Arlo Finch no Vale do Fogo

Arlo Finch no Vale do Fogo John August




Resenhas - Arlo Finch no Vale do Fogo


23 encontrados | exibindo 16 a 23
1 | 2


Lina DC 07/04/2019

"Arlo Finch no Vale do Fogo" é o primeiro livro de uma trilogia protagonizada por Arlo, um jovem de 12 anos de idade.
Narrado em terceira pessoa, o livro traz uma aventura incrível e inesperada.

"- Posso lhe dizer que, como alguém com muito mais idade, a maioria das coisas de que me arrependo na vida são as que não fiz. As oportunidades que não aproveitei. É fácil pensar em razões para dizer não. É muito melhor pensar em razões para dizer sim." (p. 42)

O patriarca da família Finch precisou deixar o país por problemas com a justiça e por isso, Celeste precisou levar Jaycee e Arlo de volta para a sua cidade natal, para dividir a casa da família com seu pitoresco irmão, o Wade. Jaycee é uma adolescente de 15 anos de idade que tem aquela personalidade adorável que todo bom adolescente apresenta: um gênio temperamental e um desdenho profundo pelo irmão caçula. Wade é o esquisito da cidade. Trabalhando como taxidermista e sendo tão pouco receptivo a situações sociais, a primeira vista, parece um cara louco e assustador, mas a verdade vai aparecendo no decorrer da leitura. Celeste é uma mãe atarefada, que está correndo atrás de um trabalho para sustentar os filhos. E assim, Arlo é meio que deixado de escanteio, até que descobre na escola que existe um grupo de Patrulheiros, jovens escoteiros que passam boa tarde do seu tempo livre aprendendo manobras de sobrevivência. O problema é que o perigo em Pine Mountain não é exatamente comum...

"As matas protejo,
Os fracos defendo,
O caminho marco,
E a virtude almejo.
Espíritos da floresta, prestem atenção
Enquanto o Juramento do Patrulheiro ponho em ação." (p. 46)

A Companhia de Pine Mountain tem 27 patrulheiros divididos em 4 patrulhas, e é aí que Arlo encontrará seus novos melhores amigos: Henry Wu e Indra, dois jovens curiosos e exploradores por natureza.
Indra é uma sabe tudo e Wu, bem, Wu envolve-se em confusões frequentemente, pequenos acidentes como uma gosma derramada em sua cabeça. Juntos, esses três irão se envolver no grande mistério da Companhia: o desaparecimento de Connor e Katie Cunningham anos atrás e o reaparecimento apenas de Connor.
O livro é uma aventura do começo ao fim. Com elementos criativos, como o Bestiário de Criaturas Notáveis de Culman, fogos-fátuos e muito mais, o enredo é delicioso de se ler.

"As coisas são diferentes nas montanhas. Nem ruins, nem boas, apenas diferentes. Imagino que você leve algum tempo para se acostumar, mas vai acabar aceitando." (p. 14)
comentários(0)comente



a garota111 22/01/2023

Arlo
Eu me surpreendi mt, apesar de já ter uma noção do que ia acontecer. A leitura fluiu bastante, é uma mistura com Parcy Jackson e Harry potter, mas totalmente diferente. É uma pena q a continuação do livro não está traduzida.
comentários(0)comente



