A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões

A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões Louise O'Neill

Resenhas - A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões

Dai 17/09/2020

Um conto de fadas bem diferente do que estamos acostumados. Amei a escrita da autora e a capa do livro é sensacional. Poderia ter explorado alguns pontos do livro e outros nem tanto.

Jayne.Leite 15/08/2020

Surpreendente
Cara que livro em, que coragem fazer tudo isso por amor, mas mostrou que não podemos nos jogar de cara nele(o amor) né, acho que esse livro envolve mais as pessoas que arriscaram independente do que vai vim.
Falando por mim, não faria metade do que ela fez viu com apenas 15 anos...
Acho que nunca vou entender o amor rsrs
Livro que faz a gente pensar em várias coisas!
Luciano 15/08/2020minha estante
Penso o mesmo

emmanuelle.pitanga 16/03/2020

Sob as águas
Sobre temas muito importantes, infelizmente mal escrito em minha opinião. Muito raso sobre a discussão de temas tão importantes como é o feminismo. Apesar desses poréns, um livro de fácil e gostosa leitura.

Kelthy 04/05/2020

Pequena sereia
A história aborda alguns temas da atualidade, especialmente a questão feminista, vimos como as “mulheres sereias” são tratadas, elas não têm voz e nem querer.⁣ ⁣
“Queria que meus olhos fossem de outra cor. Lá em cima, dizem, as mulheres têm olhos em tons de castanho e verde, violeta e mel. A pele delas é parda e negra e amarela e branca. Lá em cima, as mulheres podem ser diferentes.”⁣

"Uma mulher que quer mais do que pode ter só encontra dor e perda, e criancinhas chorando por alguém que nunca mais vai voltar.”⁣

💬O machismo é predominante nos homens, a gordofobia é nítida no mundo marinho da O’neill (assim como no mundo real), as mulheres são jugadas por seu peso, as sereias tinham que serem lindas e magras, pois eram usadas como acessório pelos homens.⁣

“Eu não esperava tantas semelhanças entre este mundo e o do meu pai. Guerra e dinheiro ainda são domínio masculino, conversas sérias e cochichadas em ambientes privados com charutos. Enquanto isso, espera-se que as mulheres se enfeitem com joias e estejam agradáveis aos olhos. Os homens falam, as mulheres escutam.”⁣

💬Gaia a protagonista, teve que fazer uma escolha que mudaria sua vida, mas ela estava nadando para o “amor”, buscando ajuda a inimiga do rei, a bruxa do mar, que não se encaixava nos padrões de beleza “adgado” a uma sereia.⁣
⁣ “É o seu pai que tem insistido em me chamar de ‘bruxa’. Este é simplesmente um termo que os homens dão às mulheres que não têm medo deles, às mulheres que se recusam à submissão.”⁣

💬Na saga por um sonho de ser livre e independente, Muigen (nome de sereia) embarca em uma grande aventura, com um desfecho surpreendente. ⁣

“É incrível como fui presunçosa ao abrir mão da minha voz; e quão pouca importâncias eu dava a ela. Desde que fui silenciada, tudo o que quero é poder falar.”⁣

💬Tem uma frase desse livro que a Gaia fala para suas irmãs, que serve todas nós mulheres.⁣

“ Quero que vocês sempre se lembrem do quanto são poderosas. Já mais permitam que alguém tire isso de vocês, ou tente fazer vocês se sentirem pequenas.”⁣

Karen.L.P 28/08/2020

Angustiante
Terminei o livro com uma sensação ruim. Gosto de ler para trazer algo bom para mim, mas não foi o que essa leitura me trouxe. Foi angustiante o sofrimento dela o livro todo. Não teve felicidade nenhuma a vida dela. Os homens e mulheres foram criticados o livro todo, então não sei dizer se é machista ou feminista. No final, nas duas últimas páginas consegui sentir que as mulheres tem o poder dentro de si e podem tudo o que quiserem ser, basta querer. Não ser submissa ao homem, ser igual a ele. Não devemos nos rebaixar às atitudes mandonas, estamos no mesmo nível que os homens, nem mais e nem menos.

