Quando Ela Desaparecer

Resenhas - Quando Ela Desaparecer

Gabi 13/05/2019

Cadê a Kika???
PQP!!! QUE LIVRO!!!
Fui da página 80 ao final do livro numa sentada só. Tô vesga, mas foi impossível largar!!!
É eita atrás de eita. Escrita rápida, fluida, sem enrolação e descrições desnecessárias. AMO histórias assim!!!
É um livro furioso, cheio de reviravoltas. Quando tu pensa que tá solucionado, toma! Quando tu pensa que dessa vez solucionou, toma de novo!!!
Leiam, leiam, leiam!!!
5 estrelas
Favoritasso!!!
Quero filme/série
CADÊ A KIKAAAAA???
hiago 13/05/2019minha estante
"numa sentada só" kkkkk já querendo ler

Mariana 13/05/2019minha estante
Fiquei com vontade de ler! Entrou pra lista! Hehr

Alcione13 13/05/2019minha estante
Já quero!!!

Luciana Souto de Oliveira 13/05/2019minha estante
O melhor livro que li este ano. Victor Bonini é o máximo!!!!

Evelyn Marinho 13/05/2019minha estante
Vou iniciar hoje O casamento dele. Ansiosissima!

Hiago, leia mesmo!

Gabi 13/05/2019minha estante
Mari, não vai se arrepender.

Gabi 13/05/2019minha estante
Alcione, tenho certeza que vc vai gostar!

Gabi 13/05/2019minha estante
Luciana, foi um dos melhores pra mim tbm. Agora quero muito ler os outros dele.

Gabi 13/05/2019minha estante
Evelyn, aaaah!!! Fiquei doida por esse. Tá na minha lista. Pelo que vi é tão bom quanto.

Isabel.Vilela 13/05/2019minha estante
Compartilho total

Alcione13 13/05/2019minha estante
Gabi, está na lista de desejados!!! Quero rsrs

Ninha 13/05/2019minha estante
Victor bonini é maravilhoso.

Luciana Souto de Oliveira 19/05/2019minha estante
Gabi, depois desse, li O casamento e, agora, estou lendo Colega de Quarto. Muito bons tb!

Gabi 19/05/2019minha estante
Lu, já estou com O Casamento e louca pra ler. Logo logo!!!

Evelyn Marinho 20/05/2019minha estante
Pena que não curti muito O casamento. Estava com muitas expectativas

Luciana Souto de Oliveira 20/05/2019minha estante
Evelyn, na minha opinião, de longe, o melhor é 'Quando ela desaparecer'.

Deise.Maria 21/02/2024minha estante
Kkkkkkkkkll vou ter que ler só por essa resenha amiga

Ricardo256 17/04/2021

Não muito convincente
Não gostei da leitura desse livro, achei a história nada convincente para mim, mas vamos lá! Achei o livro bem escrito e a diagramação ótima! É um livro-reportagem e por isso apresenta muitas imagens de jornais e fotos aleatórias. Como o próprio título já diz, o livro trata de uma investigação sobre o desaparecimento de uma moça, neste caso, a Kika. Primeiramente, faltou desenvolver os personagens, principalmente da Kika. A solução do mistério não me convenceu e a reviravolta que acontece no livro foi apenas para aumentar o ranço que eu já estava com o livro rsrs. O livro lembra o estilo Dias Perfeitos de Raphael Montes, não pela história mas pelo clima. Apesar de que eu ainda achar Raphael Montes melhor. Mas para quem adora esse estilo suspense e thriller, está aí uma indicação.
Vilamarc 17/04/2021minha estante
Esse livro tem média alta mas só vejo avaliações baixas. Rsrsrs

Ricardo256 17/04/2021minha estante
Pois é!! Eu vi no YouTube falando bem dele mas decepcionado rsrs

Chris Silveira 19/04/2021minha estante
Aff! Se lembra Dias Perfeitos, vou passar longe. Pensa no ranço?! ?

