Drácula

Drácula R. F. Lucchetti
Bram Stoker

Resenhas - Drácula

Ariel 21/02/2024

O começo é muito dinâmico e empolgante, já entramos no mundo do Drácula de cara. O livro tem colocações extremamente religiosas e sexistas, o que é comum na literatura da época. A autoestima dos personagens masculinos é gigantesca. A caça ao Drácula é extensa demais e cansativa em vários momentos, visto a repetição infinita de crenças cristãs e machismo com as personagens femininas. Relendo parece até que não gostei, mas gostei. Vale a leitura, é a fonte original de várias histórias de vampiros que já vi ou li.

abacaxi_04 20/02/2024

Sinceramente, que livro gostoso. Um clássico que não se tornou clássico sem motivos a narrativa que deixa uma tensão maravilhosa, personagens que conseguem cativar empatia, o Drácula que consegue ser asqueroso e charmoso ao mesmo tempo, realmente não tinha como não ser imortalizado na cultura pop.
Tinha apreensão de ler por aparentar ser difícil, e agora posso falar que foi o clássico mais tranquilo que já li.
Só não recebeu cinco estrelas porque realmente, o final poderia ter sido melhor.
Por fim, LEIAM DRÁCULA!!!!
Agente P 20/02/2024minha estante
Genio

Thay262 20/02/2024

Criei espectativas, nem todas foram atingidas, mas o saldo foi positivo?
É muito difícil ficar entediado com essa trama, pois o estilo do livro deixa-nos com vontade de acompanhar tudo o que está acontecendo e oque está por vir. O cenário é ótimo, uma excelente ambientação, podia imaginar tudo como se fosse um filme. Finalmente entendo porque as pessoas ficaram fascinadas por essa história, e pelo antagonista, por isso tanta aclamação e tantas adaptações...

...E ainda assim nunca vi nenhuma; oque me proporcionou uma experiência muito boa com o livro, afinal vale ressaltar que não sei se teria ficado tão absorta na trama se já soubesse spoilers. Por não saber nada desse livro, além do senso comum, fiquei viciada nas páginas, principalmente porque estava curiosa para saber como tudo se desenrolaria e terminaria. Junto a isso, os personagens ganharam vida em minha mente enquanto eu lia. Para mim, é a prova de que o livro é bom.

Foi escrito de uma forma muito interessante, na forma de narrar, trazendo relatos e cartas, assim a leitura não é cansativa e nem difícil como se espera de um dito “clássico”, pelo contrário, foi muito fácil de acompanhar. Arrependo-me de não ter lido antes.
A grande questão é: Drácula dá nome ao livro, foi ele quem se tornou icônico, foi por causa dele que o livro se tornou um clássico, procuramos o livro para saber mais acerca dele, não é? Mas, apesar de dar nome ao livro (e ser o principal antagonista), ele não protagoniza diretamente a trama...

...Os protagonistas são Jonathan, Lucy, Mina, Seward, Van Helsing, Arthur e Quincey. Mas ninguém começa o livro esperando por isso, porque a cultura popular faz-nos querer ler sobre Drácula, e apenas ele (eu nem sabia que o livro traria tantos outros personagens).

PONTOS NEGATIVOS:
O início da trama chama muita atenção e evoca uma atmosfera claustrofóbica e opressiva quando Jonathan, o primeiro personagem a quem somos apresentados, está na presença do temido e ameaçador adversário (oque foi excelente). Por outro lado, o meio do livro é um pouco decepcionante, com distanciamento do Drácula e mais foco nos protagonistas (tive a sensação de que o meio poderia ter sido encurtado e algumas atitudes dos protagonistas poderiam ter sido evitadas, e que algumas coisas posteriores eram “convenientes” para o final). Além disso, depois que a trama se divide com relatos diversos e trás todos os personagens que citei, torna-se menos detalhada em alguns aspectos, como se trazer tantos protagonistas não tivesse sido tão benéfico a narrativa.

Ao longo da leitura, imaginei e esperei, criei expectativas sobre algumas coisas, e no final a trama tomou rumos diferentes dos que eu esperava (e não para melhor, aliás, assim justifico porque tirei estrelas. Três estrelas significa que eu "gostei, porém esperava bem mais").

