O Torneio dos Campeões

O Torneio dos Campeões Stamato

Resenhas - A Era do Abismo

Rica de Leitura 10/09/2019

Sem dúvida o melhor que já li no gênero
"Quem não gosta de uma história de batalha?"
Então Bernardo , me explica como não se apegar aos personagens? Porque eu não conseguir.
Esse grupo de aventureiros conquistou meu coração.

Esse é sem dúvidas o melhor que já li no gênero. E com toda certeza um dos mais bonitos exemplares que tenho na minha estante.
Repleto de aventuras, com batalhas épicas e um torneio de tirar o fôlego .
Cheio de mistérios e muito divertido,um livro espetacular.

Felipe Saraiça 23/09/2019

A era do Abismo
Se você gosta de heróis, aventura, criaturas fantásticas e muitas batalhas, esse livro foi feito para você.
Em “A Era do abismo”, livro do autor Bernardo Stamato, encontramos um grupo de aventureiros, cada um com suas características e particularidades, que se unem e enfrentam diversos inimigos em cada nova cidade que passam, entre eles mortos-vivos, zumbis, bruxas e muito mais.
O autor construiu uma narrativa impecável, guiando o leitor por entre mundos sombrios, batalhas sangrentas e personagens singulares. Além disso, a história também traz ensinamentos, fala sobre amizade, virtude e traz reflexões sobre o bem, o mal, e o quanto as batalhas que enfrentamos podem nos tornar também vilões.
Entre os personagens da história, destaco dois: Rosa, uma cartomante que busca sua família e é como a luz para o time de aventureiros e Zhi Wu, uma personagem forte, mas enigmática, que, apesar de não falar muito, ganha destaque com o decorrer da história. Duas protagonistas femininas que fazem a diferença, o que é excelente.
Um livro que recomendo, não só para quem já está acostumado a ler livros de fantasia, mas para aqueles que querem conhecer mais sobre o gênero, pois o livro possui um número amplo de personagens fantásticos e que são muito bem descritos, o que facilita a leitura.

Ah, e deixo aqui uma dica, essa dada pelo próprio autor: não se apegue aos personagens.

site: https://www.instagram.com/prosaprapoucos/

joaomarques 01/02/2022

Ótima história
Gostei de como se desenrolou a história principal e dos personagens, mas achei que o ápice do livro deixou a deseja, mas ainda sim, é uma ótima leitura.

Marc 26/12/2021

Que aventura épica!
A Era do Abismo: O Torneio dos Campeões é um épico pelas suas aventuras com personagens carismáticos e desafios marcantes.

As interações do grupo de aventureiros é tão real que você se sente parte da equipe, como se conhecesse cada um há muito tempo.

As cenas de ação são muito bem escritas e os diálogos fazem seu papel de forma majestosa.

Um livro tanto para rpgistas como para leitores que curtem uma aventura cheia de ação e personagens cativantes.

Pedro 21/10/2021

Um livro de rpgistas
A leitura foi muito tranquila. O Bernardo consegue envolver o leitor no seu ritmo mais informal. É bem bom. Os personagens são cativantes e alguns complexos, cheios de segredos.
O que não me agradou foi a falta de ligação entre os pontos da história. As missões que acontecem pelo caminho são bem aleatórias e me parece que a história poderia começar no próprio torneio, ou próxima dele.
Por último, um ponto que eu achei fantástico é justamente o que eu critiquei. As missões são muito criativas e enriquecem bastante o repertório de mestre. O livro passa muito a sensação de que os personagens foram pessoas em uma mesa de rpg. Então, ele é uma boa leitura para rpgistas.

Quennick 16/08/2021

Blog Eureka Mundo
Neste livro seremos apresentados sete guerreiros que vivem na Liga Prateada, um lugar calmo e prospero mas repleto de pessoas fortes e incríveis. Entre elas estão nossos sete campeões, Gladius, Draco, Marcus, Rosa, Alberich, Ravenlla, ZhiWu, unidos pelo acaso onde cada um possui um alvo. Tudo se inicia quando Draco e Gladius decidem encontrar aquele que matou seu mestre, mas recebem a missão de matar os Globis pelo Reino, com isso na busca pelo globis eles encontram cada um dos outros guerreiros. Mas diversos acontecimentos a mais surgem em meio a essa jornada e juntos os nossos heróis precisam mudar a rota até chegar no Torneios dos campeões. Será que cada um conseguirá alcançar seus objetivos? O que esse Torneio reserva aos sete guerreiros? Posso dizer que este a outras perguntas vocês descobriram lendo esta obra fantástica! O que eu mais gostei nesse livro é a riqueza de detalhes, cada palavra foi milimetricamente pensada para se encaixar perfeitamente com o que a história quer nos passar, fora que os personagens são extremamente marcantes completando todo o enredo, não consigo achar um defeito nessa obra!

site: https://eurekamundobook.blogspot.com/2021/08/a-era-do-abismo-o-torneio-dos-campeoes.html

SK 04/07/2023

Aventura épica com batalhas e um relacionamento de equipe maravilhosos
(resenha completa no link)
Bernardo realmente sabe montar uma história de aventura em cenário de terra medieval e personagens distintos que manjam bem suas armas em batalhas. Minha leitura de A Era do Abismo foi muito gostosa e imersiva e em todo tempo queria comentar com alguém sobre as cenas e diálogos. Mas eu estava “sozinha” nesta viagem. Sozinha entre aspas porque me refiro a não estar lendo o livro com outros leitores, mas enquanto lia, me sentia realmente parte do grupo, junto com os personagens. Durante a leitura, eu não estava sozinha.

