A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões

A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões Louise O'Neill

Resenhas - A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões

Brenda Aline 24/03/2021

Um compilado de Grimm e Disney
Ao meu ver não há o feminismo aqui, somente o machismo está presente, na maneira que as mulheres são silenciadas, consideradas apenas como alguém que deve agradar e ser agradável, submetidas a padrões impostos pelo homem, sem direitos a nada.

A história fala sobre a vida das sereias em um reino completamente machista, onde a personagem principal é a filha mais linda do rei dos mares e está predestinada a se casar com um homem cruel. Não aceitando esse destino, quando completa 15 anos ela adquire o direito de subir a superfície e lá conhece o incrível Oliver, e é amor a primeira vista. A partir daí já dá pra imaginar o resto.

Eu estava esperando uma história mais diferente do que os filmes já nos mostraram, mas na verdade é quase tudo igual. O fato da sinopse levantar a questão do feminismo nos dá a impressão que a personagem vai se rebelar contra toda a opressão sofrida e causar uma revolução e tal, mas que nada, ela só fica doida de paixão pelo Oliver.

Tem um mistério envolvendo o desaparecimento da mãe dela que eu achei legal, tem também a verdade sobre o reino que parece ser tão poderoso e superior, e tem a história que já conhecemos da Disney.

A capa do livro pode até nos enganar inicialmente, mas não se esqueça, esse é um livro da Darkside.

Milly 01/09/2020

Comecei a ler com muitas expectativas, o q não foi bom
A minha experiência com a leitura teria sido diferente se não prometesse uma releitura feminista, essa promessa me deixou empolgada e curiosa (ainda mais quando vi o quanto o povo do Reino do Mares era machista e opressor), eu esperei uma revolução bem estruturada e a luta das sereias pelos seus direitos e seu espaço na sociedade, mas a narrativa seguiu os principais pontos do conto original, então isso não ocorreu no desenvolvimento.

Durante a maior parte do livro, o machismo é muito mais retratado e enfatizado, como se o livro fosse sobre o machismo, e o feminismo fosse algum tipo de metáfora, como se estivesse apenas nas entrelinhas e nas observações (as vezes questionadoras) da personagem principal.
Inclusive, há pouca evolução da Gaia -e de outros personagens q basicamente não tem um aprofundamento- no decorrer do livro, na maior parte da narrativa ela observa os acontecimentos e mesmo q não concorde, ela continua mantendo a linha de pensamento q foi ensinada a ter, sem ter um desenvolvimento nem mesmo mínimo ao longo da estória. Porém chegando no final, do nada, tem uma grande mudança no modo de pensar dela por um motivo tão sem importância q realmente prefiro achar q é um delírio meu (no livro acontece várias coisas q poderiam ter causado tal revolta, mas aparentemente nenhuma delas foi o estopim).
Além disso,a MAIORIA DOS HOMENS desse livro são babacas horríveis.
No final, o livro traz um discurso bonito, bem feminista mesmo, sobre lutar e libertar as sereias (mulheres) do reino, mas isso atrelado à VINGANÇA, o q me incomodou muito, e por conta disso, eu não recomendo essa leitura pra ninguém.

É uma estória que tinha muito potencial, mas q ao meu ver, foi mal trabalhada.

A leitura é fácil, os capítulos são pequenos e a edição da Darkside está maravilhosa como sempre, isso e o modo como a autora trabalhou alguns pontos (como a história da mãe da Gaia e as características dos povos sirenicos e das salkas) fez com q eu desse as 3 estrelas.

PS.: Quero um livro com a história e narração de Muireann do Mar Verde para ontem.

Nayra 07/06/2020

Maravilhosamente revoltante
Admito, o que mais me atraiu nesse livro foi a capa (I love you Caveirinha). Ouvi algumas opiniões sobre a história, e quando tive a oportunidade, resolvi ler.

A história me surpreendeu pela profundidade com a qual me atingiu.
É uma releitura cheia de paralelos e metáforas sobre uma sociedade machista, na qual a mulher não tem vez ou voz, sendo reduzida a sua beleza (e onde ser bonita é sinônimo de dor).

Me peguei várias vezes desejando que o mundo acabasse em fogo (do livro gente!, hehe).

Ver como a mulher é silenciada, e o caminho doloroso que ela percorre para simplesmente existir é algo revoltante e extasiante.
Revoltante pq um ser humano nunca deveria estar numa posição dessa, extasiante pela retomada de poder e senso de justiça.

