Astronomia Básica

Astronomia Básica Robert de Aquino

Resenhas - Astronomia Básica

Maria Eduarda 08/12/2023

Excelente base cosmológica.
Guia introdutório sobre astronomia básica.
Um livro com linguagem simples, acessível, repleto de gravuras, curiosidades e conceitos fundamentais. Caso você deseja mergulhar no mundo astronômico essa leitura é ideal para você começar, concepções indispensáveis para quem gostaria de entender a perspectiva substancial, uma base cosmológica excelente!

Buracos negros são uma das coisas mais bizarras e intrigantes no universo. São regiões espaciais em que a força da gravidade é tão grande que nem mesmo a luz consegue escapar. O que delimita o corpo de um buraco negro é seu ponto de não-retorno. Quando algum objeto entra nesta área, ele se colapsa dentro da singularidade do buraco negro, um ponto infinitamente pequeno e denso onde as leis físicas não se aplicam.

Warley Pablo 12/12/2023minha estante
Buracos negros são coisa de outro mundo!

Debora956 03/11/2023

Rápido e simples
Há muito tempo eu estava querendo ler algo sobre astronomia que não tivesse cálculos matemáticos e/ou físicos ou se não fosse direcionado para o público infantil. Leitura leve e fácil, o autor explica cada coisa do universo com poucas palavras. Já pensei em fazer algum curso relacionado a astronomia mas tenho problema grave de discalculia que me impede de estudar sobre. O livro tem apenas 35 páginas, o que não fica cansativo de ler.

Carla Cristina 27/05/2023

Um bom começo pra entender a astronomia
Fala muitas coisas importantes sobre como é o nosso mundo nossa galáxia entre outras coisas também como o universo

Canteli Marcio 16/08/2022

Síntese
Livro com os principais conceitos da Astronomia
Um guia inicial
Apenas um grão de areia na imensidão cósmica

Elena 26/06/2022

easy
livro bem rapidinho!! dá pra ler numa sentada. é bem básico mesmoo, mas tem valores exatos (oq pra mim é ótimo). Como eu tinha lido outro livro bem mais extenso sobre o mesmo tema, pra mim foi mais uma "revisão", ainda sim tem coisas que não tinha visto neste. Recomendo muito!!

Andressa 01/06/2022

Ótima leitura / Muito didático
Ótima leitura e o conteúdo simples e didático para quem está iniciando no assunto ou para quem está querendo aprender algo.
Recomendo.

08/04/2022

É realmente bem introdutório, explica os conceitos básicos da astronomia (como o titulo já sugere), se você tem o mínimo de conhecimento na área esse livro não vai te apresentar nada novo, mas é um livro muito bom para quem está querendo entender mais sobre essa ciência maravilhosa.

Ana.luisa.campos 20/01/2022

Adorei o livro, explica bem o básico mesmo eu sabendo de tudo releria ele denovo mas se você não sabe quase nada linguagem simples de entender.

Carolina 12/10/2021

Astronomia ao alcance!
Li este livreto em menos de meia hora e é muito gostosi de ler!

Ele é aquele livro que qnd a gente termina, pensa "esse é um ótimo livro para indicar a adolescentes que querem/precisam criar o hábito da leitura", se se interessar por espaço e afins, claro.

Tem muita curiosidade interessante, outras q não vão mudar a nossa vida em nada mas q são muuuuito legais de saber. E sempre que vc ler, quer saber mais. Eu tava morrendo de sono mas pensei "não vou dormir enquanto não terminar".

E super valeu a pena! Recomendo.

@entre.as.paginas 12/09/2021

Li por puro impulso e curiosidade. Um breve guia sobre nossa minúscula casa (Terra) e o que nos rodeia. O universo é uma gigantesca incógnita incrivelmente interessante.

Carol 20/08/2021

Introdução da introdução
Livro curto e com uma linguagem simples para aqueles que buscam uma introdução ao assunto.
Não se aprofunda em nenhuma teoria ou termos mais complexos.

@Ramon 05/07/2021

Recomendo
Uma boa leitura para quem não sabe muito sobre astronomia, o livro se compromete em trazer o básico da astronomia e consegue, recomendo a leitura.

Sara.Oliveira 20/05/2021

Ótimo
Literalmente um resumo sobre astronomia básica, muito bom.

Anderson.Fernandes 17/05/2021

Astronomia para iniciantes
Astronomia Básica – Um guia introdutório
Robert de Aquino

Comprei este e-book por curiosidade e porque estava em uma promoção de R$ 2,99 na amazon.

Traz alguns assuntos bem básicos sobre o sistema solar, útil para quem não sabe nada ou gostaria de relembrar alguma coisa básica, que foi o meu caso.
“Atualmente existem oito planetas no nosso Sistema Solar e eles podem ser classificados em dois tipos: os planetas telúricos e os planetas jovianos ou gasosos. Planetas telúricos são os planetas mais próximos do Sol, localizados no Sistema Solar Interior, apresentam como característica de formação uma composição rochosa altamente densa. Os planetas telúricos do nosso Sistema Solar são: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. Já os planetas jovianos são planetas de enormes proporções se comparados aos planetas rochosos. Formados por gases, possuem um pequeno núcleo rochoso. No nosso sistema são quatro o número de planetas com essas características, em sua ordem: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

“Saturno é o planeta menos denso do sistema solar. Se existisse uma piscina enorme que coubesse o planeta, ele poderia flutuar sobre a água.”
Achei legal a parte que ele aborta os multiversos:
“A hipótese que sugere a existência do Multiveso diz que, antes do Big Bang aconteceu uma expansão exponencial, resultante de um efeito gravitacional repulsivo chamado de Falso Vazio. Então a energia se transformou com semelhança a múltiplas bolhas e em cada uma delas aconteceu um Big Bang, originando a existência de muitos universos. Algumas abordagens à teoria do Multiverso clamam um número exponencial de universos gerados e que estes universos poderiam ter leis físicas parecidas com as nossas ou muito diferentes e que pela alta variabilidade de possibilidades poderíamos ter vários cenários curiosos.
Seguindo esta máxima, haveria universos em que os Dinossauros ainda estariam vivos, em outros, que nós humanos tivéssemos uma avançada tecnologia para percorrer grandes distâncias ou mesmo um universo em que você tivesse uma vida completamente diferente.
De acordo com esta teoria, seríamos apenas uma versão entre inúmeras versões de nós. Algumas versões seriam ligeiramente parecidas com nossa vida atual e outras com discrepâncias maiores.”