O papel de parede amarelo e outros contos

O papel de parede amarelo e outros contos Charlotte Perkins Gilman

Resenhas - O papel de parede amarelo e outros contos

1 | 2 | 3 | 4

Duda 23/06/2022

O livro "O papel de parede amarelo e outros contos" é composto por sete contos, escritos pela ilustre Charlotte Perkins Gilman uma das maiores autoras representantes do feminismo mundial.

Em "O papel de parede amarelo" encontramos uma mulher, em estado de vulnerabilidade após ser diagnosticada com depressão, a mesma é confinada em um quarto pelo seu marido durante semanas. Nesse meio tempo ela desenvolve uma obsessão pelo papel de parede do cômodo, no qual enxerga mulheres aprisionadas.Ótimo livro, todos os contos abordam temas reflexivos, e apesar de terem sido escritos a um século atrás também tem influência hodiernamente.

Enquanto isso em "A glicínia gigante", "A cadeira de balanço" e "A porta não vigiada" contamos com histórias de fantasmas e investigações que envolvem o sobrenatural.

"Quando fui uma bruxa" nos apresenta uma mulher, movida pela vingança e o desejo de um mundo melhor e mais justo.

Ótimo livro, todos os contos abordam temas reflexivos, e apesar de terem sido escritos a quase dois séculos atrás também tem influência hodiernamente.

Patty 06/06/2022

Já tinha lidos O Papel de Parede Amarelo e fiquei realmente impressionada com o trabalho da autora, cada conto acaba se mostrando mais chocante e reflexivo que o anterior.

Apesar de não assumir a mesma forma de escrita, Charlotte está no mesmo patamar que Edith Nesbit para mim, me tornei grande fã.

Grey.reads 01/05/2022

20/2022

Se trata de uma série de contos no mínimo perturbadores, mas que me deixou uma série de dúvidas. O conto central que dá nome ao livro me fez sentir um mix de ódio e agonia, o controle do marido, as limitações impostas a personagem principal e a descrença de que ela sequer estivesse realmente doente me fez refletir sobre o aprisionamento feminino em diferentes parâmetros da vida.
Realmente muito bom.

Barbs 03/04/2022

Simples e poderoso
Sob o título do mais famoso conto de Gilman, Papel de Parede Amarelo, reunem-se poderosos contos que denunciam a insatisfação das mulheres com a própria condição dentro da sociedade - final do século XIX e início do XX - a partir da óptica do terror gótico que envolve o feminino e o sobrenatural. De forma simples e respeitosa, Gilman retrata a opressão que as mulheres sofrem e suas reações dentro um mundo controlado pelos homens, direcionando o conto para a libertação ou consciência de si/da situação ou para o trágico e forçado encarceramento. O seu mais famoso conto que dá título à essa reunião retrata uma mulher encarcerada pelo próprio marido que "enlouquece" enquanto percebe sua submissão a partir da visão de figuras femininas que vê no papel de parede amarelo de seu quarto-prisão, e sofre com o impulso de querer liberta-las, assim como a si própria.

cintia 18/02/2022

contos favoritos
O papel de parede amarelo (1892)
A cadeira de balanço (1893)
Quando fui uma bruxa (1910)
Água antiga (1911)

Kawa 18/01/2022

Explora os papéis de gênero e opressão de formas que apenas uma escritora de seu tempo poderia. É possível ver como evoluiu esses pensamentos em Herland, mas que passaram a ser um pouco ultrapassados perto dos anos 60.