Ricardo256 21/04/2021minha estante
Lembro!! Eu ainda não satisfeito, fui ler Uma mulher no escuro kkk É outro livro que quero cortar volta rsrsrs. Eu não sei porque eu ainda insisto nesses thrillers ?

Chris Silveira 23/04/2021minha estante
Eu vi a série baseada nesse Uma mulher no escuro, Verônica. Pra série, nota 7. Pra atuação do Eduardo Moscovis e da Camila Morgado, 10.

Ricardo256 26/04/2021minha estante
Eu comecei a assistir essa série mas não continuei rsrs mas um dia pretende assistir

Kassem.Abdalla 03/12/2021minha estante
Olá, Mariana, eu queria trocar uma pequena argumentação com vc, pois discordo de suas afirmações.
Acho que retratar esse tipo de reviravolta em livros não nos faz desmerecer um estupro real ou algo do gênero, até pq qualquer leitor sabe diferenciar ficção de real; sem contar que a maneira como as personagens costumam fazer para simular tais acontecimentos beira ao impossível. A Amy(garota exemplar) por exemplo, o que ela fez para manipular aquilo ali, nenhuma pessoa conseguiria fazer de fato.
E outra; isso ser um plost principal ser um problema, eu vou ter que discordar de você nisso também, visto que o objeto dessas histórias(mistério), é chocar o leitor, e normalmente, estamos acostumados a crer que o marido é o culpado(pensamentos fruto da sociedade machista e abusiva que vivemos), e por esta razão, somos pegos de surpresa, exatamante porque sempre esperamos mau do marido. E ai vem uma critica q eu faço a você, pq não problematizar De os livros pintarem os homens como vilões? Pq 99% deles fazem isso. Então porque ignorar esse lado da moeda também? "Ah, porque é mais comum. Quase nenhuma garota finge ser estuprada..."(esse provavelmente não seria um argumento que você utilizaria, creio que seu QI seja maior que isso, mas quero responde-lo mesmo assim), vou lhe dar um caso então; a mulher que tentou roubar o Neymar, que simulou ter sido estuprada. Ela é um bom exemplo. Bom, é isso, qualquer coisa me chama no pv e vamos discutir, quero ter certeza que meu pensamento não é ultrapassado ou machista...

Maro 03/12/2021minha estante
Oi, Kassem!
Bom, nada do que eu falei é argumentativo, não estou tentando convencer ninguém a respeito de nada. É literal e advertidamente um desabafo, é sobre como me senti com a leitura. Mas, se você quiser, explico um pouco melhor meus sentimentos:

Entendo que seja feito pra chocar sim, e é aí que reside o problema pra mim: pega-se uma questão complexa, sensível, difícil, e transforma-se meramente em "pra chocar". E pior é que não é nem novidade: outras obras fizeram isso e continuarão a fazer (infelizmente, na minha opinião).
Enfim, é uma questão, a meu ver, extremamente problemática e que não é usada pra nada mais além de ser um recurso narrativo pobre. Só se aborda isso pra chocar mesmo, pra criar mais um plot twist - a essa altura do livro, tristemente previsível, corrido e mal desenvolvido.
Acho de muito mau gosto e insensível usar algo tão difícil pra tantas mulheres somente porque o autor quer chocar, ser subversivo, vender muito seu livro como "uau, não esperava :o". É só isso? Parece tratar de um assunto doloroso e muito custoso a todas nós, todos santo dia, somente pra um "uau peguei você no pulo mais uma vez, hein, leitor(a)". Tá, e o que mais? Nem dentro da narrativa isso é bem resolvido, o que pra mim foi um problema na leitura e até na própria narrativa do livro mesmo.
Se deveria haver surpresa porque estamos acostumados a acreditar que o marido é o culpado devido ao fato de termos uma sociedade machista e abusiva, pintar uma personagem mulher como louca, psicopata, que deve ser desacreditada sobre abuso sexual nem sequer subverte os conceitos de uma sociedade machista e abusiva; ao contrário, reforça-os. Assim, pra mim, não há surpresa, há somente frustração e decepção.
É um problema sério. Não estou dizendo que leitor não saiba diferenciar real e ficção, estou dizendo que a ficção se planta num mundo cruelmente real, e isso não pode ser ignorado. Não se trata de uma fantasia em que as regras de mundo real são suspensas (e mesmo em fantasias, algumas regras inevitavelmente permanecem). Pelo contrário, o livro ativamente se propõe a emular o real, inclusive através do aspecto jornalístico (domínio discursivo dos mais "factíveis"). Reforço que, com isso, não estou dizendo também que o livro é obrigado a retratar um dado do real. Ele pode fazer o que quiser. E fez, né? Mas a troco de quê?

