A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões

A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões Louise O'Neill

Resenhas - A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões

Naty.Duarte 22/07/2021

Nesta história lembramos um pouco da Ariel, porém Gaia vai muito além para ser livre e saber mais da mãe.
Gaia precisa escapar de um casamento arranjado com um cara horrível a qual seu pai escolheu para ela.
Ela conhece um humano e quebra as regras para conhece-lo melhor.

Apesar de lembrarmos da história da Disney, aqui Gaia representa o empoderamento que existe em toda mulher e como as vezes ele esta adormecido e ao msmo tempo grita para ser despertado.

Piovsss 30/08/2020

Um grande potencial mas foi superficial
No livro acompanhamos a história de Gaia, que vive em um reino totalmente machista, onde as mulheres não tem voz e nem liberdade de escolhas. Gaia é filha do Rei dos Mares; um tritão autoritário e agressivo que tem um ódio profundo da superfície; e tem suas irmãs, que passam pelo mesmos problemas familiares que Gaia, atormentadas por supostamente terem sido abandonadas pela mãe, quando a mesma foi ao mundo humano.

A história original vocês conhecem certo? A narrativa anda de uma forma parecida, a leitura é agradável, porém faltou muitas coisas em um livro que tinha um potencial
enorme.
Os personagens tinham muito potencial para serem explorados, quase todas irmãs de Gaia, a avó, o rei dos mares e até os homens que eram babacas, sinto que o livro precisava ter aprofundado nos personagens, pois na leitura não conseguimos nem ter apego pela protagonista da história por conta da superficialidade da personagem (como todos os outros).
O final também não me agradou, tudo aconteceu muito rápido e deixou pontos em abertos.
Frases que eram para ser de empoderamento colocada aleatoriamente e sem contexto em inúmeros trechos. Em suma, não recomendo esse livro, foi uma perda de tempo.

Bebela 02/01/2022

Livro muito bom , que conta de outra maneira a tão famosa história conhecida pelo filme da Disney

Ana Lícia 09/07/2020

Eu deveria estar dormindo, mas estou aqui no Skoob...
Caraca, 1:57 da manhã. Haha.

Enfim.
Eu me interessei por este livro pela polêmica, uma galera falando que não havia gostado.
Mas foi uma leitura ok, comecei irritada com toda a opressão, que é sufocante, pois sabemos que isto é real. A autora pegou várias situações que ainda acontecem ( infelizmente) com as mulheres, e jogou sem pena na nossa cara... Abusos, rivalidade, machismo, preconceito, o culto por perfeição... Enfim, tudo de ruim.

Faz a gente pensar em algumas situações, que talvez não tenhamos sofrido na pele, mas com certeza já vimos alguém passar por isso. E é HORRÍVEL.

Eu não consegui gostar de nenhum personagem. Talvez da Daisy, a empregada. Sim, me simpatizei com ela, um pouco.

Enfim, foi uma leitura interessante, diferente. Não foi cativante, mas fluiu. ( Se é que faz sentido isso). E o importante é que Gaia encontra seu caminho. E espero que todas as mulheres que vivem em situações difíceis, violência, consiga encontrar sua voz e dar um pé nesses tritões de meia tigela.

E por favor, nunca deixe de ajudar uma mulher em situação de perigo.

"Deixo a sala.
Deixo Ling com Rupert." ( Pág.127)

Eu fiquei agoniada nesse trecho. Aaaaaaaahhhhhhhh
Salka, faça seu trabalho!?

"Eu não sou livre enquanto alguma mulher não o for, mesmo quando as correntes dela forem muito diferentes das minhas." (Andre Lorde)

Amanda 26/04/2020

Achei o livro raso. Tentou de qualquer jeito enfiar o feminismo na história da pequena sereia que ficou forçado e o final até incoerente de acordo com o desenvolvimento da Gaia.

suh 11/07/2020

A edição gráfica do livro é impecável. Esperava uma revolta real sobre as atitudes que o pai tem com as filhas, esperava uma lição de que o amor fraternal em grande parte é mais confiável que o amor romântico, recebi: rivalidade feminina, abuso de menor, uma garota que sacrificou diversas coisas por um garoto que ela só sabia o NOME e um femismo ao invés do feminismo.

