A esperança tem muitas faces

A esperança tem muitas faces Lucília J. de Almeida Prado

Resenhas - A esperança tem muitas faces

Soninha 16/09/2017

Maravilhoso
A história de Lívia e Gian mostra o quanto a vida nos prega peças para que possamos amadurecer e aprender com ela, o quanto nosso destino depende das ações, decisões e atitudes que tomamos em todo percurso, no entanto, independente muitas vezes de nossa vontade, a vida impõe o que verdadeiramente precisamos até descobrirmos o necessário para sermos felizes. O livro ainda fala sobre parte do período da guerra, do mandato de Getúlio e do modo de vida em São Paulo.

Núbia Esther 23/04/2011

Olá pessoal, depois de um tempinho sem aparecer por aqui estou de volta e com resenha! Já há um tempinho ganhei um livro de uma autora brasileira no twitter das meninas do @Leit_Devaneios, estava enrolando para ler mas finalmente consegui em meio a lista de espera de livros para ler, que só aumentam porque como toda boa viciada em livros não consigo ir na livraria e não comprar algo. A leitura foi agradável e até divertida, mas esperava mais do livro…

Lívia e Gian, Brasil 1942. O cenário é o Estado Novo, o governo getulista com as revoluções e passeatas silenciadas em sua maioria com o emprego das armas e prisões. No mundo a Segunda Guerra Mundial está a todo vapor. É nesse cenário que somos apresentados à Lívia, estudante do pré-jurídico (equivalente ao nosso ensino médio hoje), e Gian, estudante de engenharia na Politécnica. É lindo ler sobre o romance juvenil dos dois, seus anseios, seus desentendimentos em sua maioria devido ao ciúme excessivo do rapaz e os planos para o futuro. Como todo romance juvenil, temos os enamorados pela mocinha (os quais não são poucos!) e rapariga que está ali só esperando o momento certo para dar o bote e tentar ter o mocinho só para si.
Até aí tudo bem, enquanto o romance se encontrava nessa fase da vida de nossos personagens era cabível aceitar os ciúmes excessivos do Gian e toda a juventude do romance. Porém, o tempo passa, o Brasil adere a Segunda Guerra ao lado dos Aliados e Gian, por causa de uma briga, vai parar no front de batalha. Espera-se com isso que os personagens amadureçam e ganhem uma profundidade que só o sofrimento e os pesares podem fornecer, infelizmente não é o que acontece. O romance começa juvenil e a história se encerra a exemplo dos romances juvenis, com personagens fortes e que prometiam muito na história sendo deixados pelo caminho. A impressão que dá é que a autora depois de tanto tempo escrevendo para o público infanto-juvenil não conseguiu fazer a transição necessária a um romance adulto (sua primeira obra para esse público). Fiquei na espera por ver as outras faces da esperança e na torcida para que outros caminhos fossem explorados pela autora, fiquei só na vontade.
O que me convenceu no livro e que tornou a leitura bem interessante foram as referências históricas que permeiam toda a obra. Sou fã de história, adoro romances históricos e ler uma obra ambientada no clima do Estado Novo, com as descrições da vida do brasileiro na época e depois as referências aos acontecimentos da Segunda Guerra Mundial, foram o saldo positivo da obra. É uma pena, que a autora com a faca e o queijo na mão não tenha conseguido extrair de seus personagens tudo o que estes podiam lhe oferecer.

[Blablabla Aleatório]-http://feanari.wordpress.com/2010/09/13/a-esperanca-tem-muitas-faces-lucilia-junqueira-de-almeida-prado/

sabrina sexton 08/06/2010

Para mim o livro foi decepcionante. =(
Ótima pesquisa histórica, mas totalmente morno no restante.

A sinopse nos revela que esse é o primeiro livro "adulto" da autora;
Talvez ela precise rever alguns conceitos, pois tenho ótimas lembranças dos livros "juvenis" dela, enquanto esse adulto...

Resumindo? Ás vezes é melhor não "crescer". \o/

O único momento em que senti um sentimento verdadeiro veio da personagem secundária, a italiana pivô da separação do casalsinho.
Digo casalsinho porque, pra mim, não foi um par romântico. Poderia ter sido, mas em algum momento eles se perderam, talvez antes mesmo de começar. Poderia ter sido com a italiana também, mas novamente a autora deixou passar uma personagem forte...

Não pode exisitir dois amores?

Tudo bem que os personagens, à princípio, eram jovens e inconsequêntes, mas não senti "amadurecimento" neles, mesmo depois que o Gian volta da guerra.
Quando eles tinham tudo pra "acertar"... é a vez da Lívia ter ciúmes descabidos (ok, não tãaao descabidos), e aumentar ainda mais o período de separação entre eles, além de privar o Gian de vivenciar plenamente uma fase que ele e outras 2 pessoas envolvidas mereciam.

Quanto à resolução do impasse, não acredito que tenha sido a saída mais fácil, apenas o tema não foi bem desenvolvido, e isso me enraiveceu: Não precisava ser tão óbvio.

A esperança pode ter muitas faces, mas o livro não mostrou quais seriam...

Claro que temos que valorizar nossos talentos nacionais, e em breve eu resenharei um livro dessa autora, numa fase mais "teen", e que eu adoroooooooooooooooo... Encerro meus comentários por aqui. ^_^

Paola 28/11/2017minha estante
Li muitos livros desta autora, quando adolescente. Concordo com sua crítica - às vezes é melhor não crescer.

Cel 15/03/2010

Muito Bom Mesmo!
A história se inicia com uma mobilização estudantil em varias capitais brasileiras. Ao mesmo tempo em que a autora expõe os sentimentos dos brasileiros durante a guerra, a indignação da população diante da posição tomada pelo governo ditatorial de Vargas, enfim a sede de vingança; ela também nos apresenta o jovem casal de namorados Lívia e Gian que decidiram se juntar à passeata que pedia a entrada do Brasil na guerra contra o Eixo, como resposta aos navios afundados pelos alemães na costa brasileira, pois o governo ainda se mostrava neutro.

---

Logo de cara já dá pra sentir as vibrações dos jovens brasileiros do período da segunda guerra e o amor de Lívia e Gian é contagiante, vivenciava suas alegrias, sofrimentos, angustia... Enfim, eu me via nesse casal.
A esperança tem muitas faces é uma experiência incrível e apaixonante, vou avisando que para o meu alivio o livro não tem nada de auto-ajuda e nem é absurdamente meloso (que nem crepúsculo) mas repito, é incrivelmente apaixonante.
São cinco merecidissimas estrelas!

Leia a resenha completa em meu blog, Uma Janela Secreta:
--> http://umajanelasecreta.blogspot.com/2010/03/esperanca-tem-muitas-faces.html

Leia outras resenhas aqui:
--> http://umajanelasecreta.blogspot.com/