Kassem.Abdalla 04/12/2021minha estante
Bom dia, Maro!
Bom, eu entendo q vc escreveu a resenha como um desabafo, mas eu gostaria de argumentar em cima, pois n estou mt seguro de que meu ponto de vista seja o certo, pois sou homem, então obviamente o peso das minha opiniões não tem nenhuma bagagem de qualquer assédio, ou de qualquer medo de sofrer assédio. Por isso estou aq, quero ver se estou certo, e se caso não, mudar meu ponto de vista. E caso vc n queira conversar ou algo do gênero(o que seria compreensivel), é só me ignorar, n tem problema.

Pois bem, vc repudiou a ideia de usar um assunto tão sensível apenas para chocar, visto que isso é um assunto difícil para algumas mulheres. Eu entendo isso, entretanto eu duvido que alguma mulher que já tenha sofrido algo do gênero irá pegar um livro como esse para ler sem que tenha superado o trauma. E eu não acho que escrever esse tipo de trama pode influenciar de alguma forma na desconfiança que as pessoas terão sobre as acusações de estupro(essa desconfiança existe, sei q existe, mas eu tenho certeza que esse tipo de obra n influencia em nada. É mais a nossa própria sociedade machista mesmo). u queria deixar claro também que não sei exatamente como esse livro abusou desse plost twist; eu não li ele. Mas, eu li e vi o filme de "garota exemplar" e sou mt fã das duas obras. E em "garota exemplar", o que a Amy fez pra simular tudo aquilo, beira ao impossível. Duvido que alguém na vida real possa reproduzir tudo aquilo sem ser pego de alguma forma.
E agora vou voltar naquele ponto de que usar essa artimanha pode ser ofensivo ou pode ser gatilho para algumas pessoas. Mesmo que seja, qualquer coisa é só essas pessoas não lerem. Porque assim, se nós simplesmente pararmos de fazer as coisas pq uma ou duas pessoas podem acabar lendo e se sentindo magoada, a literatura vai extinguir. Porque todos os livros de mistério tem um morto; as vezes a irmã; as vezes a mãe; as vezes a filha. Tem de tudo. E para essas pessoas, é só elas não lerem. Entendo que pode ser um assunto delicado, e eu não quero de maneira alguma diminuir a dor dessas pessoas. Jamais. É só que eu discordo qualquer tipo de censura na literatura, que é - em partes - o meio de comunicação mais livre que existe(mas obviamente eu jamais leria qualquer obra que eu ache ofensiva de verdade, ou que passasse pano para qualquer tipo de atrocidades).
E por fim, gostaria de responder a sua pergunta que você fez no final, "em troco de quê?", em várias coisas.
1=chocar o leitor. Querendo ou não, esse é o objetivo de qualquer livro de suspense e mistério. E qualquer pessoa que pega uma obra essa espera ser surpreendida. E essa reviravolta - ao menos - em "garota exemplar", funcionou mt bem. Eu senti aquela sensação de "Ai, meu Deus! Não creio" tão gostosa que alguns leitores tem a honra de desfrutar.
2=inspirar. "Garota exemplar" deu palco para várias ideias de reviravoltas. Foi uma obra que revolucionou o meio de suspense, e hj é mãe de várias histórias.
3= Ampliar a imaginação. Qualquer obra que lemos ou vemos, amplia nossos conhecimentos de alguma forma. É inevitável. E depois que saí de "garota exemplar", passei a questionar mais as outras obras de suspense, e a considerar essa ideia de "será que a vítima está mentindo como a Amy?", porque sei que na literatura isso é real. Já na vida real,eu não questiono isso(não quando se tem prova do acontecido) pq o que a Amy fez, como eu já disse anteriormente, beira ao impossível.
Bom, é isso, acho q disse tudo. Obrigado pela atenção.

