A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões

A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões Louise O'Neill

Resenhas - A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões

Cirlei oliveira 26/06/2022

O amor que não aconteceu no final
Leitura finalizada, confesso que quando comecei a ler, achei que não iria gostar do livro, amei o livro.

O machismo é bem presente na vida das mulheres que vive sobre o domínio do rei dos mares. Com um final foi surpreendente, ela descobre através de sua tia o que aconteceu com sua mãe e confronta o seu pai e a partir dali, a sereia decide lutar pela desigualdade.

Brenda Maciel 19/03/2021

Esqueça as histórias sobre sereias que você conhece com finais felizes. Esta é uma história diferente e necessária. E tudo começa no fundo do mar. Com uma garota chamada Gaia, que sonha em ser livre de seu pai controlador, fugir de um casamento arranjado e descobrir o que realmente aconteceu à sua mãe Murieann desaparecida. Em seu aniversário de quinze anos, quando finalmente sobe à superfície para conhecer o mundo de cima, Gaia avista um rapaz em um naufrágio e se convence de que precisa conhecê-lo e fazer ele se apaixonar por ela assim como ela se apaixonou por ele. Mas do que ela precisa abrir mão para transformar seu sonho em realidade? E será que vale a pena todo o seu esforço? A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões chega para trazer um pouco mais de contos de fadas, mas não do jeito que você imagina ou espera; aqui, a história original é reimaginada através de lentes feministas em um mundo aquático em que mulheres são silenciadas diariamente, um mundo que não difere tanto assim da sociedade em que vivemos. No reino de ilusões comandado pelo Rei dos Mares, as sereias não recebem educação, não têm direito de fala, devem se encaixar em um padrão de beleza impossível e sempre sorrir. A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões, mostra como em um reino comandado pelo patriarcado, ter uma voz é arriscado. Mas também como querer usá-la é uma atitude extremamente poderosa e valiosa.

Clarice_ 23/06/2021

Apesar de ter uma premissa interessante, não achei que o desenvolvimento correu muito bem.
De começo, já achei um ritmo meio lento, principalmente no início do livro, a história um pouco parada e personagens muito inconsistentes.
Lá pelo meio começou a ficar mais fluido, mas algumas coisas me incomodaram bastante. Não sei se a intenção da autora foi fazer algum tipo de caricatura, mas achei o plot feminista muito supérfluo e problemático, até mesmo contraditório pelas escolhas da personagem principal.
Fiquei um pouco decepcionada porque estava esperando uma coisa mais smbria e misteriosa mesmo, mas até a grande revelação por trás do plot é previsível.
Tirando isso, gostei da mitologia quem tem no pano de fundo, mesmo não sendo 100% original, o que é ok já que é uma releitura de um conto muito famoso.
Alê | @adagaliteraria 23/06/2021minha estante
E eu querendo comprar o livro, jurando que era super interessante

Duda Sampaio 16/03/2021minha estante
tenho muita vontade de ler esse livro, mas sempre fico meio desanimada por causa dos comentários negativos sobre

gabi 16/03/2021minha estante
eu acho que vai de pessoa pra pessoa, sabe? eu gostei do livro, talvez você possa gostar também.

Le ;) 14/11/2023

A pequena sereia que de pequena não tinha nada? nem o nome
Definitivamente, essa história não foi nada do que pensei. Aquela história da Pequena Sereia dos contos infantis, não existe aqui. É uma leitura necessária pra sociedade atual, associada ao poder das mulheres. O poder silenciado por muitos. Confesso que não era o tipo de leitura que eu queria, mas era a leitura que eu precisava.

Bah 08/02/2022

Isso não é sobre se empoderar...
Um livro que em sua narrativa tentou ser um livro feminista. Não tem nenhum feminismo aí.
Personagens femininas que eram fortes mas que só sabiam causar mais conflitos do que ajuda, do que apoio.
Uma protagonista fraca, imbecil que só foi encontrar forças nas últimas 8 páginas depois de negligenciar toda a vontade dela de saber do que aconteceu com a mãe.
Sem falar que só nas páginas finais ela começa a ver de verdade o que o "mocinho" era, uma cegueira sem fim durante todo o livro que só me irrita.
Isso não é sobre se empoderar, é sobre se arrepender. Caiu na real só quando já era tarde demais, não soube se posicionar em nenhum momento.
Até no fim existiu uma rivalidade feminina desnecessária.
A ideia parecia ótima no começo mas a execução ficou muito a desejar. Parecia uma eterna reclamação em forma de livro.
Uma protagonista fraca e patética igual sempre foi nas narrativas escritas por homens.
Uma decepção em forma de livro com uma capa bonita.
Lettyzinhaa 08/02/2022minha estante
Eu sempre quis comprar esse livro só porque ele é muito lindo, mas n tem uma única pessoa que fale bem dele. Já até desisti

Bah 08/02/2022minha estante
Só decepção em forma de livro

Caco 14/02/2022minha estante
O livro não tenta ser feminista. Longe disse, no prólogo diz que ele é pre-feminista pq suas ideias são radicais e extremistas. A ideia do livro era exatamente odiar homens KKK era só ter lido o prólogo pra não ler ue

Jesse - @jessepbook 17/08/2020

Não é um conto sobre princesas
A pequena sereia e o reino das ilusões é uma releitura do clássico de a pequena sereia. A história tem o seu lado doce e o lado sombrio, o livro conta a história de Gaia uma das filhas do Rei dos Mares.
A jovem quer muito descobrir a verdade sobre o que aconteceu de verdade com a sua mãe, e como no clássico ela se apaixona por um humano.

