Mo Dao Zu Shi #4

Mo Dao Zu Shi #4 Mo Xiang Tong Xiu

Resenhas - Mo Dao Zu Shi

Kath 22/02/2020

A Melhor Experiência Literária da Minha Vida!
Continuo dizendo: esses líderes de seita são a encarnação da hipocrisia! No fim do livro anterior eles fizeram um novo cerco na Colina Sepultura esperando fazer sua "justiça" distorcida com Wuxian, contudo, não contavam que o tiro saísse pela culatra e todos fossem salvos por ele. Assim, finalmente a máscara de Jin GuanYao caiu e Wei Ying expôs o cúmplice dele, Su She além de descobrirmos que fora ele um ex-discípulo de GusuLan e por isso conhecia tão bem as formas de combate de Lan Zhan. Junto com este e alguns discípulos, eles conseguem tirar todos da caverna e seguem para a seita Yumenjiang. Um novo momento de fofura surge entre nosso casalzão amado e é revelado que o garotinho A-Yuan, primo de Wen Ning, foi salvo por Lan Zhang treze anos atrás e é ninguém menos que Lan SiZhui, nosso bolinho branco :3

Aliás, esse é o volume das revelações porque os atos de GuanYao se provam muito mais sórdidos do que a gente imaginava! Não é atoa que ele protegia tanto Xue Yan, os dois combinavam. Ele matou o próprio pai (ainda que ele merecesse morrer porque era pior que um excremento de porco, mas ainda assim né?), casou com a irmã e assassinou o próprio filho tudo para se manter no topo de todas as seitas. E a pessoa ajudando-o o tempo todo era Su She que foi quem também colocou a maldição em ZiXun causando a morte dele e o desvario de Wen Ning que acabou matando ZiXuan o pai de Jin Lin. Também fica provado que era Jin GuanYao quem estava usando o amuleto do tigre estígio.

Com a verdade na cara, os líderes de seita parecem bem dispostos a cooperar com WeiYing, mas nem ele está interessado e nem Wanji vai permitir que ele penda para a escuridão outra vez. Mal nos recuperamos desses tiros e lá vem Wen Ning com a verdade sobre a restauração do núcleo dourado de Jiang Cheng, gente, se havia qualquer nuvenzinha e suspeita mínima que Wei Ying era um bebê (e não havia nenhuma) ela some com essa bomba!

Na verdade, Wei Ying abdicou do seu núcleo para Jiang Cheng (esse puto miserável) e a irmã de Wen Ning foi quem fez o dolorosíssimo processo! Mais uma vez esse cretino mostra que não merece o meu A-Xian U.U E tem mais, bebê Xian finalmente começa a admitir os sentimentos pelo Wanji (apenas não sei lidar) mesmo que, no início, seja só pra si mesmo. Quando saem da seita Yumenjiang após uma briga tão feroz com Jiang Cheng que Wei Ying desmaia de exaustão e raiva, eles partem para a cidade de Yipin onde Wuxian lembra de ter visto uma escritura na casa de Jin GuanYao, ele acha que pode encontrar alguma pista por lá. Ao Chegar na cidade eles encontram um templo. Era comum templos serem construídos nas montanhas, mas aquele estava bem no meio da cidade sentindo que achar pistas de dia era perigoso e como estavam há muitos dias sem descansar eles se hospedam em uma pousada.

Com o coração agitado por sentimentos fortes, Wei Ying decide embebedar Lan Zhan em busca de respostas, mas o tiro sai pela culatra e o resultado é um Wanji desordeiro que rouba galinhas, jujubas e picha muros (eu morri nessa cena, Lan Zhan bêbado é a melhor coisa dessa novel!). Quando finalmente consegue arrastá-lo de volta para o quarto o sempre impecável Han Guan-Jun está quase irreconhecivel de tão desarrumado, como na pousada só tem mulheres - e não sem alguma malícia também que eu sei - Wei Ying se oferece para ajudá-lo no banho (aquela carinha!). A proximidade, é claro, vira fogo quando Wuxian decide provocar mesmo Wanji com um toque MUITO ousado (exatamente onde você tá pensando mesmo kkkk). Claro que o já bêbado (e desconfio que não tão bêbado) Wanji reage com uma "violência" inesperada e puxa o mozão com tudo pra dentro da banheira enchendo-o de beijos nada recatados. A coisa evolui até os dois se verem na cama sem saber onde um começa e o outro termina, mas com o misto de sentimentos, Wei Ying acaba não sabendo expressar seus sentimentos e um climão acaba com a nossa felicidade e a do Wanji (choremos kkkkk)