Maro 08/12/2021minha estante
Oi, Kassem!
Eu realmente não vou mais dar prosseguimento além daqui, pois acho que faz pouco sentido discutir sobre um aspecto narrativo em um livro que você não leu, que é toda a motivação da minha publicação inicial (não me entenda mal, não tem problema algum você opinar! Só fica mais difícil pra mim pôr em pauta as nuances do acontecimento nesse livro especificamente, sabe?).
(Mas como aparentemente você está em busca de reflexões, talvez seja válido pensar o que te fez defender essa ferramenta narrativa a partir de um comentário de uma pessoa que você não conhece, em um livro que você não leu. Não é pra responder, e eu também não tenho respostas pra isso, só acho que é um fato que vale a reflexão, já que você se mostrou aberto)

Como você já "disse tudo", também vou finalizar com meu "tudo" aqui, hahahah Principalmente porque você disse estar aberto a outros pontos de vista, o que é bem positivo, então acho que pode te interessar ter uma última resposta.

Eu entendo o que você está falando, o seu ponto de vista, de verdade.

Mas eu não disse nenhuma dessas coisas hahah Até entendo, pois são considerações possíveis, mas não é bem por esse caminho pelo qual eu estava indo. Por exemplo:
A. Eu não disse que o problema é que pode influenciar comportamentos ou afetar mulheres fragilizadas por isso, embora eu ache impossível afirmar que influencia ou que não influencia. E, bom, pode chegar a uma mulher fragilizada sim, pois não se sabe desse acontecimento do livro pela sinopse, afinal esse é o plot twist, mas esse não é o ponto mesmo (se eu soubesse, inclusive, teria me poupado de ler, pois já sei que esse é o tipo de experiência literária com o qual não me identifico). Além disso, deixa eu te contar uma, já que você enfatizou que tem uma experiência masculina, diversa da minha: nós, mulheres, VIVEMOS diariamente desacreditadas, negadas e julgadas. Não precisa ser em relação a esse acontecimento específico; somos, todos os dias, sobre tudo o que fazemos, dizemos, vestimos, como existimos no mundo... Então não é preciso passar por uma situação grave e/ou específica pra ser afetado em algum nível, seja qual for, pelo acontecimento do livro e por inúmeras outras coisas sobre nossa experiência de mundo. Isso abarca o que disse com "desserviço". Eu particularmente sinto que não preciso de mais um descrédito na minha leitura, que fiz em busca de fruição (mas ganhei decepção kkkk).
B. Não disse que deve haver algum tipo de censura na literatura, ou assuntos vetados, ou algo do tipo. Aliás, jamais diria isso, rs. Estudei literatura (academicamente, inclusive) o suficiente pra entender o quanto isso seria absurdo. O que eu disse é que como mulher e como leitora estou cansada dessa abordagem, e além de tudo acho narrativamente pobre, fraca e de muito mau gosto. É questão de gosto mesmo, por isso tá ok você discordar. Mas, novamente, como você está aberto, vale a pena refletir sobre.

E sobre as motivações mencionadas, bom, é tudo questão de gosto e experiência pessoal, pelo visto, pois:
1. "Chocar": não funciona pra mim, não me causou choque algum, mesmo sendo construído narrativamente pra ser uma reviravolta. Como disse, pelo contrário, só me causou frustração e decepção. Choque não é inerente ao acontecimento (neste e em qualquer outro livro), mas na verdade faz parte da experiência do leitor, da leitura. É construído nessa interação. Não rolou pra mim.
2. "Inspirar": Gosto novamente... Eu particularmente não acho nada inspirador, rs. Sou uma leitora ávida de literatura policial, thriller, suspense e terror psicológico, já li bastantes ferramentas narrativas diferentes, vários enredos, muitas reviravoltas... E essa não me impressiona, muito menos me impressionarão as que partirem dela (espero não ler por engano novamente, rs). Mas sua experiência pode ser outra, você pode ler e adorar. Arte é isso aí mesmo.
3. "Ampliar a imaginação": como já disse, a obra não me acrescentou positivamente, então pessoalmente não faço questão alguma desse tipo de ampliação kkk Eu trabalho lendo, então quando busco literatura, busco por fruição mesmo. Se fosse por outros motivos, talvez até acrescentasse, mas não é meu caso.

