A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões

A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões Louise O'Neill

Resenhas - A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões

aline :) 25/06/2020

Nas primeiras páginas o livro te joga em um mundo extremamente machista, superficial, muito ridículo, para ser sincera. Tudo que os pais falam as filhas tem que responder concordando, com respostas prontas. O pai decidi quem casa com quem, colocando sua filha mais nova, com apenas 15 anos para se casar com um cara bem mais velho. Ele não se importa com as filhas, apenas com a beleza delas.
As mulheres são usadas apenas como objetos de beleza, para satisfazer os homens e para ter filhos igualmente bonitos. As mulheres que não entram no padrão de beleza são banidas para a periferia.
Esses inúmeros problemas me fizeram achar que eu não gostaria do livro, mas depois de um certo ponto acabei gostando muito da história. Sei que esse mundo é extremamente problemático, mas Gaia não aceita isso, ela quer fugir, quer sair dali, não está satisfeita, como suas irmãs, ela quer mudança e quer também saber o que realmente aconteceu com sua mãe.
Muitas pessoas falaram muito mal desse livro, que até fiquei com medo de ler, mas não é horrível como todo mundo diz. É um livro bom, que causou muita polêmica.
Não consegui me apegar a nenhum dos personagens. O pai dela é ridículo, as irmãs são alienadas, algumas são legais, mas aparecem pouco. A vó, que eu achei que “salvaria”, é outra alienada, que parece não amar a Gaia de verdade. Oliver, que era para ser o príncipe, é muito estranho, no começo parece gentil e carinhos, mas depois se revela um babaca, mimado e persuasivo. A mãe do Oliver é horrível. A única personagem que eu realmente gostei foi a Daysi, a empregada de Oliver, super carinhosa, legal, companheira, uma gracinha.
Eu não odeio a Gaia, mas algumas atitudes dela me irritaram. Um exemplo foi que, ela sempre se viu como objeto, como a sociedade impunha, e muitas vezes Zale foi em seu quarto e obrigou a beijá-lo e a ficar ao seu lado, mas quando ela viu uma garota passar por isso, simplesmente não fez nada. Ela ignorou o sofrimento da empregada e foi embora e isso me irritou muito, porque ela sabe exatamente como é ruim passar por isso e não faz nada. Mas, ao contrário de suas irmãs ela não está satisfeita assim, sendo tratada como nada, ela percebe que são tratadas como inferiores e que há algo errado naquele mundo.

Carol 31/10/2020

A pequena sereia e o falso feminismo
Uma história que era pra ser uma releitura macabra, mas que apostou , sem sucesso, na retratação do feminismo. Intuiu que TODOS os homens sejam inferiores, distorcendo o verdadeiro significado da luta feminista.
A edição é maravilhosa, Darkside nunca erra! Mas o conteúdo deixou a desejar bastante.

lipso01 01/03/2020

Emocionante e ao mesmo tempo sufocante
Amei a leitura do livro. Achei que no final depois da reviravolta ficou faltando algo. Espero que tenha continuação!
Flui rápido, mah?

lipso01 01/03/2020minha estante
Até um certo momento sim

Preto, preto, pretinho... 01/03/2020minha estante
Tu demorou qto tempo? E grande? E da Zahar ne?

lipso01 01/03/2020minha estante
Acredito que li em uma semana. Ele é da Darkside, tem 214 páginas

??????

Maria20991 02/08/2022

A Pequena Sereia e o Mundo das Ilusões
É um livro bem lento, as coisas demoram pra acontecer e, mesmo quando acontecem, desenrolam bem pouco.
Mas a história e a mensagem por trás é bem interessante, vale a pena.