#PandS 01/04/2019

https://www.instagram.com/p/Bu_LEQSgK2x/
Arlo Finch tem 12 anos e acabou de se mudar para a antiga casa da família de sua mãe, em Pine Mountain, onde vive seu tio taxidermista não muito adorado pela população. .
Um garoto diferente e muito perspicaz, Arlo logo faz amigos e, ao entrar para a patrulha (um clube de escoteiros), começa a aprender coisas novas sobre aquele lugar, principalmente sobre a Floresta Longa, que na verdade pode ser bem mais do que um aglomerado de árvores.
.
Enquanto tenta conquistar a sua patente de Patrulheiro, o jovem vai conhecer um novo reino e descobrir que existe magia e outras pessoas tão peculiares como ele. Seres místicos, feitiços e elementos que parecem bem mais familiares do que deveriam ser. Mas nem tudo é belo e feliz já que alguém, ou alguma coisa, quer o jovem morto.
A corrida dos Patrulheiros começou e, junto com ela, Arlo e seus amigos precisam tomar muito cuidado para não cair nas ciladas da floresta.
.
Gostei bastante do mundo e dos personagens consistentes criados pelo autor. Foi fácil me envolver com cada um, me apaixonando ainda mais pela estória. Como este é um livro introdutório da trilogia, grande parte da leitura é bastante linear, ambientando e apresentando o leitor aos cenários e personagens, mas, depois de um tempo, somos envolvidos pelo suspense e magia daquele local e a ânsia em acabar o livro só aumenta. .
Sabe aquele impasse entre "acabar logo para descobrir o final" X "não querer que termine por estar muito bom"? Foi exatamente assim a leitura para mim e tenho certeza que, se você gosta do gênero fantasia, vai querer se aventurar junto com essa galerinha também.
O livro tem uma pegada meio Percy Jackson misturado com Harry Potter, mas num formato bem inovador. .
comentários(0)comente



vitinho 20/02/2023

Uma aventura muito simpática e gostosa de ler
Citando Isabela Boscov pra descrever esse livro eu digo: "É inovador e revolucionário? Não! Mas por aquela meia hora cria ali pra você um lugar tão aconchegante... tão reconfortante..."

E essa fala descreve muito bem o livro mesmo. Arlo Finch é uma trilogia (não pretendo ler os outros dois enquanto não traduzirem pra português e bem, acho que não têm pretensão de fazer isso) onde o protagonista de 12 descobre um mundo de magia e mistério quando retorna para a cidade natal de sua mãe.

Ao entrar para os patrulheiros, ele vai fazer duas coisas: finalmente encontrar amigos, e fazer daquilo toda sua personalidade e vivência. Mas não que ele tivesse muita escolha né, não sei se dá pra não se envolver em um mundo que manda cavalos assassinos e bruxas da floresta pra te matar.

São claras inspirações do autor em obras como Percy Jackson, Crônicas de Nárnia e Harry Potter (mas sem a parte de ofender minorias), e na minha opinião, que fizeram bem ao livro. Apesar do autor tirar aspectos de lá, ele conseguiu criar um sistema de magia diferente e um universo no mínimo interessante.

Apesar de ser uma boa leitura, é bem básica. Isso não é necessariamente uma coisa ruim, mas acho que faltou um pouco de ousadia e um tchan ou um plot twist a mais. Uma leitura tranquila e rápida, mas só isso.

No final, ele infelizmente cai naquela minha crítica que um final de livro, mesmo que esteja em uma série, tem que concluir algo. E aqui não tem isso: o livro é mais uma introdução ao mundo do que qualquer coisa. Não é um final como o de Teia de Vidro, por exemplo, com um abismo em aberto, mas acho que tem um ou outro aspecto que acho que faria bem ser introduzido só no próximo livro e deixar esse com menos pontas soltas.

É isso, não muito o que dizer. Comprei esse livro numa feirinha por 15 reais e vou dizer a verdade, não colocava nenhuma fé nele, achei que ia ser outro Enigma dos Dados. MAS estava errado e estou muito feliz por estar. Provavelmente não vou terminar a trilogia por causa das traduções, mas quem sabe. Superou muito minhas expectativas, 4 estrelas sólidas. Super recomendo pra quem precisar sair de uma ressaca literária, por exemplo.
comentários(0)comente



lau! 28/02/2023

Uma história mto gostosa e criativa!
Esse livro conseguiu me deixar imersa do começo ao fim, tinha vezes que eu não conseguia parar de ler pq queria saber oq ia acontecer dps

Eu achei mto criativo o universo onde se passa a história, a Floresta Longa, o Reino, as criaturas, os patrulheiros?