Por fim, é isso, Kassem.
Bom que esteja aberto ao diálogo e a outras percepções, e bom que curtiu seu livro, seu filme... E já que você gostou de Garota Exemplar, pode ser que goste desse (embora já saiba o plot twist hahaha :P).

Até a próxima. Nos vemos em outras resenhas e/ou desabafos.

Jana 31/03/2022minha estante
Você conseguiu colocar exatamente a minha opinião sobre esse livro. Eu estudo na minha tese como é recorrente em histórias de terror e suspense associar meninas-protagonistas ao Mal, ao pecado, corrupção, e por aí vai. Esse livro faz exatamente isso, e de forma muito preocupante. O modo como coloca o diretor como a pobre vítima, como sequer explora as estranhezas em torno daquele homem arrogante que era o dono da chácara, como insinua que todas as meninas que denunciaram o abuso sexual contra o diretor estavam mentindo... enfim, esse livro me deixou inquieta, e não no bom sentido.

Erica 18/09/2019

Essa Kika deu trabalho hein!? rs
A história do livro foi ótima, mas confesso que me senti com dislexia lendo de tão confuso que foi o desenvolvimento porque a trama não é linear, ela intercala entre o passado e presente, muitas vezes eu senti que perdi algo lá atrás por não ter entendido ou lembrado em que momento aquilo se passou, mas no fim eu me achei rs...

A trama toda é basicamente um enigma pra descobrir quem sequestrou a Kika, uma adolescente atraente e bem problemática que desapareceu em uma excursão escolar, a partir daí surge vários suspeitos, incluindo professores, alunos e outras pessoas que teria algo contra a bendita Kika.

No desenrolar você vai fazendo diversas apostas, umas obvias, outras mirabolantes e no fim é possível até chegar perto do real suspeito considerando as investigações, só que o autor ri da nossa cara e cria em cima disso algo muito mais engenhoso, eu fiquei tipo “O que???” kkkkk

O que eu gosto na escrita do Bonini é que você pega os livros dele pra ler e simplesmente não para de ler, não é cansativo e eu acho legal que ele adapta o cenário e os diálogos a nossa realidade, ou seja, nada de New York, London... aqui é Brasil P****!!! Cadê a Francisca Silveira do Carmo??? Rs...

Eu sinceramente achei esse suspense bem divertido, gosto muito do personagem do detetive Bardelli, mas continuo achando “O casamento” o melhor livro que li do Bonini. Recomendo bastante a leitura pra quem busca bons livros nacionais.
Alcione13 18/09/2019minha estante
Já quero!!

Erica 19/09/2019minha estante
Pelo o que te conheço, tu não vai curtir o final hahahahaha...
Mas como um todo, vale a pena a leitura! ; )

Alcione13 19/09/2019minha estante
Mirabolante!!! Haha

Erica 19/09/2019minha estante
Por aí kkkkkk...

Mika 22/11/2022

Quando ela desaparecer
Uma história policial investigativa, baseada em fatos reais. Onde vc acha todos suspeitos se surpreendente a mil momentos e no final encontra uma reviravolta inesperada? Não consigo encontrar o motivo deste livro não estar mega em alta. Ele é perfeito. De tirar o fôlego
Bruna 26/11/2022minha estante
Foi baseado em quais fatos reais, vc sabe?