aelinlantsov_ 25/06/2021

Resenha - A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões
Admito que a introdução da editora me deixou com altas expectativas.
Gaia é uma personagem fragilizada por crescer sob o governo de um pai autoritário e extremamente machista, o Rei dos Mares, que controlava desde sua beleza a como devia portar-se.
Ávida por algo mais, apaixona-se e sacrifica-se para ficar com seu amor, percebendo durante sua jornada o quão pouco valorizava-se.
Até o dois terços do livro eu estava apaixonada pela personagem e as exposições da sociedade machista que ela vivia, sendo surpreendida ao final.
Não estou decepcionada, mas não vi necessidade de tamanha cede de vingança.

Dressa 03/04/2021

Eu vou amar resenhar esse livro
Julguei pela capa, vi avaliações negativas, ignorei as avaliações, ganhei o livro de presente e comecei a ler com muito medo de detestar o final. Mas é adorável e eu simplesmente amei.

Sempre se questionando o que teria acontecido realmente à sua mãe (que foi dita como capturada pelo Rei dos Mares), quando completa quinze anos ela sobe à superfície, assim como fizeram suas cinco irmãs. Lá ela salva um rapaz, Oliver, das Salka e diz para elas levarem Viola, namorada de Oliver, no lugar dele porque se diz apaixonada pelo rapaz. No entanto, Gaia está prometida pelo seu pai a Zale, um homem velho e asqueroso a quem ela repudia e irá se casar no seu décimo sexto aniversário. Mas chegando o dia, ela vai até A bruxa dos mares e pede a ela pernas no lugar de sua calda para então ir atrás do paradeiro de sua mãe e conquistar o amor de Oliver. Mas como tudo tem um preço, Gaia paga com sua voz. No final, descobre o que foi feito a sua mãe e muitos outros segredos que foram omitidos a ela e duas irmãs, quando Gaia finalmente pode fazer uma escolha por conta própria.

Discordo de algumas avaliações que descrevem o livro como sendo "algo distinto do feminismo pois parece se tratar de vingança". Bom, o livro oferece uma releitura do conto original da pequena sereia com um viés feminista, não um manual de introdução ao feminismo.

Além de tudo isso, a história precisa fazer sentido e jus ao conto original por se tratar de uma releitura. A autora introduz as Rusalka no livro. Elas são seres da mitologia eslava, com uma origem bem conturbada. Por isso elas agem de forma como é retardada pela autora, e não por serem algum tipo de "feministas raivosas". E o final da Gaia é realmente justo. Seria, no mínimo, tosco fazer ela passar por tudo que passou pra no final dizer "vou ser benevolente porque não busco vingança". Durante a leitura Gaia tem umas atitudes dignas de vergonha alheia, mas é isso.

Uma ótima leitura, não me decepcionou por mais que eu estivesse com expectativas altas. Perfeito!

JessykaCarvalho 11/03/2021

"Eu não sou livre enquanto alguma mulher não o for, mesmo quando as correntes dela forem muito diferentes das minhas"-Audre Lorde ??

Quem nunca leu a pequena sereia ou viu o desenho quando era pequena ?! Mas essa versão é uma releitura sombria que aborda temas feministas.
Becca26 11/03/2021minha estante
aaaa eu amo a pequena sereia ?? mas eu sou apaixonada por livros com romance, esse tem ? KKKKKK

JessykaCarvalho 11/03/2021minha estante
Sim, é um romance ??

luiza.bertan 22/07/2022

Essa história me envolveu em vários momentos, com muita raiva e ódio de todos esses machistas egoístas e nojentos...
É sim muito profunda em volta do feminismo...
Esse conto mostrou que nem toda história tem um final feliz, o que me fez gostar ainda mais dela.
Uma história muito emocionante e cativante, mostrando como nem um homem presta ??

