À Sombra do Jatobá

À Sombra do Jatobá R. C. Maschio

Resenhas - À Sombra do Jatobá

Anna Maia @livrosdashesha 13/07/2019

A Sombra do Jatobá é um livro forte e tocante.
A história nos mostra o pior de algumas pessoas e a força de outras. As protagonistas enfrentam muitas coisas difíceis, humilhações e perdas, porém, elas não desistem, elas continuam lutando e fazendo o possível para não desistir, para sobreviver e ajudar as pessoas ao seu redor.

As vezes quando vemos documentários ou filmes sobre a escravidão, parece algo tão distante, pois, geralmente são de outros países, mas, esse livro mostra isso aqui dentro do país onde vivemos, e a história é tão real, que durante a leitura conseguimos sentir a dor, o desespero e o sofrimento dos personagens, sem dúvidas é uma história que se enraizou em mim e me mudou, me mostrou que a luta começa dentro de nós e que independente das circunstâncias devemos lutar.

Mesmo a autora usando a linguagem da época a leitura é simples e fluída, ela soube dar vida aos personagens e descrever as cenas de uma forma que fica fácil usar a imaginação.

@livrosdashesha

Deza Farias 04/07/2019

SIGAM @RESGATADAPORUMLIVRO NO INSTAGRAM
"A SOMBRA DE JATOBÁ"
Notá: 5+

A resenha de hoje é de um livro que deixou meu coração quentinho e reflexivo

O que falar desse livro? Preciso dizer que a leitura me surpreendeu, li o livro em algumas horas, e chorei em quase todas as partes.
É um livro carregado de sentimento e Reflexão, que nos faz pensar em que tipo de humanos somos.

O livro conta a história de três mulheres que no meu ponto são bastante empoderadas, mesmo o livro tendo um foco em nome na escrava Ercília, que teve seu filho retirado dos braços logo ao nascer, da maneira mais cruel e impiedosa, e foi vendida para servir de ama de leite de Teodora.

O livro se passa numa casa de engenho na Bahia, onde a ama Nanã como é chamada pelas duas garotinhas vive a tomada conta não só das duas meninas como de toda familia.
Engolindo todo o seu passado de tristeza e sofrimento, Nanã cuida das meninas com esmero.
Desde sempre Teodora se mostrar muito a frente do seu tempo, uma menina inquieta, curiosa e destemida que nunca acatar as ordens recebidas.

Durante a leitura fazemos um tour pelo Brasil na época da escravidão, em como o ser humano era tratado por não ter a cor de pela branca, sei que até hoje sofremos muitas desigualdade raciais, mais quando temos a oportunidade de ler livroasaim, vermos que muita coisa mudou, e que temos a esperança que continuemos no caminho da igualdade.

O livro tem muitos personagens marcantes, Não só a Nanã que é uma mulher que nunca conheceu a liberdade e que teve o seu maior amor arracando de seus braços. Mais conhecemos vários outros escravos que vivem em situações até piores na fazenda. E personagens Como o Professor Oswaldo, O Dr. Ulisses e em especial o escravo "Miguel" que tem uma história tão linda.

O Dono da fazenda "O novo coronel" para mim dividiu opiniões, que por mais que ele tentasse ser um cara bom, ele era horrível com suas filhas. E mesmo quando ele causa uma tragédia ele não arreda o pé.

Por outro lado temos as meninas que mesmo sendo filhas de pessoas com mentes tão diminutas, mesmo sabendo que esse era o modo de pensar da época, as meninas são empoderadas e sempre buscam o que querem para suas vidas, mesmo desafiados o Coronel.
Acompanha o crescimento das meninas foi prazeroso, eu sentir todas as emoções, de todos os personagens.

O livro é maravilhoso e tem um enredo surpreendente, que prende o leitor até a última página, Gostei bastante da escrita da autora e de todo o apredizando, porque por mais que o livro tenha sido uma ficção, tenho certeza que ele não fugiu da realidade da época.

Amei a capa do livro, e achei lindo e triste o significado do título. Achei que a autora ainda tinha espaço para dar mais desenvolvimento a história, mesmo acho o livro com um final ótimo. Acho que caberiam mais algumas páginas.
Não gostei do espaçamento do livro, achei as letras muito miúdas e o espaçamento curto, porém nada que atrapalhe a leitura. A capa tá sensacional, e as ilustração estão de arrasar.

Quero agradecer a autora por ter me dado a oportunidade de ter lido o livro.

#resenhadadeza
Elanne | @LeiturasdaNanny 04/07/2019minha estante
adorei sua resenha

Renata Cavalcante 04/07/2019minha estante
Ahhh eu já tinha visto esse livro. Pela capa achei que era infantil. Gostei muito da sua resenha e da proposta do livro. Quero ler!!

