The Bourne Supremacy

The Bourne Supremacy Robert Ludlum

Resenhas - The Bourne Supremacy

Denise Pereira 17/10/2012

Eu sei que demorei muito para ler este livro, mas valeu a pena, agora tenho mais tempo para ler e entender. Nunca vi nenhum dos filmes, mas depois de ganhar a Identidade Bourne, Robert Lumdlum realmente me conquistou com seu jeito de escrever.

Fiquei e não fiquei surpresa em saber que o filme tem um enredo totalmente diferente, e que ressucita personagens da primeira aparição de Bourne.

Sei que, principalmente, para Holliwood é complicado falar sobre a China. Nos livros as coisas não são tão ruins quanto o que o live action pode ser. Ainda mais, quando o que o livro representa sobre a Republica Oriental não é tão distante do que a realidade. As tramas e conspirações politicas, e todos que são executados por muito pouco em um país que vende uma imagem de comum unidade, quando a realidade é bem diferente.

Já conheci chineses, e eu tive a oportunidade de ver, que muitos deles escondem o que é o país, e muitos acreditam no que o governo Mao Tse pregou nos anos 60.

Robert Ludlum é um ótimo escritor, e a trama involve mais do que qualquer filme de espionagem. É uma excelente leitura para quem gosta de trillers, e gosta de história/antropologia Oriental.

Mi 22/06/2010

Não tão bom quanto eu esperava!
Quando li "A identidade Bourne" a única crítica que fiz foi em razão das questões políticas nele abordadas, que considerei um pouco complicadas, porém, inteligíveis. Em "A supremacia Bourne", contudo, o enredo político é muito mais intricado e confuso,a ponto de comprometer o ritmo do enredo. A estória só engrena depois de umas 200 páginas e o complexo complô político na Ásia, que serve de pano de fundo para a nova "batalha" de Bourne, faz com que o livro, por vezes, fique chato. Acho que o fato de eu ter lido esse livro em inglês pode ter contribuído para minha confusão. Por isso, talvez, quem o leu em português discorde da minha opinião. Mesmo assim o classifico como bom porque, por vezes, ele ainda traz o ritmo acelerado e o suspense no desenrolar dos fatos, tão característicos das obras de Robert Ludlum.