A abadia de Northanger

A abadia de Northanger Jane Austen

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

milly 15/01/2022

Um dos meus favoritos, sem dúvidas!!!
A Jane me proporcionou um sentimento que eu não conseguia sentir a muito tempo. Esse livro estava aqui há uns 2 anos ou mais. Esses dias resolvi ler e UAU!
Estava numa ressaca que parecia que não ia acabar nunca (dps que entrei na faculdade ler virou quase sinônimo de tortura), e esse livro me fez sentir que eu também estava junto com a Catharine em todas as suas viagens.

Talvez vc se decepcione se esperar encontrar aquilo que a sinopse promete (o que é bem racional), mas eu garanto que até metade do livro não tem nada de misterioso ou assustador. Da metade pro final do livro acontecem algumas coisas desse tipo, mas de modo muito leve - e não prolongado - o que pra mim foi perfeito.

A personagem é muito bem construída, e justamente por isso em vários momentos eu fiquei: ?como vc não consegue notar???, ?que?????? ou ?claramente essa pessoa não é quem vc pensa?, pq de fato a Jane deixa pistas para tais conclusões, mas Catherine ainda é muito avoada (sério ela tem umas viagens doidas kkk) e ingênua e só perceberá depois. Isso não torna o livro previsível por completo. Existem coisas que acontecem que eu não esperava, com muita frequência tive que fechar o livro por não acreditar no que tinha acabado de acontecer.

A leitura é divertida, a autora, como já é de conhecimento geral, sabe bem colocar ironias e críticas na narrativa. Parece que conheço cada personagem, pq apesar de secundários, suas personalidades foram exploradas.

Gostaria de ter tido um final mais detalhado, assim como a introdução, amaria ler mais sobre como se deu após os acontecimentos finais. Mas, apesar de ter esperado mais, não foi nada que tenha estragado a sensação de ter terminado uma boa história.

Outra coisa que é bem diferente dos outros que li dela, é que ela mesma (a Jane) conversa com o leitor. Achei isso um pouco estranho kkk porém não chegou a me incomodar.

Ler esse livro me fez lembrar do quanto a leitura pode ser prazerosa e divertida.

Talvez eu tenha sido tendenciosa na minha classificação, mas, não poderia deixar de lado a experiência igualmente perfeita que tive lendo (a chuva, o vento frio, o cheiro de mato, a rede) somada com a saudade de apenas ler em paz e sem culpa.

Espero que tenham uma experiência tão boa quanto a minha lendo esse livro.
lidna 05/03/2022minha estante
mds vc simplesmente me fez ter mais desejo ainda de ler esse livro q tá parado faz séculos aqui, obgg ?

milly 06/03/2022minha estante
ganhei a madrugadaaaa? dps volta e me diz o que achouuu

carol 16/01/2021

história meio sem propósito mas legal
foi meu primeiro contato com a Jane Austen e eu gostei bastante, apesar de achar a história meio sem pé nem cabeça kkkkk
a família Thorpe é insuportável demais misericórdia, teve vários momentos que tive que parar de ler pq estava revoltada com a chatice deles
Ranya.Fernandes 16/01/2021minha estante
Estou lendo um livro que fala um pouco como era que a Austen escrevia, ela tinha que escrever em uma sala comum da casa e sempre que aparecia alguém, q não da casa, escondia, e ela fala mais dela do que dos personagens nos livro, em relação a sentimentos, segundo palavras de Virginia Woolf.