Nem imaginando que Lan Zhan retribui seus sentimentos (e a mais tempo do que ele é capaz de contar!) Wei Ying se vê incapaz de dormir e decide ir sozinho ao santuário investigar acompanhado de Wen Ning, a cena que vê, entretanto, não é nada animadora com Lan XiChen no meio de um pequeno exército de discípulos de Lalinjin. A princípio ele não entende o que está acontecendo (nem nós) até que manda Wen Ning ir buscar Lan Wanji e bem nessa hora Jin Ling dá as caras com a bendita cadela Fada para desespero de Wuxian. Tentando impedir que o menino fosse morto a flechadas, Wei Ying não apenas revelou seu esconderijo como perdeu a flauta improvisada e foi capturado por Jin GuanYao.

É aí que antes que a nossa respiração volte ao normal já somos bombardeados de revelações. A primeira é que Lan XiChen, ao contrário do que parecia, não estava do lado de GuanYao, mas teve seus poderes bloqueados por ele e não podia fazer nada. A segunda - e mais bombástica - foram os sentimentos de Lan Zhan contados por Lan XiChen já que Wei Ying não se lembrava de muita coisa da vida passada, especialmente o cerdo do dia sem noite onde Jiang YanLi morreu na sua frente. Muita coisa é esclarecida nessa cena, todos os sentimentos de Lan Zhan, escondidos de Wuxian durante todos aqueles anos, só aumentam ainda mais os sentimentos que já explodiam dentro do peito dele e quando pensava em tudo que fez para provocá-lo, Wei Ying se sentiu bem cruel e idiota.

Quando Lan Zhan por fim aparece para resgatá-lo, GuanYao usa Wuxian como refém para obrigá-lo a bloquear seus próprios poderes espirituais, coisa que Wanji faz sem hesitação uma vez que a vida de Wei Ying está em risco, nisso, finalmente Wuxian abre seu coração em uma das declarações de amor mais lindas que já li (claro tirando a parte que ele grita na frente de todo mundo que queria mesmo dormir com ele kkkkkkkk). O perigo, contudo, não termina tão facilmente, pois eles precisam de uma forma de subjugar Jin GuanYao. Graças a Jiang Cheng (por incrível que possa parecer) eles têm a oportunidade de conseguir uma vantagem e a última batalha para desmascarar o líder de todas as seitas vai começar. O futuro de Wei Ying e Lan Zhan está só começando...

Ler 魔道祖师 foi uma experiência única para mim em muitos aspectos, não apenas pelo fato de ter quebrado a minha resistência (talvez ate certo preconceito mesmo) danmei (BL em chinês) quanto por me proporcionar o contato com a fascinante fantasia literária chinesa. Eu ja havia tentado ler muitas novels antes, mas as traduções são em geral bem mal feitas então tive ainda mais sorte por essa novel ter sido tão bem traduzida, obrigada a todos os envolvidos. Além de evocar reflexão sobre vários assuntos tão atuais como abuso de poder, homofobia, discriminação de uma forma geral, ele nos leva a pensar no amor de uma forma muito singular e não é pelo fato de ser BL que digo isso, mas pela forma como o sentimento foi representado na novel, através não de simples palavras, mas sobretudo de ações. Foi uma das coisas que achei mais lindo. Além disso, somos presenteados com momentos de pura tensão, comédia e ate mesmo um pouco de terror, com personagens que saltam das páginas diante dos nossos olhos tão complexos e odiáveis ou encantadores. Não posso exprimir em palavras como vou sentir falta de Wei Wuxian, Lan Wanji e suas traquinagens, quão doloroso é me despedir desses livros que me tiraram de tal forma da realidade que por semanas não consegui focar ou pensar em mais nada e acho que é assim que livros devem ser, eles devem nos sugar do mundo e nos transportar para seu universo... graças a essa novel eu pude sair um pouco da caixinha e perceber quão errada era a minha resistência e quão lindo o amor pode ser sob essa nova ótica. Completo esses quatro volumes com extrema saudade e ao mesmo tempo felicidade por ter tido uma das experiências literárias mais fascinantes da minha vida! Agora é encontrar uma forma de voltar pra realidade coisa que vai ser muito complicada. Mais que recomendado!