Vem pra Nárnia 02/07/2019

Livro impactante
Resenha: À sombra do Jatobá
Este livro foi um presente que recebi e foi um dos melhores que livros que li este ano, da autora R. C. Maschio. @romaschio
Ele conta a história de Ercília, mas também de tantos outros escravos que como ela, não tinham o direito sobre a própria vida e sobre o próprio destino, sentimentos ou sonhos.
Durante a trajetória de Ercília, conhecemos várias personagens que passam por situações críticas, nas antigas fazendas de cana-de-açúcar, mas apesar do principal tema ser a escravidão, a autora também nos mostra a situação da mulher daquela época, que era quase uma escrava também, sob aspectos diferentes. Ela não tinha direito de falar, de escoljer com quem casaria e até mesmo de estudar para ter uma profissão.
Vemos também que havia brancos que não concordavam com a situação em que viviam e tentavam lutar contra a imposição da sociedade da época .
Ercília era ama de leite de Teodora e Cândida depois de ter os seus sonhos literalmente arrancados. Era conhecida como Nanã pelas meninas e logo transferiu o seu amor por elas e viveu em busca de educa-las para serem mulheres críticas e questionadoras, já que a mãe não se importava muito para o convívio com suas filhas, mas mesmo ao coração dela, Ercília consegue chegar, aos poucos, com o tempo.
A escrava faz de tudo para ajudar os seus amigos no decorrer de sua vida, mesmo que eles não percebam. E mesmo aos seus senhores ela é fiel, desgastando-se para cumprir o seu dever e propósito de vida.
Ela tem as suas raízes culturais plantadas em seu coração e ninguém poderá tirar isso dela!
Simplesmente um livro maravilhoso! Me deixou refletindo várias vezes. Tive que ler devagar para poder degustar toda a história aos poucos e ir pensando em como uma sociedade pode tornar algo desumano em algo comum e aceitável.
Há algumas cenas que me causaram vergonha e revolta de saber que realmente isso tudo isso aconteceu aqui mesmo no Brasil, muitas e muitas vezes.
Só lendo para você entender esses sentimentos que estou tentando descrever!
Parabéns à autora! Livro muito bem escrito e elaborado. Recomendo a todos!

Guynaciria 16/06/2019

A Sombra do Jatobá é um livro que vai te surpreender de uma forma muito positiva.

A história é ambientada na Bahia,  a cerca de 140 aos atrás e se passa nas terras de um grande fazendeiro/ escravocrata da região. Esse homem é casado e tem duas filhas (Teodora e Cândida), as meninas tem uma ama de leite que se  chama Ercília, que também é uma espécie de curandeira da região.

Inicialmente eu acreditava que esse fosse ser mais um dos livro que peca pela romantização da condição do escravo, mas a autora R. C. Maschio (@romaschio) fez algo oposto, criando uma história comovente, porem que retrata toda a dor e sofrimento que essas pessoas passaram ao serem sequestradas de seus países e famílias, e inseridas em um ambiente de áridos trabalhos forçados, mesclados a uma rígida pratica de castigos corporais e a total ausência de direitos.

Cândida e Teodora, crescem com uma personalidade forte e com pensamentos opostos ao de seus pais, uma vez que desde cedo aprenderam a amar Ercília ( sua Nanã), que foi mais próximas das meninas que sua verdadeira mãe. Através da relação da escrava Ercília com essa família, nós somos apresentados aos horrores da escravidão, onde crianças podem ser abusadas pelos senhores das fazendas, e o frutos desses estupros se tornam em seres cativos dos próprios pais, que não pensam duas vezes antes de explorar o trabalho desses indivíduos, expondo os mesmos aos mais absurdos meios de humilhação.

Uma curiosidade é que todas as ilustrações foram feitas pela filha da autora (@larashinstudio ), e devo confessar que fiquei encantada com cada desenho, principalmente o da capa e dos marca páginas, que são lindos.

Pessoal eu só tenho elogios a esse livro, e por isso mesmo não tenho como não o recomendar a todos. Eu inclusive torço fortemente para que a autora faça uma continuação, contando o que se passou com Teodora e Cândida após chegaram a Salvador.

Livia 15/06/2019

Adorei
Eu confesso que não tinha expectativa nenhuma em cima dele. Mas quando comecei a ler, fui engolida.
Um livro cheio de conhecimento a respeito da época, a forma narrada faz parecer que você estava lá vivenciando tudo.
Adorei as meninas, Ercília e o professor.
Poderia ter continuação contando a história das meninas, principalmente de Teodora, por conta dos ocorridos com ela. Mas narrado em primeira pessoa, para sabermos o que se passa por dentro dela.
Recomendo, um livro curto rico em qualidade.

Bruna3731 12/06/2019

Um grito silencioso
Ercília provou do mais puro amor, mas como se dar a outra pessoa quando não se pertence a si mesmo? Escrava desde que nasceu se apaixonou ainda jovem por outro escravo recém chegado da África. Essa era a realidade do Brasil há menos de dois séculos atrás. Ercilia se permitiu viver esse amor proibido, mas tudo foi tirado de suas mãos à força e foi vendida como ama de leite para a pequena Teodora que nascia.
Então ela virou Nanã para Teodora e depois para Cândida. As duas irmãs que ela criou do seu leite e do seu amor, mesmo vivendo em tamanho sofrimento.
Mesmo que indiretamente, as meninas cresceram com ideais contrários ao dos pais, donos de uma fazenda escravocrata de cana-de-açúcar na Bahia.
Por que alguns enriqueciam enquanto outros viviam e morriam no sofrimento do cárcere?
À Sobra do Jatobá conta a história de Nanã, a escrava Ercília, que só deu amor em troca de todos os horrores que sofreu. Conta como Teodora e Cândida, suas filhas de leite, cresceram sob sua sombra e tomaram para si um pouco de sua luta e nos toca profundamente ao retratar de forma muito fidedigna o sofrimento de todo um povo e a brutalidade de outro.
Impecavelmente escrito, a história toca nosso coração a todo momento.

Glenda.Strelow @cheirinho_de_livro 01/05/2019

Ótima leitura...
À sombra do jatobá é um livro que se passa na época da escravidão é uma leitura leve apesar do tema ser bem complexo, a escrita flui perfeitamente, e nós trás ensinamentos quando lemos com o coração.