De início podem achar ser uma história leve, apenas mais uma releitura de conto de fadas. Mas se você se permitir estar aberto, vai ver que é muito mais profundo que isso.
É o retrato de uma sociedade machista e perniciosa.

"Mulheres poderosas frequentemente ameaçam os homens inseguros"

Laísa 07/02/2022

Sem sal
A história é muito lenta, só começa a fluir depois de 100 páginas. O final achei meio nada a ver, poderia mostrar mais o que aconteceu depois de tudo aquilo, mostrar como ficou as irmãs e as Rusalkas.
Eu gostei da forma que o feminismo foi abordado, mesmo sendo como vingança, acho que foi necessário.
Vitoria.Braga 07/02/2022minha estante
Concordo o começo foi bem enrolado

Vitoria.Braga 07/02/2022minha estante
Mais amei o final

Merillk 14/03/2021

Lumena não autorizou
Neste livro conhecemos Gaia/Muirgen, a filha mais nova do Rei dos Mares. Cansada de toda a sua vida de represálias, sendo silenciada e fazendo tudo o que os homens do seu reino mandavam, ela cria coragem para pedir a Bruxa do Mar para lhe dar pernas em troca da sua voz e encontrar o seu verdadeiro amor, um homem humano.

Já conhecemos a história da Disney mas essa é bem mais dura e sofrida para a nossa pequena sereia. Não conseguimos parar de ler para saber como Muirgen irá fazer Oliver (o rapaz humano) se apaixonar por ela em um mês, como ela lida com a dor excrucianteque envolve suas pernas e pés e como estáo emocional da nossa protagonista durante tudo isso. Porém, mesmo tendo uma narrativa envolvente, não significa que seja boa. É cansativo tanto de frases prontas que esse livro tem, parece que estamos ouvindo a Lumena fazendo mais um discurso dela. O assunto principal é: como as mulheres são tratadas como objetos, como são silenciadas e não são ouvidas - um tema que no inicio chamou muito a minha atenção. Mas nós deparamos com um livro cheio de citações que poderiam ter saído facilmente do Twitter.

Recomendo não ler esse livro se você passou por algum tipo de abuso com algum homem, pois temos algumas cenas que mexem bastante com a gente e são bem detalhadas que podem dar gatilhos. (Lembrando que nenhuma dessas cenas o abuso foi romantizado)

Esse livro prometia TANTO e não deu em nada. Prometeu uma história sombria da Pequena Sereia e nos entregou uma fanfic.

Flavia.Micaela 27/06/2020

Uma bela leitura pra lembrar o poder dar mulheres
Eu sei que a maioria dos clássicos da Disney tem alguns fundos de abuso, agressão, machismo, preconceito...mas nunca parei pra pensar a fundo na história da Ariel, sobre perder a voz, abandonar a família e o lar por um homem; adoro o conto, adoro as princesas e não vou entrar nesse mérito, mas achei muito bacana em como a autora soube apresentar tudo isso, apresentar a importância da força e da "voz" das mulheres, o poder de escolha, a opinião, a importância de ser você mesma, a importância de não aceitar abusos, enfim, foi bem apresentado. Não acho que a busca por vingança seja algo interessante, e nesse desenrolar o livro perdeu a essência da história, não teve nada muito sombrio como prometido, não houve desenvolvimento de personagens de forma adequada e vários fios soltos no decorrer da história
Sabrina Xavier 27/06/2020minha estante
Muito bom mesmo e final surpreendente!!

Flor do deserto 07/06/2020

Quando uma mulher descobre que ela pode mais..
Título: A Pequena Sereia e O Reino das Ilusões
Autor: Louise O'Neill
Nota: ????? +?
?Sinopse: passe para o lado
?? ?????? ??????? ??? ???????? ? ? ??????????ç?? ??????????

? Esse é aquele livro que eu chamo de incompreendido por muitos, mas essa é só a minha opinião. Um frase que definiria esse livro: Quando uma mulher descobre que ela pode mais, nada a para.

"Mulheres poderosas frequentemente ameaçam os homens inseguros."

? O começo do livro me deixou com muito ódio pelas atitudes machistas e babacas dos homens e de algumas mulheres, principalmente da irmã da Gaia que criava competição feminina por causa de homem.

