Mo Dao Zu Shi #4

Mo Dao Zu Shi #4 Mo Xiang Tong Xiu

Resenhas - Mo Dao Zu Shi

Kath 22/02/2020

A Melhor Experiência Literária da Minha Vida!
Continuo dizendo: esses líderes de seita são a encarnação da hipocrisia! No fim do livro anterior eles fizeram um novo cerco na Colina Sepultura esperando fazer sua "justiça" distorcida com Wuxian, contudo, não contavam que o tiro saísse pela culatra e todos fossem salvos por ele. Assim, finalmente a máscara de Jin GuanYao caiu e Wei Ying expôs o cúmplice dele, Su She além de descobrirmos que fora ele um ex-discípulo de GusuLan e por isso conhecia tão bem as formas de combate de Lan Zhan. Junto com este e alguns discípulos, eles conseguem tirar todos da caverna e seguem para a seita Yumenjiang. Um novo momento de fofura surge entre nosso casalzão amado e é revelado que o garotinho A-Yuan, primo de Wen Ning, foi salvo por Lan Zhang treze anos atrás e é ninguém menos que Lan SiZhui, nosso bolinho branco :3

Aliás, esse é o volume das revelações porque os atos de GuanYao se provam muito mais sórdidos do que a gente imaginava! Não é atoa que ele protegia tanto Xue Yan, os dois combinavam. Ele matou o próprio pai (ainda que ele merecesse morrer porque era pior que um excremento de porco, mas ainda assim né?), casou com a irmã e assassinou o próprio filho tudo para se manter no topo de todas as seitas. E a pessoa ajudando-o o tempo todo era Su She que foi quem também colocou a maldição em ZiXun causando a morte dele e o desvario de Wen Ning que acabou matando ZiXuan o pai de Jin Lin. Também fica provado que era Jin GuanYao quem estava usando o amuleto do tigre estígio.

Com a verdade na cara, os líderes de seita parecem bem dispostos a cooperar com WeiYing, mas nem ele está interessado e nem Wanji vai permitir que ele penda para a escuridão outra vez. Mal nos recuperamos desses tiros e lá vem Wen Ning com a verdade sobre a restauração do núcleo dourado de Jiang Cheng, gente, se havia qualquer nuvenzinha e suspeita mínima que Wei Ying era um bebê (e não havia nenhuma) ela some com essa bomba!

Na verdade, Wei Ying abdicou do seu núcleo para Jiang Cheng (esse puto miserável) e a irmã de Wen Ning foi quem fez o dolorosíssimo processo! Mais uma vez esse cretino mostra que não merece o meu A-Xian U.U E tem mais, bebê Xian finalmente começa a admitir os sentimentos pelo Wanji (apenas não sei lidar) mesmo que, no início, seja só pra si mesmo. Quando saem da seita Yumenjiang após uma briga tão feroz com Jiang Cheng que Wei Ying desmaia de exaustão e raiva, eles partem para a cidade de Yipin onde Wuxian lembra de ter visto uma escritura na casa de Jin GuanYao, ele acha que pode encontrar alguma pista por lá. Ao Chegar na cidade eles encontram um templo. Era comum templos serem construídos nas montanhas, mas aquele estava bem no meio da cidade sentindo que achar pistas de dia era perigoso e como estavam há muitos dias sem descansar eles se hospedam em uma pousada.

Com o coração agitado por sentimentos fortes, Wei Ying decide embebedar Lan Zhan em busca de respostas, mas o tiro sai pela culatra e o resultado é um Wanji desordeiro que rouba galinhas, jujubas e picha muros (eu morri nessa cena, Lan Zhan bêbado é a melhor coisa dessa novel!). Quando finalmente consegue arrastá-lo de volta para o quarto o sempre impecável Han Guan-Jun está quase irreconhecivel de tão desarrumado, como na pousada só tem mulheres - e não sem alguma malícia também que eu sei - Wei Ying se oferece para ajudá-lo no banho (aquela carinha!). A proximidade, é claro, vira fogo quando Wuxian decide provocar mesmo Wanji com um toque MUITO ousado (exatamente onde você tá pensando mesmo kkkk). Claro que o já bêbado (e desconfio que não tão bêbado) Wanji reage com uma "violência" inesperada e puxa o mozão com tudo pra dentro da banheira enchendo-o de beijos nada recatados. A coisa evolui até os dois se verem na cama sem saber onde um começa e o outro termina, mas com o misto de sentimentos, Wei Ying acaba não sabendo expressar seus sentimentos e um climão acaba com a nossa felicidade e a do Wanji (choremos kkkkk)

