Nunca Me Deixes

Nunca Me Deixes Kazuo Ishiguro

Resenhas - Não Me Abandone Jamais

Rilley1 14/09/2023

Excelente
Esse livro é incrível. Sinto que me tornei uma pessoa mais sensível ao mundo depois de lê-lo. A reflexão sobre vida e morte, perdas, ganhos...a realidade cruel das coisas.
No fim dele, desejei voltar aos tempos felizes, desejei voltar a cena em que uma garotinha abraça um travesseiro e dança "Baby, baby, não me abandone jamais".

Jackson.Wallece 11/09/2023

Baby, baby, não me abandone jamais...
O livro tem uma vibe estranha pra mim, nós já sabemos o futuro dos personagens e ele é determinista, ou seja, não há como mudar isso e toda aquela vivência que eles têm é todo engessada, é só permitido até tal ponto que eles "existam". Sem sonhos, sem perspectivas de futuro, sem muitos planos... tudo é temporário e tem "data marcada" pra acabar, ou como irá acabar. É bem estranho pensar dessa forma e fazer um paralelo que talvez na nossa realidade também existem "futuros deterministas".

As questões internas dos personagens e os conflitos fizeram pensar também sobre a nossa individualidade como um ser humano, sobre os momentos vividos em não temos noção de que tudo aquilo que está acontecendo é precioso e único, sobre esperança em uma possibilidade de futuro melhor, sobre uma amizade/ amor genuíno... e outras coisas mais

Achei a escrita um pouco densa ou lenta em alguns momentos e não consegui me conectar tanto assim com os personagens. As reflexões ficam por nossa conta, pois os personagens apenas aceitam a realidade que eles vivem, sem poder realmente modificar nada.

Mike27 08/09/2023

Não me abandone jamais!
"Não me abandone jamais", escrito por Kazuo Ishiguro, é uma obra de ficção que nos transporta para uma realidade distópica e nos leva a refletir sobre a natureza da humanidade, o valor da vida e as consequências de nossas ações.

A história é narrada por Kathy, uma mulher adulta que relembra sua infância e adolescência em uma instituição chamada Hailsham. Nesse ambiente aparentemente idílico, Kathy e seus colegas são educados e preparados para um futuro especial, mas não têm conhecimento completo do propósito real de suas vidas.

Através das memórias de Kathy, acompanhamos o desenvolvimento das relações entre ela, Ruth e Tommy, seus amigos mais próximos. À medida que os anos passam, os personagens descobrem lentamente a verdade sobre sua existência e a terrível realidade por trás de Hailsham.

A obra explora a temática da identidade e da liberdade individual, enquanto levanta questionamentos sobre a ética do uso de pessoas como meros moedas de troca em prol da ciência e do avanço da sociedade. Ishiguro aborda questões morais complexas, provocando reflexões sobre até onde pode chegar a crueldade humana quando se trata da manipulação e exploração de outros seres.

"Não me abandone jamais" é uma obra que, além de trazer uma trama intrigante e envolvente, nos leva a uma profunda reflexão sobre os limites da ciência, a busca pelo real sentido da vida e o valor inestimável da compaixão e do amor. É um livro que toca a alma e permanece conosco mesmo após terminar sua leitura, nos confrontando com questões filosóficas e existenciais que nos acompanharão por muito tempo.

thelondonriver 31/08/2023

EU NÃO TAVA PREPARADA PRA NADA DISSO
Nossa, eu li sem saber de nada, só tinha interesse por causa do gênero e também já queria conhecer o trabalho desse escritor, aí decidi ler.
Foi muito interessante e muito bom ler sem saber de nada, foi algo que com certeza agregou muito à experiência, porque é um livro que se passa no ponto de vista de uma pessoa só, a protagonista, que assim como o leitor também não sabe de nada e vai descobrindo com o decorrer da história.
É até difícil comentar alguma coisa sem dar spoiler, mas posso dizer que é um livro muito lindo, mas também de cortar o coração. Pra mim essa foi uma leitura muito significativa, foi um livro que com certeza me mudou de alguma forma e que eu vou lembrar com carinho pra sempre.

