O papel de parede amarelo e outros contos

O papel de parede amarelo e outros contos Charlotte Perkins Gilman

Resenhas - O papel de parede amarelo e outros contos

1 | 2 | 3 | 4

Marcos.Detanico 04/03/2024

Meu conto favorito é a ?A cadeira de balanço? História bem interessante. Me prendeu a atenção o tempo todo e me deixou curioso para saber o final. Li o livro bem rápido, sinal de que a leitura é bem tranquila e estava imaginando alguns desfechos para a história. Porém no final teve uma reviravolta. De um modo geral, é uma história gostosa de ler com um final surpreendente.

O grande "o papel de parede amarelo" conta com a própria personagem explicando sua situação de maneira limítrofe entre concordar ou não (inconscientemente) com os métodos que são utilizados para a recuperação de sua sanidade, que no caso é ficar confinada sozinha por dias. A própria autora passou por esse e outros "tratamentos" que se provaram ineficazes contra a depressão. Pode ser um thriller psicológico, um pedido de socorro, uma crítica à forma como são tratadas as mulheres... Pode ser tanta coisa.

tici 15/06/2023

1- O papel de parede amarelo (perfeito! a escrita dela nesse foi simplesmente perfeita, enredo foda)
2- A porta não vigiada (a primeira femcel)
3 - A cadeira de balanço (cheers and applauses)
4 - A glicínia gigante (Foda)
5 - Água antiga (Legal!)
6 - Quando fui uma bruxa (não...)
7 - Se eu fosse um homem (fala pra eles!!)

Lore 25/05/2023

Um livro muito interessante, gostei bastante dos contos e da mensagem que eles passam por trás, recomendo a leitura.

Mama 15/01/2023

Leitura leve e sagaz
Os contos presente no livro são muito bem escritos! A autora se vale de uma escrita leve e inteligente para tratar de questões caras às mulheres, sua condição perante a sociedade, como são tratadas e seus direitos. Amei o livro! O conto que dá nome ao livro, no entanto, me deixou triste. Mostra o quanto a mulher sofreu e sofre quando sua sanidade é questionada.

lívia 11/01/2023

Não sabia que seriam contos tão puxados para o terror. O único conto que não gostei tanto foi o "quando eu era bruxa" mas todos os outros eu gostei, são bem interessantes. Tem terror, suspense e bastante irônica sobre o papel da mulher na sociedade.

Dá para saber porque o conto "o papel de parede amarelo" é a grande obra dela, a mais conhecida, é uma obra bastante autobiográfica e é um bom começo para quem quer ler cada vez mais escritos de autoras feministas e tem medo por exemplo de começar com algo tipo "o segundo sexo" etc.

dia 30/12/2022

O papel de parede amarelo e outros contos
Li o conto "O papel de parede amarelo" para uma disciplina da faculdade e acabei ficando curiosa para ler outros contos da autora.

Gostei muito dos contos (de alguns mais, outros menos) e só posso dizer que estou simplesmente apaixonada pela escrita de Charlotte Perkins Gilman.

Gabi.Maia 18/12/2022

Contos que fazem pensar
Que livro incrível!! Pequenos contos leves e ao mesmo tempo com tanta profundidade! Com diferentes panos de fundo, os contos abordam a questão da mulher na sociedade. Os finais são sempre inesperados e trazem uma boa discussão quando lidos em grupo.

Livia790 07/12/2022

Geralmente fujo de livro de contos.
Esse foi sugerido no clube @literarios.rj e me surpreendeu.
Embora escritos a mais de 100 anos, consigo imaginar qualquer autora contemporânea os escrevendo.
As angústias às quais nós mulheres ainda somos submetidas são sentidas na pele nessa leitura.
Livro fininho e contos rápidos mas que merecem uma análise mais profunda.
Ansiosa para debate-lo em nosso encontro.

Mandy do @blogsobrealeitura 27/09/2022

Curto e sombrio
Eu não sabia o que esperar do livro e o primeiro conto já me pegou de surpresa ditando o tom sombrio dele. É um livro bem curto só de contos, gostaria de dizer que gostei de todos mas meus favoritos foram os 3 primeiros, os outros não me surpreenderam tanto ou deixaram um gosto de "faltou alguma coisa", não que sejam ruins, são razoáveis, mas valeu a pena a leitura.

Priscila 27/09/2022

Grata surpresa
Eu confesso que não estava esperando muita coisa desse livro, mas todos os contos são muito bons, mas os dois primeiros são os melhores, vale muito a pena dar uma conferida nesse livro.

Tina Lilian Azevedo 27/08/2022

Fantástico e feminismo
A autora nos faz passear pela vida de diversas mulheres com diferentes posições na sociedade e, com toques de fantástico, demonstra a opressão sofrida por elas. Opressão interior que subjuga as pessoas que estas mulheres gostariam de ser. Todos os contos são bons, mas em "O papel de parede amarelo" há um meandro emocional muito forte que nos faz sentir o desespero daquela mulher. Os dois últimos contos - Água antiga e Se eu fosse um homem - são muito elucidativos dos papéis esperados daquelas mulheres e, por incrível que pareça, ainda são os mesmos dos nossos tempos. Charlotte Perkins Gilman é leitura imprescindível para quem se interessa pela condição feminina. Leria de novo, daria de presente e, em breve, lerei outro da autora

jdelisiario 17/07/2022

Vários contos
Nesse livro, Charlotte constrói alguns contos que a tornaram famosa.

Dentre todos, Quando fui uma bruxa e Se eu fosse um homem, foram os meus preferidos.

O conto que deu o título ao livro, O papel de parede amarelo, mostra o tema da depressão, de como era tratado antigamente e de forma tão esdrúxula pelos médicos da época.

#leituraTerapia

Grazi 10/07/2022

Ele é bem curtinho mas é muito gostosinho de ler, ele tem várias histórias de terror e assuntos paralelos que eu estava precisando ler.

Ele tbm fala um pouco sobre o feminismo, e é um livro bem a frente de sua época, super recomendo

Andrea 07/07/2022

O que é verdade e o que é delírio?
Neste livro temos uma personagem que está com sofrimento psíquico, e seu esposo não a permite mais sair de casa, para que na época em questão ninguém a visse daquela forma. Dentro do quarto, ela enxerga esse papel de parede amarelo, a qual a deixa transtornada, tendo diversas vezes delírios e "alucinações" acerca das paredes que a cercam.

Debora 30/06/2022

Todos os contos são muito bons
Eu só tinha lido O papel de parede amarelo até então. Mas todos os contos são muito bons. Alguns pelo lado do terror, como o da cadeira de balanço.
Outros, por seu ponto de vista feminista e do papel das mulheres nas sociedades da época.
Tina Lilian Azevedo 01/07/2022minha estante
Já quero! Muito kkk