Marieli Callai 03/01/2023

PQP
Tenho que confessar que me surpreendeu muito. Até mais ou menos a metade eu tava quase desistindo da leitura. Os personagens estavam me irritando MUITO (principalmente a personagem principal). Depois q a gaia começou a entender melhor o que aconteceu com a mãe dela, e entender que nem ela nem as irmãs eram culpadas a leitura ficou super fluída e emocionante. Recomendo muito pra pessoas que querem personagens reais e em constante aprendizado

Sofia 09/01/2022

Eu moro na escuridão porque lá posso ser genuína, e viver genuinamente é a coisa mais importante que qualquer mulher pode fazer.
Nessa história, vamos acompanhar o clássico infantil A Pequena Sereia. Mas aqui, ele não é tão infantil assim. Como Ariel, Gaia é fascinada pelo mundo humano. Ela está prestes a fazer aniversário e finalmente poder visitar a superfície e se apaixonar pelo humano, como bem conhecemos. Só que a diferença nessa história, são os detalhes. Vamos analisar realmente o que é o mundo em que a Gaia vive, cheio de proibições, regras e imposições que fazem com que a sereia desista dos seus sonhos e seja apenas uma linda garota vivendo no mar.

Claro que isso não vai ser o bastante para impedi-la, mas acredito que a importância desse livro está em levantar questões. Questões de padrões de beleza, sexualidade, inteligência e obediência feminina. Vamos conhecer uma menina e várias irmãs que precisam viver em um reino machista governado pelo seu pai extremamente opressor, que as prefere caladas e extremamente belas (leia-se magras e gostosas).

Esse livro é uma verdadeira quebra de padrões, um abrir dos olhos para mulheres que crescem em uma sociedade que impõe inúmeras regras para seu corpo, seu cabelo, seu jeito de se vestir, sua inteligência e até seus relacionamentos. Fique extremamente surpresa com essa história, positivamente. Acho que todos os assuntos foram perfeitamente abordados de modos sutis, mas ao mesmo tempo chocantes. Com certeza um livro necessário para todas as mulheres do mundo, muito mais que o conto de fadas. Esse sim, faz com que todas acreditem em seus sonhos (e lutem por eles).
oneoftheg1rls 09/01/2022minha estante
Esse livro é íncrivel, achei que era um livro da ariel normal, me impressionei muito

Paula.Carollini 09/01/2022minha estante
Estou com muita vontade de começar ele.

Camis 18/01/2022minha estante
Ceto foi cirúrgica na sua citação do título.

Ray (ig: mundodoslivros) 21/08/2022

Fantasia, mistério e verdades nuas e cruas
Esse livro quebrou minhas expectativas de um jeito muito positivo e me surpreendeu pelas abordagens escolhidas.

É um livro de fantasia que traz verdades nuas e cruas sobre o que as sociedades projetam sobre a figura feminina.

No fim, mesmo não sendo perfeito, A Pequena Sereia & O Reino das Ilusões conquistou e fez refletir sobre minha própria realidade e todo livro que nos inspira a rever o modo como enxergamos o mundo, é uma leitura especial!

? Resenha completa no IG @mmundodoslivros

Amanda 26/03/2019

Decepção
Um livro que te deixa com a maior expectativa, desde que bate o olho nessa capa linda, toda brilhosa e a edição que não costuma decepcionar da Darkside. Nunca tinha lido um livro deles que não achasse brilhante, comprava qualquer um de olhos fechados.
Logo nas primeiras páginas você já se depara com um belíssimo texto escrito pelas editoras que te deixa com a maior vontade de devorar o livro inteiro de uma vez.
Até você acabar se perguntando se aquelas editoras leram o mesmo texto que você acabou de ler. Uma protagonista chata, irritante, boba, numa história bastante previsível e um tanto sem sentido (com muitos pontos questionáveis), que de feminista não tem nada. Parece que a autora se perdeu em algum ponto e virou uma guerrinha de ?bem x mal? aqui representada como ?mulheres x homens? que termina de maneira tão fácil e rasa como começa, com um bando de homens sem noção e mulheres fracas. Uma pena diante de toda a propaganda feita e expectativa criada. Esperava muito mais.
Gabi 26/03/2019minha estante
Eu tinha uma mega expectativa em cima desse livro. Irei repensar minha compra :(

clayci 28/03/2019minha estante
Sim.. A personagem saiu de um relacionamento abusivo para outro. A mensagem que ela passou é Linda, mas parece que esse foi o único objetivo: causar reflexão e acabou esquecendo da história