Cantinho da Imaginação 20/10/2020

Esse livro rendeu...
Leitura Coletiva de Setembro no Cantinho

O que falar desse livro? Desencadeou sentimentos de amor e ódio durante a leitura. Desconstruiu o encanto pelo conto e desenhos que a Disney havia impregnado em nosso ser, o tão sonhado e esperado Felizes para sempre se transformando em fumaça.
Um livro que se apresenta com uma proposta de abordagem feminista, infelizmente a leitura nos faz duvidar dessa construção.
Conforme se desenvolve conseguimos perceber cada provocação da autora para alguns estereótipos que ainda presenciamos em nossa sociedade, porém a forma em que ela conduz a trama foge um pouco desta perspectiva.
Uma sociedade machista. A mulher submissa, a mulher recatada, os fortes padrões de beleza que são exaltados, a busca pela aceitação, a competição que são incitadas, as rivalidades, as diminuições da força através das diferenças estão presentes, para serem discutidos, mas a vingança é algo que se sobressai e acaba apagando o enfoque da proposta.
Outro ponto que chocou nesta leitura é como em alguns momentos projetamos a nossa felicidade no outro, às vezes nos anulamos em busca da aceitação do outro, desprezando o que realmente importa.
Não foi uma leitura confortável nem apaixonante. Foi uma leitura importante.
Mesmo assim, ficamos com a sensação de que a autora se prendeu tanto no conto original que deixou a trama amarrada.
Uma narrativa rápida, fluída. Através da fantasia e da releitura deste conto, refletimos sobre a sociedade machista e como continuamos ainda enraizadas neste ciclo vicioso nos dias de hoje.

O debate foi controverso, recheado de opiniões conflituosas. Uma análise completa desta trama e seus personagens. É sempre muito bom falar e ouvir a opinião acerca de uma mesma leitura.

Quotes Preferidos:

"Vivemos em um mundo que ansiamos por explorar, mas temos obstáculos em nosso caminho na forma de leis retrógradas e violência."

"... beleza se esvai, não há fidelidade nela [...] era melhor cultivar a minha perspicácia, minha inteligência [...]

Impressões de @quedscarvalho e @giselicristina.as

Consagrada 22/02/2023

Lindo
Adoro a vibe de sereias, e esse livro tem uma capa belíssima para atiçar a curiosidade.
Dizem que é um livro feminista, mas só fui entender o feminismo nele no final do livro. Foi um final digno, por incrível que pareça, gostei bastante.
Mas não posso dizer que amei, já que não gostei muito da protagonista por mais que entendesse o seu lado.

Laurafbooks 30/07/2020

Absurdo. Causador de ódio
É tanta coisa, eu não consigo escrever tudo aqui, EU NÃO INDICO ESSE LIVRO PARA PESSOAS INSEGURAS COM SUA APARÊNCIA, NÃO INDICO PARA PESSOAS QUE NÃO SABEM O QUE O FEMINISMO REPRESENTA. ESSE LIVRO CAUSA UM GATILHO EMOCIONAL ENORME, E PODE PREJUDICAR PESSOAS QUE ESTÃO EM UM RELACIONAMENTO ABUSIVO.
Fizeram de tudo para fazer um livro lindo (e é mesmo) porém a história deixa a desejar.
Esse livro é um absurdo!
São tantas coisas erradas, e é mais errado ainda saber que qualquer menina/menino de 13 anos pode ler...
Eles colocam os homens (todos) como machista e controladores (tentativa de estupro, pedófila...) e colocam as mulheres como boas e ingênuas.
Deixam até às últimas páginas a submissão como algo "normal", dizem que as mulheres só servem para serem admiradas, elas só precisam ser bonitas. E no fim terminam a história ferrando com tudo.
Eles tentaram fazer uma história feminista, mas erraram completamente, não fizeram a mínima questão de pesquisar o que é o feminino. Deixam a história acabar como se todos os homens fossem horríveis, e que as mulheres querem ser melhores e maiores que eles.
Carolina.Rozeira 05/08/2020minha estante
Felizmente vim pesquisar sobre o livro pois quero presentear com uma obra feminista uma menina de 15 anos mas ja sabendo disso , vou passar longe

lovrowe 23/08/2021

só tem capa!
livro é horrível, sem sentido em vários momentos, não vi representatividade feminista como o livro promete, e no final achei extremamente aleatório oque a protagonista faz e sinceramente me arrependo da compra, porém é sim um livro muito bonito, mas não vale o preço.
Léa Diógenes 23/08/2021minha estante
De fato é um enredo sem sentindo.

