O Torneio dos Campeões

O Torneio dos Campeões Stamato

Resenhas - A Era do Abismo

ISABELLE TRAVASSOS 26/05/2020

SURPREENDENTE!
O livro já surpreende por seus vários narradores, todos eles personagens da trama.
Várias espécies de criaturas e uma aventura a cada capítulo. Todas as cenas muito bem descritas. E as de ação são detalhadas: tanto o ambiente quanto a luta, fora o que o narrador está sentindo física, emocional e psicologicamente.
Pra quem não leu ainda, prepare-se: o autor não tem o menor receio em matar um personagem.
E pra mim, que fico submersa na fantasia. de faltar ar e tudo... É muito massa!
Parabéns ao autor, que escreve com destreza e parabéns pelo trabalho paralelo que faz ajudando e dando dicas a novos escritores.
Obrigada pelas obras e por ser brasileiro!

Rosy-@mother_ofbooks 25/09/2019

Melhor fantasia do ano!!
Fantasia: ''Obra criada pela imaginação'⁣
⁣Stamato levou a sério a definição de fantasia e leva o leitor a viajar em sua própria mente, explorando a criatividade que nem sabia que ali habitava.⁣

"A Liga Prateada tem fama de ser a região mais próspera e segura do continente, mas isso não impede que um grupo de aventureiros desbrave suas estradas e proteja o povo de orcs, mortos-vivos e magos insanos. Enquanto Draco e Gladius investigam o assassinato do seu mestre, o guerreiro Marcus cobiça a glória do combate e suas fortunas, a cartomante Rosa busca por sua família perdida, o paladino anão Alberich propaga o ideal da Justiça, a sacerdotisa elfa Ravenlla promove as graças da Liberdade e a kunoichi Zhi Wu protege os mistérios do seu passado.⁣⁣

Um dos grandes nomes da fantasia nacional, Stamato me surpreendeu, trouxe inovação em um gênero que aos poucos se torna tão saturado. De tanto ler fantasia, as vezes é difícil me ver presa de corpo e alma em uma e foi exatamente isso que aconteceu. Ignorando completamente os conselhos do autor, eu me apeguei aos personagens, são extremamente cativantes e a evolução ao longo do livro é nítida, me apeguei tanto que até tentei me tornar uma rsrs⁣⁣
A história de amizade de Gladius e Draco, me comoveu bastante, mostra o quanto não somos nada sozinhos. Os mistérios que rondam Zhi Wu⁣ me deixaram presa, querendo descobrir tudo sobre ela. Todos os personagens tem traços marcantes, mesmo que seja um sem noção como é o caso do Marcus.⁣

Batalhas, humor, lealdade, amizade, heroísmo e até um tímido romance se fazem presentes. Um livro completo, com tudo que se pode esperar de uma fantasia. ⁣

A única coisa que me incomodou, foi a forma como tudo começou, senti falta de mais detalhes do início da aventura do grupo, entendo que possa ser dessa forma para não alongar muito, mas se o livro fosse um calhamaço de 900 páginas, eu leria alegremente.⁣

site: https://www.instagram.com/p/B2zMFZdg6lD/

Ana do Café com Leitura 15/04/2019

A Era do Abismo
Uma batalha épica entre mestre e discípulo dá início a uma narrativa incrível!
O confronto, descrito pelo sábio, aquele que mantinha no passado uma relação amistosa com Alastor, seu "ex-pupilo", provoca uma batalha entre o bem e o mal, visto que este converte-se a crer que os ensinamentos aprendidos, voltados à dignidade, de nada lhe serviriam. Uma pena!
Uma luta nobre, onde a virtude tenta sobrepor-se contra o vício.
Uma história dividida em atos e, para quem gosta de narrativas com cavalheiros, armaduras, grandes batalhas e reinos mágicos, essa é perfeita!
Em A Era do Abismo , Gladius mostra ao leitor sua aventura por reinos junto de seu companheiro até serem conduzidos a uma certa reunião.
No encontro, a intenção era de recrutar guerreiros humanos, a fim de se organizarem para um combate contra os Goblins. Foram acolhidos por um senhor culto, aparentemente bem afeiçoado, dono de uma bela pousada que abrigou a todos, e que demonstra diretamente ser alguém indagador.
Draco, Gladius, Alberich, Marcus, Zhi Wu...
... cada qual com suas características e objetivos adversos, que condiziam com suas crenças e origens. Sehdlon, um elfo que desejava vingar a extinção de seu povo, os liderava.
Draco e Gladius partem em busca de um ideal: vingar seu mestre. Contudo, junto de seus amigos, viram ainda a possibilidade de participarem do Torneio na Arena de Vesúvio, o que ao leitor permitiu uma série de acontecimentos que tornam a trama ainda mais ativa em meio às vivências dos guerreiros, até finalmente chegarem ao grande evento que marcaria suas vidas.
Aventuras são relatadas sob os olhares e perspectivas de ambos, por meio das experiências por cada um deles vivida, bem como as de seus companheiros de missão, já que a cada ato, um deles conta os fatos sob seus modos.
(continua no blog!...)