No começo, fiquei pensando que era uma bobagem muito grande a China ter censurado de maneira tão pesada a série (tendo em vista que, pelo que pesquisei, eles tem uns BLs com umas cenas beeeeem piores), mas quando cheguei no capítulo 111 eu descobri em parte a razão da censura kkkkk. por um lado eu entendo, talvez pelo horário em que eles queriam exibir a série e o PG que escolheram, ou mesmo pelo fato da própria acessoria do Xiao Zhan e do Wang Yibo não ter concordado muito com as cenas (suposição minha) eles não colocaram beijos e as cenas de cama, contudo, acredito que poderia ter sim tido um meio termo ao invés de transformar a história num bromance. Mas okay, ainda assim estou ansiosa para começar a ver o drama e o anime e mês que vem é só o que vou fazer mesmo. Portanto esperem pelas próximas resenhas que vai dar mais Mo Dao ZuShi por aqui.
Beatriz 24/02/2020minha estante
Olá, vc possui o livro físico? Gostaria de saber como ele é dividido. Por que são 4 volumes certo? Daí queria saber em qual capítulo cada um acaba. Se vc puder responder, ficaria muito grata.

Kath 24/02/2020minha estante
Não, apesar de terem feito petição nenhuma editora pegou os direitos para o livro físico no Brasil. Eu li pelo wattpad numa tradução em parceria com o Mo Dao ZuShi Brasil. Sei que o primeiro volume vai até o capítulo 45, mas como ela não especificava os demais, acabei dividindo os 129 capítulos por 4 pra ter um controle da minha leitura.

Beatriz 24/02/2020minha estante
Ah...certo, obrigada então!!

Kath 24/02/2020minha estante
De nada ^^

Aryadne.Brito 13/12/2022minha estante
Na verdade a China proíbe qualquer relacionamento LGBTQ+ por isso que são censurados

Larissa 18/04/2024minha estante
O que tem no cap 111?
Amei sua resenha, bem detalhada. N vejo a hora de ler o volume 4, terminei o 3 recentemente

Gabriele 26/06/2022

Uma mestrepeça
Ok! Quero comentar sobre os personagens que senti mais destaque nesse livro:

Primeiramente, quero ressaltar que Jiang Cheng tem sim uma personalidade questionável, porém, tudo isso é por conta de sua infância ser marcada por um pai ausente e uma mãe tão obssecada por disciplina, que sempre esquecia de agir com afeto em relação aos filhos. Dessa forma, acabou criando um complexo de inferioridade, em que, a todo momento, Jiang Cheng se comparava a outras pessoas. No entanto, isso não é desculpa para ele agir de forma tão cruel, principalmente se analisarmos a trajetória de Wei Ying, que certamente foi pior, mas, ainda assim, ele nunca deixou que essas experiências passadas nublassem seu discernimento.

Ademais, entrando nessa pauta sobre o wuxian, confesso que se eu vejo alguém falando mal do meu good boy eu dou uma surra bem grande!!! Esse cara é um personagem simplesmente incrível, sendo basicamente um equilíbrio do bem e do mal. Ao mesmo tempo em que ele massacrou o clã Wen sem misericórdia, ainda assim protegeu seus sobreviventes, visto que não tinham nada a ver com todas as atrocidades que o líder deles cometeu. O wei ying literalmente jogou na cara dos líderes das demais seitas sobre a hipocrisia destes. Como podem pessoas que sofreram tanto pelas mãos de opressores passarem a abusar do poder e fazer isso com as demais seitas, em especial, os sobreviventes do clã wen?
Essa atitude é semelhante àquela frase "O sonho do oprimido é se tornar o opressor."

