A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões

A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões Louise O'Neill

Resenhas - A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões

anajuprim 29/05/2021

Nada extraordinário, com alguns pontos interessantes.
Depois de ler muitas resenhas negativas, foi difícil não ser influenciada por elas durante essa leitura. Como eu não costumo ler recontos, não sei bem o que esperar deles, mas sei que A Pequena Sereia é uma das minhas animações favoritas.
Aqui conhecemos o que poderia ter acontecido com a conhecida sereia, caso outros pontos da história fossem explorados: o relacionamento dela com as irmãs, a opressão de seu pai, a história de sua mãe e as motivações da vilã. O livro mostra um lado sombrio da vida das sereias para retratar a vida das mulheres na nossa sociedade atual. O que me leva a destacar que é um livro repleto de gatilhos de assédio e abuso sexual, violência e misoginia.

?O não de uma mulher pode ser facilmente transformado num sim por homens que não querem levá-lo a sério.?

Nossa protagonista percebe que as mulheres são silenciadas e subestimadas, tanto no seu reino de ilusões quanto no mundo humano, mas o modo como ela lida com isso foi algo que me decepcionou. A autora promete uma versão feminista de uma história já conhecida mas ao falar sobre o movimento ela apenas nos faz pensar que o feminismo quer vingança, e não igualdade. E isso é decepcionante pois não queremos que as pessoas tenham essa visão distorcida de algo tão importante.

?Somos mulheres, e mulheres são guerreiras, afinal.?

_styleswdness 05/09/2020

Não consigo explicar o incomodo que senti enquanto lia esse livro.
Ele mostra a vida das sereias em um reino que é comandado pelo patriarcado.
A forma como o pai delas organiza as filhas por ordem de beleza é nojento e é mais nojento ainda ele prometer Gaia para um homem bem mais velho.

Re Knevitz 13/07/2021

Nada surpreendente
A autora promete algo inovador, mas o que se tem é apenas a história original da Pequena Sereia de Hans Christian Andersen contada com mais detalhes e alguns acréscimos. A personagem principal, Gaia, é bem desinteressante e tediosa. Além disso, o final passa uma mensagem bastante contrária sobre o feminismo.

Dany 12/01/2021

Eu já esperava um reconto feminista, mas não imaginava uma história tão impactante e sombria. Também me enganei ao esperar uma leitura leve, porque estar na pele de Gaia beira o insuportável de tão doloroso, por isso recomendo que você se prepare antes de encarar essa leitura.

Camila 03/11/2020

A Pequena Sereia
Quando você cria expectativa sobre algo é acaba se decepcionando.
A leitura é bem fluida e o livro é bom, mas sinto que poderia ter sido muito melhor se a autora tivesse feito uma abordagem diferente na questão do emponderamento e o feminismo. É uma historia que tinha o potencial de ser mais.

Natiara @leiturasdanati_ 14/11/2020

A pequena sereia e o reino das ilusões por @leiturasdanati_
“Agora eu sei que existe muito mais para conhecer lá fora, mais do que tudo aquilo com que sempre me disseram para me contentar”

Essa é uma edição lindíssima que faz parte do selo Darklove e contará a história da sereia Muirgen (ou como ela prefere: Gaia). Ela vive em um reino no qual predomina uma cultura patriarcal onde as sereias não têm voz e têm que obedecer a muitas regras e manter-se dentro de um padrão de beleza rígido. Gaia e suas irmãs são filhas do Rei do Mar e basicamente criadas pela sua vó pois, sua mãe aparentemente em um passeio a superfície teria sido raptada pelos humanos sem seu corpo nunca ter sido encontrado. Além de toda essa situação, ela ainda tem que lidar com o fato de ter sido prometida a Zale, o general chefe da tropa do reino de seu pai, e que lhe causa repulsa pelo comportamento machista e por ser bem mais velho que a jovem princesa. E em meio a todos esses dilemas, Gaia opta por ir em busca da ajuda de Ceto que é considerada a Bruxa do Mar e governa o Mar das Sombras juntamente com as Rusalkas, garotas afogadas que vivem sob a sua proteção e liderança. A partir desse momento, Gaia terá sua vida mudada de uma maneira que lhe fará questionar a decisão tomada além de dá uma revirada nos valores e opiniões da jovem princesa.

