Intrusos

Intrusos Adrian Tomine

Resenhas - Intrusos

1 | 2 | 3 | 4

Cinara... 18/07/2021

"Subi a quadra, passei por pessoas felizes com suas famílias, suas compras, seus papinhos
E, a partir dali, fiz o possível para virar uma delas."

A rotina e a natureza humana me assustam, é tão real Intrusos que me deixou triste. Me pergunto se não está todo mundo desperdiçando a vida, fazendo coisas que não deveriam fazer mas que todo mundo faz, então se todo mundo faz esse seria o certo a se fazer??
Eu não sei... e na real ninguém sabe o que está fazendo só copia os outros.

Luiz 20/09/2020

Bom, mas esquecível
É um quadrinho gostoso de ler, mas, pessoalmente, esquecível. Chama atenção a alta carga de realidade e, às vezes, cinismo das estórias.

Lucas Lima 03/09/2020

faz questão de incomodar
123 páginas de desconforto. muito bom. Adrian Tomine vai te testando e instigando sentimentos que incomodam durante essa HQ. só poderia ser maior.

Mari 09/08/2021

Uma HQ que parece um livro de contos, isso já é o bastante para atrair o interesse por Intrusos. Gostei muito desse formato, pequenas estórias, situações inusitadas em confronto com a banalidade do dia a dia.
Quanto às narrativas em si, têm bem esse caráter de evidenciar o surreal de certas coisas que acontecem aparentemente sem muita importância, que parecem anedotas, mas que têm um grande potencial de impacto nas pessoas que as vivenciam. Eu, particularmente, não me conectei muito, acredito que por não estar num momento muito propenso a essas divagações...

Ana 13/05/2019

Comecei a me interessar verdadeiramente por quadrinhos no ano passado, então não sou a maior conhecedora de autores desse gênero literário. Por exemplo, eu não fazia ideia de que Adrian Tomine é tão famoso pelas suas histórias — muito menos que ele é quadrinista regular do The New Yorker. Fique muito feliz com esse primeiro contato, porque realmente gostei de Intrusos, um quadrinho sobre pessoas que não se encaixam.

Essa HQ é um pouquinho diferente do que estamos acostumados, visto que é composta por seis contos ao invés de uma única trama que acompanha diversos personagens. Os contos — Breve História da Arte Conhecida Como Hortescultura, Amber Sweet, Vamos, Owls, Tradução do Japonês, Triunfo e Tragédia & Intrusos — são levemente interligados, pois possuem algo em comum: falam sobre pessoas infelizes, insatisfeitas e incapazes emocionalmente.

Eu poderia fazer um breve comentário sobre cada pedaço de história contida em Intrusos, mas acredito que isso tiraria um pouco do brilho do quadrinho. Acho que a única coisa que vocês precisam saber é que as narrativas não têm início ou fim, são apenas momentos vividos pelos protagonistas, momentos que desenharam toda a vida deles de alguma forma.

As ilustrações, sempre em tons frios, casam completamente com o enredo principal, demonstram a tristeza e o desânimo dos protagonistas. É até um pouco difícil aceitar, com o decorrer da leitura, o quanto somos falhos — e isso em todos os aspectos possíveis. É engraçado como sempre tem uma coisinha ou outra que tem o poder de acabar com toda nossa confiança e sugar nossa vontade de viver.

Ler Intrusos me fez refletir bastante, porque fala exatamente do quão sensível é a existência humana. Acredito que a intenção de Adrian Tomine, ao mostrar o cotidiano de pessoas tão comuns, tão gente como a gente, é justamente fazer o leitor repensar seus comportamentos e desenvolver a famosa empatia. Leitura muito inteligente e recomendadíssima.

Bia 11/09/2021

Diferente das HQs que já li, essa é na verdade uma reunião de contos que não tem nenhuma ligação entre si. O que mais chamou minha atenção é que o autor usa diferentes tipos de artes para cada conto. As histórias apesar de serem curtas e simples, mostram diversas facetas do ser humano, como os atritos nas relações familiares e o bullying.
Fiquei um pouco decepcionada porque criei uma expectativa de ser algo mais profundo, mas é uma boa leitura para passar o tempo.

Marker 13/02/2020

queria fazer um filme de cada um, ou todos juntos, talvez?