Eu sou o tipo de leitora, confesso, que tem preguiça de ler cenas de guerras, batalhas… ação no geral. Eu leio pulando linhas. Mas no primeiro conto do autor que eu li (Estrela Púrpura do livro A Sétima Chave) já percebi como fui fisgada ao ponto de esquecer que eu estava lendo, era como se eu estivesse vendo um filme, então quando comecei a ler A Era do Abismo, você pode imaginar minha expectativa, seria a segunda leitura do autor, então eu estava curiosa! O mesmo aconteceu: eu li cada movimento de defesa ou ataque como se estivesse assistindo uma cena, sem piscar os olhos -bom, eu estava, não é mesmo? Eu estava lá o tempo todo, vendo, sendo a única que não lutava ou não sofria danos, mas eu estava lá!

Como também já disse, Bernado Stamato consegue colocar informações ao longo da história que não fazem sentido nenhum e você fica querendo entender que porcaria aquilo quer dizer e por que está ali !? E conforme a leitura avança, você percebe que não vai se decepcionar, nada é apresentado sem querer ou esquecido. Em A Era do Abismo, você precisa confiar e ler até o final! Eu amo histórias assim.
336 páginas lidas em uma semana com sucesso!

Quanto aos personagens: de fato, tive muitos pequenos ataques do coração ao longo da viagem. Quantas emoções por causa desse grupo, meus amigos! Mas talvez, o aviso do autor para não nos apegarmos aos personagens só tenha reforçado o carinho que é possível nutrir por cada um. Bom ou ruim, o aviso é válido. Querendo ou não, se acontecer alguma coisa, você passa cada tempo, cada cena com o personagens, como se fosse sempre a última, aproveitando ao máximo e cada momento deles. E isso não é ruim, afinal, não é assim que é a vida real? Cada dia e momento pode ser o último e por isso, é preciso aproveitar cada segundo, não desperdiçar oportunidades… E nem por isso é saudável se fechar, não se permitir criar laços. São os laços que nos tornam melhores. Ninguém é alguém sozinho.

Devo dizer também que todos os diálogos entre Draco e Gladius são muito bons! Reli alguns mais de uma vez! Uma hora porque foram reflexivos, outra hora porque foram cômicos. Socorro, amo uma amizade! Uma amizade que foi motivo de alguns dos mini ataques que comentei antes. *rindo de nervoso*

site: https://www.aliceleite.com/post/resenha-aeda-a-era-do-abismo-o-torneio-dos-campe%C3%B5es

Pedro P. R. 25/02/2021

Uma aventura de RPG em sua essência
Esse era um livro que eu queria ler a bastante tempo e que valeu a pena agora que li.
O Torneio dos Campeões me traz lembranças de partidas de RPG de mesa com os amigos. A primeira sessão para unir o grupo, o objetivo individual de cada um, a troca de membros seja por morte ou ausência, a interação dos membros, o desejo por aventuras, mesmo aquelas que não nos dizem respeito.

Os momentos no final de cada capitulo para mostrar uma interação entre o grupo é muito bom. Me lembrou alguns jogos de RPG de PC e Console onde podemos interagir com personagens do grupo nos momentos de descanso dos personagens. Criando assim uma afinidade entre eles.

A historia me lembrou muito também a Light Novel Goblin Slayer com suas características de RPG e as missões dos aventureiros.

Algo que me incomodou um pouco no inicio foi o habito de se lançar em todos os problemas que surgissem pela frente altruistamente de alguns personagens. É meio difícil imaginar uma pessoa real como aquela, mas ao desenrolar da historia fica mais claro porque ele age assim e seu desenvolvimento é muito bom também.

No inicio da historia há algo que pode ser tido com problema pra uns e normal para outros. A historia segue um ritmo mais acelerado no inicio com cada capítulo mais parecendo pequenos contos de um grupo de aventureiros. Só um pouco mais para frente que a historia parece ir se conectando mais entre os capítulos.

No fim, é uma leitura que super vale a pena para leitores de fantasia e jogadores de RPG, e mesmo se você não joga, ainda vai ser uma boa experiencia.

@juliusverse 07/02/2021

Um bom livro
É um livro bom, sem dúvidas.
Dou destaque para o desenvolvimento do grupo e relações interpessoais dos personagens, isso me agradou muito. Foi ótimo acompanhar a evolução deles como equipe. Outro ponto legal é o autor ter dosado bem as informações sobre o universo da história.

Entretanto, eu senti que o grupo eta "bom demais" e eu não temia por eles nas batalhas e, sendo bem sincero, as mortes do livro não me impactaram tanto. Os pontos de vista alternados e em primeiro pessoa poderiam ter sido explorado melhor as personalidade de cada um, as vezes eu esquecia quem era quem que tava narrando.
Mas de qualquer forma, se você gosta de fantasia medieval bem clássica, você vai gostar.