Mo Dao Zu Shi #4

Mo Dao Zu Shi #4 Mo Xiang Tong Xiu

Resenhas - Mo Dao Zu Shi

Anny Campos 26/02/2020

Terminei de ler essa semana. Desculpe aos amigos e familiares por eu ter sumido, foi a leitura 😅. Um histórico lindo e cheio de detalhes culturais. Um romance que parecia leve e sem nada de mais e no final foi sobre sacrifícios pela família e por amor 😍😭 chorei muito, mas também ri muito durante o processo. Só não curti o final do vilão 😕 *+18 anos

Beth 29/12/2020

Um dos favoritos da vida
Deixei pra fazer uma resenha completa só no ?ultimo livro? (lembrando que só existe um livro, mas ele foi dividido em quatro. Pelo que percebi, não existe muita lógica na divisão, então nao se prenda a isso.).
Temos aqui um herói que tinha tudo para ser o perfeitinho: todos os consideram um prodígio, é brincalhão, sarcástico, leal, gentil...
Mas as coisas mudam completamente por causas de certas circunstâncias. E isso faz todo o diferencial.
Treze anos depois, ele reencarna no corpo de um garoto pouco mais velho que ele quando morreu e percebe que certas coisas que ele fez na sua vida passada ainda não estão resolvidas. Principalmente um levando em conta um certo cultivador com ?roupas de luto?.
Bem, foi definitivamente uma descoberta. Eu nunca tinha lido nada chinês. E agora tenho certeza que não irei parar kakqka
A mitologia nessa história é Ma-ra-vi-lho-sa. Cultivação, Núcleo Dourado, Seres Demoníacos... Enfim.
Não falarei do estilo de escrita da autora, por um motivo simples: li em uma tradução amadora do mandarim (?) pro inglês pro português, não falo mandarim e não conheço o estilo de escrita chinês. Algumas coisas me chamaram a atenção na leitura, mas me abstenho de falar devido a o que ja citei.

Julia3495 09/12/2020

Cara, eu não tenho palavras pra descrever a perfeição?
Mano
Eu chocada dms
Essa foi a minha primeira novel chinesa que eu li na minha vida e eu sinceramente tenho medo de ler outras me decepcionar por elas não chegarem aos pés de MDZS.
Cara, é tudo tão perfeito. A construção dos personagens é na medida certa, alguns muito profundos pra que possamos compreender melhor a história e os sentimentos deles, e também aqueles que são mais rasos de um modo que não deixe a história cansativa.
As pessoas não conseguem odiar completamente um personagem por conseguir compreender a complexidade dele.
Cara, tem tanta coisa que eu queria falar mas eu até me perdi aqui.
Eu me arrisco a dizer que são os melhores livros que eu li em toda a minha vida, eu duvido muito que algo consiga superar a minha experiencia com MDZS.
Vai entrar pra lista de favoritos.
Agora é entrar na luta pra trazer uma versão física em PT/BR pro país porque eu simplesmente NECESSITO ter esses livros na minha estante.

gabi 29/11/2020

E finalizando com chave de ouro, o último livro é perfeito.
A história é muito bem amarrada, deixando pouquíssimo (ou nenhum) espaço para pontas soltas.

Foi uma leitura realmente muito boa e imersiva. Recomendo demais e com certeza vou reler.

Um dos trechos que eu mais gosto:

"Ou, em outras palavras, eu desejo você, eu amo você, eu quero você, eu não posso deixar você, eu qualquer coisa você.

Não quero ninguém além de você, não pode ser ninguém além de você.

Quero ir pra caçada noturna com você pelo resto da minha vida."

renfcv 30/03/2020

WANGXIAN.MP3
É sempre difícil terminar uma história a qual você se apegou tanto durante a leitura. Mas essa hora sempre vai chegar. O final foi feliz mas assim como chorei horrores assistindo a série, não deu pra segurar as lágrimas quando cheguei ao último ponto final da história. Acho que nunca vou superar o quão lindo (apesar das dores) é o amor entre Wuxian e Lan Zhan. Foram tantos altos e baixos e quando finalmente eles ficam juntos parece que nada pode abalar os dois. E realmente, nada pode. Eu tenho muito pra falar depois de terminar MDZS mas não cabe nem numa resenha. De qualquer forma, apesar de a história ter acabado, ainda tem muitas adaptações pra matar a saudade. Até porque ler o novel foi uma forma de eu matar a saudade que eu sentia da série, e assistir a série foi porque eu já assisti o donghua e sabia que era uma história incrível.

E vamos de consumir toda adaptação existente!