Mika 26/11/2022minha estante
Um sequestro em 2012

Mika 26/11/2022minha estante
Em guarulhos

Patricia 26/04/2022

Ótimo suspense brasileiro
Victor Bonini entrega uma história tão bem escrita que às vezes te faz esquecer que é uma ficção.
O relato da jornalista Sarah sobre as duas tragédias da vida de Kika, sua colega de classe do colegial, parece muito real. Ajudam ainda as inserções das chamadas de diversos veículos de comunicação, todos eles diagramados fielmente, bem escritos, mas todos falsos. Admito que me senti propensa a ir procurar as notícias, até as notas de rodapé são perfeitas, como se fossem reais!
Se não soubesse que Bonini é jornalista, afinal acompanhei seu trabalho como repórter no SPTV, claramente daria para adivinhar no decorrer do livro. É uma escrita muito gostosa, não é extremamente descritiva, mas também não é fria, restringida ao lead jornalístico. Prof Nanami deve estar orgulhosa, caro colega casperiano (é de lá que surgiu o apelido do Bardelli, Lira?)
As reviravoltas são muito bem escritas, primeiro nos convence da culpa de vários personagens para depois provar que não é nada daquilo que pensávamos, mas faria total sentido se fosse. Só perdeu meio ponto por repetir o desfecho. Entendo que assim foi muito mais impactante, mas você já usou esse artifício em outro livro!

Recomendo muito a leitura! Fãs de Agatha Christie, Harlan Coben e de bons suspenses vão adorar!!

Patricia 18/05/2022minha estante
Não tem hot, mas tem alguns gatilhos sim. A história fala sobre episódios de violência física e sexual. Mas o foco do livro é a investigação e desenrolar da história, não é extremamente chocante não

LuaTeresa 18/05/2022minha estante
Obrigada por avisar

skuser02844 13/05/2022

Duvidei de todos nessa história, menos de quem realmente cometeu o crime.
É contado em forma de relato, sobre a história do desaparecimento de Kika uma garota anti-social que some após um passeio escola, ao decorrer da história vamos nos questionar cada vez mais sobre quem é o verdadeiro culpado desse crime.

skuser02844 17/05/2022minha estante
Não tem hot só cena de "garramento", gatilhopara violência física e verbal, bullying, ele menciona estupro mas não é mostrado só mencionado,

Obrigada por avisar

Arengueira.Guimara 02/04/2022

Surpreendente.
Quando você pensa que as peças estão começando a se encaixar, esse livro se torna um quebra cabeça ainda mais desafiador.

Me supreendi bastante na leitura.
No começo, devido ao formato de como a história é contada, com derivações do passado e presente, fiquei um pouco confusa. Mas logo isso passou e eu emergir na história.
E que história!
Literatura Nacional se mostrando excepcional.

Adorei as várias reviravoltas da trama, e o final é completamente insusitado. Mesmo com pistas ali sobre algo estar errado, eu não me foquei nela e fui supreendida. E como eu adoro mistérios que dão pistas que podem fazer o leitor desvendar a verdade!

Leitura bastante fluia, com a parte investigativa bem instigante. Personagens cativantes (em especial o detetive particular e o policial responsável no caso) e misteriosos.

Para amantes de mistérios e literatura investigativa, esse é o livro!

Arengueira.Guimara 01/06/2022minha estante
Oioi, hot não. Porém tem gatilho sim, de algumas violências, como fisicas e mentais.

LuaTeresa 01/06/2022minha estante
Entendi. Obrigada por avisar

Gabriel 17/04/2021

Primeira experiência com o autor
Gostei bastante da premissa, da edição do livro em si e dos vários pequenos plots ao longo do livro; o fluxo narrativo e o final deixam a desejar.

As primeiras 100 páginas do livro chegam a ser tediosas pelas constantes quebras de narrativa que o autor faz. Depois disso o mistério começa a ser destrinchado e os podres começam a aparecer.

Fica evidente pro leitor que os supostos culpados que aparecem no meio do livro não são realmente quem a polícia pensa que eles são, mas a forma como o narrador faz os investigadores chegar à essas conclusões é muito bem feita e te deixa bem curioso.