site: https://www.cafecomleitura.com/2019/04/122019-era-do-abismo.html

Nilton Alves 27/01/2019

Resenha
Hoje trago para vocês a resenha do livro A Era do Abismo - O Torneio dos Campeões do autor Bernardo Stamato, publicado no finalzinho de 2018 pela Editora Pendragon. mas antes de falarmos sobre o livro que tal conhecermos mais um pouquinho sobre o autor. Bernardo participou do concurso cultural “Eu, Criatura”, ficando em primeiro lugar. Desde então, escreve contos, se tornou crítico literário e instagrammer Mochileiros do Multiverso, com mais de 12 mil seguidores. Além deste livro, os leitores podem desbravar mais fábulas d’A Era do Abismo através dos contos gratuitos no wattpad.

Enquanto Draco e Gladius investigam o assassinato do se mestre, o guerreiro Marcus cobiça a glória do combate e suas fortunas, a cartomante Rosa busca por sua família perdida, o paladino anão Alberich propaga o ideal de justiça, a sacerdotisa elfa Ravenlla promove as graças da liberdade e a kunoichi Zhi Wu protege os mistérios do seu passado. Unidos pelo acaso, eles irão desafiar não só monstros selvagens, mas também nobres corruptos e cultistas profanos.

A Era do Abismo é um livro que me surpreendeu bastante, com sua narrativa
envolvente, personagens cativantes e enredo conduzido com maestria pelo autor.

No livro encontramos um grupo de aventureiros lutando contra orcs, mortos-vivos, magos e diversas outras criaturas que aparecem pelo o seu caminho. Apesar das diferenças e segredos que cada um tem é bonito vermos a interatividade e o trabalho em grupo dos personagens.

Um livro que tem dramas, investigações, batalhas e fugas além de romance. Um mundo onde os vícios estão ganhando o lugar das virtudes.

Conseguiram eles triunfar em meio os desafios ao longo de sua jornada? Conseguiram superar uma perda que dará início a uma saga épica?

O livro nos fala sobre não deixarmos ser guiados pelos nossos vícios, mas sim pelas nossas virtudes. Em fazermos o bem sem esperar nada em troca.

Cada capitulo é narrado por um personagem diferente o que nos deixa um pouco mais próximo do mesmo, o livro tem um mapa o que serve para nos localizar ao longo da história. A capa é linda mais um belo trabalho da Mirella Santana, a diagramação foi feita pelo Rafael Sales e a revisão pela Susana Silva. no finalzinho do livro o autor
deixou um Codex onde nos explica mais sobre o mundo que criou nos mostrado a divisão geopolítica, a história das nações e reinos, como funciona a magia e a linha do tempo, explicando sobre os seres e raças.

Gostaria de agradecer ao autor por me confiar sua obra e pela ótima leitura que tive lendo o livro. dou 5 estrelas e recomendo a leituras para todos que gostam de fantasia e
RPG.