carol 16/01/2021minha estante
nossa que legal!! não sabia disso

Thiaguinho 1995 25/09/2020

Jane Austen não decepciona nunca!
Comecei a ler esse livro depois de uma youtuber afirmar que se tratava de um livro divertido. Como estava em uma fase meio deprê, resolvi ler.
Não achei tão engraçado, e faz sentido que não seja, Jane Austen não era humorista, era uma romancista, e uma das melhores de todas.
Indico muito o livro, porém recomendo que sejam mais criteriosos que eu na escolha da edição, eu peguei uma baratinha da ?ciranda cultural? e se arrependimento matasse eu estaria no paraíso com a heroína dessa nossa obra, Catherine; ou no inferno com o John Thorpe (personagem dos mais repugnantes que já vi). As páginas são feitas de ?papel jornal? o que torna o livro um pouco frágil. Até aí ok, isso não é um problemão. Mas ao longo da leitura m me deparei com diversos erros de escrita nessa edição, varias repetições de palavras, letras faltando e até mesmo o nome da protagonista escrito errado pelo menos uma vez. Logo, reafirmo: indico a obra, mas essa edição eu recomendo que não seja adquirida por ninguém. O preço não compensa a dor de cabeça que da se deparar com tantos erros. Mas enfim, tirando esses erros que prejudicaram a minha experiência, o livro é bom.
laloarauxo 09/12/2020minha estante
Eu gostei. Li apenas a metade, mas abandonei a leitura por causa da letra miúda dessa edição da Ciranda Cultural. Vou ver se consigo comprar a edição da Martin Claret.

Kelly 28/12/2020minha estante
Pra mim o livro só começa do meio para o fim. Demorei muito pra conclui-lo, a leitura se arrastou e não me prendeu, mas não queria abandonar.
Minha edição não estava tão boa, muitos erros...
Gostei do final. A estória é maravilhosa, entretanto não me agradou a maneira como foi explorada/contada.
É uma leitura leve.
Ainda estou procurando a comicidade no texto...

Nicole Andreassa 13/10/2020

Abadia de Northanger
Confesso que demorei muito para ler. Talvez pelo fato de a heroína da trama não me cativar tanto. Não me senti envolvida ou absorta pela história. A escrita de Jane sempre maravilhosa, porém essa obra, especificamente não leria outra vez...
Kelly 28/12/2020minha estante
Nossa... lendo os outros comentários fiquei até constrangida de expressar minha opinião, mas encontrei uma alma que concorda comigo.

Mari 17/04/2024

Um romance curtinho, que apesar da sinopse, é bastante leve.

O começo da história é vagaroso, porém logo a gente entra no enredo e sua escrita flui.

Seus personagens são adoráveis para alguns e nem tanto para outros, tudo bem simples, sem grandes pretensões..

De um modo geral eu gostei. A Catherine vai evoluindo gradativamente e o enredo tem uns ?as? de diversão, sem falar que a escrita da Jane Austen é impecável.

meuslivros.meumundo 19/01/2020

Jane sendo Jane!!!
A Abadia de Northanger, Jane Austen.
❤Amei, lógico! Por que? Por que gosto de romances clássicos? Por que Jane Austen é uma das minhas autoras preferidas? Todas essas respostas estão neste livro!
➡️Podemos divido-lo em 2 partes: Bath e Northanger. Na primeira, quase que metade do livro, nossa protagonista principal Catherine Morland, que pertence à nobreza agrária, vive o sonho de toda jovem ingênua do interior da Inglaterra que passa uma temporada na agitada cidade de Bath, conhece e vive a rotina de uma classe social privilegiada com idas a teatros, frequenta locais badalados pelas principais famílias e aqueles bailes suntuosos dignos da época. Como eu queria receber um convite pra um baile desses... E sem fugir do costume da época, a busca das jovens por um casamento é latente e o principal objetivo dessas temporadas nas cidades.
➡️Aliás, os temas de todos os livros de Jane que li são sempre essas jovens em busca de casamento. Só Jane sempre retrata de maneira irônica e polêmica (pelo menos pra época) e até hoje são aceitos sendo constantemente objetos de estudos acadêmicos. E a descrição dos cenários, detalhes dos ambientes, das personalidades e dos costumes em geral da época... simplesmente mágico!
➡️Mas Catherine é ingênua e, como adora ler livros, suas referências sobre o mundo são baseadas nessas leituras. Seu estilo preferido é romance gótico (na segunda parte, quando ela chega em Northanger, isso é exaltado). Porém em Bath, ela vive uma realidade mais romântica antes conhecidos apenas nos livros de romance. Aí começa um rotina bem descrita, cheia de sonhos, alegrias, tristezas, expectativas, decepções, tudo narrado com muito cinismo, humor, ironia, sátira que vão além da dos ambientes "finos" aristocráticos ingleses do século XVIII. Este livro é considerado um dos trabalhos mais ligeiros e divertidos de Jane Austen.
➡️Na segunda parte, convidada a conhecer a residência dos Tilney – a abadia de Northanger – Catherine se deixa levar pela imaginação baseada nos livros de romance gótico e logo se encontra na vexante situação de estar à procura de mistérios e pistas criminosas, até suas fantasias serem descobertas por seu amado Sr. Henry Tilney e assim finalmente se ver forçada a colocar os “pés no chão”.
🥰E sabe o que é melhor? Só sabemos se o casal fica junto ou não na última página da obra!
Jane tem o poder em sua escrita de nos inserir de corpo e alma na história. Sentir, sorrir, chorar, ter medo e coragem, viver a obra pra mim é um tipo de magia, então, Jane, você é mágica!!!
📖Amei!