O Arlo é um amorzinho e cada personagem consegue ser cativante de uma forma

Acho que a única coisa que me incomodou um pouco foi o desenrolar da história, as vezes eu sentia que ela estava meio parada ou enrolando um pouco

Queria mto que os outros dois livros da trilogia fossem traduzidos para saber mais sobre esse universo, o Arlo e as perguntas que esse primeiro livro deixou no final
comentários(0)comente



Tereza49 14/03/2023

Não tinha o hábito de leitura quando mais nova (infelizmente) e quando encerrei o livro fiquei me perguntando/imaginando o minha menor versão lendo ele (loucura né?!).
comentários(0)comente



Alex Nascimentto 11/03/2019

Esse livro que ganhou um pedaço do meu coração, uma vez que fazia muito tempo que eu não lia uma fantasia que lembrasse bastante Harry Potter, por isso acredito que muitos de vocês vão gostar dessa maravilha de livro... ???????????????????

"Quando Arlo olhou ao redor, as paredes do seu quarto começaram a desaparecer, recebendo uma floresta iluminada pelo luar. Só restavam sua cama e a armação da janela, por onde ele via a garota. O mundo dela estava cintilando em prata, vermelho e dourado, como um palácio feito de folhas de outono." ???????????????????
A trama nos apresenta Arlo Finch, um garoto que faz a sétima série e muda-se para Pine Mountain , uma cidadezinha minúscula no Colorado, que tem várias casas em ruínas, muitas montanhas e a mágica dentro de uma floresta ao redor, essa cidade também é o local onde sua mãe viveu por muito tempo. O pai de Arlo fugiu do país após ser acusado de traição, sendo assim sua mãe agora também tem que de virar para sustentar a família e poder sobreviver com seus dois filhos, Arlo e Jaycee. Chegando na pacata cidade, o garoto sente-se totalmente curioso para desvendar grandes mistérios da floresta, por isso entra no grupo dos Patrulheiros, que são como escoteiros, mas não escoteiros comuns, pois eles podem praticar feitiços e ver criaturas mágicas. Arlo não é apenas um simples escoteiro e sua vida também corre um grande perigo. ???????????????????
O livro tem um enredo incrível, com direito a mistério, aventura e quase-morte. Cada personagem consegue se conectar conosco, já que a trama nos prende do início ao fim. Com uma escrita infantil, ou seja leve e instigante, o livro é para todas as idades. E, que venha a continuação!!!???????????????????
comentários(0)comente



Rafael 01/03/2019

Alguns caminhos levam você para o paraíso. Outros, para o perigo.
Apesar de adorar a capa de Arlo Finch no Vale do Fogo assim que a vi entre os lançamentos da Astral Cultural de Fevereiro, fiquei meio receoso em não gostar da história por ser uma fantasia infantojuvenil. Geralmente histórias que acompanham personagens na faixa dos 12-14 anos possuem uma história mais simples e "pura", que ás vezes não conquistam públicos mais velhos. Mas, felizmente, isso não aconteceu com essa trilogia.

Os personagens conseguem nos conquistar de cara, principalmente Arlo, Wu e Indra. Também foi louvável a introdução de certa representatividade na história, por meio de dois personagens com heterocromia. Nunca tinha lido histórias com portadores dessa anomalia, mas é de conhecimento que ela afeta diversas pessoas, então é muito importante referências para tais, principalmente nessa fase onde os primeiros casos de piadas e preconceitos podem acontecer. Fora eles, ainda temos os demais amigos de Arlo, sua mãe e irmã, e o tio, que deverá render nas continuações.

A ambientação da história também é ótima! Pine Mountain é aquela cidade fictícia que nos deixa com vontade de conhecê-la, por conta das descrição de lugares e pessoas. O mistério em torno do porquê os monstros perseguem Arlo consegue nos prender e fazer desconfiar das pessoas à sua volta; além de uma cena me deixar tenso com medo de algo acontecer com um parente específico seu.

Por ser o primeiro da trilogia, Arlo Finch no Vale do Fogo se preocupa mais em nos fazer torcer e identificar com os personagens e iniciar o mistério, dando poucas respostas, mas ainda assim nos deixando curiosos pelas continuações, que espero que sejam tão boas quanto este. Se você curte Harry Potter ou Percy Jackson, com certeza deverá gostar desse universo.

site: https://crushforbooks.blogspot.com/
comentários(0)comente



23 encontrados | exibindo 16 a 23
1 | 2