A Esposa do Soldado

A Esposa do Soldado Merline Lovelace

Resenhas - A Esposa do Soldado

eugilvanarocha 13/02/2019

Fiquei verdadeiramente encantada pelos personagens, pelo enredo e principalmente pela ambientação dessa história. Foi muito prazeroso embarcar nessa aventura em um Forte Americano, conhecer o dia a dia das personagens, as dificuldades como uma epidemia de cólera, os ataques dos índios que não aceitavam a colonização pelo branco americano, a aceitação ou não, de culturas tão diferentes convivendo em um mesmo ambiente, a morte sempre rondando as famílias. Sabendo que tudo foi fruto de uma pesquisa minuciosa da autora que mesclou fatos reais e fictícios tornando essa história de uma riqueza impar.
Com uma escrita fluida e cativante, a autora nos apresenta personagens bem construídos, uma trama bem elaborada que deixa o leitor em suspense o tempo todo, com várias reviravoltas que nos fazem ficar cativos, nunca usei tanto aquela velha deixa de todo leitor: "Só mais uma página...", com cenas bem narradas que transportam o leitor para dentro da história, o que nos proporciona uma experiência fascinante.

site: www.livrosemretalhos.com.br

Ranni Tenório 13/02/2019

Romance maravilhoso que se passa no velho oeste!
Que livro foi esse? Não conhecia a autora mas já amo. O texto cheio de detalhes e informações históricas, personagens fortes e maravilhosos. Amei! Recomendo a leitura para que gosta ou quer conhecer um pouco do velho oeste americano! E agradeço tbm a Cherish por trazer esses livros maravilhosos para o Brasil!

Regiane Moreira 11/02/2019

Merline Lovelace é umas das minhas escritoras favoritas.
Mais uma vez, durante a leitura, me senti assistindo um filme de faroeste ao lado do me saudoso pai.
Consegui ver Gary Cooper como major Garret e Vivien Leigh como Julia. (Que seria o casal de “E o Vento Levou” se Gary Cooper não tivesse recusado o papel).
Sua narrativa é tão envolvente que eu não queria parar de ler...
Ela nos fez acompanhar de forma sublime várias fases da vida dos protagonistas como os erros da juventude, o reencontro turbulento, o conhecer das próprias capacidades, a rendição aos sentimentos, a conquista e a honra.
Um romance temperado de momentos leves e alegres com outros extremamente tristes e fortes que nos conquista.
É uma escritora fora de série que leva minhas 5 estrelas e seu livro se torna meu primeiro favorito do ano.
Me deixou com gosto de quero mais... recomendo...

PITACO EXTRA:
Acredito que temos sempre que ser honestas e expor tudo que observamos de bom e de ruim. A sorte é que o que colocarei aqui é de fácil resolução num e-book, para livros impressos já seria um problema, e espero que ajude para que só melhore daqui para frente.
Mas algo me deixou muito triste sobre esse livro. Uma editora que faz um contrato com uma escritora como essa, não podia ter deixado passar erros de tradução e revisão da forma que fizeram.
Encontrei vários erros graves nos primeiros 23% do livro... como troca de gênero em uma conversa... ou redundâncias como adocicado e doce, entre outros, ou frases incompreensíveis como “ela cuidava dos oficiais e das mulheres dos oficiais”. Naquela época não havia soldados mulheres e aí já é um problema de tradução.
Claro que a história é tão boa que isso não me fez desmerecê-la, mas acaba sendo um desrespeito ao trabalho da autora. Às vezes é melhor demorar uma semana mais para lançar um livro e passá-lo por uma segunda revisão do que se apressar. Não falo como crítica destrutiva, mas sim para que tenham mais cuidado no próximo. Não costumo observar nem palavras ou termos que não se encaixem no período histórico, mas erros gritantes não tem como não reparar.
OBS: Entrei em contato com a editora e o problema já vai ser corrigido.
comprar: https://amzn.to/2GubOr4

site: https://meupitacoliterario.blogspot.com/

QHEEMARIA 08/02/2019

Surpreendente!
Mais um livro e autora que me foi apresentado pela Cherish nesse ano de 2019. E que autora, mermã! O livro é ambientado no Velho Oeste, durante a leitura eu me senti muito naquela região árida e terra sem lei sabe? Bem como a série Godless. Se as mulheres que são apresentadas em Romances de épocas são fortes, imagina as mulheres que vivem em um ambiente tão selvagem e de guerra como é o Forte Laramie ? onde acontece todo o livro ? comandado por militares. Pasmem, todo o livro e a nota no final comprovam a quanto a Merline se dedicou nas pesquisas históricas, ao ponto de visitar o Forte. Sim, crianças! O Forte Laramie realmente existiu! Merline parabéns pelo trabalho incrível!

Andrew Garrett é um major que comanda o forte junto com o coronel Cavanaugh ? um ridículo ele por sinal ? Garrett tem que se virar nos 30 para manter a ordem no forte, cuidar dos poucos cidadãos que vivem na cidade, e ainda manter a paz politica entre os Sioux e Cheyenne nativos da região. Ele é um cara muito massa! Ele tem muita honra e gentileza com tudo e todos, ele sempre tenta manter as coisas com menor dano possível, mesmo que ele tenha passado por coisas terríveis e o ambiente hostil não ajude muito.