Vita Literária 21/01/2019

Resenha Parceira do livro "A era do abismo - O torneio dos campeões" Bernardo Stamato - Editora Pendragon 346P/ Fantasia 2018

⚔ A era do abismo chegou e Sete aventureiros que se conheceram ao acaso, se unem pelas virtudes em uma aventura fantástica. Draco e Gladius são melhores amigos e querem descobrir quem assassinou o seu mestre que os treinou desde cedo, Zhi Wu é misteriosa e pouco revela sobre si, Ravenlla é uma Elfa que defende a liberdade a qualquer custo, Marcus quer a glória do combate e do ego, Rosa a cartomante tem alguns truques escondidos na manga e está a procura da sua família desaparecida e Alberich, o anão paladino defende seus ideias de justiça junto ao seu companheiro um Ibex chamado Barão. Alguns guardam segredos e outros dilemas. Juntos embarcam numa jornada pelo desconhecido em defesa dos povoados que estão sendo atacados por terríveis monstros, mortos-vivos e outros seres que habitam a superfície como abaixo dela. Vão se deparar também com Necromantes insanos, nobres corruptos, bruxas ensandecidas e afins. Mas todo cuidado é pouco e apesar de tudo ninguém é confiável. Será que nossos destemidos Heróis conseguirão vencer todos os desafios, perigos, conquistar seus objetivos na liga Prateada e superar seus próprios conflitos?

⚔Nessa High Fantasy que tem tudo para ser épica, o autor criou um multiverso com personagens cativantes e bem caracterizados em uma história incrivelmente bem construída e rica em detalhes! Não poupou criatividade e originalidade. As batalhas são muito bem descritas. A narrativa é tão descontraída, fascinante e coerente que a escrita se torna primorosa e fluída. Eu não consegui largar até terminar. Além disso Bernardo criou um sumário que além de ser um mapa contém a localização das páginas.
A história é dividida em quatro atos e os capítulos intercalam com a narrativa de um protagonista de cada vez, permitindo conhecer mais um pouco do personagem e o ponto de vista dele, deixando tudo muito interessante. E a cada capítulo aparece o local do mapa em que eles estão e entre capítulos temos dois protagonistas conversando entre eles. No final vem o Codex que é um glossário super completo explicando o multiverso, as raças, etc... Algumas pontas soltas ficaram para serem esclarecidas e alguns personagens devem ser mais explorados no próximo livro. O final deixa um gancho com gostinho de quero para ontem.

⚔A editora Pendragon está de parabéns pela edição super caprichada, Ilustração impecável e excelente diagramação! Uma obra completa!

👩🏻‍💻Eu amei a mitologia impecavelmente criada pelo Bernardo e esta batalha épica ja é uma das minhas favoritas e ja virei fã. Nem preciso dizer o quanto eu preciso da próxima trama né?!

👨🏻‍💻Curiosidades/Autor: Acho que é válido falar que eu leio os autores renomados pra inspirar a escrita, técnicas, ritmo e narrativa, mas tiro as ideias pras histórias, personagens, monstros de outras mídias, como cinema e videogame. Assim eu guio a narrativa com base nos autores consagrados, mas crio a história pensando fora da caixa. Olha, levei alguns anos para escrever o livro. Sobre quantidade de livros: não tenho meta (e depois vou dobrar a meta). Posso dizer que quero lançar um livro por ano. E meu personagem preferido é a Rosa. Ela é a luz do time.
O autor é carioca e participou do concurso cultural “Eu, Criatura”, ficando em primeiro lugar. Desde então, escreve contos, se tornou crítico literário e Instagrammer Mochileiros do Multiversi, com mais de 12 mil seguidores. Além deste romance, os leitores podem desbravar mais fábulas d’A Era do Abismo através de contos gratuitos no Wattpad.

👩🏻‍💻Resenhista: Lüciana Assumpção/ IG @vicioliterariobylu

site: https://www.instagram.com/vicioliterariobylu/

José R. Cerqueira 03/10/2019

Um livro fenomenal, emana a essência da fantasia nacional
Durante o enredo do primeiro livro (O Torneio dos Campeões) somos apresentados a sete personagens únicos: Draco, Gladius, Alberich, Zhi Wu, Marcus, Rosa e Ravenlla; cada um com sua voz, personalidade e capítulos únicos. Com toda a carga "Tolkeniana", Stamato reaviva o significado de fantasia com toques pessoais e arrasadores, além de sempre ter uma carga niilista e assustadora – que me fez questionar vários conceitos e visões de mundo já estabelecidos. O livro é extremamente cativante e o autor tem uma escrita mais que fenomenal, que belisca o limiar entre a simplicidade e complexidade; além de ser prazerosa, a leitura do Torneio dos Campeões é extremamente cativante, e talvez esse tenha sido o motivo de ter passado a última página no terceiro dia de leitura. Ressaltando, também, as explosivas descrições de embates e lutas, faz muito tempo que não encontrava um livro que cumprisse com essa tarefa tão bem quanto cumpre o Torneio dos Campeões.
Bernardo Stamato nos traz uma fantasia arrasadora e assustadora, digna de estar entre os grandes nomes da fantasia nacional, além de ser uma ótima pedida se procura por uma primeira leitura do gênero.
---
---
"Vocês também comem o quanto querem, matam o quanto querem e fazem o que querem com o morto. Não finja ser melhor do que eu." – O Torneio dos Campeões, p.62