PONTOS POSITIVOS:
Porém, não se deixe abater, o fato de todo o livro ser escrito através da narração vinda de relatos dos protagonistas trás alguns aspectos positivos, por exemplo; nos ajuda a ter empatia por eles, principalmente porque lemos oque dizem em primeira pessoa. Além disso, há algo de “mágico” na escrita vitoriana que prende minha atenção, algo de época, mas também fácil de acompanhar (várias vezes a maneira como este livro foi escrito me lembrou de como Watson escreveu sobre suas aventuras com Holmes, ambas as histórias não tem nada a ver uma com a outra, mas os métodos de contar e as questões culturais e comportamentais da época são os mesmos, uma áurea típica daquele período, sei lá, não sei explicar).

Eu diria que o final deste livro parece abrupto apenas porque esperamos mais "Drácula" com toda a força antagônica e nefasta que ele representa. Desde o início fiquei esperando um embate emblemático e épico; e apesar da trama trazer bastante adrenalina no final, eu esperava ainda mais? Sim, bem mais (culpo a "expectativa" que criei, e também a cultura popular, que me fez esperar mais).

Porém, pode-se citar que a estrutura central da trama trata “de como os protagonistas entraram em contato com uma criatura hedionda e o que fizeram em relação a ela”. Se olharmos pela perspectiva dos protagonistas, o final é bastante aceitável, é sobre o bem lutando contra o mal. Simplesmente não é um final satisfatório quando esperamos mais de Drácula como vilão, no que diz respeito ao término do livro.

CONCLUINDO: De qualquer forma, gostei do livro. E entendo porque se tornou um clássico. O Drácula em si, nos momentos que apareceu e roubou a cena, foi bastante icônico em diversos momentos, me fazendo compreender porque tornou-se um vilão arquétipo para tantos outros, além de ter propagado o mito de "vampiro" para patamares inimagináveis mundo a fora.
E, embora Drácula tenha ganhado tanta fama, achei os outros personagens também fascinantes e, em última análise, temi por eles (cada um se destaca de forma única, daí nos aproximarmos e temer por eles). Não sei porque nunca tinha ouvido falar neles antes?

Pra finalizar, este não é um livro sobre Drácula, seu nome aparece apenas no título como um fator preponderante a ser temido, mas a trama é realmente sobre os Harker, como a vida de Jonathan Harker mudou após sua estadia no Castelo do Conde Drácula, onde ele encontra um mal inimaginável, mas, ao se propor sobreviver e enfrentar esse mal, conheceu verdadeiros amigos valentes, que tentarão junto dele vencer essa força do mal que se interpôs em suas vidas. Eles conseguirão? Sairão vivos dessa? Quem triunfará, o bem ou o mal? Quem tem mais chances? Eles vão se abater frente a Drácula? Drácula vai acha-los inofensivos e cansará deles ou os tomará como ameaça? Você tem que ler para saber!

Sobre a edição: estava receosa com a Princípis desde que comprar Ilíada, Odisseia e a Divina Comédia deles é jogar dinheiro fora, dado que a tradução não é das melhores. Além do fato que um dos livros de Sherlock veio com um conto faltando (já foi corrigido em novas triagens) e que eles desistiram de publicar uma edição capa dura de Sherlock, que já tinham começado a vender (e não é "bom" fazer isso com quem gosta de coleção). Quando fui pesquisar, vi inúmeras reclamações do tipo, em relação a outros títulos, envolvendo má tradução ou vir faltando trechos do original. Por isso passei a evitar essas editora, pois apesar da proposta excelente de trazer livros a um baixo custo, o fazem não apenas usando um material mais barato, como economizando com tradutores e revisores.
Porém, valeu a pena abrir uma excessão para Drácula. Se você só quer conhecer a história, a um baixo preço, e sem muitas exigências.
Fora que amei a capa! Não dá pra negar que as capas da Princípis são ótimas e bem contextualizadas com a temática do livro, nisso não economizam.

site: entulhandoideiasdiversas.blogspot.com/
Craotchky 20/02/2024minha estante
Excelente esse ponto que você traz: o quanto o que se conhece de Drácula na cultura popular influencia leitores(as) a esperar certas coisas do livro. E talvez o fato do Conde não aparecer tanto quanto que se espera seja algo que possa ao menos servir para tornar sua figura misteriosa...