Nem imaginando que Lan Zhan retribui seus sentimentos (e a mais tempo do que ele é capaz de contar!) Wei Ying se vê incapaz de dormir e decide ir sozinho ao santuário investigar acompanhado de Wen Ning, a cena que vê, entretanto, não é nada animadora com Lan XiChen no meio de um pequeno exército de discípulos de Lalinjin. A princípio ele não entende o que está acontecendo (nem nós) até que manda Wen Ning ir buscar Lan Wanji e bem nessa hora Jin Ling dá as caras com a bendita cadela Fada para desespero de Wuxian. Tentando impedir que o menino fosse morto a flechadas, Wei Ying não apenas revelou seu esconderijo como perdeu a flauta improvisada e foi capturado por Jin GuanYao.

É aí que antes que a nossa respiração volte ao normal já somos bombardeados de revelações. A primeira é que Lan XiChen, ao contrário do que parecia, não estava do lado de GuanYao, mas teve seus poderes bloqueados por ele e não podia fazer nada. A segunda - e mais bombástica - foram os sentimentos de Lan Zhan contados por Lan XiChen já que Wei Ying não se lembrava de muita coisa da vida passada, especialmente o cerdo do dia sem noite onde Jiang YanLi morreu na sua frente. Muita coisa é esclarecida nessa cena, todos os sentimentos de Lan Zhan, escondidos de Wuxian durante todos aqueles anos, só aumentam ainda mais os sentimentos que já explodiam dentro do peito dele e quando pensava em tudo que fez para provocá-lo, Wei Ying se sentiu bem cruel e idiota.

Quando Lan Zhan por fim aparece para resgatá-lo, GuanYao usa Wuxian como refém para obrigá-lo a bloquear seus próprios poderes espirituais, coisa que Wanji faz sem hesitação uma vez que a vida de Wei Ying está em risco, nisso, finalmente Wuxian abre seu coração em uma das declarações de amor mais lindas que já li (claro tirando a parte que ele grita na frente de todo mundo que queria mesmo dormir com ele kkkkkkkk). O perigo, contudo, não termina tão facilmente, pois eles precisam de uma forma de subjugar Jin GuanYao. Graças a Jiang Cheng (por incrível que possa parecer) eles têm a oportunidade de conseguir uma vantagem e a última batalha para desmascarar o líder de todas as seitas vai começar. O futuro de Wei Ying e Lan Zhan está só começando...

Ler 魔道祖师 foi uma experiência única para mim em muitos aspectos, não apenas pelo fato de ter quebrado a minha resistência (talvez ate certo preconceito mesmo) danmei (BL em chinês) quanto por me proporcionar o contato com a fascinante fantasia literária chinesa. Eu ja havia tentado ler muitas novels antes, mas as traduções são em geral bem mal feitas então tive ainda mais sorte por essa novel ter sido tão bem traduzida, obrigada a todos os envolvidos. Além de evocar reflexão sobre vários assuntos tão atuais como abuso de poder, homofobia, discriminação de uma forma geral, ele nos leva a pensar no amor de uma forma muito singular e não é pelo fato de ser BL que digo isso, mas pela forma como o sentimento foi representado na novel, através não de simples palavras, mas sobretudo de ações. Foi uma das coisas que achei mais lindo. Além disso, somos presenteados com momentos de pura tensão, comédia e ate mesmo um pouco de terror, com personagens que saltam das páginas diante dos nossos olhos tão complexos e odiáveis ou encantadores. Não posso exprimir em palavras como vou sentir falta de Wei Wuxian, Lan Wanji e suas traquinagens, quão doloroso é me despedir desses livros que me tiraram de tal forma da realidade que por semanas não consegui focar ou pensar em mais nada e acho que é assim que livros devem ser, eles devem nos sugar do mundo e nos transportar para seu universo... graças a essa novel eu pude sair um pouco da caixinha e perceber quão errada era a minha resistência e quão lindo o amor pode ser sob essa nova ótica. Completo esses quatro volumes com extrema saudade e ao mesmo tempo felicidade por ter tido uma das experiências literárias mais fascinantes da minha vida! Agora é encontrar uma forma de voltar pra realidade coisa que vai ser muito complicada. Mais que recomendado!