Andressa.Santos 19/08/2023

Não me abandone jamais
Esse título me faz remeter as pessoas importantes da minha vida, e ao longo da história do livro continuei com esse mesmo pensamento. Não foi bem a história que eu esperava, pra ser honesta, mas foi comovente do seu jeito. Não é ficção científica afinal, e sim algo melancólico e comovente da sua forma como o passar da vida sabendo exatamente como vai acabar, sabendo o seu propósito. Acho que saber exatsmente o porquê de você ter vindo ao mundo não é tão bom assim e mesmo assim esses garotos foram capazes de aproveitar o pouco tempo que tiveram para viver. Mas mesmo sabendo do que lhes esperavam, eles ainda perderam muito tempo, sei que era coisa da imaturidade da idade que tinham e mesmo assim acho triste.
É um livro triste e dei 4 estrelas justamente por ele ter me lembrado o quanto devemos aproveitar o tempo que temos com as pessoas que amamos, porque de um jeito ou de outro elas nos abandonam pois todos morremos um dia. Então, o meu único desejo após ler esse livro é que essas pessoas não me abandonem jamais.

Lucas 17/08/2023

Pouco explorado
Uma história com o potencial de ser muito mais explorada, provocando reflexões e emoções mais profundas. O autor focou em situações que poderiam ser mais sucintas e aprofundou pouco no contexto da história.
Porém, a escrita do autor é muito boa e a história (mesmo podendo ser mais explorada) me emocionou.
É um livro triste que não indico para qualquer pessoa mas que gostei muito.

Gabrielle.Catalan 17/08/2023

Esse livro é curioso. Levei algumas horas de leitura pra entender o que eram os cuidadores e doadores. Quando entendi, achei muito chocante. É uma história de ficção ao mesmo tempo que é de horror e também ao mesmo tempo que fala de um jeito muito especial sobre a sensibilidade de crianças descobrindo o mundo, a vida e o poder de decisão (que lhe é retirado).

Cada etapa da história traz um amargo que você interpreta, assimila e segue em frente ao longo de uma escada (de sofrimento). A leitura é bem envolvente e vale muito a pena. Às vezes um final realista é o que deve ser feito em um livro como esse.

Iara 11/08/2023

"Então acha que o amor é coisa assim tão simples??
Uma escrita muito bem detalhada, bem explicada e que te prende de forma moderada.

foi uma boa experiência a leitura desse livro, apesar de ter alguns probleminhas com a escrita. melancolia, tristeza, mas também tem seus momentos engraçados.

Maria17758 10/08/2023

Meio chocho
Com uma temática tão boa como essa (sem entrar em detalhes porque qualquer coisa que eu disser é spoiler), esse livro tinha muito potencial e solo pra caminhar por várias direções e abordar vários pensamentos e filosofias, mas ele propositalmente se nega a fazer tudo isso e fica só no superficial, abordando apenas a rotina super monótona dos personagens nada carismáticos. Entendo o por quê de o autor ter optado por não se aprofundar nas questões que poderiam ser abordadas, mas discordo muito dele.
A impressão que eu tive foi que o livro andou e andou (e aaaaandoooou) e não foi para lugar nenhum, e isso tendo uma temática que poderia (e deveria) chegar em tantos lugares e conclusões? Enfim, já estava impaciente para o desfecho e fiquei bem frustada.
A única parte que significou algo para mim foi uma cena, ao final do livro, em que a protagonista tem uma conversa com outra personagem a respeito de um acontecimento passado entre as duas e cada uma das. interpretações que elas tiveram sobre ele. Uma cena belíssima e forte em meio a 400 páginas de nadas.
camphalfblood 10/08/2023minha estante
eitaa esse tá na minha lista

Maria17758 10/08/2023minha estante
ai amg ? eu tinha certeza que eu ia gostar, mesmo uma amiga minha já tendo lido e não tendo gostado muito, mas não rolou? não achei ruim, mas acho que faltou muito, sabe?? mas não se deixa levar pela minha opinião não, vai que você goste!!

maria 13/08/2023minha estante
amo as suas resenhas!!! me entretenho muito com você macetando o livro ou super elogiando

Maria17758 14/08/2023minha estante
ai que fofaaa!! muito obrigada amg fico feliz de ler isso ??

valeria.kasper 03/12/2023minha estante
não poderia concordar mais!