Conhecemos nesse livro Julia Robichaud, uma mulher do passado do nosso major, que talvez não seja tão passado. Julia também tem muitas coisas para apresentar ao leitor, o que posso dizer é que ela é uma mocinha camelão ? se adequando ao ambiente ? e que aguenta qualquer coisa que é jogada ao seu caminho! Lógico que ela vai contar com a ajuda dos soldados e do próprio Andrew, assim como da sua amiga para lá de inesperada Mary Donovan

Lay 08/02/2019

A Esposa do Soldado é a segunda publicação da Cherish Books e traz ao Brasil a autora Merline Lovelace com esse livro que é o primeiro da trilogia Os Garrett's de Wyoming.

A história de A Esposa do Soldado se passa no velho oeste, mais precisamente no estado que conhecemos hoje como Wyoming, em 1867. Esse foi um período de expansão territorial e por isso era considerado um ambiente muito hostil, pois depois da guerra e com os constantes conflitos entre homens brancos e os povos indígenas por conta da invasão branca, levando estradas e ferrovias para facilitar o acesso às recém-descobertas minas de Montana, a vida é extremamente complicada. É nesse ambiente que está localizado o Forte Laraime e é lá que o major Andrew Garrett, o segundo em comando na unidade, reencontra alguém que não via há seis anos e tinha certeza que jamais reencontraria.

Julia Robichaud era a Bela de Nova Orleans e tinha 16 anos quando conheceu Andrew nos primeiros anos da guerra, embora ela não soubesse que ele estava ali em uma missão secreta. O envolvimento entre eles foi intenso e rápido com direito a casamento escondido, segredos e tiros. No fim, Andrew tinha certeza de que Julia era a responsável pela sua quase morte e ela sabia que, diante da traição de Andrew e de seu tio descobrir seu casamento com ele, era melhor aceitar a morte de Andrew e a anulação do casamento que o tio conseguiu.

Um incidente faz com que Julia e sua filha, Suzanne, não possam prosseguir em sua viagem para as montanhas de Montana para encontrar seu marido, Philip Bonneaux e assim precisaram permanecer no Forte e se adaptar à rotina de uma instalação do exército, mas embora tenham os que não entendam o fato dela não ser mais esposa do major e estar casada com outro, há também ajuda de outras pessoas. Também será possível ver a complexa relação dentro do forte entre homens, mulheres, casados, solteiros e indígenas.

O tempo passa no Forte e a atração retorna e cresce entre Andrew e Julia. Além disso descobriremos que os anos de guerra não facilitaram muito a vida dela. Embora tenha conhecido Philip e casado com ele, a constante presença dele em mesas de jogos levou o resto da herança que ela ainda tinha com o fim da guerra. Agora com uma filha de cinco anos, o marido nas minas há dois anos e sem mais nenhum bem - que se foram com as dívidas de jogo de Philip - ela se vê com Suzanne em uma longa viagem para encontrá-lo.

Ao se reencontrarem fica visível a quantidade de ressentimento, mágoa e ódio entre os dois. Andrew não sabia que seu casamento havia sido anulado e rever Julia traz de volta sentimentos que tinha certeza que já havia superado. Julia também ressente-se e principalmente não sabe lidar com a dualidade que é sentir atração pelo seu primeiro marido (que julgava estar morto) e a dificuldade de continuar viagem para reencontrar o marido que pouco se comunicou com ela durante os dois anos em que permaneceu mas minas, o que a faz duvidar de que ele ainda esteja vivo e, caso esteja, como será seu futuro, se ele parou de jogar.

Assim como a vida de Julia não foi fácil para Andrew não foi diferente até porque, estando no exército, durante uma guerra e depois em um território inóspito, sobreviver não era uma tarefa fácil. Foram muitas batalhas e muitas cicatrizes ao longo dos anos.

Quando passamos os capítulos, alternando a visão dos protagonistas, fica difícil saber o que acontecerá, como Julia seguirá para Montana, como será sua adaptação à vida no Forte para ela e para Suzanne, como ficará sua relação com Andrew, que se sente responsável pela segurança dela e da menina enquanto estão na área do exército.

Torci muito para que o casal superasse as mágoas, mas enquanto estava nessa torcida o livro me levava por diversas emoções com os acontecimentos que acometiam o Forte e seus habitantes e nem sempre eram boas, algumas foram bastante difíceis de ler por imaginar toda a cena, mas nada que fosse fora da realidade do lugar e da época em que a história se passa.

Eu gostei bastante do meu primeiro contato com a escrita da Merline Lovelace. Ela desenvolveu personagens muito cativantes e usou de personagens e locais de que fato existiram, como por exemplo, eles citam o Touro Sentado, um Sioux (povo indígena) que viveu nessa época e o próprio Forte Laraime. Com tudo isso estou curiosa para ler os outros livros da trilogia.

site: http://www.detudoumpouquinho.com/2019/02/resenha-esposa-do-soldado-merline.html

Mel 07/02/2019

Uma história arrebatadora
É um romance ambientado em um posto avançado do exército, o casal tem um término desastroso e o livro é baseado no seu reencontro e acerto de contas, a autora passa num descrição perfeita, todas as situações precárias de ser viver em postos avançados, onde doença leva pessoas, guerras entre exército e índios e o amor desse casal no meio de tudo. Resolvendo assuntos pendentes do passado, o amor fala mais alto. super recomendo.