No começo, fiquei pensando que era uma bobagem muito grande a China ter censurado de maneira tão pesada a série (tendo em vista que, pelo que pesquisei, eles tem uns BLs com umas cenas beeeeem piores), mas quando cheguei no capítulo 111 eu descobri em parte a razão da censura kkkkk. por um lado eu entendo, talvez pelo horário em que eles queriam exibir a série e o PG que escolheram, ou mesmo pelo fato da própria acessoria do Xiao Zhan e do Wang Yibo não ter concordado muito com as cenas (suposição minha) eles não colocaram beijos e as cenas de cama, contudo, acredito que poderia ter sim tido um meio termo ao invés de transformar a história num bromance. Mas okay, ainda assim estou ansiosa para começar a ver o drama e o anime e mês que vem é só o que vou fazer mesmo. Portanto esperem pelas próximas resenhas que vai dar mais Mo Dao ZuShi por aqui.
Beatriz 24/02/2020minha estante
Olá, vc possui o livro físico? Gostaria de saber como ele é dividido. Por que são 4 volumes certo? Daí queria saber em qual capítulo cada um acaba. Se vc puder responder, ficaria muito grata.

Kath 24/02/2020minha estante
Não, apesar de terem feito petição nenhuma editora pegou os direitos para o livro físico no Brasil. Eu li pelo wattpad numa tradução em parceria com o Mo Dao ZuShi Brasil. Sei que o primeiro volume vai até o capítulo 45, mas como ela não especificava os demais, acabei dividindo os 129 capítulos por 4 pra ter um controle da minha leitura.

Beatriz 24/02/2020minha estante
Ah...certo, obrigada então!!

Kath 24/02/2020minha estante
De nada ^^

Aryadne.Brito 13/12/2022minha estante
Na verdade a China proíbe qualquer relacionamento LGBTQ+ por isso que são censurados

Larissa 18/04/2024minha estante
O que tem no cap 111?
Amei sua resenha, bem detalhada. N vejo a hora de ler o volume 4, terminei o 3 recentemente

Paola 30/10/2023minha estante
Eu entendo muito os personagens de MXTX, antes odiava o jiang cheng tbm, mas dps comecei a entender ele, oq fez ele ser assim (e não, não é só a morte dos pais dele) eu acho que o Lan Zhan tem desenvolvimento sim, mas é pq o jeito dele é mais calado, mas quando vc vai analisar várias e várias cenas vc claramente vê como ele gosta do Wei Wuxian, e até o motivo para ele gostar e também o motivo para ele não demonstrar tanto seus sentimentos

Paola 30/10/2023minha estante
Wei nem se fala, personagem extremamente bem desenvolvido. Tirando uma cena específica que eu acho q ele não tava sendo ele mesmo (depois da colina da sepultura) e vc falou que não tem tanta coisa relacionada ao passado, mas metade dos livros são flashbacks ?

Paola 30/10/2023minha estante
Mas foi mto boa sua resenha

Paola 24/11/2023minha estante
Acho que sei pq ele não teve flashback antes do pai do jiang cheng pegar ele. Foi pq ele nem lembrava desse período, para contar a história para a gente

Ana Usui 03/05/2022

A justiça de um coração, um amor de almas
Eu sabia que devia ter um motivo pra Mo Dao Zu Shi ser tão famoso ao ponto de ser adaptado pra anime e live-action, mas ao invés de me encorajar, fiquei com receio de ser aquelas "modinhas" que não justificam a própria fama. Porém eu levei um tapa na cara, e ainda bem que levei, porque essa novel é maravilhosa, sem sombra de dúvidas a melhor novel que já li até agora.