Beea 28/03/2023

Gostei muito dessa leitura, o que me fez tirar uma estrela é que todas essas histórias mereciam ser maiores, mas como foi a proposta do autor eu entendo

@jaliagoraesuavez 03/09/2020

ok
Não foi a melhor HQ que eu li, mas foi uma experiência rápida e agradável.
Alguém que tenha entendido Tradução do japonês, pode me explicar essa história? Não entendi nada!

site: @jaliagoraesuavez no Instagram

deborauni 25/12/2020

À procura de compreensão
Tentando conhecer mais o mundo das HQs, me aventurei por esses contos bastante incômodos onde os desenhos de traços marcantes se unem ao texto provocativo e ácido.
Como um catálogo de intensas dificuldades dos seres humanos que lutam para ganhar a vida e viver em família e/ ou em sociedade, acompanhamos, nos seis contos, dramas existenciais de quase todas as idades, repletos de frustrações, relações conflituosas e malefícios da vida on-line, entre outros temas. Por vezes a presença de cenários, sem que as personagens se mostrem, colaboram ainda mais para a incompreensão como no conto ?Tradução do Japonês?. Ou seria um vasto leque de interpretações possíveis?
Com suspense e insinuações nem sempre compreensíveis fiquei com muita vontade, e mesmo necessidade, de compartilhar e discutir com outros leitores! Interessante experiência!

Paloma 01/11/2020

Interessante
Uma antologia de contos que expõe comportamentos inquietantes. Por vezes assustam e intrigam. 2 contos me comoveram em especial. Vale a leitura se você estiver disposto ao incômodo.

Cristian 28/08/2019

Sensível, elegante e pungente.
Essa obra é uma seleta de contos em que Tomine dá um perfeito equilíbrio entre texto e imagem. O autor tem muita habilidade em casar texto com imagens em um nível realmente impressionante. As expressões faciais são econômicas, porém extremamente significativas. Não tem como não simpatizar ou antipatizar com os personagens.

Fiquei impressionado também com a sensibilidade e sutileza em tratar de temas bem dolorosos da vida humana: violência doméstica, demência, mania, paranoia, doença terminal etc. Sem spoilers, mas reparem (se lerem) em como Tomine é sutil e pungente ao não dizer nada em um dos contos, nem nos diálogos dos personagens, da morte de um deles: ele mostra com um único quadro (ou a falta do quadro) o evento fatídico. É genial. Ou ainda, quando um personagem tem dificuldades em compreender o que outras pessoas estão sentido (de entender emoções), o autor sutilmente nos leva a ter essa sensação de desconforto. Esse desconforto por não captar as emoções dos demais personagens, ele consegue usando somente de um recurso narrativo no modo de apresentar as cenas.

Além do propósito imediato de fruição da arte literária, essa obra dá espaço para reflexões mais filosóficas (penso aqui nos professores de ensino médio que queiram trabalhar certos tópicos). Também não tenho dúvidas que quem trabalha com psiquiatria verá claramente alguns transtornos tratados com exímio cuidado, sobretudo pelo fato de nos lançar na perspectiva daquele que vivencia tal condição de saúde. Essa capacidade do autor excede o que se espera de um roteirista e desenhista de HQ.

O traço é simples e elegante, mas mostra o que é preciso mostrar para acompanhar a dimensão afetiva das histórias. Os últimos anos têm trazido um nível de maestria nesse tipo de formato narrativo e, certamente, "Intrusos" está nesse rol de excelentes obras.

Dude 20/12/2020

Boa HQ
Conjunto de histórias em quadrinhos bem interessante. O humor ácido predomina e, por isso, recomendo.

Barb 09/02/2020

null
Não sou grande conhecedora do mundo das HQs, mas se todos forem como "Os Intrusos", gostaria de ser.
Ao longo dos seis contos, Adrian Tomine coloca o leitor como expectador de acontecimentos que, muitas vezes, são impactantes justamente por serem reais, por ocorrerem nas vidas de pessoas comuns. É impossível não ter empatia pelas personagens.
A arte casa muito bem com o contexto, como se escolhida a dedo para cada um dos contos.
"Os Intrusos" é uma obra inteligente que certamente vai te fazer refletir depois.

Elane.Medeiross 30/11/2021

Contos em HQ
Diferente de tudo que já li, essa não é uma história unica, são vários contos reunidos sem ligações entre si. É uma HQ legal, porém nada memorável, não muito profunda, no entanto bem desagradável ao leitor, que é exporto a situações difíceis nos mais diferentes cenários.

1 | 2 | 3 | 4