Os Melhores Contos de Fadas Nórdicos

Marina Avila

Resenhas - Os melhores contos de fadas Nórdicos

Everton.Paulo 25/03/2024

Fora dos clássicos
Finalizo a coleção de contos da editora Wish com a versão de contos nórdicos. Há histórias de escritores renomados fora da região como Hans Christian Andersen e conhecemos bastante as tradições, cultura e folclore dos países da região.
Muitos contos parecem muito com os clássicos, com nomes de personagens e locais modificados, mas a essência sempre a mesma.
E acho que darei um tempo nos contos por enquanto.
No geral a coletânea é bem válida para quem se interessa por histórias fora do eixo mais clássico.

reyder 30/01/2024

Boa coletânea
Excelente para quem não conhece, como eu, a maioria dos contos. Alguns já extrapolaram o folclore nórdico e são conhecidos por conta de sua ramificação para a cultura popular em várias partes do mundo. Bom para quem é fã do gênero e tem curiosidade pela cultura nórdica.

Vivian Yamassaki 13/11/2023

Adorei!
Assim como os demais livros da coleção Áurea da editora Wish, a arte e a diagramação deste livro estão impecáveis!

Achei que os contos iam abordar a mitologia nórdica, mas não é isso que acontece (apesar de alguns deuses serem mencionados em um conto ou outro). Não me decepcionei com isso de qualquer forma porque não conhecia quase nenhum dos contos de fadas nórdicos, então foi bom lê-los pela primeira vez.

Assim como comentei sobre o livro "Contos de Fadas em suas versões originais", da mesma coleção, senti falta de mais notas de rodapé para trazerem mais contexto e comentar sobre várias coisas dos contos. Acho que isso poderia enriquecer ainda mais a leitura.

Sophi 13/11/2023

Edição maravilhosa, contos legais
Mesma coisa do outro, não gostei muito, mas pq não é muito meu estilo de livro mesmo, mas como tava parado na estante eu peguei pra desencalhar. Sla é um livro lindo, a edição é maravilhosa (como sempre), só é um livro mais paradinho (oq me deixa um pouco entediada KKKKKKKK), mas enfim, recomendo pra quem gosta

Urisama 18/10/2023

Não confundir folclore nórdico com mitologia nórdica
Admito que peguei esse livro com essa expectativa, e em grande parte, me decepcionei por conta disso, então, desde já, deixo o aviso: não é um livro que vai falar de Thor, Odin e Valhalla. Sim, eles são mencionados, mas como algo muito distante.

Esse livro está no âmbito dos contos de fadas tradicionais, apesar das histórias serem pouco conhecidas.
Além disso, como conto de fadas, também se utiliza de linguagem básica e se volta para o público infantil.

Maddu Bookstan 30/09/2023

Mais um livro de contos, 3,2 estrelas
Adoro essa coleção da Wish, acho que contos de fada são importantes para quem gosta de escrever como eu, para conhecer e estudar as origens.
Este é o segundo livro da coleção "Contos de fadas" onde a editora wish resgata contos de fadas antiguissimos.
Aqui conhecemos os contos de fada nórdicos que, querendo ou não, espelham como o mundo era visto. Gostei muito de alguns, já outros não e alguns eram difíceis de ler, dificultando a fluidez. No geral, é um livro top mas o que mais gosto ainda é o primeiro.

Clayton 19/09/2023

Excelente
Gostei muito das histórias meu olho de 6 anos adorou e está lendo sozinho agora o livro tem excelentes contos narrativa boa valeu a pena as histórias muito boas

Albeli 19/07/2023

Contos nórdicos
Conhecer um pouco desses povos antigos através de suas histórias é algo muito fascinante. Passei um tempo para ler, pois estava lendo aos poucos, mas posso dizer que um dos contos que mais me chamou atenção foi ?O homem da neve? que nos mostra que muitas vezes nos encantamos com coisas que nem sempre nos fazem bem. Também gostei bastante da ?Flor da Islândia? por conta do assunto abordar Elfame!

MatthewsVianna 17/05/2023

Felizmente, consegui me conectar mais com as narrativas dessa coletânea. Ainda assim, sinto que os temas abordados pelas narrativas não me chamam tanto a atenção como no livros dos contos originais ou os orientais.

Sei, entrementes, que essa é uma ótima oportunidade de aguçar o olhar ao outro, por isso considero a curadoria da Wish extremamente relevante e necessária. E que venham os contos brasileiros!

Lety Tate 10/04/2023

Mais do mesmo?
Da coletânea, esse foi o terceiro a ser lido após os Contos de Fadas e Contos de Fadas Celtas. Acho que por conta dos anteriores eu criei um expectativa muito alta... Achei extremamente repetitivo, até achar chato. Tanto que demorei bem mais para ler este que os outros. O último conto é de longe o melhor (última moradia dos gigantes). Também confesso que esperava pela mitologia e não por contos de fadas, então parte da minha decepção é culpa minha.

Mariana113 07/04/2023

A primeira vista chama a atenção o cuidado com o visual de toda a coleção. Foi difícil escolher um para começar, mas acabei optando por contos Nórdicos. Durante alguns meses eles foram um conforto em forma de histórias curtas e fantasia quando o mundo real é demais para aguentar. Nesses pequenos contos viajei por florestas com trolls e ursos e mares congelantes. Encontrei gigantes na Noruega e elfos na Islândia. Histórias que tem como um fio comum a resiliência e o saber esperar, tão necessário nos países frios, mas também o calor humano necessário para tornar aquele um lugar mais do que habitável, mágico. Os contos e autores foram uma grata surpresa, mal posso esperar para começar o próximo livro.

ketlenaires 26/02/2023

Uma leitura interessante, não conhecia quase nenhum dos contos ou conhecia apenas versões curtas e super modificadas ao longo dos anos.
Vale a pena conhecer perspectivas diferentes, "contos de fadas", trovas, cânticos e lendas de outros lugares.
Definitivamente gostei mais desse do que dos contos asiáticos. Meu favorito acho que foi o da Flor e o da criança trocada.

Rafahcasti 29/01/2023

Contos nórdicos são muito mais do que apenas a mitologia e seus deuses
Contos muito bem escritos e incomuns até entre os admiradores assíduos das histórias nórdicas. É mesmo uma pena que histórias tão ricas se perderam com o passar do tempo. Edição impecável!

site: https://twitter.com/rafahcasti/status/1615540479684415490

MykaaMoon 29/01/2023

Favoritoooo
Dos 3 livros dessa coleção que li, esse é o meu top 1 de favorito.
Me apaixonei por todos os contos.

E quando chegou na parte dos contos raros não consegui mais parar de ler. Tenho dois escritores favoritos e os contos deles foram os que mais gostei. Mas todos estão muito perfeitos.

Wish não decepciona nunca!!!!

Diagramação perfeita e as ilustrações então... Fora o início do livro que mostra um pouco sobre a cultura nórdica.