Amanda 19/01/2020

Em A Abadia de Northanger Jane Austen conta a história de Catherine, uma jovem de mente fértil e apaixonada. Os livros da autora são típicos romances, não espere grandes descrições de ambiente, cenas românticas ou se quer beijos, apenas histórias simples de heroínas comuns e sua trajetória até o casamento. Estranhamente a autora nunca se casou e foi criticada por isso, como poderia uma mulher daquela época escrever sobre o amor se não o conhecia. Mas seus livros nunca são apenas romances água com açúcar, Jane tem sempre uma linha de pensamento, uma crítica escondida, uma frase que seja que deixa claro que aquela é sua obra e ela não é obrigada a pensar como a maioria, em A Abadia de Northanger isso não é diferente.

Maria 20/02/2020

Acho incrível como o livro teve o poder de me prender aos personagens, de forma que eu me vi realmente aflita pela Catherine em alguns momentos (a ingenuidade dela é de um nível que chega a espantar), senti raiva extrema pelos Thorpe, especialmente John, e etc., quando na verdade até um certo ponto na história, eu achava tudo monótono e arrastado demais, me perguntando se eu conseguiria realmente terminar o livro. Acontece que fiquei tão indignada com a atitude de uns personagens e intrigada com a de outros, que não consegui largar a história, até mais para frente, onde ela começou a me prender de verdade e parecer muito interessante pra mim. Daí em diante a leitura fluiu muito bem, agora com o enredo fantástico que prometia tomando forma.
Na minha humilde opinião, A Abadia de Northanger de início pode desencorajar o leitor que espera por algo fantástico, mas a história não deixa a desejar quando Catherine enfim se hospeda na abadia, e passa a vivênciar umas situações bastante peculiares.

Brenda 29/03/2020

De todos as histórias de Jane Austen este deve ser o mais engraçado e fantasioso, e sua graça e fantasia está em Catherine, que é uma mulher que não possue interesse em nada que considerado adequado para sua idade e que tendo uma mente dispersa não a percepção de comentários e atitudes interesseiras ao seu redor, está constantemente comparando o mundo e as atitudes das pessoas com as histórias góticas de seus livros. Porém paulatinamente vemos como tais atitudes caba por trazer certos sofrimentos a ela ao mesmo tempo que traz o crescimento mental e diferentes visões da vida.

Juu 01/04/2020

Não é nem de longe o melhor livro de Jane Austen, mas, gostei e recomendo

Babi 08/05/2020

Sou mais uma fã de Jane Austen, apaixonada por seus livros, mas esse romance não me prendeu tanto quanto os outros! O mistério em relação à abadia deixa muito a desejar!

Paulo 14/05/2020

Primeiro de Jane Austen que li.
Um livro que se inicia muito bem, mas que se desenrola de maneira maçante. A heroína não me pareceu atrativa e somente as conjecturas de sua parte acabavam por colocar a história pra frente. Apesar disso a história alterna entre o romance, o mistério, a comédia, mas conclui de maneira simples. Uma história bem mais ou menos.

Miriam 18/05/2020

A melhor protagonista
De todos que lida Jane Austen esse foi o que mas gostei. Muito divertido e interessante, um romance de época empolgante.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6