Cork Dork: Loucos por vinho

Cork Dork: Loucos por vinho Bianca Bosker

Resenhas -

Daniel Moraes (Irmãos Livreiros) 08/04/2021

Cork Dork: loucos por vinhos
Cork Dork: loucos por vinhos, publicado pela SESI-SP Editora, é um livro que, através das lentes da jornalista e sommelier, Bianca Bosker, apresenta as diversas formas de se apreciar um bom vinho, sentir a essência da uva e todos os aparatos por trás da vida dos grandes caçadores de garrafas dos melhores vinhos.

Inegavelmente, ao se deparar com esse livro é possível se pense em forma de utilizar o vinho. Sim e não. Sim, quando se trata de provar as melhores safras e conhecer a origem da fermentação do vinho, a procedência da uva, entre outros. E não, quando se pensa em apenas pegar o livro e beber um bom vinho. Ele nos mostra como é feito o processo para ter a melhor garrafa em um restaurante fino ou até mesmo, em um jantar em casa.

A obra que traz elementos que nos apresenta as melhores práticas para se tornar um sommelier de respeito, traz em um relato autobiográfico onde a jornalista que se dedicou parte do seu tempo durante os dias por longos meses experimentando e treinando a arte de sentir o aroma dos vinhos quando eram colocados em taças e levado à narina para apreciação e posterior experimentação.

Não há de pensar que o livro é feito com intuito de despejar o vinho na taça, cheirar, beber. Não. Requer muito mais que apenas isso, pois, segundo a jornalista Bianca Bosker, foi necessário enfrentar um corpo de grande prestígio de sommelier, apreciadores de vinho e apaixonados por vinhos que fazem de tudo – literalmente tudo – por uma boa taça de vinho.

Com uma narrativa envolvente e, diga-se de passagem, divertidíssima, a jornalista Bianca Bosker traz em Cork Dork: loucos por vinhos, mais que uma narrativa baseada em experiências coletadas de terceiros, mas, foi movida a vinho pelo período que conheceu a mais respeitada entre as categorias da profissão dos sommelier. Ela aprendeu na prática, após diversas taças de vinho, e dentes com coloração de vinho, em como ser uma sommelier.

Inevitável que vá deixar de sentir o gosto do vinho passando pelas papilas degustativas ao se deparar com a leitura desse livro que tem muito a passar ao leitor, seja amante de vinho ou apenas apreciador de uma boa dose enquanto lê esse delicioso livro que muito recomendo!

A seguir uma das inúmeras frases que deve ser apreciada nessa obra:

"Um gole de vinho não é como uma canção ou pintura, que fala a muitas pessoas ao mesmo tempo, com uma mensagem presa à eternidade em um acorde ou em uma pincelada. O vinho evolui lentamente na garrafa até seu fim inevitável, mudando de maneira drasticamente assim que a rolha é puxada. O líquido que compõe nosso primeiro gole não é o mesmo que resta no fundo da garrafa. E o vinho que você bebe não é o mesmo que eu bebo. É alterado pela química de nosso corpo, pela arquitetura do nosso DNA ou pelo contexto de nossa memória. O vinho existe só para você ou para mim, e somente naquele instante. É uma revelação privada, no prazer de uma boa companhia. Então, não deixe passar. Saboreie."

site: bit.ly/iLPost24003

LarissaLemes 29/04/2023

Muito bom!
O livro é escrito em uma sequência muito lógica, mostra desde o início dos conhecimentos sobre vinho até realmente se tornar um sommelier. O que mais gostei foi que ela fez diversas citações a pesquisas científicas e experimentos, e o tom investigativo misturado com suas vivências.