? Por se tratar de um reconto de A Pequena Sereia, ainda vemos alguns traços da história infantil, mas com uma pegada muito mais feminista e até sombria. E eu gostei muito dessa nova perspectiva da história.

? O foco aqui não é o romance, porque ele não existe, mas sim, aos vários alertas sobre machismo, misoginia, rivalidade feminina e trazer a mensagem sobre empoderamento feminino.

"E viver genuinamente é a coisa mais importante que qualquer mulher pode fazer."

? O plot do final me deixou sem palavras. É doloroso? Sim! Muito, mas vemos como uma mulher pode perder sua liberdade e sua força quando vive em prol de um homem, para agradar única e exclusivamente esse homem.

? Eu gostei muito do livro! Marquei várias frases incríveis que me marcaram de um jeito inexplicável. E também temos essa edição belíssima e perfeita da darkside, né?! Quase uma obra de arte de tão linda.

? Eu amei, recomendo sim, mas com algumas ressalvas por ser um livro recheado de gatilhos, com algumas cenas que reviram o estômago, mas acho que a mensagem que o livro traz para as mulheres, é necessária.

E vocês, Já leram esse livro? Ficaram com vontade de ler? Deixem aqui nos comentários. Beijos, livros e donuts ????

Dry 13/09/2020

"É difícil ser mulher neste mundo"
Totalmente diferente das histórias que ouvíamos sobre a pequena seria, esse livro de fofo só tem a capa, aborda diversos assuntos de forma direta, como machismo, opressor, competição feminina e obsessão de querermos nos encaixar no que a sociedade em si espera de nós.
Em diversos momentos me senti agoniada lendo esse livro, pois de certa forma o abuso masculino perante o "não" de uma mulher é algo muito vivo e real na nossa atualidade, que autora conseguiu transmitir muito bem através da visão das personagens, até mesmo em momentos que elas mesma não conseguiam perceber esse abuso, devido a serem ensinadas desde sempre a acatarem o que é esperado delas.. mesmo que isso as faça mal.
Outro ponto importante foi a rivalidade feminina, que desde muito novas nós somos induzidas a ter, ao invés de nos unirmos contra nossos opressores.
Esteticamente falando nós tentamos nos encaixar em padrões surreais, tudo para caber em um visão de beleza falsa... Acreditando muitas vezes que ser especial é ser "bonita" ...
E esse livro mostra muito isso, é uma recontagem da história de Ariel de uma forma sombria, porém muito mais realista, expondo muitos medos reais... O medo de não ser suficiente, de ser estuprada, de ser apenas um rosto bonito, o medo da comparação... Medos femininos que os homens nunca conheceram. .. Não concordo com o fim da história, mas ao menos a mensagem mais importante foi passada.

Ana Rubia 10/06/2021

Decepcionada
A capa do livro é maravilhosa, além do corte e das folhas, resumindo o livro é lindo, mas a história deixa muito a desejar.
Pessoalmente sou uma grande fã do conto a pequena sereia, não da adaptação da Disney, mas do conto original. Então fiquei super empolgada com a ideia de um livro que iria explorar essa história e este universo, pois sempre achei ele muito rico.
Só que nem tudo são flores, conseguiram deixar a história sem emoção e previsível.
Não que a autora não saiba escrever, a escrita da autora é bem fluida, mas a história é superficial sem um plot surpreendente e sem desenvolvimento de personagens.
Nunca achei que um ditado popular pudesse descrever tão bem esse livro "por fora bela viola, por dentro pão bolorento"
Com relação ao feminismo, passou longe de mostrar mulheres que procuram por igualdade e respeito, por exemplo. Só vi opressão e revolta quando as coisas vão se encaixando e o pior de tudo é que mostra as mulheres sendo meros objetos de decoração.

resenhashorizon 30/08/2021

bom
não é um livro tão ruim quanto eu esperava que fosse, por todas as críticas negativas que ouvi, mas também não é nada demais
um ponto positivo é a escrita super rápida

Syrah 14/05/2021

Um dos livros mais bonitos que já tive o prazer de ter e de ler.
Assim como é dito logo no início, ele é uma mistura entre os contos, uma adaptação entre o original e o da Disney, por isso ele não é leve e brilhante (no sentido de emoções que afloram) mas não é totalmente pesado a ponto de ficar insuportável de ler.
Ele vai retratar a nossa sociedade, como ela foi e como continua sendo, com mulheres tendo suas vozes oprimidas, achando que devem se adequar a um padrão de beleza criado por terceiros para que ELES se sintam confortáveis.
Nossa pequena sereia vai aprendendo no seu próprio ritmo a olhar que ela não precisa de um "amor" que a aceite, ou que ela deve abaixar a cabeça a alguém que se diz correto em tudo e superior.