O livro tem um pouco de fantasia com coisas que acontecem na vida real, não é uma história de princesa cheio de alegrias, mas sim um pouco da realidade que nos faz pensar na vida de outra forma!

Recomendo a leitura e se pode aprender muito com ela.

Nay Botelho | @Umsonhodeleitura 09/02/2020

null
As meninas brigam brigam, uma sereia que não escuta ninguem e so faz coisa errada e no final quer dar uma de fodona

Gabybadgirl 16/06/2020

Vou resumir esse livro em poucas palavras!

?? Machista
?? Opressor
?? Competição Feminina
?? Obsessão

Vale ressaltar,que há ótimas passagens que vale a reflexão!

Voce mudaria uma característica física sua,pra agradar alguém que nunca te viu?vale a pena abandonar a sua família que por mais complexa que seja,pra ir atrás de alguém que nunca te olhou?

Patricia.Helena 23/04/2021

Essencial
Um livro triste, mas que deve ser lido e discutido!
Não é sobre uma história de amor e sim sobre uma menina que precisa descobrir quem é e seu lugar no mundo.
Apenas os acontecimentos do final foram um tanto abruptos na minha opinião.
É uma jornada de expansão e desconstrução, para descobrir-se como um indivíduo que possui sonhos e esperanças.
Um conto de fadas modificado, feminista e essencial!

Pam 04/06/2022

A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões de Louise O'Neill aborda a história da Pequena Sereia de uma maneira nunca vista antes e nada infantil. De certa forma melancólico, às vezes triste, revoltante e sombrio. O feminismo é presente neste livro do início ao fim e eu amei a ideia de mostrar a vida da Pequena Sereia sob esse olhar. Gostei do decorrer da história mas confesso que em algum momento ficou repetitivo e um pouco prolongado. Porém, o livro é muito bom e surpreendente, com todo um mistério por trás que de alguma forma prende e te faz querer mais do livro. Vale a pena!

givanotdiva 28/07/2020

Ilusões
É uma releitura interessante da história da pequena sereia, entretanto por vezes se arriscou em dois extremos: um lado bastante feminista, demonstrando a força feminina, a busca de sua voz e num outro ponto na busca incessante de vingança e competição feminina. A personagem principal passa por muitas mudanças mas ainda há uma longa jornada pela frente em seu crescimento pessoal.

Milly 01/09/2020

Comecei a ler com muitas expectativas, o q não foi bom
A minha experiência com a leitura teria sido diferente se não prometesse uma releitura feminista, essa promessa me deixou empolgada e curiosa (ainda mais quando vi o quanto o povo do Reino do Mares era machista e opressor), eu esperei uma revolução bem estruturada e a luta das sereias pelos seus direitos e seu espaço na sociedade, mas a narrativa seguiu os principais pontos do conto original, então isso não ocorreu no desenvolvimento.

Durante a maior parte do livro, o machismo é muito mais retratado e enfatizado, como se o livro fosse sobre o machismo, e o feminismo fosse algum tipo de metáfora, como se estivesse apenas nas entrelinhas e nas observações (as vezes questionadoras) da personagem principal.
Inclusive, há pouca evolução da Gaia -e de outros personagens q basicamente não tem um aprofundamento- no decorrer do livro, na maior parte da narrativa ela observa os acontecimentos e mesmo q não concorde, ela continua mantendo a linha de pensamento q foi ensinada a ter, sem ter um desenvolvimento nem mesmo mínimo ao longo da estória. Porém chegando no final, do nada, tem uma grande mudança no modo de pensar dela por um motivo tão sem importância q realmente prefiro achar q é um delírio meu (no livro acontece várias coisas q poderiam ter causado tal revolta, mas aparentemente nenhuma delas foi o estopim).
Além disso,a MAIORIA DOS HOMENS desse livro são babacas horríveis.
No final, o livro traz um discurso bonito, bem feminista mesmo, sobre lutar e libertar as sereias (mulheres) do reino, mas isso atrelado à VINGANÇA, o q me incomodou muito, e por conta disso, eu não recomendo essa leitura pra ninguém.

É uma estória que tinha muito potencial, mas q ao meu ver, foi mal trabalhada.

A leitura é fácil, os capítulos são pequenos e a edição da Darkside está maravilhosa como sempre, isso e o modo como a autora trabalhou alguns pontos (como a história da mãe da Gaia e as características dos povos sirenicos e das salkas) fez com q eu desse as 3 estrelas.

PS.: Quero um livro com a história e narração de Muireann do Mar Verde para ontem.

gabiberries 24/01/2021

O outro lado sempre parece melhor
Comprei o livro pela capa magnífica e não tenho vergonha de admitir rs.
A Gaia é uma jovem sereia que acha que conhece o sofrimento, mas ainda tem muito o que aprender. São várias as passagens que tratam da posição da mulher numa sociedade machista e patriarcal (tanto aquática quanto terrestre), mas a autora acaba levando essa insatisfação feminina para um lado mais violento e extremista, o que pode passar a mensagem errada do movimento feminista. Acho que o livro tem, sim, reflexões muito interessantes, mas o desfecho é entregue totalmente ao mundo da fantasia e ao aspecto ?sombrio? que a autora buscava com a obra (tanto que foi publicada pela DarkSide, né).
Eu particularmente gostei da abordagem explícita das relações abusivas (tanto familiares quanto amorosas). Como menina que perdeu a mãe cedo e foi criada por um pai que tem a necessidade de se sentir superior a todos (que nem o Rei dos Mares), me identifiquei bastante com o cenário familiar da pequena sereia e suas irmãs.
Buscar a felicidade nos outros ou se iludir com a aparente perfeição de uma vida diferente, não é o caminho para a felicidade real. Ser honesto consigo mesmo e aprender a se amar é a única maneira de ser livre.