No começo tive bastante dificuldade pra acompanhar o fluxo da história e me adaptar a cultura descrita porque essa novel tem muitos personagens e, como se passa na China Antiga, cada um deles tem no mínimo três nomes (nome familiar, nome social, título formal) e a autora também pressupõe que o leitor já conhece o sistema do universo mágico de cultivação.

Que em resumo geral significa que, na China Antiga, as pessoas eram dividas em duas categorias: cidadãos comuns e cultivadores, pessoas com habilidades de desenvolver poderes espirituais através de meditação, leitura, pintura, música, entre outras coisas. Esses cultivadores se organizavam em "clãs", cada um com regras específicas, e viviam para exterminar criaturas místicas e maléficas enquanto cultivavam seus poderes, com a possibilidade de um dia se tornarem imortais.

Sabendo desse sistema, havia um clã mestre que governava todos os outros e devido seu poder acabou se corrompendo e causando grandes males. Os outros clãs se revoltaram e uma grande guerra ocorreu.

O protagonista, Wei WuXian, foi um grande cultivador, muito temido por suas habilidades de cultivação que fugiam dos padrões e eram consideradas "impuras". Ele foi um dos heróis de guerra que ajudou a aniquilar um dos líderes do Grande Clã Wen. Porém, passada a guerra, todos se sentiram inquietos com a quantidade de poder que Wei WuXian tinha e se voltaram contra ele. Os clãs se uniram mais uma vez e mataram Wei WuXian.
Aqui é onde você pensa que eu mandei o maior spoiler da vida neh?! Mas não, porque é aqui que a história começa.
We WuXian só morreu, sua alma permanece viva, e num mundo onde os poderes espirituais são tudo, é óbvio que a morte não é o fim. O protagonista "ressuscita" em outro corpo 13 anos depois de sua morte. E aqui que a jornada de Mo Dao Zu Shi começa.

Se preparem que aqui vem os elogios e não serão poucos porque virei fã.

O universo criado pela autora é rico tanto em cultura chinesa quanto em complexidade emocional, TODOS os personagens são importantes e todos estão conectados de alguma forma, formando uma grande teia de aranha que você só reconhece no terceiro volume. O que mais me impressionou foi a dedicação da autora de se aprofundar nos personagens um por um, nos trazendo suas motivações, suas dores, seus traumas e suas crenças. Em determinado momento você percebe que não existe vilão nem herói em Mo Dao Zu Shi, os vilões tem suas justificativas e os heróis também erram. Ninguém é inocente e todos carregam sangue nas mãos.

A obra também deixa claro sua máxima: a justiça de um é nublada por sua própria perspectiva.

Cada personagem se acha justo dentro de si mesmo, e não se preocupa em entender o outro a quem aponta o dedo.
Essa lição é algo que Wei WuXian, o grande vilão assassinado, aprende da pior forma.

Agora falando do romance OH CÉUS
--------- abrindo espaço para uma fangirl ---------
:gatinhoenvergonhado:
Quanta perfeição, o romance é de tirar o folego, é belo, poético e transcende tempo, corpos, crenças e dogmas.
Não irei superar por muuuuuuito tempo esse romance.
Também quero comentar algo que vale tanto como elogio quanto como crítica de fã: o romance não é o principal da novel, é uma linha sútil que está presente em todos os momentos de forma silenciosa. É algo positivo porque mostra o compromisso da autora com sua estória (toda grande obra que se preze não tem o casal como o objetivo de tudo), e também é algo negativo PRA MIM porque céus!!!!!!!!!! EU QUERO MAIS CENAS DO CASAL, dane-se a guerra, quero amor, fluffy fluffy e arco-íris pra todo lado!
--------- encerrando o surto ---------

Mo Dao Zu Shi é bem escrita, bem construída, com personagens complexos e cativantes que seguem uma jornada intensa, cheia de reviravoltas, ação e mistério. Traz reflexões sobre homofobia, sobre abuso de poder, sobre perspectivas de vida, sobre diferenças sociais e suas consequências, sobre preconceito e pré julgamento. Além de ser uma jornada maravilhosa.
Agora me sinto na obrigação de fã de caçar todas as outras obras da autora e lê-las.
Andrea 04/05/2022minha estante
UAU! Até me fez querer ter vontade de ler!

