Ricardo e Vânia Chico Felitti

Resenhas - Ricardo e Vânia

Suzana 08/07/2020

É a continuação da reportagem sobre o Ricardo Correa da Silva publicada no Buzzfeed pelo Chico Felitti. De forma bem simples somos apresentados a varios personagens que compõem a vida de Ricardo, principqlmente Vânia, seu grande amor. Ao final da história me senti quase amiga de Vânia, uma mulher que enfrentou o mundo, lutou contra preconceitos e encontrou seu lugar

valmirlins 02/07/2020

Do privilégio de conhecer Ricardo e Vânia
Apo?s a leitura da histo?ria arrebatadora de Lui?sa Marilac, emendei o enredo com o de Ricardo e Va?nia, sendo esta u?ltima uma sucessa?o de Vagner, nome que lhe foi dado quando nasceu com a genita?lia masculina. Ricardo foi cabeleireiro e maquiador de sucesso em territo?rio paulistano, mas terminou seus dias nas ruas de Sa?o Paulo, popularizado como ?Fofa?o da Augusta?. Va?nia, quando Vagner, tambe?m seguiu carreira em salo?es de beleza mas foi na Europa que deslanchou como garota de programa nas ruas escuras da capital francesa, ja? habitando a sua ta?o sonhada este?tica feminina. O que os dois tem em comum? Um amor arrebatador quando ainda garotos ansiosos por uma vida colorida e conforta?vel e uma obsessa?o pela este?tica perfeita. Ricardo e Va?nia autoinjetavam silicone na face e no corpo, com o intuito de chegarem pro?ximo a? ?perfeic?a?o das bonecas chinesas?. Os anos que passaram desfiguraram o rosto de Ricardo, que ganhou a fama de Fofa?o. Va?nia teve mais sorte e conseguiu pagar por algumas cirurgias que retiraram boa parte da substa?ncia de seu corpo. A histo?ria e? contada pelos protagonistas e por pessoas pro?ximas, que fizeram a gentileza de dar seus depoimentos a Chico e Isabel, responsa?veis pela cac?a ao tesouro que foi a curadoria de histo?rias e imagens que serviram como embria?o para este livro.

AnaCristina13 01/07/2020

Livro curtinho, mas uma história contada de um jeito tão sensível e bonito, me peguei querendo mais. Mais detalhes, mais histórias.

Marina 29/06/2020

A história por trás do personagem
Li a matéria na época em que foi publicada, e já achei cativante. Cruzei com o Ricardo algumas vezes na rua e lembro do estranhamento ao vê-lo pela primeira vez. O livro faz, delicadamente, a humanização desse homem, contando sua rica história e suas relações com pessoas extremamente interessantes. Essas páginas reivindicam o direito de Ricardo ser quem é, por mais que ele não esteja mais entre nós.

VARJA 18/06/2020

Duas histórias de amor num só obra
Posso dizer com tranquilidade que está obra é construída por duas histórias de amor: Uma entre duas pessoas que se marcam para toda a vida, e outra pelo cuidado e sensibilidade que o Jornalista tem ao contar uma história tão bonita, trágica e com um leve toque se esperança. Recomendadissimo.

Ana Athanasio 27/02/2019

Livro-reportagem precioso e honesto
Típico livro-reportagem que nos pega logo de início, principalmente se o leitor chegou a cruzar com Ricardo em algum momento ou leu a reportagem que Chico Felitti fez para a Buzzfeed Brasil. É jornalismo de qualidade e honesto.

Além disso, as histórias que o escritor nos traz têm tudo aquilo que talvez falte não só ao cinema, mas à produção literária brasileira para que seja mais reconhecida no exterior: a pegada de universalismo.

Temas universais e necessários atualmente são tratados de forma extremamente sensível. Homossexualidade e todos os entraves que pessoas como Ricardo e Vânia tiveram lá nos inícios dos anos 70/80 - sobretudo no interior tradicional paulista -, problemas psiquiátricos como esquizofrenia, parâmetros de beleza que mudam com o tempo e as maneiras encontradas para alcançá-los, relacionamentos abusivos, imigração, prostituição, invisibilidade social etc.