@carlatunes 11/11/2020

Quero mais!
O último volume a leitura flui de maneira muito mais rápida do que nos outros volumes. Tem se tudo nesse volume! Tem briga, comédia, romance (bem picante), altas revelações.... Mas que pena que acabou. Agora é ler de novo, pq é essa a vontade que dá rsrsrs

Kelaya 21/10/2020

Ironicamente nunca ficou claro exatamente como Patriarca Yiling morreu, e o povo nunca saberá como ele voltou. Mas uma coisa é certa: a lerdeza do Wei é o suficiente pra levar duas vidas pra reparar no boy

site: https://www.wattpad.com/story/139891520-mo-dao-zu-shi-grandmaster-of-demonic-cultivation

~Yumi 24/09/2020

Levou meu Coração
A felicidade imensa que senti com esse livro é absurda! Todos vão estar em meu coração para sempre!

dayolive 01/09/2020

O melhor
Aah, cheguei ao final e não tinha ideia de quem trouxe de volta nosso patriarca, e posso dizer que eu não sei de nada!
Fiquei impressionada com a astúcia, a inteligência tudo muito bem planejado e se já era um dia meus queridinhos subiu mais um nível, aaah um dos final que mais me deixou triste foi o do xiao xingchen, um anjo na terra que sofreu muito por ser bom demais, merecia muito mais. E teve wuxian e wangji aqui, finalmente se resolveram, os extras? OMG (muito calor) enfim juntos e com seu filhinho pq gostamos é de sonhar.

Vou repente aqui a mesma parte da resenha do primeiro livro pq pensei que era o último kkk

Sim, esse se tornou o melhor livro/novel que li esse ano. A história simplesmente é incrível, todo o enredo é inédito e bem diferente do que eu já vi em outros livros de fantasia.
história bem marcante, vemos o desenvolvimento do protagonista ir de uma pessoa divertida, carismática e encrenqueira a uma das pessoas mais temidas de todos os clãs, e nem por isso ele é um vilão, tá mais pra um anti herói, todas as tragédias acontecidas com ele e com só ele muitos outros personagens tambem, fez com que eu sofresse junto, e quando eu pensei que tudo tava bom veio o pior e eu chorei, uma história que sim, tem um romance mas não é focado neles, um final digno e surpreende, eu amei cata detalhe dessa novel, que foi difícil de compreender no começo mas depois eu consegui acompanhar normalmente. Por favor, leiam! Essa novel tem s tradução no wattpad.
Sim, amo wangxian mas eu amo muito o jiang cheng, meu baby sofreu muito também e sempre irei defende-lo, nessa história não existe ninguém completamente bom como também não existe um completamente ruim a não ser o wen ******

Sah Katrina 31/07/2020

Surpreendentemente INCRÍVEL!
Terminei a série tem alguns dias, mas precisei desse tempo para me recuperar antes de tentar falar algo coerente sobre. Ainda assim, sinto que nunca conseguirei superar a infinidade de sentimentos que essa leitura me proporcionou. Por ser algo longo (quatro livros, mais de 100 capítulos + inúmeros extras), emergi completamente nesse universo, a ponto de abandonar outras leituras e o mundo ao meu redor para que pudesse me dedicar inteiramente a ele... Acho que isso acabou influenciando de forma positiva na leitura, por ter me ajudado a me conectar com cada um dos personagens. Claramente, muito dessa ânsia por mais, que não me permitia deixar a leitura por mais do que poucas horas, deve-se ao excelente trabalho da autora em criar um universo mágico, com aventuras emocionantes e personagens extremamente cativantes. A leitura ocorreu entre altos e baixos sentimentais, conseguindo me fazer chorar a ponto de quase soluçar e rir até minha barriga doer, e eu não poderia ser mais grata, pois, definitivamente, fez com que todo o período dedicado a mdzs valesse MUITO a pena.

A escrita da autora é simples, direta e, ao mesmo tempo, completa o suficiente para fazer com que você consiga mergulhar completamente na história e se conectar com os personagens. E que personagens!!! Wei Wuxian (Wei Ying / O Patriarca Yiling) se tornou de longe um dos meus personagens favoritos da vida, simplesmente por ser HUMANO. Ele teve seus erros, teve seus momentos de certezas e incertezas, agiu impulsivamente, e ? o mais significante ? aprendeu com cada um de seus erros. Quando toda a sua história se torna conhecida, não existem meios de não se compadecer com o seu passado, de não se identificar com seus ideais e de não sentir empatia por tudo o que foi feito consigo. Um dos personagens com o maior coração que eu já li (e assisti), que dava tudo de si sem medo e sem esperar nada em troca, mesmo que aquilo ocasionasse em consequências nocivas para si próprio. Admirável, com certeza, e apaixonante! As tiradas irônicas e os momentos insuportáveis em que você, às vezes, pode querer entrar na história para dar na cara dele, conseguem torná-lo ainda mais encantador, justamente por ser humano, por não ser perfeito o tempo todo.
Mas não foi apenas com Wei Ying que a autora conseguiu esse feito. Todos os seus personagens conseguiam elucidar o bem e o mal intrínsecos nos seres humanos, muitas vezes me fazendo debater comigo mesma sobre o que era bom ou ruim, e me tirando da minha zona de conforto como leitora para me permitir me por no lugar do personagem, com seu contexto único e os caminhos que o levou até dado momento.

