Luz Sobre a Idade Média

Resenhas - Luz sobre a Idade Média

Lista de Livros 16/02/2021

Lista de Livros: Luz Sobre a Idade Média, de Régine Pernoud
Parte I:

“Para compreender a Idade Média, temos de nos representar uma sociedade que vive de modo totalmente diferente, da qual a noção de trabalho assalariado, e mesmo em parte a de dinheiro, estão ausentes ou são muito secundárias. O fundamento das relações de homem para homem é a dupla noção de fidelidade, por um lado, e por outro a de proteção. Assegura-se devoção a qualquer pessoa, e dela espera-se em troca a segurança. Não se compromete a atividade em função de um trabalho preciso, de uma remuneração fixa, mas a própria pessoa, ou melhor, a sua fé, e em troca se requer subsistência e proteção, em todos os sentidos da palavra. Tal é a essência do vínculo feudal.”
Mais do blog Lista de Livros em:

XXXXXXXXXXXXXXXXX

Parte II:

“A grande glória da Idade Média é ter empreendido a educação do soldado, é ter feito do soldado da velha guarda um cavaleiro. Aquele que se batia por amor dos grandes golpes, da violência e da pilhagem tornou-se o defensor do fraco; transformou a sua brutalidade em força útil, o seu gosto pelo risco em coragem consciente, a sua turbulência em atividade fecunda; simultaneamente, o seu ardor vivificou-se e disciplinou-se. O soldado tem doravante um papel a desempenhar, e os inimigos que ele é convidado a combater são precisamente aqueles em quem subsistem os desejos pagãos de massacre, devassidão e pilhagem. A cavalaria é a instituição medieval da qual, com justiça e com maior gosto, se guardou a recordação, pois jamais se teve concepção mais nobre do título de guerreiro. Tal como a encontramos instituída desde o início do século XII, ela é realmente uma ordem e quase um sacramento. Contrariamente à opinião geralmente difundida, ela não se confunde com a nobreza. “Ninguém nasce cavaleiro”, diz um provérbio. A plebeus, mesmo a servos, ela é conferida, e nem todos os nobres a recebem. Mas ser armado cavaleiro é tornar-se nobre, e uma máxima do tempo pretende que “o meio de ser enobrecido sem cartas é ser feito cavaleiro”.”
Mais em:

XXXXXXXXXXXXXXXX

Parte III:

“Para nós, uma obra literária é coisa pessoal e imutável, fixada na forma que o seu autor lhe deu, daí a nossa obsessão contra o plágio. Na Idade Média, o anonimato é corrente. Uma ideia, uma vez emitida, pertence imediatamente ao domínio público, passa de mão em mão, ornamenta-se com mil fantasias, sofre todas as adaptações imagináveis, e só cai no esquecimento quando dela se esgotaram os múltiplos aspectos. O poema leva uma vida independente do seu criador, é coisa móvel e renasce incessantemente. Qualquer achado literário é retomado, modificado, amplificado, rejuvenescido com o movimento e a animação que caracterizam a vida. O erro dos críticos alemães, vendo na Chanson de Roland uma obra coletiva e impessoal, explica-se ao considerar esse caráter fluido das nossas grandes gestas, e em geral das produções literárias da Idade Média. Na sua origem houve certamente uma atividade precisa, mas elas não deixaram de evoluir, ao gosto dos poetas que as enriqueciam com uma nova seiva, ou simplesmente dos jograis que as recitavam a seu modo e nelas inseriam episódios da sua lavra.”
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com/2020/12/luz-sobre-idade-media-parte-iii-de.html

Carol 23/03/2020

Para conhecer a Idade Média
A melhor leitura sobre a Idade Média. Desconstrói ideias preconceituosas que muitas vezes adquirimos por falta de acesso a bons historiadores.
Realmente Régine Pernoud lança Luz sobre esse período riquíssimo da Historia em todos os seus aspectos. A Historiadora traz desde a estrutura social, politica, familiar até detalhes do cotidiano e da arte que nos fazem mergulhar naquele período.
Incrível! Recomendo demais a leitura!

Ramon 28/07/2017

Luz sobre a idade média
Regine Pernoud é foi uma grande historiadora medieval, e nesse livro ela derruba mitos comumente aceitos, ela fala sobre as artes, a educação medieval, a ciência e a vida quotidiana do homem do medievo. Um livro curto, mas bem direto e esclarecedor. Se você deseja se desfazer desses conceitos errôneos ensinados na escola e aprender sobre esse período maravilhoso da história, não deixe de ler.

Renata Molina 19/04/2016

Por que??
Por que demorei tanto a descobrir Régine Pernoud ???

AMADO 25/07/2015

"Idade das trevas" ou "época de obscurantismo" são alguns dos slogans que mais ouvimos nas escolas quando o tema é sobre a Idade Média.

A historiadora francesa Régine Pernoud, em seu livro Luz sobre a Idade Média, mostra um panorama muito diferente do que aprendemos desse período de coragem, Fé, aventuras, castelos, reis, nobres e camponeses que, embora a legenda negra, tanto fascinaram a imaginação em nossa infância. Quantas vezes peguei minha irmã caçula brincando de princesa no quarto com suas bonecas.

Este livro revela toda a riqueza do período medieval e aspectos menos conhecidos nossos como o interesse às ciências e à medicina que tiveram grande desenvolvimento nesse período.

site: http://revistacalibre.blogspot.com.br/