Tereza Batista Cansada de Guerra

Tereza Batista Cansada de Guerra Jorge Amado


Compartilhe


Tereza Batista Cansada de Guerra





No sertão de Sergipe, perto da fronteira com a Bahia, aos treze anos incompletos, a órfã Tereza Batista é vendida pela tia a um fazendeiro pedófilo e brutal. Depois de estuprá-la, ele a mantém cativa em sua propriedade. Amadurecida precocemente, e do modo mais doloroso, a menina se tornará uma mulher valente e decidida.

Tereza Batista é sem dúvida uma das mais fascinantes heroínas de Jorge Amado, talvez a mais completa e complexa, que reúne os atributos de todas as outras: a valentia de Rosa Palmeirão, a sensualidade de Gabriela, a doçura de dona Flor, a altivez de Tieta.

As peripécias dessa heroína que "tinha aversão a badernas" e que "não tolerava ver homem bater em mulher" são contadas por várias vozes. Um funcionário público, um pai-de-santo, a célebre ialorixá Mãe Senhora e até o poeta Castro Alves, retornado do mundo dos mortos, ajudam a relembrar e exaltar os feitos da protagonista. Um dos mais notáveis deles - ter comandado as meretrizes de uma cidade no combate a uma epidemia - é narrado à maneira de um romance de cordel, no capítulo "ABC da Peleja entre Tereza Batista e a Bexiga Negra". Em outro episódio, ela lidera uma greve de prostitutas em Salvador. Em um terceiro, nocauteia um homem num cabaré de Aracaju depois de vê-lo bater na amante.

Escrito em 1972, quando Jorge Amado tinha sessenta anos, "Tereza Batista Cansada de Guerra" atesta a maestria desenvolvida pelo escritor baiano ao longo de quatro décadas de literatura. No conjunto de seus romances, destaca-se como um dos mais vigorosos do ponto de vista político - fato ainda mais notável por ter surgido no auge da ditadura militar - e um dos mais ousados no terreno do erotismo.

Literatura Brasileira / Romance

Edições (11)

ver mais
Tereza Batista Cansada de Guerra
Tereza Batista Cansada de Guerra
Tereza Batista Cansada de Guerra
Tereza Batista Cansada de Guerra

Similares

(4) ver mais
Roteiro de Leitura: Capitães da Areia
Dona Flor E Seus Dois Maridos
Tenda dos Milagres
Tieta do Agreste

Resenhas para Tereza Batista Cansada de Guerra (17)

ver mais
Simplismente tereza....
on 12/3/11


Simplesmente me apaixonei por Tereza, e por que não dizer também por Jorge Amado. Tereza me foi dado de presente pela minha amiga Carol lá de Betim/Bom Jesus de Goiás.Foi amor a primeira página, este é o segundo livro de Jorge Amado que leio e gostei do bom humor da simplicidade da escrita, bom espero que os próximos livros dele me levem novamente numa viajem de encantos pelas terras da Bahia. OBRIGADO CAROL POR ME APRESENTAR TEREZA BATISTA.... leia mais

Vídeos Tereza Batista Cansada de Guerra (2)

ver mais
TEREZA BATISTA CANSADA DE GUERRA | Livros e mais #162

TEREZA BATISTA CANSADA DE GUERRA | Livros e m

Tereza Batista Cansada de Guerra - Jorge Amado

Tereza Batista Cansada de Guerra - Jorge Amad


Estatísticas

Desejam214
Trocam11
Avaliações 4.1 / 825
5
ranking 41
41%
4
ranking 32
32%
3
ranking 21
21%
2
ranking 5
5%
1
ranking 1
1%

27%

73%

Vandi Jr.
cadastrou em:
22/04/2019 17:26:29