Isa 19/07/2022minha estante
Mdzs é meu favorito da autora mas os outros livros dela também são maravilhosos, principalmente Heaven official's blessing?

Tah unnie 22/06/2020

Para quem gosta do gênero é uma mão cheia...
Mdzs é uma novel bem escrita com personagens complexos que não são nem 100% bons nem 100% maus, pode acontecer de haver confusão na leitura por conta dos arcos bem grandes que a autora coloca para mostrar o passado do Wei wuxian mas é contornável, a história em si tem o romance entre os personagens principais mas foca mais no mistério de quem será o verdadeiro vilão, o Wei Wuxian pode ser meio insuportável com suas piadinhas mas depois você acaba se apaixonando pelo jeito alegre dele, Lan Wangji merece o prêmio de "mais tempo sem fazer uma expressão facial", os líderes de seita deveriam ser menos hipócritas, alguns personagens que parecem bonzinhos não deveriam ser subestimados e Wen ning e Wen qing mereciam bem mais do que o destino que tiveram... Novel bem escrita e que prende a atenção uma das minhas preferidas depois de TGCF.
Leitura e . 22/06/2020minha estante
Oii... Boa noitee/madrugada...Tudo bem?... Desculpa por interromper sua leitura, mas gostaria de te convidar a me seguir no Instagram para acompanhar minhas leituras... te espero lá...?
Obrigado.
@leituraeponto

Nina.Albus 20/02/2020

Podia ter sido o meu favorito
Eu daria cinco estrelas, eu adorei os personagens e a história no geral. Porem teve umas cenas dos extras que me deixaram um tanto desconfortável, eu achei que umas partes seriam mais desenvolvidas e a falta de personagens femininas.

Anny Campos 26/02/2020

Terminei de ler essa semana. Desculpe aos amigos e familiares por eu ter sumido, foi a leitura 😅. Um histórico lindo e cheio de detalhes culturais. Um romance que parecia leve e sem nada de mais e no final foi sobre sacrifícios pela família e por amor 😍😭 chorei muito, mas também ri muito durante o processo. Só não curti o final do vilão 😕 *+18 anos

renfcv 30/03/2020

WANGXIAN.MP3
É sempre difícil terminar uma história a qual você se apegou tanto durante a leitura. Mas essa hora sempre vai chegar. O final foi feliz mas assim como chorei horrores assistindo a série, não deu pra segurar as lágrimas quando cheguei ao último ponto final da história. Acho que nunca vou superar o quão lindo (apesar das dores) é o amor entre Wuxian e Lan Zhan. Foram tantos altos e baixos e quando finalmente eles ficam juntos parece que nada pode abalar os dois. E realmente, nada pode. Eu tenho muito pra falar depois de terminar MDZS mas não cabe nem numa resenha. De qualquer forma, apesar de a história ter acabado, ainda tem muitas adaptações pra matar a saudade. Até porque ler o novel foi uma forma de eu matar a saudade que eu sentia da série, e assistir a série foi porque eu já assisti o donghua e sabia que era uma história incrível.

E vamos de consumir toda adaptação existente!

wangxian 10/04/2024

Doloroso
Novamente foi um livro de flashbacks e sem surpresas eu chorei feito uma condenada.

foi muito doloroso ver o wuxian sendo taxado de vilão simplesmente por não ser mais útil pra aqueles fdpp dos líderes de seita e ter que ver ele perder outra família por uma briga ridícula de poder.

eu não julgo nenhuma das ações dele e acho bem difícil isso acontecer, afinal ele também é humano e não era obrigado a suportar tudo calado e com rabo entre as pernas, se ele era considerado uma ameaça, então que se tornasse realmente a ameaça.

eu só queria poder dar um abraço nele e no wen ning, meus bebês sofreram demais.

