Sangrem os porcos, depenem os frangos

Sangrem os porcos, depenem os frangos Ivandro Menezes

Resenhas - Sangrem os porcos, depenem os frangos

Tiago 12/06/2019

O evangelho da revolta
No conto que abre este "Sangrem os Porcos, Depenem os Frangos", Ivandro Menezes joga com a narrativa bíblica e sua estrutura de capítulos e versículos, apresentando um Deus sendo ardilosamente manipulado por sua criatura: o homem. “Ante a dureza de vossos corações”, pondera o Criador, “ordeno aos meus anjos que sejam os transgressores lançados aos dentes do Leviatã. Os homens, enfim, celebraram a deus por finalmente ter-lhes feito justiça”.

Mastigados pelo Leviatã vão sendo, ao longo dos demais contos, todos os personagens do livro, esta celebração do Mal perpetrado pelos homens sob a leniência divina. Em que pese a brevidade da coletânea de pouco mais de 50 páginas (ou talvez exatamente em virtude dela), o autor consegue construir um universo denso e consistente em sua estreia, que passeia por tipos urbanos rudes e violentos, encharcando seus contos de uma oralidade que raramente parece emulada — algo difícil entre os escritores que se propõem a escutar a “voz dos becos”, e só parecem lhe ouvir os ecos.

Numa das narrativas mais impressionantes do conjunto, “Três Meia Zero”, Ivandro instala sua câmera diante de uma suicida que performatiza seu ato via streaming, amealhando “alguns likes, outros tantos comentários”. A câmera dá seu giro e mostra Enrico masturbando-se com a webcam ligada, Aparecida assistindo ao vídeo de Enrico, Nazaré assistindo ao vídeo da suicida, uma ciranda vertiginosa (com toda a crueza e desamor do último verso do poema drummondiano), obra de muito engenho e de um olhar inquieto, que tenta esgotar o mundo ao redor por sabê-lo inesgotável.

Embora o restante dos textos não sejam formalmente tão ousados quanto esses, eles são hábeis na arte do subtexto, essa fórmula clássica do conto que vai evocando seu desfecho em pequenos bocados, proporcionando sua erupção final. É assim, por exemplo, em “O Homem Faz o que é Preciso”, conto que acertadamente fecha o volume com a história tragicômica de dois amigos — um deles em meio a uma crise financeira que o faz apelar a meios pouco ortodoxos para prover a família.

A linha final do conto, depois de sua reviravolta, é de uma delicadeza desconcertante, que nos deixa ainda mais desamparados diante da única falta desse livro (que por vias tortas é também o grande mérito de cada um de seus contos, individualmente): a de terminar no momento certo, mas muito antes de chegarmos ao fim dele.
Ivandro Menezes 12/06/2019minha estante
Obrigado pela leitura atenta. Feliz por saber que gostou. Aliás, muito feliz.

Tiago 13/06/2019minha estante
Espalhaí, boy! Ainda tenho poucos amigos aqui no Skoob.

Irka Barrios 30/09/2019minha estante
Gosto de fazer experiências, então decidi ler "Sangrem os porcos, depenem os frangos", de Ivandro Menezes intercalado com "O que acontece no escuro", de outro autor estreante: Davi Koteck. E a experiência resultou numa excelente leitura: quando um abordava um tema que me fazia mergulhar, o outro me trazia à tona. Em seguida ocorria o contrário. Os temas são bem diversos, embora ambos autores explorem nosso lado animal. Finalizei com a sensação que deveria reler os dois livros.

Peleteiro 26/09/2020

Seco e direto, mas ainda assim preciso nas descrições e na formação rápida dos personagens, o livro se destaca pela oralidade bem empregada e pela constante ousadia temática.
Ivandro Menezes 16/12/2021minha estante
Tamo junto, man. Obrigado.

Viquetoria 10/05/2021

Interessante!
O que mais me chamou a atenção logo de cara foi o título, e não me decepcionei com o conteúdo do livro.
O começo faz referências bíblicas, e permeia todas as histórias.
Direto e ousado, faz ótimo uso da oralidade. A "ciranda" do capítulo entitulado "Três Meia Zero" é muito rápida e criativa, e este se tornou meu capítulo favorito.
Ivandro Menezes 16/12/2021minha estante
Obrigado pela leitura. Feliz demais em saber que gostou.

Oberdan 17/06/2021

Sangrem pra ler!
Gostei, não existem heróis na vida real ou existem tantas histórias que vc termina reconhecendo alguma, na família, amigos ou conhecidos poucas páginas mas com um conteúdo que tira vc do chão.
Ivandro Menezes 16/12/2021minha estante
Valeu, Oberdan. É sempre uma felicidade quando percebo que o que escrevo reverbera em que leu. Grato pela leitura. Abraço.

José Marques 17/05/2022

A crueza da realidade
Livro: Sangrem os porcos, depenem os frangos, Ivandro Menezes (@editoramoinhos)

O Ivandro Menezes é filho de Mamanguape, interior da Paraíba, e radicado em Paulo Afonso, na Bahia. A vida acadêmica me apresentou o professor Ivandro quando fui assumir a coordenação do primeiro curso de Direito do sertão alagoano, em Pão de Açúcar. Entre muitas conversas, descobri seu lado escritor, na de textos jurídicos, mas literários.

Foi assim que conheci Sangrem os porcos, depenem os frangos. Num primeiro momento o nome causa estranheza, mas aí ler seus textos essa estranheza se materializa em cada história contada.

Com visceralidade entramos num universo cruel de realidade que incomoda ao nos tirar do conforto da fantasia suave que insistimos e criar para amenizar as agruras da vida.

Entenda, digo isso para dizer que o livro é excelente e necessário, pois conhecer as curvas das veias humanas, nos faz cada vez mais humanos. E com realidade aprendemos a viver no mundo real.

Como diz Bruno Ribeiro na apresentação da obra: ?sem dúvidas, um livro potente feito tutano e que vai arrancar você da zona de conforto para lhe fazer sangrar porcos e depenar frangos com as mãos, afinal, depois dessa leitura, você também será cúmplice dessa loucura tão real, assustadoramente real, exaltadas pelo sangue e criatividade que escorre da prosa do autor.?

RECOMENDO muito!
Ivandro Menezes 15/09/2022minha estante
Alegria ler essa resenha e em saber que gostou do livro.