
Uma história que eu esperava muito mais. Achei melancólico e descritivo demais o que fez por vezes a leitura ficar maçante.

Luísa Goulart 12/05/2024

Acredito que o grande problema da minha opinião final tenha sido minha própria expectativa. como eu esperava uma ficção científica, assim que o livro passou a me entregar mais romance que ficção, acabei me cansando. o início e final me agradaram muito, mas o miolo por vezes foi muito arrastado.

isabelawords 06/05/2024

Acredito que eu tenha criado expectativas demais com esse livro. Várias pessoas falaram super bem dele, mas eu acabei não achando isso tudo. A história dos clones em si é interessante, mas tem todo mistério todo pra descobrir a história dos clones, e no final tudo é explicado de maneira rápida em algumas páginas. No meu ponto de vista a história poderia se desenrolar de uma forma melhor, e a protagonista deveria não ser tão dependente de outros para desenvolver a sua própria história.

ferbrito__ 30/04/2024

O livro é bem legal mas eu gostaria que tivesse falado mais sobre como todo o sistema de doações funciona. Acho que seria uma leitura muito melhor caso tivessem feito isso. Mas ainda sim é uma boa leitura.

BolachaIshi 24/04/2024

Simplesmente uma obra prima, no começo você não entende nada com nada e ao decorrer se prende na história e no seu humor, " eitasexokkkkk ", e no final você se vê em prantos repensando toda a história.