Witxch 01/07/2020

A única coisa que eu consigo pensar é o quanto eu queria uma continuação. Meu coração ficou quentinho durante esse volume inteiro.

Celine.Macario 11/07/2020

esse livro é perfeito
a história é tão emocionante e apaixonante
chorei muito de emoção com esse final

Bee 28/07/2020

Uma das melhores séries que eu já li, a escrita da autora me cativou do início ao fim do novel, os personagens extremamente bem escritos e coesos, foi maravilhoso acabar o livro com sensação de história finalizada mas ao mesmo tempo aquela tristeza de ter chego ao fim. Já reli mais de três vezes a história completa acho que nuna vou me cansar dela, a única crítica que tenho é em relação aos extras, alguns deles foram problemáticos e desnecessários para a finalização dos quatro livros.

Sah Katrina 31/07/2020

Surpreendentemente INCRÍVEL!
Terminei a série tem alguns dias, mas precisei desse tempo para me recuperar antes de tentar falar algo coerente sobre. Ainda assim, sinto que nunca conseguirei superar a infinidade de sentimentos que essa leitura me proporcionou. Por ser algo longo (quatro livros, mais de 100 capítulos + inúmeros extras), emergi completamente nesse universo, a ponto de abandonar outras leituras e o mundo ao meu redor para que pudesse me dedicar inteiramente a ele... Acho que isso acabou influenciando de forma positiva na leitura, por ter me ajudado a me conectar com cada um dos personagens. Claramente, muito dessa ânsia por mais, que não me permitia deixar a leitura por mais do que poucas horas, deve-se ao excelente trabalho da autora em criar um universo mágico, com aventuras emocionantes e personagens extremamente cativantes. A leitura ocorreu entre altos e baixos sentimentais, conseguindo me fazer chorar a ponto de quase soluçar e rir até minha barriga doer, e eu não poderia ser mais grata, pois, definitivamente, fez com que todo o período dedicado a mdzs valesse MUITO a pena.

A escrita da autora é simples, direta e, ao mesmo tempo, completa o suficiente para fazer com que você consiga mergulhar completamente na história e se conectar com os personagens. E que personagens!!! Wei Wuxian (Wei Ying / O Patriarca Yiling) se tornou de longe um dos meus personagens favoritos da vida, simplesmente por ser HUMANO. Ele teve seus erros, teve seus momentos de certezas e incertezas, agiu impulsivamente, e ? o mais significante ? aprendeu com cada um de seus erros. Quando toda a sua história se torna conhecida, não existem meios de não se compadecer com o seu passado, de não se identificar com seus ideais e de não sentir empatia por tudo o que foi feito consigo. Um dos personagens com o maior coração que eu já li (e assisti), que dava tudo de si sem medo e sem esperar nada em troca, mesmo que aquilo ocasionasse em consequências nocivas para si próprio. Admirável, com certeza, e apaixonante! As tiradas irônicas e os momentos insuportáveis em que você, às vezes, pode querer entrar na história para dar na cara dele, conseguem torná-lo ainda mais encantador, justamente por ser humano, por não ser perfeito o tempo todo.
Mas não foi apenas com Wei Ying que a autora conseguiu esse feito. Todos os seus personagens conseguiam elucidar o bem e o mal intrínsecos nos seres humanos, muitas vezes me fazendo debater comigo mesma sobre o que era bom ou ruim, e me tirando da minha zona de conforto como leitora para me permitir me por no lugar do personagem, com seu contexto único e os caminhos que o levou até dado momento.

Esse exercício de empatia que pude fazer até mesmo com os violões, foi um dos meus pontos favoritos em toda a história.