Felipe Saraiça 23/09/2019

A era do Abismo
Se você gosta de heróis, aventura, criaturas fantásticas e muitas batalhas, esse livro foi feito para você.
Em “A Era do abismo”, livro do autor Bernardo Stamato, encontramos um grupo de aventureiros, cada um com suas características e particularidades, que se unem e enfrentam diversos inimigos em cada nova cidade que passam, entre eles mortos-vivos, zumbis, bruxas e muito mais.
O autor construiu uma narrativa impecável, guiando o leitor por entre mundos sombrios, batalhas sangrentas e personagens singulares. Além disso, a história também traz ensinamentos, fala sobre amizade, virtude e traz reflexões sobre o bem, o mal, e o quanto as batalhas que enfrentamos podem nos tornar também vilões.
Entre os personagens da história, destaco dois: Rosa, uma cartomante que busca sua família e é como a luz para o time de aventureiros e Zhi Wu, uma personagem forte, mas enigmática, que, apesar de não falar muito, ganha destaque com o decorrer da história. Duas protagonistas femininas que fazem a diferença, o que é excelente.
Um livro que recomendo, não só para quem já está acostumado a ler livros de fantasia, mas para aqueles que querem conhecer mais sobre o gênero, pois o livro possui um número amplo de personagens fantásticos e que são muito bem descritos, o que facilita a leitura.

Ah, e deixo aqui uma dica, essa dada pelo próprio autor: não se apegue aos personagens.

site: https://www.instagram.com/prosaprapoucos/

Nina Souza 14/01/2023

Um livro que promete aventuras e reflexões
A Guerra Eterna influenciou o passado e gera consequências no presente que, se descuidadas, afetarão o futuro de uma forma ameaçadora. Dentro dessa perspectiva, o leitor é convidado a lidar com uma multiplicidade de raças enquanto acompanha os personagens principais aprendendo a lidar com seus bons e maus hábitos durante a leitura.

Essa guerra trouxe a naturalidade de vícios, fazendo com que os habitantes precisem sobreviver em meio ao caos e clamar pela justiça em uma narrativa muito bem construída, repleta de desafios a serem ultrapassados e metas a serem alcançadas, e, claro, criaturas lendárias fazendo parte de uma jornada pelo desconhecido.

Os protagonistas vão enfrentar um momento pós batalha entre Paraíso e Abismo, em um cenário em que o Abismo foi vitorioso depois de um pacto corrompido e a aniquilação do Paraíso, levando a chacina dos celestiais e, em consequência disso, poucas pessoas permaneciam agarradas às virtudes.

A Liga Prateada pode até ter fama de ser uma região próspera e segura, mas isso não impede aventureiros de desbravarem suas estradas em busca de orcs, cultistas, mortos-vivos, magos e nobres corruptos para enfrentar.

Um grupo tão diferente e tão complexo se une em prol de suas virtudes, objetivos próprios e em defesa daquilo que acreditam. Eles precisam lidar com a desconfiança enquanto aprendem a respeitar uns aos outros, a entender as habilidades, segredos e personalidades de cada um dentro do coletivo e individualmente e o autor proporciona essa progressão de uma forma muito natural, harmônica e coerente.

Apesar de ter sentido falta de mais capítulos narrados pelas mulheres, ainda assim elas ocupam posição de destaque em várias das batalhas e nas demonstrações de suas habilidades e virtudes. O autor soube usar bem características, poderes e personalidades distintas para trazer equilíbrio ao grupo de aventureiros e, apesar de ter uma dinâmica muito boa, há um pouco de excesso dessas mesmas boas ações.