Enfim, esse livro tem uma história incrível, com plot twists atrás de plot twists. Definitivamente, mxtx é uma pessoa que sabe bem o que escreve.
Estou ansiosa para ler o próximo e último(??)!

Vitória 03/01/2023

E assim chegou ao fim...
Não consigo expressar o quanto tudo isso significa para mim.
Esse é meu terceiro contado com essa história depois de eu ter assistido a live action, o anime e lido o manhua. Deixei a novel justamente para o final porque eu sabia que iria encontrar aqui maior riqueza de detalhes, afinal, foram esses livros que deram vida a todo o resto.
Foram um misto de emoções que eu senti no decorrer desses quatro livros.
Ri, nossa como eu ri muito, passei raiva, angústia, tristeza, chorei, aaah como chorei, mas também voltei a sorrir e o mais importante, senti o amadurecimento, a lealdade, o companheirismo e o amor.
Todos esses personagens sempre terão um lugar em especial no meu coração.
Eu jamais esquecerei!!
(Agora rumo aos capítulos extras)

tha 27/07/2021

Sabe quando você termina uma história, porém não sabe direito o que dizer... só sabe que essa história traz felicidade e a sensação de contentamento e de você vai lembrar dela a todo momento, que deixou uma marca. É assim que eu me sinto.

Me sinto feliz e triste por ter terminado essa história, de ter acompanhado a trajetória desses personagens que em nenhum momento foi fácil.

Ri e chorei com esse livro, mas com certeza o que mais senti foi felicidades de pelo menos um coisa ter dado certo, deles finalmente terem encontrado o amor, companheirismo e aceitação um no outro.

nanda 21/03/2021

não sabia que podia sentir essas coisas
mo dao zu shi definitivamente entrou pra minha listinha de favs. tudo nessa história me prendeu, do começo ao fim.

a ambientação é tão incrível que eu não tenho nem palavras, a construção dos personagens é de um cuidado tão grande que me deixou de queixo caído vários momentos, o jeito que a autora deixa implícito (até bem explícito) que ninguém é 100% bom ou 100% ruim me deixa boba e maravilhada.

eu ri, eu chorei, fiquei com raiva, surtei e senti coisas que nem sabia que poderia sentir.

Paola 25/11/2023

WangXian
Dessa vez o volume se superou no carisma dos personagens! Foi simplesmente arrebatador todas as cenas românticas, a autora conseguiu criar algo tão -
Um relacionamento único, perfeito e recíproco e eu realmente estou sem palavras para descrever como eu me senti lendo as cenas do casal romântico, eu simplesmente senti.
Sim, esse casal tem o molho.
Fora isso, as cenas com o WWX sempre são engraçadas e carismáticas, tornando o personagem ainda mais perfeito que é. O nosso querido Lan Zhan é um romântico por muito tempo incompreendido, e ele é tão perfeitinho e cuidadoso com aqueles que ele ama, um verdadeiro bebê. É de chorar quando vc descobre tudo o que ele já fez pelo nosso querido Wei Wuxian abelhudinho. Ele é de poucas palavras sim, ele ama com ações, tempo de qualidade e verdadeiro cuidado ? não dá nem para ver o quanto ele ama o Wuxian pois é tanto amor que a gente nem compreende tudo, e vice versa. Os dois moveriam o mundo um pelo outro.
Ainda assim, tirei meia estrela pois encontrei algumas pontas soltas na trama. Por exemplo: aonde diabos a autora colocou o Xue Yang? Mano ele simplesmente desapareceu e não se falava mais dele. E eu duvido que os objetivos e planos maléficos dele tenham ficado menos fervorosos, mesmo assim eu duvido que a MXTX seja o tipo de pessoa que esquece um personagem assim na fila do pão, o que me faz questionar se realmente é o último volume de Mo Dao Zu Shi....

Isa 26/11/2021

Alerta! Essa história vicia
Eu entrei nesse mundo pelo drama de tv The Untamed que é baseado nesses livros e me apaixonei perdidamente pela história e personagens.