Lucas 21/02/2024minha estante
SPOILER

O início, com o relato do Jonathan, realmente é o ponto alto do livro (gosto principalmente da parte do reflexo, ou a falta dele, no espelho). A trama ao redor da Lucy merece elogios também. Quanto ao final, ele me pareceu um tanto anticlímax. Teve um luta, mas não foi com o Drácula. Se aproveitaram que ele tava na hora da soneca ??. Até mesmo a morte do Quincey não me impactou como a da Lucy

bluenick0 20/02/2024

Pretendo ler uma versão de outra editora, não gostei de como a história ficou extremamente resumida

Isabella2090 20/02/2024

Ah meu Deus um vampiro que medo. O livro tem uma escrita muito lenta e o drácula demora a aparecer mesmo que o livro seja sobre ele, fora que eu achava que a história era contada pelo ponto de vista do drácula, spoiler não é, me decepcionei com o livro, coloquei muitas expectativas erro meu?

Coracao.d.gelo 20/02/2024

Minha leitura
??Um clássico que a fama fala por sí só.

??Até quase a meteda do livro a leitura foi engasgada, pois achei um tanto enrolada, mas depois seguiu fluída.

??Me surpreendi com alguns fatos, achei que conhecia e a história toda só que novos fatos e acontecimentos foram jogados na minha cara durante toda a leitura.

??Os personagens são bem construídos, apesar de que na maioria das vezes eu tive que fechar o livro para não bater em alguns por certas atitudes.

??A escrita é linda e se você não tem costume de ler clássicos talvez você demore um pouco mais para terminar de ler.

Talita Hanna Cabral 20/02/2024

Muito bom!
Drácula, de Bram Stoker, é um livro todo escrito em forma de cartas e diferente de outras leituras no estilo, não é enfadonho. A cada carta a curiosidade do leitor aumenta e também percebemos a importância de ler a obra para conhecer o verdadeiro vampirão que tanto inspirou gerações de escritores e o cinema.

Gabryely2 20/02/2024

Peguem suas estacas
É inexplicável o que esse livro me causou.
Eu sempre tinha vontade de começar esse livro, porém tinha muito medo de ser uma leitura difícil por ser um clássico.
Eu nunca na minha vida imaginaria a facilidade de ler esse livro, me recordo de como fiquei presa na leitura, aflita, com medo e com meu coração acelerado.
Que leitura épica meus amigos.
Desde o começo tive a certeza de que se fosse eu na pele de Harker, não teria nem começado essa jornada, fiquei indignada com a forma como ele foi cético desde o começo, eu como uma grande medrosa, se percebesse varias pessoas me dando terço e se benzendo quando eu passasse, daria meia volta e voltaria pra minha linda casa.
Brincadeiras a parte, acho que nunca fiquei com medo de uma história e Drácula mudou isso, foi uma experiência de leitura totalmente nova, incrível e assustadora.
Digo com toda certeza que Mina de Dr.van Helsing tem todo meu coração poque se não fosse por esses dois o mundo estaria perdido com toda certeza.
Por essas e outras apoio ainda mais minha opinião de que nunca podemos esquecer da literatura clássica e de como além de ser necessária, faz com que embarquemos em aventuras nunca imaginadas e vistas antes.
Bram Stoker, nos entrega um mundo completo, interessante, bem detalhado e com certeza arrepiante.

MireilaMM 19/02/2024

Livro que beira a perfeição
Que leitura fenomenal! Um deleite do início ao fim. Premissa, ambientação, construção dos personagens, descrições dos eventos, cenas e lugares, aura sinistra, extras da edição... tudo perfeito! A história em si já é uma delícia, mas com o capricho desta edição da Darkside, cheia de informações complementares sobre o autor, a criação do livro, fotos e as descrições de adaptações cinematográficas proporciona uma experiência de leitura completa e prazerosa.
A única coisa que senti falta foi de um mapa, mostrando todos os lugares por onde os personagens andaram. Acho que visualizar os itinerários num mapa sempre complementa positivamente a experiência de leitura.
Sobre o enredo, não há o que dizer, pois é um dos romances mais famosos do gênero terror de todos os tempos, conhecido por todos. Ainda assim, fica a recomendação: leia já, pois a experiência vai deixar qualquer leitor satisfeito, goste ou não do tema.
Está no rol dos meus favoritos de todos ?

