Luz Sobre a Idade Média

Luz Sobre a Idade Média Régine Pernoud


Compartilhe


Luz Sobre a Idade Média





Idade Média. A Idade das Trevas. Eis a imagem que temos ainda do que aprendemos no liceu. Régine Pernoud reage contra estes preconceitos, revelando toda a riqueza do período medieval. No campo da literatura, refere-se a epopeias como a Canção de Rolando, aos romances de cavalaria, à novela amorosa, à poesia, às farsas, às fábulas.

Evoca o desenvolvimento artístico desta época, assim como aspectos menos conhecidos: o interesse dedicado às ciências e à medicina. A própria vida quotidiana traz a marca de uma civilização já refinada. Basta dizer que a higiene estava mais desenvolvida do que no século XVII. A hierarquia social assentava essencialmente nos laços familiares. As mulheres tinham direitos que perderam a partir do século XVI.

História

Edições (2)

ver mais
Luz Sobre a Idade Média
Luz sobre a Idade Média

Similares

(4) ver mais
Para uma outra Idade Média
O Declínio da Idade Média
A Vida de Joana D
O Olhar Renascente

Resenhas para Luz Sobre a Idade Média (3)

ver mais
on 25/7/15


"Idade das trevas" ou "época de obscurantismo" são alguns dos slogans que mais ouvimos nas escolas quando o tema é sobre a Idade Média. A historiadora francesa Régine Pernoud, em seu livro Luz sobre a Idade Média, mostra um panorama muito diferente do que aprendemos desse período de coragem, Fé, aventuras, castelos, reis, nobres e camponeses que, embora a legenda negra, tanto fascinaram a imaginação em nossa infância. Quantas vezes peguei minha irmã caçula brincando de princesa no q... leia mais

Estatísticas

Desejam29
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.7 / 20
5
ranking 70
70%
4
ranking 30
30%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

63%

37%

Marcelo Vanilla
cadastrou em:
29/01/2010 22:52:39
Cioran E.
editou em:
05/05/2017 20:21:30