O romance é um slow burn perfeito. Meu coração derreteu tanto por eles que nem devo ter mais coração, foram tantos momentos que me fez ter um surto com tanto de fofura. Shipavel demais.

Mas nem tudo são flores. Eu lembro de pensar que o romance dos dois, o amor deles é praticamente uma luz em meio a escuridão. Isso porque a história é bem sombria. Ela tem bastante tirada de humor, mas no geral é cheia de tragédias, mortes, personagens bons com fins trágicos que não mereciam tal fim, personagens maus mas com uma história passada triste que te faz ter pena deles em algum momento de alguma forma. Nem todos relacionamentos quebrados são completamente remendados, nem todo mundo termina feliz. Dá pra chorar bastante, mas da pra rir e sorrir bastante também. E como disse o romance é a luz de tudo, apesar das dificuldades que enfrentam e de toda dor que passam, eles deixam nossos corações quentinhos.

Wei Wuxian nunca fez nada de errado. Ele fez o melhor que podia em uma situação impossível. Ele tem o coração puro, de "herói", isso é, ele escolhe fazer a coisa certa, mesmo que seja o caminho mais difícil. E apesar de todas dores que passou continua sorrindo.

Lan Wangji é meu bebê e vou proteger. Também nunca errou. Segue seu coração independente das consequências. Eu amo como ele tem dois extremos: super fofo e super agressivo.

Lan Xichan, Xiao xingchen, Yanli e Wen Ning são puros demais pra esse mundo. Quero proteger.

Não consigui odiar Jiang Cheng e Lin Zixuan, eles foram babacas em várias ocasiões, mas o primeiro sempre mostrou afeto e carinho pelo Wei Wuxian, mesmo sempre dando bronca e foi só depois da morte da irmã que ele se voltou contra ele. O segundo na maioria das vezes esteve do lado certo e fez a coisa certa, como quando tentou proteger a MianMian e ele amava a Yanli. Eles são personagens bem cinzas pra mim, bem humanos, cometem erros mas não são maus.

Lan Sizhui, Jin Ling, Lan jingyi são bebezinhos preciosos. Amo como eles admiram e respeitam Wei Wuxian e Lan Wangji.

Historia muito bem escrita, personagens bem escritos. Só não gostei que no final não vemos pelos flashbacks como o Wei Wuxian morreu, só fica contado por alto mesmo.
Houve um ou outros detalhe ou cena que me incomodou, nada que afete a história ou minha nota. Leiam. E pra quem leu indico ver o drama também, é uma otima adaptação mesmo com a censura.

Tah unnie 22/06/2020

Para quem gosta do gênero é uma mão cheia...
Mdzs é uma novel bem escrita com personagens complexos que não são nem 100% bons nem 100% maus, pode acontecer de haver confusão na leitura por conta dos arcos bem grandes que a autora coloca para mostrar o passado do Wei wuxian mas é contornável, a história em si tem o romance entre os personagens principais mas foca mais no mistério de quem será o verdadeiro vilão, o Wei Wuxian pode ser meio insuportável com suas piadinhas mas depois você acaba se apaixonando pelo jeito alegre dele, Lan Wangji merece o prêmio de "mais tempo sem fazer uma expressão facial", os líderes de seita deveriam ser menos hipócritas, alguns personagens que parecem bonzinhos não deveriam ser subestimados e Wen ning e Wen qing mereciam bem mais do que o destino que tiveram... Novel bem escrita e que prende a atenção uma das minhas preferidas depois de TGCF.
Leitura e . 22/06/2020minha estante
Oii... Boa noitee/madrugada...Tudo bem?... Desculpa por interromper sua leitura, mas gostaria de te convidar a me seguir no Instagram para acompanhar minhas leituras... te espero lá...?
Obrigado.
@leituraeponto

Domidip 07/03/2022

Minha obra literária favorita!
Mo dao zu shi começou bem e terminou de uma forma extraordinária. A forma como a autora pega clichês da literatura e subverte eles é perfeita, fazendo com que o livro seja emocionante e imprevisível!