Livros e Abraços 09/02/2020

[RESENHA EM DUPLA]
[RESENHA EM DUPLA]
No fundo do mar, Gaia sonha em ser livre do pai controlador, fugir de um casamento arranjado e descobrir o que realmente aconteceu à sua mãe desaparecida.
No reino de ilusões, as sereias não recebem educação, não têm direito de fala, devem se encaixar em um padrão de beleza e sempre sorrir. Uma história sobre a força feminina.

Título: A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões
Autora: @oneilllou
Editora: @darksidebooks

@rm.pri
O livro me ganhou pela capa, confesso, é uma das mais lindas na minha estante. E a história é boa, mas sofrida. Ela junta um pouco da fábula que conhecemos, com esse tema atual que é a opressão contra as mulheres e o sempre presente ideal de padrão de beleza imposto pela sociedade.
Esse temas são bem presentes no livro, às vezes de forma mais direta e em outras mais sutil, que trazem reflexão, mas ainda assim preferi me ater à história em si e em todas as provações pelas quais Gaia passou, essa menina sofreu muito e se sacrificou por tão pouco, em grande parte pelos falsos ideais que lhes foram impostos desde sempre.
O livro traz ensinamentos, mas eu não sei o que pensar do final, não foi o que pensei enquanto a história se desenvolvia, mas se eu refletir um pouco mais, acho que não poderia ser diferente. Mais uma leitura necessária.
Vale 3 abraços

@josyoliveira88
Quando se trata de releituras consagradas sempre há um certo receio, mas o livro de O'Neill, foi uma leitura de perspectiva totalmente nova, o que acabou surpreendendo.
O livro aborda questões feministas sobre empoderamento que são relevantes aos tempos atuais, mas eu concordei em partes. Os elementos abordados como machismo, incentivo à competição entre mulheres, a busca por um corpo magro, abusos físicos e mentais, enfim, tudo que faz o homens acreditarem que mulheres são seres inferiores, estão presentes. No entanto, a autora foi superficial e ficou parecendo que esses elementos só estão ali fazendo parte da história, não há uma discussão realmente, só aponta a existência dessas questões.
Mas a riqueza das diferenças, o ato de erguer a própria voz, é um traço marcante desta ficção, leitura interessante em muitos aspectos.
Vale 4 abraços

site: https://www.instagram.com/p/ByVaaAKDspN/

Quel Spell 13/09/2020

Um pouco decepcionante.
A autora tenta escrever uma história feminista e mais próxima aos dias atuais, mas acaba falhando. O final é bem problemático e traz uma mensagem errada do que é o feminismo. Além disso, existem pontas soltas e algumas facilidades narrativas que são incômodas (para mim). De maneira geral é ok, mas não leria de novo.

Gi 12/04/2019

Livro lindo, Ideia interessante, pobre execução, erros pavorosos e feminismo deturpado
Certo, eu acho difícil eu realmente odiaaaar um livro, porque eu sou muito gentil e sempre procuro ver as coisas positivas. Vamos aos fatos.
Não sei se foi um erro de tradução ou de construção do livro, mas para mim, alguns erros foram imperdoáveis e quebraram TOTALMENTE o envolvimento do mundo e do cenário. Erros ainda no começo do livro, ou seja,tornou muito difícil, quase impossível, eu entrar totalmente na imersão.

Página 21 Linha 29
"das folhagens em torno de seus TORNOZELOS e pulsos" -> Sereia com tornozelo, tá.

Página 29 Linha 2
Muirgen vai cantar para o pai "Puxo o AR..." -> Não se passa embaixo da água? É sério isso?

Página 86 Linha 7
Crianças sereias se referindo ao Mar de Sombras "Minha mãe disse que o AR de lá é puro veneno" -> De novo? Qual a dificuldade em descrever a água, o ambiente aquático, já que é o tema central dessa coisa toda? Faltou tanta criatividade assim para construir uma ambientação ou a tradução foi tão errônea assim?