Esse exercício de empatia que pude fazer até mesmo com os violões, foi um dos meus pontos favoritos em toda a história.

Novels asiáticas ? mais precisamente as chinesas ? sempre me surpreendem por conta de toda a bagagem cultural presente em cada detalhe do background da trama e de todo o misticismo encontrado apenas nelas; mdzs foi definitivamente uma dessas. Fiquei encantada pelo que nos foi apresentado de fatos históricos ? ainda que estes tenham sido alterados pela autora para que coubessem dentro do que ela criou ? e pela forma como foi criada toda a atmosfera.

O romance não foi o foco principal dos livros, pelo menos não por 80% da história, mas foi algo que a complementou de forma gostosa. O caminhar lento e calmo com que aconteceu, deixou-me extremamente satisfeita, fazendo com que eu surtasse com coisas mínimas, que pareceram se tornar ainda mais significativas. Lan Wangji (Lan Zhan / Hanguang-jun) é o homem dos sonhos de qualquer pessoa, e outro personagem maravilhoso. A forma como ele demonstrava seu amor pelo Wuxian tão sutilmente e como se manteve ao seu lado fielmente em todos aqueles momentos complicados... AAAAAH eu não me aguentava!!

O único ponto que me deixou um pouco decepcionada, talvez por todo o bom desenvolvimento da história ter me feito criar muitas expectativas, foi o final de todo o mistério. Senti que algo ficou faltando, que, de alguma forma, a autora se apressou naquele momento final e terminou tudo de forma... rasa? Eu realmente não sei explicar o que faltou, mas fiquei com a sensação de que poderia ter sido algo maior, melhor trabalhado. Ainda assim, não foi algo que conseguiu afetar todos os pontos positivos colecionados no decorrer da obra completa.

MXTX conseguiu criar algo que considero muito difícil: um universo incrível, que te prende a ele com tanta força que sinto não ser capaz de me desprender dos personagens tão cedo. Comecei pelo drama, fui para a novel e sinto cada vez mais a vontade de devorar todas as formas de adaptação existentes para esse história, pois já sinto MUITA falta dos personagens. Sinto que poderia ler inúmeras continuações com os jovens discípulos das seitas (os personagens mais sensatos de toda a novel, vamos ser sinceros kkk), que fiz questão de adotar um por um; com Wen Ning, o personagem mais adorável que já vi e que virou meu bebê logo nos primeiros instantes em que aparece e com os Wangxian, que se tornaram um dos melhores casais escritos!

Bee 28/07/2020

Uma das melhores séries que eu já li, a escrita da autora me cativou do início ao fim do novel, os personagens extremamente bem escritos e coesos, foi maravilhoso acabar o livro com sensação de história finalizada mas ao mesmo tempo aquela tristeza de ter chego ao fim. Já reli mais de três vezes a história completa acho que nuna vou me cansar dela, a única crítica que tenho é em relação aos extras, alguns deles foram problemáticos e desnecessários para a finalização dos quatro livros.

leelrbagi 21/05/2024

Sinto q zerei a vida
Até agora, essa COM CERTEZA foi a melhor experiência literária que eu já tive. Eu já tinha lido o manhua, assistindo o donhua e o c-drama, mas ainda assim eu consegui sentir a maioria das emoções que eu sentia a cada pedaço dessa obra: frustração, alegria, tristeza, raiva (em grande parte da lerdeza do Wei WuXian), tudo acompanhado com muitos surtos e muita choradeira.

Eu comecei a acompanhar essa obra pelo donhua sem botar muita fé. Hoje eu tô abrindo um berreiro por que eu terminei tudo que essa obra tem a oferecer. XD

Eu nunca senti tantas emoções lendo um livro igual eu senti com esse. A história é extremamente interessante e cativante, se passando na China antiga, onde a maioria das pessoas repugnavam relacionamentos homossexuais.

Preciso dizer que, a maioria do 'romance' que recebemos durante a obra é bem vago, mas o desenvolvimento dos protagonistas ao decorrer do tempo e dos perrengues melhora demaaaais!

Enfim, meus wangxian tem um lugar muito especial no meu coração. ??

Celine.Macario 11/07/2020

esse livro é perfeito
a história é tão emocionante e apaixonante
chorei muito de emoção com esse final

Witxch 01/07/2020

A única coisa que eu consigo pensar é o quanto eu queria uma continuação. Meu coração ficou quentinho durante esse volume inteiro.