Apesar da boa construção, da dinâmica e da imersão, em alguns momentos o grupo parecia ser tão impenetrável que uma parte do efeito das batalhas acaba sendo perdido. As virtudes e o altruísmo eram tão fortes que o impacto e o frio na barriga em saber se iriam ou não sair daquela situação foi, na minha experiência, praticamente inexistente... esperava ver um pouco mais de vulnerabilidade dos personagens e não apenas seus pontos mais fortes.

Todavia, o livro apresenta uma ótima colocação entre o bem e o mal, o autor de forma objetiva cria uma pluralidade de opiniões, vivências e perspectivas que contribuem para a humanização dos personagens e, consequentemente, para que o leitor possa se identificar com suas características e ter uma visão totalitária dos personagens através da alternância entre os narradores.

É um livro que chama atenção, acima de tudo, pelos personagens e pelo conceito que o autor utiliza como plano de fundo para cenas de lutas, bem descritas e cirúrgicas, em momentos cruciais enquanto também duelam, em silêncio, contra suas próprias virtudes e vícios.

site: instagram.com/cartografialiteraria

Rica de Leitura 10/09/2019

Sem dúvida o melhor que já li no gênero
"Quem não gosta de uma história de batalha?"
Então Bernardo , me explica como não se apegar aos personagens? Porque eu não conseguir.
Esse grupo de aventureiros conquistou meu coração.

Esse é sem dúvidas o melhor que já li no gênero. E com toda certeza um dos mais bonitos exemplares que tenho na minha estante.
Repleto de aventuras, com batalhas épicas e um torneio de tirar o fôlego .
Cheio de mistérios e muito divertido,um livro espetacular.

Vinícius 05/09/2019

Um bom começo!!!
O livro tem uma narrativa bem leve, proporcionando ótimas horas de leitura, porém o livro vagueia bastante e não mostra um enredo sólido que te prende. Mas acredito que a série tem potencial para crescer, por isso recomendo a leitura.

Alexandre Bandeira @bandeirabooks 05/02/2024

Uma Fantasia "old school"
Primeiramente, o livro é ótimo e oferece uma narrativa boa e fluida. Stamato consegue envolver muito bem o leitor para um mundo fantástico e medieval. Ele incorpora detalhes incríveis em seus textos, geralmente acompanhados por cenários grandiosos e uma dramaticidade bem aos moldes de As Crônicas de Gelo e Fogo.

A trama abre espaço para um romance interessante mas, para mim, o ponto alto são as lutas e batalhas. Há momentos sublimes entre os embates que nos faz lembrar os turnos de Rpg. Os capítulos são alternados entre os personagens e está dividido em quatro atos criando assim, uma perspectiva mais íntima e ao mesmo tempo dramática.

Não há como deixar de mencionar a beleza gráfica. Lindas artes, um excelente codex, mapas e detalhes dos símbolos em cada página fazem desta edição uma das mais belas da Editora Pendragon.

A Era do Abismo - O Torneio dos Campeões traz a experiência "old school" das histórias de fantasia medieval e mostra para o leitor que pode haver beleza e glória nas batalhas, mesmo que se perca alguém que goste muito.

Recomendo.