Novels asiáticas ? mais precisamente as chinesas ? sempre me surpreendem por conta de toda a bagagem cultural presente em cada detalhe do background da trama e de todo o misticismo encontrado apenas nelas; mdzs foi definitivamente uma dessas. Fiquei encantada pelo que nos foi apresentado de fatos históricos ? ainda que estes tenham sido alterados pela autora para que coubessem dentro do que ela criou ? e pela forma como foi criada toda a atmosfera.

O romance não foi o foco principal dos livros, pelo menos não por 80% da história, mas foi algo que a complementou de forma gostosa. O caminhar lento e calmo com que aconteceu, deixou-me extremamente satisfeita, fazendo com que eu surtasse com coisas mínimas, que pareceram se tornar ainda mais significativas. Lan Wangji (Lan Zhan / Hanguang-jun) é o homem dos sonhos de qualquer pessoa, e outro personagem maravilhoso. A forma como ele demonstrava seu amor pelo Wuxian tão sutilmente e como se manteve ao seu lado fielmente em todos aqueles momentos complicados... AAAAAH eu não me aguentava!!

O único ponto que me deixou um pouco decepcionada, talvez por todo o bom desenvolvimento da história ter me feito criar muitas expectativas, foi o final de todo o mistério. Senti que algo ficou faltando, que, de alguma forma, a autora se apressou naquele momento final e terminou tudo de forma... rasa? Eu realmente não sei explicar o que faltou, mas fiquei com a sensação de que poderia ter sido algo maior, melhor trabalhado. Ainda assim, não foi algo que conseguiu afetar todos os pontos positivos colecionados no decorrer da obra completa.

MXTX conseguiu criar algo que considero muito difícil: um universo incrível, que te prende a ele com tanta força que sinto não ser capaz de me desprender dos personagens tão cedo. Comecei pelo drama, fui para a novel e sinto cada vez mais a vontade de devorar todas as formas de adaptação existentes para esse história, pois já sinto MUITA falta dos personagens. Sinto que poderia ler inúmeras continuações com os jovens discípulos das seitas (os personagens mais sensatos de toda a novel, vamos ser sinceros kkk), que fiz questão de adotar um por um; com Wen Ning, o personagem mais adorável que já vi e que virou meu bebê logo nos primeiros instantes em que aparece e com os Wangxian, que se tornaram um dos melhores casais escritos!

dayolive 01/09/2020

O melhor
Aah, cheguei ao final e não tinha ideia de quem trouxe de volta nosso patriarca, e posso dizer que eu não sei de nada!
Fiquei impressionada com a astúcia, a inteligência tudo muito bem planejado e se já era um dia meus queridinhos subiu mais um nível, aaah um dos final que mais me deixou triste foi o do xiao xingchen, um anjo na terra que sofreu muito por ser bom demais, merecia muito mais. E teve wuxian e wangji aqui, finalmente se resolveram, os extras? OMG (muito calor) enfim juntos e com seu filhinho pq gostamos é de sonhar.

Vou repente aqui a mesma parte da resenha do primeiro livro pq pensei que era o último kkk

Sim, esse se tornou o melhor livro/novel que li esse ano. A história simplesmente é incrível, todo o enredo é inédito e bem diferente do que eu já vi em outros livros de fantasia.
história bem marcante, vemos o desenvolvimento do protagonista ir de uma pessoa divertida, carismática e encrenqueira a uma das pessoas mais temidas de todos os clãs, e nem por isso ele é um vilão, tá mais pra um anti herói, todas as tragédias acontecidas com ele e com só ele muitos outros personagens tambem, fez com que eu sofresse junto, e quando eu pensei que tudo tava bom veio o pior e eu chorei, uma história que sim, tem um romance mas não é focado neles, um final digno e surpreende, eu amei cata detalhe dessa novel, que foi difícil de compreender no começo mas depois eu consegui acompanhar normalmente. Por favor, leiam! Essa novel tem s tradução no wattpad.
Sim, amo wangxian mas eu amo muito o jiang cheng, meu baby sofreu muito também e sempre irei defende-lo, nessa história não existe ninguém completamente bom como também não existe um completamente ruim a não ser o wen ******