Bia 19/01/2021

A pequena sereia e o reino das ilusões
A narrativa da autora é bem fluida, a leitura anda rapidamente sem ser cansativa. A história é interessante e gostei de alguns pontos, porém a mensagem final e como o desfecho foi escrito não me agradou muito.

"Bruxa. Este é simplesmente o termo que os homens dão às mulheres que não têm medo deles, às mulheres que se recusam à submissão."

Mari1735 27/01/2022

Uma história que exalta a força feminina ??
Gaia viveu a vida toda no Reino do seu pai sendo induzida a acreditar que tudo que importava para uma sereia era a sua beleza, que ela não precisava ser, nem ter muito mais que isso.
Mas quando por um acontecimento inesperado Gaia decide abandonar o reino de seu pai e imergir na terra, ela acaba descobrindo que nem tudo é exatamente como ela imaginava e que as coisas também nem sempre serão fáceis para uma mulher.
Encarando a realidade ela acaba se fortalecendo e descobrindo que pode ser muito mais do que um rostinho, corpo e cabelo perfeito.

NÃO VOU FALAR MAIS PARA NÃO DAR SPOILER. Só posso dizer que amei demais esse livro???
Déia Madden 27/01/2022minha estante
Vou ler, ?

Mari1735 27/01/2022minha estante
Ler mesmo! Ele é maravilhoso, o mais novo amorzinho da minha vida???

Déia Madden 27/01/2022minha estante
???

Quel 11/11/2020

Bléh!
Falhou na tentativa de ser um livro feminista.

Micaasantos 16/01/2021

Poderoso
Esse livro é poderoso simplesmente porque sua protagonista vai contra as regras e modo de viver de seu reino, onde seu pai dita as regras e impõe responsabilidades na sereia desde pequena. Isso faz com que ela se revolte e busque um novo jeito de viver. A trama traz muita força e reviravoltas. Gostei muito do desfecho e do jeito como a história não alivia nenhuma cena. um livro que vale muito a pena ler
jamis 16/01/2021minha estante
Esse livro é lindíssimo ? quero muito essa edição

Juliany12 16/01/2023

Várias interpretações
A escrita da autora é bem fluida e o livro é bem rápidinho de ler.
Gaia, a personagem principal, é uma adolescente que está descobrindo um pouco do mundo a sua volta.
Vi muitas pessoas falando mal do livro, pois o feminismo de verdade não quer se vingar dos homens e sim se igualar a eles. Mas convenhamos, nunca seremos iguais aos homens. Não digo isso apenas por questões patriarcais, mas também porque somos naturalmente diferentes e passamos por coisas diferentes.
Acho que Gaia foi um pouco inconsequente ao ir atrás de um humano que pena tinha conhecido, cedendo muito de si para nada. Porém isso é uma coisa que acontece frequentemente na vida real, quando abrimos mão de sermos nós mesmos afim de conquistar alguém. Além disso, ela não sabia que fora de seu reino as situações seriam tão parecidas. Ela deveria continuar no reino e se sujeitar a um cara que a assedia frequentemente?
Em meu ver, Gaia não quer se vingar dos homens só por que eles se consideram superiores, mas sim mostrar as outras mulheres que elas não estão sozinhas e que precisam descobrir suas forças internas. Nós mulheres devemos questionar sim e não nos calarmos.
Muitas cenas me deram um leve tapa na cara, apesar de serem coisas obvias a gente parece se cegar disso para evitar decepções.
Indico o livro, mas não leem esperando a historinha da Sereia Ariel ou uma história sombria como prometido.

Marcia Lopes 22/04/2021

Então.... tenso resenhar essa obra.
Começou um marasmo só, quando pareceu que ia ficar bom: acabou! E esse final, ao meu ver, foi vazio.
A ideia é bem interessante, mas faltou conteúdo...

Ayla.Camila 21/04/2021

eu esperava mais...
talvez o fato de amar tanto a capa e a edição me fez achar que também iria amar a história. bom, eu não odiei mas não foi lá altas expectativas. sob o viés de empoderamento feminino foi bom, acabei marcando várias frases da Ceto, das Rusalka, e algumas da Gaia também. achei o final previsível e que tudo aconteceu muito rápido.