Victor0110 18/02/2024

Um clássico
Dracula é a origem de todas as histórias, mitos, filmes (A ? #$%!& do crepúsculo) e outros livros que contam histórias de um "Vampiro".

Bram stoker andou para que essa narrativa de criaturas que bebem sangue pudesse correr.

Por ser um clássico, obviamente é muito previsível, mas é gostoso de ler, bem fluído.
O final é obviamente o esperado, nem bom demais nem ruim demais.

Os primeiros capítulos deixam você na sede, mas confesso que ele perde um pouco do ritmo depois que o ponto de vista do Jonathan não é mais visto por um bom tempo.

I like it.

Luis1068 18/02/2024

Obra prima e fascinante do terror
"Drácula", escrito por Bram Stoker, é um clássico da literatura gótica que transcende gerações. Uma obra que explora temas como o bem contra o mal, a sexualidade reprimida e a luta pela sobrevivência. Com sua atmosfera sinistra e personagens memoráveis, cativa o leitor desde a primeira página até o emocionante confronto final. Em suma, "Drácula" é uma leitura obrigatória para os amantes do terror e da literatura clássica, continuando a ecoar sua influência e fascínio ao longo dos séculos.

hedastanxz 18/02/2024

Drácula
De início eu não estava gostando nem um pouco, achei chato e parado, mas ao decorrer começou a ficar interessante e bem fluído de ler!!! O livro é realmente bom e tem uma leitura fácil.

Gostei da forma que ele foi escrito, como diários, consegui sentir bem os sentimentos dos personagens! E as ilustrações desse livro são muito bonitas e representam bem o tema do livro.

Gostei demais de todos os personagens, se tornaram queridos por mim!

A obra em si é muito legal, recomendo todos a darem uma chance! ?

Samuel920 18/02/2024

Drácula ( Abraham Bram Stoker ??)
Publicado em 1897, "Drácula" foi a grande síntese de todo o folclore vampiresco existente até então. Inicialmente, Drácula
foi recebido com críticas mistas. Seu apogeu começou no século seguinte, especificamente em 1922, com a exibição de "Nosferatu", uma adaptação não autorizada para os cinemas. Desde então, "Drácula" ganhou diversas outras adaptações, tornando o personagem um ícone da cultura pop.

Abraham "Bram" Stoker compôs seu romance de maneira epistolar, ou seja, a estrutura do texto é contada por meio de cartas, recortes de jornais e entradas de diários. O processo de escrita começou mais ou menos 7 anos antes de sua publicação. Stoker realizou uma grande pesquisa das histórias de vampiros que existiam nos países do leste europeu. Essa parte da Europa nunca teve uma influência muito grande se comparada com os países que ficavam na parte ocidental da Europa.

Pesquisas acadêmicas foram feitas posteriormente ao lançamento de Drácula e elas apontavam que Bram Stoker se inspirou em Vlad III, conhecido como Vlad o empalador. Vlad o empalador foi um príncipe da Romênia,conhecido por seus métodos sangrentos de torturas, os quais ele matava seus inimigos enfiando uma grande estaca por toda a extensão do corpo.
O sobrenome Drácula foi adotado pelo pai de Vlad III, o príncipe Vlad II, o qual era membro de uma organização chamada Ordem do Dragão, na qual seu principal objetivo era combater o islamismo e fortalecer a fé cristã ortodoxa. Vlad III, portanto, escolheu o sobrenome Draculea, que significa "o filho de Drácula".

Stoker, em suas notas, nunca evidenciou tal inspiração, apenas dizia ter encontrado o nome Drácula em um livro antigo e que achava que significava "Diabo".

Em Romeno antigo, "Drácula" significa Dragão; porém, foi descoberto que o nome também significava Diabo.

Digo, sem medo e com propriedade, que nada do que tu tenhas visto sobre Drácula se compara à obra original.