“ Tenho uma escolha genuína, pela primeira vez na vida. Posso ser o que eu quiser. ”

Vamos as minhas impressões: A história tem um propósito de enaltecer e encorajar o empoderamento feminismo, achei que isso poderia ter sido mais explorado porque levou um certo tempo para a protagonista levantar essa bandeira e também acho que algumas atitudes dela nem se encaixariam tanto nessa questão. Por outro lado, é uma leitura rápida e que se desenvolve de uma forma agradável e com um plot twist bem interessante no final. Enfim, creio que vale a pena dá uma chance e tirar as próprias conclusões.

Marina516 12/01/2021

Gostei
Pra uma primeira leitura concluída do ano, essa foi ótima.
Empoderamento e sereias juntos...muito bom mesmo.

Isadora Sindy 05/06/2021

Empoderar
"Eu não sou livre enquanto alguma mulher não o for, mesmo quando as correntes dela forem muito diferentes das minhas." - Audre Lorde

Sssa_silvia 15/05/2020

Interessante
Foi ótimo! Como eu queria ter lido antes! Difícil até falar sem contar spoiler... mas é uma bela releitura da obra e super atual!

BlancBunny 15/05/2020

É tudo isso mesmo?
Quando fui comprar o livro eu estava muito animada, pois ouvia apenas coisas muito boas sobre ele. Mas infelizmente para mim a experiência não foi tudo aquilo.
Achei incrível a exploração da história da vilã, assim como a história de outros personagens do livro. Gostei dos assuntos fortes porém necessários que foram abordados, mas por mais que seja um livro de ficção, achei que certas cenas e emoções foram exageradas. Mas essa é a minha opinião, recomendo que leia e tire suas próprias conclusões.
Laís Verçosa 01/06/2020minha estante
Também achei isso.

Witchca 27/06/2022

Final inesperado
O começo do livro é um pouco arrastado, mas porque a vida da Gaia não é lá empolgante, então não teria como esse início ser também. A partir do momento que ela começa ter pernas e descobrir sobre as coisas da vida, o livro passa a ser interessante e o final é perfeito ?? amei essa leitura

@beatrizprads 15/04/2020

Pertubador
A resenha de hoje é sobre esse livro lindo, mas com o conteúdo extremamente perturbador.

Gaia é uma sereia que está extremamente infeliz vivendo em um reino (de seu pai) no fundo do mar. O fato é que o lugar é extremamente machista, governado somente por homens que ensinam a todo instante que a mulher tem que se manter calada. "Assim como todas as mulheres, você tem o poder dentro de si". Quando Gaia completa quinze anos, pode ir até a superfície e é nessa ida que ela "conhece" Oliver e se "apaixona" a primeira vista.

O livro é muito doloroso, me causou enjoo, dor, ódio. É um livro que fala de uma sereia, mas que podia muito bem ser sobre uma mulher comum na sociedade atual.

O quanto a mulher é condicionada a se sentir inferior, a ser calada. "Mas existe coragem, e não somos ensinadas a sermos corajosas, somos? As mulheres são ensinadas a obedecer às regras." Foi um livro difícil, os personagens eram todos cheio de problemas, personagens tão reais, tão complicados que era difícil se conectar. Foi um daqueles livros que eu não consegui achar uma pessoa certa ou errada, porque todo mundo tinha algum problema que os levava a ser assim.

A única personagem que eu amei demais foi a Bruxa do Mar, que de bruxa não tem nada. Ela foi maravilhosa, extremamente forte, falando sempre o necessário. "O não de uma mulher pode ser facilmente transformado num sim por homens que não querem levá-lo a sério". Temos uma história com representatividade, feminismo, sexualidade e mais. Foi um soco no estômago a cada página, mas acredito que todo mundo devia dar uma chance para lê-lo também.