Pretti 07/01/2022

Uma precursora
Charlotte Perkins Gilman foi uma precursora. Sua literatura é muito importante para os estudos de gênero e a literatura de autoria feminina no mundo, bem como para a literatura feminista. Ela pensa o papel da mulher e a forma como a medicina tratava a mulher em sua época (fim do século XIX e começo do século XX). Essa é sua qualidade. Tirando esse aspecto histórico, há textos que me agradam muito, como o que dá título ao livro, e outros medianos.
Vale como registro histórico.

bobbie 24/12/2021

Breve e satisfatório.
Considerada uma das precursoras no feminismo - e tenho um pé atrás com esse tipo de classificação, pois não são raras as vezes que leio que alguém é precursor numa mesma coisa - Charlotte Perkins Gilman escreveu sobre a situação da mulher na virada do século XIX para XX. Os contos presentes nesse livrinho de 95 páginas são sobre elas, mas trazem um tempero especial, que muito me apetece: um toque de sobrenatural, psicológico ou mesmo terror. O conto que dá nome à coletânea, cujos tons alegóricos sobrenaturais do temido papel de parede foram supostamente baseados em experiências da própria autora, discorre acerca da incredulidade e a condescendência com que a mulher costumava ser tratada quando sofria um mal da mente, como a depressão, por exemplo. O livro vale a pena: pode ser lido em apenas um dia, pois um conto puxa o outro e o leitor não consegue parar até conhecer tudo o que a mente fabulosa e criativa de Gilman pode criar.

ingridgi 23/11/2021

ENCANTADOR!!!
Esse foi meu primeiríssimo contato com a autora, mesmo sempre querendo ler alguma obra dela, e com certeza não me decepcionei, fiquei super aflita na maioria dos contos, amei a escrita dela e seu jeito quase "sutil" de se expressar... demorei muito pra conseguir terminar apesar de ser um livro curtinho, mas coloco a culpa no final de trimestre, porque se fosse por mim, terminava em um dia

Letícia Vincenzi 17/11/2021

Ótimos contos
Não conhecia a autora e pretendo ler mais livros dela, a forma como ela retrata as mulheres em cada um de seus contos, sob diferentes pretextos e cenários é extremamente cativante, dá vontade de emendar um conto no outro.
Em "O papel de parede amarelo", conto protagonista do livro, me comovi demais com a forma que a autora abordou a história sob a perspectiva da personagem a respeito de todos os abusos e a minimização de seus problemas mentais por parte do marido.
Os outros contos também são excelentes.

juliarfs 01/11/2021

amei
eu amei os contos, é possível sentir a angústia da autora em ser mulher, principalmente em sua época, e a sua forma de expressar isso foi feita do jeito mais poético possível

aquela pitadinha de sarcasmo nas histórias se tornou algo marcante na escrita da charlotte pra mim, eu tô apaixonada por ela
Mônica Paz 01/11/2021minha estante
Muito intenso

juliarfs 01/11/2021minha estante
alguns chegam a ser angustiantes, mas a forma que ela mistura o gótico, e até um pouco de misticismo foi impecável, eu tô apaixonada pela escrita e por ela, sério

Gabrielle 27/07/2021

Resenha - O papel de parede amarelo e outros contos
Escolhi fazer essa leitura para sair de um período de bloqueio.

Aproveitei a leitura de cada um dos contos focados em mulheres em diversas situações e infelizmente sofrendo pelas escolhas de terceiros ou pelas suas próprias.
Como são sete contos diferentes entre si acho justo dar notas individuais para cada um deles. Segue abaixo:

1891 . A glicínia gigante - ???
1892 . O papel de parede amarelo - ?????
1893 . A cadeira de balanço - ?????
1894 . A porta não vigiada - ???
1910 . Quando fui uma bruxa - ????
1911 . Água antiga - ??
1914 . Se eu fosse um homem - ?????

thai 09/07/2021

Transcendeu
Esse compilado de contos com viés feminista ganhou meu coração.
Os contos são tão atuais e refletem sobre pontos tão importantes para a época em questão, que não há nada mais que possamos fazer, além de amá-los.

Ivy 06/07/2021

Um bom livro de contos de terror, os que mais me prenderam foram o do Papel Amarelo e o da Cadeira de Balanço. A maioria dos contos mostra de forma sublime a violência contra as mulheres (diferentes formas dela).

1 | 2 | 3 | 4