Páginas 148 e 149
Muirgen antes "Começo a rir de todas as piadas de Oliver". Na página seguinte "Outras garotas conseguem rir". -> Literalmente na página seguinte, quase na mesma altura. Como assim tem tanto erro de continuidade assim? De novo, será que na tradução era pra ser "sorrir" e depoir "rir"? Mais uma vez, ou a ambientação foi feita muito porcamente, se contradizendo o tempo todo por extrema falta de cuidado ou a tradução está pavorosa.

Alguns outros erros menores eu deixaria passar normalmente, mas como era erro atrás de erro, eles pegaram muito mais a minha atenção do que deviam. Como quando houve o corte da língua e foi dito "a carne e os tendões se separando", só que língua não tem tendão... perdoável, mas eu já tava um pouco irritada.

Sobre o feminismo... o livro tentou ser feminista, com isso eu dei crédito. No começo o machismo da própria Muirgen era TÃO insuportável que eu não conseguia acreditar como que as autoras achavam que esse podia ser um livro feminista. Comecei a entender o raciocínio dela pelas falas da avó, que sabia que era tudo muito errado, mas muito perigoso tentar mudar, e pelas próprias percepções tardias da Muirgen sobre o Oliver e como o mundo trata as mulheres. SÓ QUE. Fez parecer que, aos 15 anos, ao perceber como o mundo é machista e injusto, você automaticamente se livra de todos esses dogmas e regras e se joga de cabeça numa vida feminista e autossuficiente. Mas toda e qualquer mulher um pouco mais velha sabe que leva tempo, alguns anos, até você conseguir atingir esse ápice. É injusto dizer para meninas de 15 anos que vão ler esse livro que só de você perceber você já vai estar forte. Não vai. Você vai se pegar tentando agradar a masculinidade até muito tempo depois disso. E me preocupa se elas não podem pensar que existe algo de errado consigo mesmas por pensar assim, mesmo já tendo notado que é machismo e que querem mais de suas vidas. Leva tempo, leva sororidade, leva experiência, para algumas, até terapia, pra poder se elevar e ficar a cima disso. E ainda assim, você vai ter recaídas, vai buscar aprovação de homens, vai se curvar a costumes. Essas últimas páginas em que a Muirgen se transformou foi de um exagero meio cômico, como se tentando salvar o final do livro. Era muito mais preferível que essa construção tivesse sido mostrada desde o momento que pisou em terra. Esse final com exagero de poder, exagero de raiva, exagero de vingança, uma raiva que explodiu do nada de uma garota fraca que só sabia sentir medo. Isso podia ter sido deixado para um segundo livro, em que percebêssemos a evolução dessa menina.

Por último, se você não entende a premissa do livro, você vai achar a Muirgen detestável. Eu entendi e ainda assim achei ela burra e egoísta.
--Enfiar uma faca no coração de um garoto que não te ama é passível de perdão.
-Condenar à morte uma garota porque ela é sua "rival" e amor do garoto que você VIU uma vez (não falou, não tocou, não fez nada, VIU) e diz que ama.
-Ter ciúmes da garota morta que você condenou à morte.
-Chamar um garoto de 21 anos, de luto por inúmeras pessoas, de irresponsável e fraco... ele tem 21 anos pelo amor de Deus, não se espera nada mais de uma pessoa dessa idade que tenha perdido o pai e a namorada.

Enfim, ideia boa que poderia ter sido original, mesmo que caísse como releitura, mas que foi fraca nos objetivos e na construção. Se tiver um segundo eu vou ler, no entanto, ver se a autora evolui como escritora (e porque o livro é lindo e eu amo livros lindos).
A edição é maravilhosa, com a capa e tudo o mais, mas parece um livro amador de blog da internet de 10 anos atrás, mas com aparência de profissional.
Fabi | @ps.leitura 13/08/2019minha estante
Estou lendo e odiando vários fatos que você relatou aqui. Sua resenha descreveu tudo!

Brenda Silva 20/05/2020minha estante
Fiquei bem incomodada com ambientação do mar e esses erros também! Me pergunto até agora como uma poção líquida foi feita debaixo do mar.

Giulia.Oliveira 09/09/2020minha estante
livro pavoroso mesmo, um dos piores que eu já li (e olha que infelizmente já li muito livro ruim). Acho que tem que ser muito jovem para achar que essas frases de efeito copiadas de qualquer lugar da internet e atitudes machistas escancaradas fazer um livro bom e empoderado. Fiquei impressionada que você conseguiu dar suas estrelas para esse livro, por mim não merecia nenhuma só pelos claros erros de edição.