O Homem Inocente

O Homem Inocente John Grisham

Resenhas - O homem inocente

Michelle Trevisani 21/07/2019

Muito bom!
Quando decidi ler O homem inocente, não imaginava o quão profunda e envolvente essa obra seria. Primeiramente, nunca havia lido uma obra de John Grisham, mas acabei percebendo, depois de ler a biografia do autor na aba do livro, que um dos meus filmes favoritos, Tempo de Matar, é baseado em um livro dele (que eu nem sabia que existia!). Se vocês nunca viram esse filme (com Sandra Bullock, Matthew McConaughey, Samuel L. Jackson, Ashley Judd), vejam. É forte, impressionante, tocante, e a fala final do advogado (McConaughey) é extremamente tocante. Bom, O homem inocente já estava me impressionando, depois que descobri a relação entre os dois livros, sabia que só podia esperar que o livro ficasse cada vez melhor.
Este é o primeiro livro não-ficção que li. Fiquei completamente encantada. Fui uma criança que lia a página policial e que gostava de assistir a filmes baseados em fatos reais (mesmo ficando com medo depois), uma adolescente que assistia Linha Direta, programa da Globo, uma jovem adulta que assistia a séries como Without a Trace, C.S.I., Law and Order, Criminal Minds, Os Arquivos do F.B.I., e hoje assisto ao canal Investigação Discovery. Sempre achei o trabalho policial e de perícia algo impressionante. Sempre achei incrível ver como chegavam ao culpado, como solucionavam crimes, como a ciência evoluía e contribuía para encontrarmos a verdade. Achei importante dizer tudo isso para justificar a minha visão sobre o livro.
A história de Ron Williamson e Dennis Fritz é tocante e revoltante. O livro é narrado com poucos diálogos. É realmente uma narração, um relato de tudo o que aconteceu. John Grisham escreve maravilhosamente bem. A escrita é de uma coesão ímpar. Os fatos são conectados, amarrados e costurados como se ele estivesse tecendo uma rede ou mesmo o fio até chegar ao tecido, que é o trabalho final. Mesmo quando ele insere outros casos ao longo do texto ele consegue voltar ao ponto em que estava sem confundir o leitor, e de modo que mais adiante ele entenda o porquê daqueles “parênteses” dentro da narrativa.
Não é uma leitura fácil. Na verdade, em muitos momentos, mesmo querendo saber o que aconteceria, tive que deixar a leitura de lado porque já não aguentava mais ler tanta injustiça. É extremamente difícil saber (e ler) de tanta injustiça e imaginar o final da história sem recorrer ao Google (esperei terminar o livro para pesquisar os nomes dos envolvidos). Apesar de tudo isso, a leitura vale muito a pena.

Leia o restante da resenha no meu blog >> LIVRO DOCE LIVRO

site: https://meulivrodocelivro.blogspot.com/2019/07/resenha-o-homem-inocente-de-john-grisham.html

Patresio.Camilo 15/08/2019

MEDIANO
Confesso que criei muita expectativa referente a este livro. Primeiro por ser fã do Grisham - como pode ser visto na minha estante - e por ser um estilo diferente, e até pela série da Netflix que ainda vou ver.
Mas a primeira parte do livro é tediosa, muitos detalhes, nomes, por vezes se confundem e tive que voltar. Claro que por se basear em fatos reais, houve muitos detalhes, mas alguns considero desnecessário.
Lá pelas 180 páginas começa a melhorar, e vem além de uma leitura mais fluída, além de uma crítica bem elaborada referente ao sistema judiciário, qualquer este que for e principalmente ao grande número de condenações falhas e sobre uma parte vulnerável da sociedade, aqueles que não possuem recursos para pagar inúmeros advogados.
Enfim, uma leitura válida. Se conseguir sobreviver à primeira parte...

Heros Pena 31/08/2019

Simplesmente fantástico.
Sempre fui um grande fã de John Grisham, e quando vi esse livro, onde ele conta uma história real, imaginei que fosse impossível ser tão bom quanto sua obra ficcional. Me enganei a história é impressionante e narrada com maestria pelo autor. Chega a ser difícil acreditar que injustiças assim realmente tenham acontecido, e a tão pouco tempo, alias, como bem diz o próprio autor no prefacio da obra, se ele tivesse escrito essa história como uma de suas obras de ficção, as pessoas diriam que ele exagerou e que isso nunca poderia acontecer na vida real.

De Olivato - @olivatobooks 03/01/2020

O homem inocente
Este livro é baseado em uma história real e nos conta a vida de Ron Williamson que foi preso injustamente por um crime. Ron sonhava em jogar nas grandes ligas de beisebol, mas teve a carreira interrompida por causa de uma lesão no braço. Ele acaba se tornando viciado em bebidas e drogas.

Debra Sue Carter era garçonete e foi estuprada e assassinada em 1982, o crime parou a pequena cidade. Depois muitos anos de investigações e pressões para uma resposta sobre o que aconteceu, uma evidência acaba levando os policiais a acreditarem que Ron Williamson quem cometeu o crime.

Ron então é perseguido e tem as provas manipuladas para contar a narrativa onde ele seria culpado e deveria ser condenado à pena de morte. Enquanto, ele tenta exaustivamente provar para todos que é inocente e acaba falhando, o verdadeiro assassino está à solta.

Essa foi uma leitura densa, não foi fácil ver como tudo era manipulado e pensar que é uma história real, torna tudo ainda pior. Vemos como a justiça e as técnicas de investigação se desenvolveram bastante até chegar ao que conhecemos hoje. É impossível não se sentir frustrado com a narrativa e o John Grisham consegue prender a atenção do leitor, apesar de ser um livro-pesquisa bem técnico.

Gostei do livro e dá para perceber que o escritor realmente se dedicou para conhecer a história, vemos várias outras pessoas que foram presas injustamente e como isso afetou toda a vida delas. E mesmo tendo achado uma leitura muito boa, não sinto vontade de ler outros livros do escritor.

🎥 “O homem inocente” inspirou uma série documental da Netflix.

No Skoob, eu dei 3,5 de 5 estrelas, recomendo para quem se interessa pelo assunto.

site: https://www.instagram.com/p/BzLTfIwDDsC/

ELIOMAR.MIGUEL 27/02/2020

Um livro que nos faz querer ler sem parar, já havia lido outro livro do autor, gostei bastante da história, demonstrando os erros cometidos no judiciário.

keilasantos 25/10/2020

Livro magnífico
Livro simplesmente magnífico e que me fez repensar sobre a pena de morte. O autor soube passar de forma sensacional os sentimentos que os inocentes tiveram ao passar por toda essa injustiça.

Paty 23/07/2020

Melhor livro que li neste ano! Cada página me fez refletir sobre a pena de morte; realmente mudou meu conceito.
Embora seja triste, o autor teve o cuidado de transmitir essa história real com leveza.