O plot final é que realmente deixa a desejar pela previsibilidade, além de ter algumas coisas que não foram explicadas com exatidão e alguns personagens foram esquecidos no final do livro (como o pastor e o dono da chácara onde se plantava canela).
Gisele Gomes 28/11/2021minha estante
finalmente alguém que descreveu tudo que achei do livro?????!!! eu achei que demorou mt pra chegar o ?ocorrido de 2 anos atrás? e deveriam ter colocado mais ação e menos detalhes que acabaram nao sendo ?úteis? kkk !!

Amanda 22/03/2023minha estante
faz sentido agr pq tipo falaram que o pastor guardava um segredo que manchava seu sobrenome, o que era? O fato da filha ser lésbica?
E a canela? Será que a mãe inventou isso ou realmente achou que tinha canela

Amanda 22/03/2023minha estante
Mas ainda assim fiquei chocada com o final e só por esses vinte plots foi favoritado kkkkkkk

Naty__ 19/07/2019

Nada é o que parece
Primeiramente, devo confessar que este livro me tirou o fôlego. Nunca li nada do Bonini antes, mas estava ansiando pelas primeiras obras e eis que me deparo com o lançamento. A chamada não tinha como não me atrair e é claro que iniciei assim que chegou.

Vamos entender a história
Kika nunca foi uma garota cheia de amigos. Na escola, não se enturmava muito com os colegas de classe. Pelo contrário, sempre foi muito bonita e vítima de bullying. Talvez pela inveja, talvez por chamar a atenção demais e concorrer ao miss de Guarulhos.

A protagonista desaparece aos 16 anos numa excursão escolar. Só que não é simplesmente uma garota, é a mesma garota que dois anos antes foi encontrada quase morta e muitos acreditavam que ela não fosse capaz de sobreviver. Mas conseguiu.

Após dois meses sem saber de seu paradeiro, as pessoas acreditam que ela esteja morta. No entanto, o que intriga é que nenhum corpo corpo foi encontrado, apenas um colar no meio do mato. Onde ela está? O que aconteceu?

Nem tudo é o que parece
O que intriga o leitor é que Bonini vai arrumar meios para nos fazer acreditar que matamos todas as sacadas, que somos um Hercule Poirot da vida ou um Sherlock Holmes. Ledo engano.

No decorrer da leitura, mudamos de suspeitos por diversas vezes. Todavia, em nenhuma delas a gente acerta. Você pode até vir me dizer que desconfiava, mas, sinto dizer, não vou acreditar. Aos olhos humanos, é praticamente impossível acertar. E adorei ser surpreendida assim.

É sem dúvidas uma história que surpreende, encanta e nos deixa estagnados. Por diversas vezes me parei pensando se este livro foi baseado em alguma história real, se realmente aconteceu tudo aquilo. A verossimilhança presente no livro é digna de filme. É até estranho, porque a gente lê e não parece simplesmente um livro de ficção, mas sim um documentário sobre um crime que aconteceu.

A obra viaja no tempo e, no decorrer das páginas, percebemos uma divisão de períodos da narrativa pelas cores das páginas. Claro que a edição ajuda indicando logo no início se o capítulo será antes ou depois do desaparecimento, por exemplo.

Sobre a edição:
Nada melhor do que navegar numa edição tão linda e caprichada. Como dito, as folhas são diferentes, em períodos distintos; a diagramação é caprichada. No decorrer da história podemos ver recortes de jornais, fotografias, e-mails, mapas e muitas notas de rodapé. Tudo isso torna a história bem crível.

site: http://www.revelandosentimentos.com.br/2019/05/resenha-quando-ela-desaparecer.html
Luh 22/10/2019minha estante
Oi, Naty
Li o livro nesse ano e olha foi um dos melhores que eu já li.
Ainda não tinha conhecimento da escrita do autor, a edição está lindíssima um capricho só.
Confesso que fui enganada e adorei, desconfiei de várias pessoas mas nunca imaginei que o final seria daquele jeito.
Recomendo a leitura, um filme ou uma série baseada no livro seria bem legal.
Beijos