@yoyok_ 27/07/2023

2022
Aqui deixa aquele questionamento se realmente as escolhas que fazemos tem tanto poder para mudar o nosso destino, às vezes ficamos tão conformados com algumas coisas que não deveriam ser assim, mas são, e no final das contas acabamos presos num padrão sem perceber.
Mostra como nós preferimos nos afastar; fingir que não estamos vendo tal situação para que atos cruéis aconteçam com justificativas incabíveis.
O que prova uma pessoa de não ter alma, sentimentos e humanidade?

Juliaochoa 24/07/2023

Quase muito apático.
A história do livro é contada sobre a ótica de Kathy, uma personagem que trabalha como "cuidadora" (que tem o seu significado revelado conforme a leitura). O fato é: Kathy, assim como muitas outras crianças, foram destinados desde pequenos à terem suas vidas traçadas para doações de orgãos, ou seja, nunca foi permitido que sonhassem muito além disso. (Esse fato está já na orelha do livro, então por favor não reclamem de spoiler.)
Além de Kathy existem outros dois grandes persongens na história: Tommy (um menino com um temperamento irritadiço que sofre bullying dos colegas) e Ruth melhor amiga da narradora. O livro se passa primeiramente no internato Hailsham onde todos os outros alunos, futuros doadores, viviam, depois no Casario e nos "dias atuais" já com a Kathy sendo cuidadora.
Agora que sabemos a base do livro podemos discutir mais a fundo a minha opinião sobre. Primeiramente não se trata de um livro que vai te trazer imensas reviravoltas, assim como eu imaginei quando soube do tema que se tratava, a questão da doação de orgãos é super aceita pelos doadores e não existem revoltas o que torna o livro mais sobre a relação de amizade e amor entre os três personagens citados do que um suspense.
A narrativa é bem arrastada e o Ishiguro, autor do livro, te dá pequenas doses de descoberta durante a leitura, porém não existem reviravoltas que eu tenha achado, ao meu ver, muito significativas. A Kathy narra lembrando os acontecimentos com muita nostalgia do tempo em que viveram no internato e no Casario, de fato teve até alguns momentos em que me senti próxima da personagem, mas no fim a achei uma personagem muito apática que não expressava quase nada do que sentia. Sobre Ruth, a melhor amiga, a achei uma esnobe e puxa saco, terminei a leitura sem entender por que qualquer um dos dois gostaria tanto de manter amizade com alguém assim. Por fim o único que realmente gostei durante a narrativa foi o irritadiço Tommy, que parecia sempre querer a amizade de Kathy verdadeiramente, um personagem muito gentil e com várias camadas.
Existe também outros personagens como a enigmática Madame e os professores da escola, mas nenhum desempenha tamanho papel como os três amigos.

Com a leitura concluida posso afirmar que no final você realmente vai ser respondido sobre todas as questões levantadas no livro, então se você odeia finais abertos fique tranquilo. Todavia essa obra vai te deixar com um amargor na boca e você vai se perguntar o que essas pobres criaturas poderiam ter feito de diferente.

Priscila 21/07/2023

Never let me go
A premissa do livro é boa: um internato para crianças “especiais” que seriam “doadores” no futuro. Porém, na maior parte do livro ele me soou como um YA qualquer e não me apeguei a nenhum personagem específico (talvez Tommy tenha chagado próximo de conseguir). Por conta disso não consegui dar uma nota maior para o livro, mesmo ele trazendo algumas reflexões além da história.

Reflexões:
O que a vida nos reserva? Até que ponto estamos sozinhos? Até onde nossas relações afetivas verdadeiras são nosso suporte e podem prolongar nossa existência?
Acredito que as reflexões do livro vão muito além da produção de clones, ética e a sociedade em que eles poderiam ser reais. O livro me fez pensar nos paralelos presentes entre o que foi descrito na obra e o que temos realmente.

Se já soubéssemos o nosso futuro faríamos tudo da mesma forma? Ou só acreditamos em algo maior pra ter no que nos agarrar e não sucumbir ao nosso trágico destino que é -concluir-?

Personagens principais: Kathy, Tommy e Ruth