Laiany Teixeira 30/03/2019minha estante
Terminei de ler ontem e concordo. Se ela tivesse trabalhado no enredo e nos personagens a ponto de virar um livro de 600 páginas seria bem melhor. Decepcionada :/

Estela Cunha 14/05/2019minha estante
Que triste! Estava super empolgada com a leitura, principalmente depois do Vlog de Leitura que a Paola Aleksandra fez sobre ele ... ainda bem que vi sua resenha antes de comprar!!!

lipso01 01/03/2020

Emocionante e ao mesmo tempo sufocante
Amei a leitura do livro. Achei que no final depois da reviravolta ficou faltando algo. Espero que tenha continuação!
Flui rápido, mah?

lipso01 01/03/2020minha estante
Até um certo momento sim

Preto, preto, pretinho... 01/03/2020minha estante
Tu demorou qto tempo? E grande? E da Zahar ne?

lipso01 01/03/2020minha estante
Acredito que li em uma semana. Ele é da Darkside, tem 214 páginas

??????

aline :) 25/06/2020

Nas primeiras páginas o livro te joga em um mundo extremamente machista, superficial, muito ridículo, para ser sincera. Tudo que os pais falam as filhas tem que responder concordando, com respostas prontas. O pai decidi quem casa com quem, colocando sua filha mais nova, com apenas 15 anos para se casar com um cara bem mais velho. Ele não se importa com as filhas, apenas com a beleza delas.
As mulheres são usadas apenas como objetos de beleza, para satisfazer os homens e para ter filhos igualmente bonitos. As mulheres que não entram no padrão de beleza são banidas para a periferia.
Esses inúmeros problemas me fizeram achar que eu não gostaria do livro, mas depois de um certo ponto acabei gostando muito da história. Sei que esse mundo é extremamente problemático, mas Gaia não aceita isso, ela quer fugir, quer sair dali, não está satisfeita, como suas irmãs, ela quer mudança e quer também saber o que realmente aconteceu com sua mãe.
Muitas pessoas falaram muito mal desse livro, que até fiquei com medo de ler, mas não é horrível como todo mundo diz. É um livro bom, que causou muita polêmica.
Não consegui me apegar a nenhum dos personagens. O pai dela é ridículo, as irmãs são alienadas, algumas são legais, mas aparecem pouco. A vó, que eu achei que “salvaria”, é outra alienada, que parece não amar a Gaia de verdade. Oliver, que era para ser o príncipe, é muito estranho, no começo parece gentil e carinhos, mas depois se revela um babaca, mimado e persuasivo. A mãe do Oliver é horrível. A única personagem que eu realmente gostei foi a Daysi, a empregada de Oliver, super carinhosa, legal, companheira, uma gracinha.
Eu não odeio a Gaia, mas algumas atitudes dela me irritaram. Um exemplo foi que, ela sempre se viu como objeto, como a sociedade impunha, e muitas vezes Zale foi em seu quarto e obrigou a beijá-lo e a ficar ao seu lado, mas quando ela viu uma garota passar por isso, simplesmente não fez nada. Ela ignorou o sofrimento da empregada e foi embora e isso me irritou muito, porque ela sabe exatamente como é ruim passar por isso e não faz nada. Mas, ao contrário de suas irmãs ela não está satisfeita assim, sendo tratada como nada, ela percebe que são tratadas como inferiores e que há algo errado naquele mundo.