Rafaela (@exlibris_sc) 05/07/2019

Uma fantasia épica made in Brazil
Divertido, envolvente, misterioso, repleto de boas lutas, cheio de referências e que ainda assim caminha com as próprias pernas! Em “O Torneio dos Campeões”, temos um escritor “Made In Brazil” que constrói um mundo todo trabalhado na jornada do herói; temos suas dúvidas, seus aliados, inimigos, defeitos, sonhos e habilidades sendo testadas quase constantemente. Entre cenários muito bem escritos e detalhados – fazendo do leitor um próprio aventureiro – temos Draco, Gladius, Marcus, o anão paladino Alberich, a encapuzada versada em artes marciais Zhi Wu, um íbex chamado Barão, a cartomante Rosa e uma elfa de nome Ravenlla que, juntos, formam o grupo de heróis mais desajustado e ímã ambulante de problemas que eu já vi até o dado momento. Desde as primeiras páginas, o mundo medieval fantástico me acertou como uma surpresa ótima – fã que sou de todo o universo criado por Tolkien e que atraiu discípulos por todo o mundo – desde as primeiras lutas e demonstrações de caráter, ou falta dele, me senti fisgada pela história como um peixe por um anzol. De fato, Stamato honra a tradição de mestres da fantasia e tempera a história com um sabor bem brasileiro; assim como outros grandes do lado de cá do globo, como Eduardo Spohr e Raphel Draccon. Além das lutas e aventuras muito bem descritas, temos toda uma gama de raças que diferem de leve das conhecidas; orcs, goblins, anões, omodés, gnomos, elfos, humanos, iratheras, bestiais, traians, zaraths, homúnculos, decaídos, robgoblins, gigantes e híbridos fazem dessa fantasia um caldeirão de Virtudes e Vícios, como seria chamado o lago negro da balança, que duelam sem trégua por um espaço nas almas dos personagens. Muito mais que uma boa fantasia épica, o livro nos faz questionar os valores, o grau de determinação e do que é feito nosso cerne; mesmos questionamentos que os personagens enfrentam em sua jornada.
Então, caro leitor, se você gosta da boa e velha briga de espadas, de desvendar mistérios repletos de necromancia, da luta do bem contra o mal, de despachar seres infernais – aqui bestiais – de volta para o Abismo que eles saíram e de ajudar donzelas em perigo ou de ser manipulado por donzelas bem perigosas, este livro é para você! Sem falar que essa é uma das edições mais belamente trabalhada que já coloquei as mãos; a editora caprichou e pincelou epicamente cada página e gravura deste mundo fantástico medieval. Leia e verás!

”Como saber se estou lutando pela causa certa? Como ser juiz, júri e executor ao mesmo tempo? Quem me deu o direito de vagar pelo mundo e moldá-lo da forma como eu acredito ser a certa? Afinal, meus inimigos acham que estão fazendo o mesmo.” p.327

site: https://www.instagram.com/p/Bzi4X34DmN6/?utm_source=ig_web_copy_link

CT dos Livros 27/05/2019

Era do abismo
Obra: Era do Abismo
Autor: @mochileiros_do_multiverso
Editora: @editorapendragon
Gênero: Alta fantasia .
A Liga Prateada tem fama de ser a região mais próspera e segura do continente, mas isso não impede que um grupo de aventureiros desbrave suas estradas e proteja o povo de orcs, mortos-vivos e magos insanos. O grupo é formado Draco e Gladius que investigam o assassinato do seu mestre, o guerreiro Marcus cobiça a glória do combate e suas fortunas, a cartomante Rosa que busca por sua família perdida, o paladino anão Alberich que propaga o ideal da Justiça, a sacerdotisa elfa Ravenlla que promove as graças da Liberdade e a kunoichi Zhi Wu protege os mistérios do seu passado.
O livro começa mostrando a primeira formação da nossa equipe de aventureiros, equipe que se junta para uma missão aparentemente simples, porém nada é somente o que parece, e as coisas se complicam e isso serve para começar a formar algo além de um pequeno grupo de aventureiros com um bem em comum, essa relação de confiança vai crescendo e cada vez os segredos vão aparecendo, até que chega a segunda formação do grupo e tudo meio começa a tomar um rumo, as aventuras vão se mostrando cada vez mais guiadas para um bem maior.
O autor vai muito fundo no conceito de fantasia medieval, além de um mundo repleto de criaturas já conhecidas como zumbis, orcs, goblins, bruxas e outros, somos apresentados a alguns conceitos de bem e mal, que ele chamou de Virtudes e Vícios, e como essas coisas vão além de conceitos distantes e influenciam diretamente o mundo, além da criação de divindades novas e únicas, o códex no fim do livro ajuda e muito a dar uma profundidade a história e ao mundo.
Como o livro tem muitos personagens o autor usa capítulos narrados por cada um deles, e isso além de ritmo constrói de forma fluida a personalidade de cada um deles, pois além de termos vários pontos de vista do grupo e de cada individuou e podemos notar claramente suas personalidades nos capítulos de cada um. O enredo é bem fechado e coeso, onde cada personagem se mantem firme as suas características e isso torna tudo muito mais intimista e divertido pois você se apega e conhece cada um deles.
Avaliação: ★★★★★

site: https://www.instagram.com/p/BxsPB78DOX8/

Edu Cazorla 21/07/2022

Épico
Sobre amizade, mistério, aventura e muito mais .... Tudo que uma boa fantasia pede
É um livro que começa já te instigando a saber o que irá acontecer na sequência .... Sou fã.