Raquel.Fernandes 07/06/2020

O que leva alguém a morar na rua?
Nesse livro somos convidados a conhecer as causas de Ricardo e também sua história de amor com Vânia.
Talvez você nunca tenha ouvido falar de Ricardo(assim como eu antes de ler esse livro), mas já tenha ouvido falar do Fofão da Augusta, apelido que recebeu dos passantes de SP, em função de ter ficado parecido com o famoso personagem da TV( quem era dos anos 80 lembra) depois de diversas intervenções cirurgicas por que passou.
Nesse livro, o autor faz uma busca primorosa à história de Ricardo, desde a infância até o dia de sua morte, apresentando relatos dos diálogos com o próprio, sua família e conhecidos, e apresentados de maneira muito intimista, de forma que o leitor quase se sente presente na história.
Nessa biografia merece destaque também a sutileza com que o autor introduz e desenrola sua participação no relato, como um link muito importante entre todos que ajudam a desenvolver a narrativa, mas sem sensacionalismo ou exageros, sem querer impor um ponto de vista ou conclusão, como quem quer de fato ajudar a registrar a história de vida de um ser humano de maneira que possa contribuir para reflexão dos que ainda vivem, como uma justa homenagem para alguém que se foi.
O livro também é um forte relato sobre a vida nas ruas e seus desafios que infelizmente vão muito além da fome e do desamparo.

Luiza 07/06/2020

Ótima história, porém, muito mal escrito. Deixou bastante pontas soltas e em muitos trechos acaba sendo confuso.
Entretanto, acredito que vale super a pena ler por toda a narrativa que traz.

Dedé 02/06/2020

Reflexão
O livro não é só uma história de uma personagem das ruas de SP: é uma hst de amor, de luta contra o preconceito . Éum retrato da nossa sociedade que hostiliza talentos e inculca ideários inalcançáveis em nossas cabeças.

Luiz Carlos 01/06/2020

Ricardo e Vânia
Leitura envolvente sobre amor, libertação e principalmente aceitação de ser "normal " independente de preconceitos e opositores.

Júnior 25/05/2020

Humanizou muito bem a figura de Ricardo. Trás ótimas noções de um contexto lgbt que nós (gerações mais novas) muitas vezes não estamos familiarizados. Em diversos momentos desejei poder adentrar mais profundamente todo esse universo, mas o livro oferece um ótimo panorama jornalistico da vida de Ricardo e Vânia e os personagens que os cercam/cercaram.

Jordano 22/05/2020

Ricardo e Vânia
Fiquei curioso para ler o livro após escutar algumas participações do Chico em podcast.
Quantas vezes passamos por um morador de rua e pensamos: ?O que aconteceu com essa pessoa para ela viver dessa forma??. Neste
livro podemos entender um pouco desse processo.

Curumin 13/05/2020

Quando li a reportagem no Buzzfeed, foi ao acaso, e as primeiras linhas me levaram a um estado de curiosidade imensa, não apenas pelo personagem, mas pela forma que o autor ia conduzindo.

Com o livro, a mesma coisa. É lindo, sensível, e narra além da história de Ricardo. Mostra Vânia, um amor entorpecido pela vida.

É uma leitura rápida, prazerosa e as vezes até dolorosa. Porém, permanece contigo, sei lá, por quanto tempo. Ainda me pego pensando em Ricardo e Vânia...

Ju Anjo 11/05/2020

Ricardo & Vânia & Chico
Uma história inesquecível que, mesmo depois de quase um ano já lida, ainda me acompanha em todos os livros que compro. A visão de Chico é única neste livro, de delicadeza imensa e, não menos importante, de um teor jornalístico de dar água na boca.
Aqui fica meu breve obrigado por ter colocado tamanha preciosidade no mundo literário, no qual, há um ano, escrevi no link abaixo sobre todo sentimentalismo que me causou (e ainda causa).

site: https://medium.com/@poesiacorrida/ricardo-e-v%C3%A2nia-e-chico-fca63fbad3de

vcarpine 28/04/2020

Perfeito
Me emocionei em diversas vezes, personagens fortes e marcantes