Tereza Batista Cansada de Guerra

Resenhas - Tereza Batista Cansada de Guerra

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Geraldo 17/08/2012

Uma heroína cansada.
Minha historia com o autor Jorge Amado é meio antiga, porém com algumas frustrações. Quando tinha meus 13 anos, minha mãe dava algumas dicas de leitura que passavam de José de Alencar, Machado de Assis entre varios outros, e estava incluso Jorge Amado.
Mas vamos e venhamos ter 13 anos e ler esses autores é literalmente um "pé no saco". Tanto que quando fui a biblioteca municipal de Pilar do Sul (minha cidade natal) e pedi a funcionária que me indicasse onde estaria a obra de Amado, ela logo disse:
- Não acho interessante você ler esse autor, muito pesado, com um vocabulário rebuscado de difícil entendimento.
Mas eu, teimoso e ariano que só insisti e peguei o livro MAR MORTO. Resultado: odiei e nem consegui chegar na pagina de numero 50.
Passaram se os anos, eu viciado em leitura, e ja com meus 20 anos volto a ler Jorge. Pego a obra: TIETA DO AGRESTE. Um livro enorme, com um vocabulário difícil, porém com mais maturidade consegui chegar ao fim. Curti, ate pelo fato que tinha assistido a novela de mesmo nome.
Hoje, tenho 33 anos e acado de terminar TEREZA BATISTA CANSADA DE GUERRA.
Uma historia de uma heroína que passa muitos percalços na vida, órfã de pai e mãe, vendida pela tia para um coronel pedófilo; ela é estuprada de todas as formas, tem sua infância arrancada, vira escrava sexual por 2 anos desse tal coronel e passa por uma vida cheia de atribulações. Como diria Jorge Amado, uma vida com muita guerra. Porém o autor dá a ela muitos sonhos, um verdadeiro amor que desaparece nos braços de Janaína - Citação de Jorge pra falar que desapareceu no mar com a deusa Yemanjá - logo no começo do livro. Será que essa moça encontrará a felicidade? o que espera o destino?.
Jorge Amado descreve como ninguém uma personagem que vive nas fronteiras da Bahia com Sergipe, com certeza uma menina como tantas outras vitimas de um mundo machista do começo do século 20.

WellingtoNescau 14/04/2011

Simplismente tereza....
Simplesmente me apaixonei por Tereza, e por que não dizer também por Jorge Amado.
Tereza me foi dado de presente pela minha amiga Carol lá de Betim/Bom Jesus de Goiás.Foi amor a primeira página, este é o segundo livro de Jorge Amado que leio e gostei do bom humor da simplicidade da escrita, bom espero que os próximos livros dele me levem novamente numa viajem de encantos pelas terras da Bahia.
OBRIGADO CAROL POR ME APRESENTAR TEREZA BATISTA.

Zuca 18/04/2009

Todas as obras de Jorge Amado são excelentes. O baiano tem um estilo meio irônico, meio romântico. Ora aborda a sensualidade, ora a miséria.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6