Sani Melo 05/07/2022

Insuperável
Cara só de lembrar que comecei a ler essa série por conta de uma frase. Eis aqui uma série que não me prometeu nada e entregou TUDO!
Com toda a certeza é uma das fantasias mais bem desenvolvidas que li em muito tempo, a autora equilibra tudo na dose certa, a ação, romance, politica, tudo é bem trabalhado aqui, a critica social das seitas, em como qualquer pessoa que opte por um caminho diferente vai ser engolido e massacrado pelo sistema corrupto.
Essa autora é genial, a forma que ela vai trabalhando no clímax da história, o desenvolvimento dos personagens dela é simplismente perfeito, porque todo mundo é miserável e desgraçado aqui, todos sofreram de alguma forma principalmente pela divisão de classes. Tu não consgue nem odiar os vilões (alguns né, porque os outros sao filhos da put@ mesmo e da para odiar de boa), por mais que NADA JUSTIFIQUE as atitudes deles o livro deixa bem claro os motivos e os porquês deles terem tomados tais decisões.
E em relação ao casal foi que eu pedi sim, cada migalha deles nos livros anteriores valeu tanto a pena no desenvolvimento final meus protegidos sofreram tanto. Wei Wuxian se declarando pro Lan Zhan foi o motivo do meu colapso.
Agora não sei se amo ou odeio a autora por fazer uma obra tão bem feita que serei incapaz de superar por um longo tempo.

Favorito da vida ?

Thay 17/08/2021

MDZS 4
Comecei essa história tentando entender o que não tinha entendido do drama, além de ver mais da relação explícita do casal e terminei ainda mais apaixonada por essa história e querendo vê-la em todas as mídias possíveis, rever o drama etc kkkkkkk
Nesse volume final vamos do fundo da tristeza com a história chegando no clímax e ao mesmo tempo no céu com os momentos softs dos WangXian kkkkk
O casal é desenvolvido de forma muito bonita e natural, a cumplicidade deles é muito tocante.
Os personagens são muito plurais, ninguém é totalmente certo ou errado.
Os plot twists e as intrigas são muito envolventes.
E o universo da cultivação é muito interessante e já tenho vontade de ler outras mil novels desse gênero!!!

Taina.Vieira 15/11/2021

Nesse livro tudo que tinha que acontecer, acontece. Finalmente Wei WuXian e Lan Zhan tem sua redençã.

dayolive 01/09/2020

O melhor
Aah, cheguei ao final e não tinha ideia de quem trouxe de volta nosso patriarca, e posso dizer que eu não sei de nada!
Fiquei impressionada com a astúcia, a inteligência tudo muito bem planejado e se já era um dia meus queridinhos subiu mais um nível, aaah um dos final que mais me deixou triste foi o do xiao xingchen, um anjo na terra que sofreu muito por ser bom demais, merecia muito mais. E teve wuxian e wangji aqui, finalmente se resolveram, os extras? OMG (muito calor) enfim juntos e com seu filhinho pq gostamos é de sonhar.

Vou repente aqui a mesma parte da resenha do primeiro livro pq pensei que era o último kkk

Sim, esse se tornou o melhor livro/novel que li esse ano. A história simplesmente é incrível, todo o enredo é inédito e bem diferente do que eu já vi em outros livros de fantasia.
história bem marcante, vemos o desenvolvimento do protagonista ir de uma pessoa divertida, carismática e encrenqueira a uma das pessoas mais temidas de todos os clãs, e nem por isso ele é um vilão, tá mais pra um anti herói, todas as tragédias acontecidas com ele e com só ele muitos outros personagens tambem, fez com que eu sofresse junto, e quando eu pensei que tudo tava bom veio o pior e eu chorei, uma história que sim, tem um romance mas não é focado neles, um final digno e surpreende, eu amei cata detalhe dessa novel, que foi difícil de compreender no começo mas depois eu consegui acompanhar normalmente. Por favor, leiam! Essa novel tem s tradução no wattpad.
Sim, amo wangxian mas eu amo muito o jiang cheng, meu baby sofreu muito também e sempre irei defende-lo, nessa história não existe ninguém completamente bom como também não existe um completamente ruim a não ser o wen ******