Mandy 11/08/2020

É bom, mas poderia ser melhor.
A quantidade de personagens insuportáveis me surpreendeu muito, mas acredito que essa tenha sido a ideia inicial da autora, então ela está de parabéns por isso.
Tem muitas falas importantes sobre o feminismo, mas isso foi se perdendo com o avançar da história até virar algo totalmente oposta à principal. A autora tanto errou quanto acertou, mas no geral eu gostei. Adorei ela ter usado a mitologia eslava da composição da história.
Não considero um livro feminista aliás, ele está longe de ser referência disso.

Beatrys 23/12/2023

Enredo afamado, ótima proposta e uma narrativa fajuta
Tinha tudo para ser uma ótima versão recontada de 'A pequena sereia', tem uma escrita mais ?teen?, que de nenhuma forma é um demérito, mas a escrita não é boa.
Criamos uma expectativa de uma versão mais sombria, mas nem o feminismo prometido é bem empregado, não chega nem ser leviano, fica bobo mesmo. O que é uma injustiça com o projeto, que no começo é prazeroso acompanhar, mas no meio se perde e não chega em lugar algum, comunicando nada. A escritora realmente não soube o que fazer com tantos recursos a seu favor.
A edição como sempre impecável, o livro fisicamente é lindo e bem trabalhado.
Juuu 23/12/2023minha estante
Exatamente!! Ele é muito lindo e hoje literalmente faz somente parte da decoração da minha estante, caso o contrário já tinha dado fim.

Alinee.Silveira 29/05/2021

bom.
Eu achei necessario, tem muitos relatos de coisas que ocorre ainda hj em nossa sociedade. o livro é de tematica pesada, porem não deixa de ser esclarecedor sobre coisas que ocorre ao nosso redor e muitass vezes não enxergamos. tem suas problematicas mas é bom.

Quel 11/11/2020

Bléh!
Falhou na tentativa de ser um livro feminista.

Clara Azevedo 31/05/2020

Um reino de Ilusões
Esse livro é uma recontagem do conto de Hans Chistian Andersen,A Pequena Sereia, e está em um ponto de vista feminista. Gaia é o nome que sua mãe a deu mais não é usado mais porque é um nome do mundo dos humanos e todos no Reino do mar preferem chama-la de Muirgen. A vida das sereias não é como nos contos de fadas mas sim de uma constante opressão sua única função é estarem sempre bonitas. A grande maldição de Gaia é a sua beleza ela de todas as suas irmãs é a mais cobiçada e a mais bela. No Palácio é proibido falar da mãe dela que abandonou a família para ir viver no mundo humano mas foi capturada e morta no processo. Gaia no seu aniversário de 15 anos recebe a permissão para ir a superfície e lá presencia um naufrágio e acaba se apaixonando por Oliver e como no desenho da Disney ela salva a vida dele depois vai embora,durante o ano seguinte ela pensa nele acreditando que se fosse humana poderia ter liberdade para fazer o que quiser e poderia faze-lo muito feliz. Esse é um livro que nos faz refletir alguns assuntos que estão em pauta na sociedade.

Roberta 11/11/2020

A pequena sereia
Um livro que não me convenceu. A história tinha tudo pra ser ótima, mas os caminhos que a autora escolheu para ela não me agradaram nem um pouco.

Amanda 26/04/2020

Achei o livro raso. Tentou de qualquer jeito enfiar o feminismo na história da pequena sereia que ficou forçado e o final até incoerente de acordo com o desenvolvimento da Gaia.