Deise.Kiefer 09/03/2020minha estante
Oi nunca li nada sobre está autora e confesso que depois dessa sinopse gostaria de ler esse livro
Se trata de um gênero que eu gosto bastante de ler
A escrita dessa autora é surpreendente
Beijos

Angela Cunha 11/05/2020minha estante
Nossa literatura nacional dá um orgulho e quando leio resenhas assim, sinto mais orgulho ainda. Não consegui ler este livro,mas claro que ele está aqui na lista dos mais desejados.
Eu amo um bom suspense e pelo que pude ler acima, o autor não economizou em nada!!!
beijo

Bia 26/03/2020

Você acha que é uma coisa e de repente o livro te leva a acreditar em outra coisa e então no final você descobre que tudo o que pensou estava errado. Ótimo livro.
GeMartt 26/03/2020minha estante
Qual o gênero desse livro ?

Daniele__Galdi 30/03/2020minha estante
Sem palavras para esse livro??

Mi Rubin 09/02/2021

Uma ótima primeira experiência com a escrita do Victor!
Excelente!

Narrativa que incluí uma abordagem jornalística da situação, que me deixou um pouco confusa no início mas quando me acostumei com ela, deslanchou fácil!

Muitas reviravoltas me deixaram agarrada ao livro até o desfecho final.
Personagens bem construídos e o que você acha que é furo, logo é esclarecido e você fica ainda mais curiosa com o desenrolar de tudo.

Feliz em conhecer um escritor nacional como uma qualidade tão boa.
Super recomendo!
Gabriel 09/02/2021minha estante
Tenho muita vontade de conhecer mais autores nacionais, e o Victor Bonini é um deles. Com certeza vou começar por esse já que o outro livro dele (Colega de Quarto) é o mais criticado em relação a qualidade

Mi Rubin 10/02/2021minha estante
Quero ler todos
Imagino que ele teve uma crescente desde Colega de quarto...
Espero novas boas experiências :)

beatrizdubiella 06/01/2021

O MELHOR MISTÉRIO QUE JÁ LI. Acho que minha mente explodiu quatro vezes durante a leitura. Excepcional! E o fato do autor ser brasileiro e a história se passar em uma cidade brasileira só faz tudo ser ainda mais especial. Leiam, leiam, leiam. Cheguei ao final do livro me perguntando o porquê do Fantástico nunca ter abordado essa história, de tão verídico que tudo parecia, kkkkkkk. A região de Mogi das Cruzes nunca mais será a mesma pra mim. Sempre vou lembrar desse livro. Ansiosa pra ler as outras obras do autor.
Maria Luiza Schmitz 16/05/2021minha estante
CONCORDEI CLM TUDO

beatrizdubiella 16/05/2021minha estante
KAKAKAKAKAK

Elton 18/03/2019

Incrível
Mais uma obra fascinante de Bonini, esse talvez seja o melhor arquitetado de todos. Enquanto Casamento tem gosto de Agatha Christie e Colega de Quarto cheira a Stephen King quando escreve policial, Quando Ela Desaparecer lembra o estilo visceral de Gillian Flynn. É muito bem escrito, montado para ludibriar o leitor repetidamente, lhe faz acreditar e desacreditar em tudo. Muito bom, obrigatório aos fãs de história policial.
Davyd.Silva 18/03/2019minha estante
Despertou minha curiosidade. ?

Davyd.Silva 19/03/2019minha estante
Despertou minha curiosidade.

luquescunha 24/09/2021

Faltou mistério
Todo momento era uma teoria diferente, quando chega nas revelações finais você só pensa assim: uau, mais uma reviravolta na direção do caso, que bacana (ironia). Achei bem ruim, só não desisti porque foi um livro que eu comprei.
Gisele Gomes 28/11/2021minha estante
achei o mesmo!!! o autor criou tantos suspeitos que chegou a desanimar. Fora a demora de chegar no climax da história!!

luquescunha 29/11/2021minha estante
Arrependi de ler kkk