Pálido ponto azul

Pálido ponto azul Carl Sagan




Resenhas - Pálido ponto azul


80 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


j.edgarsc 10/06/2024

Acredito que o que o livro deixa de melhor é a dúvida.

Através da mescla entre o conhecimento científico e a linguagem adaptada para nós, leigos apreciadores do universo e curiosos, o autor não somente responde a dúvidas, como também traz novos questionamentos e nos incita à sua busca ainda mais. É muito entusiasmante como ele nos aproxima da ciência e demonstra que ela é algo natural de nossa espécie, desperta em nós aquele sentimento de desbravador e explorador inato. Entretanto, a obra não se limita ao simples olhar técnico e apreciador da ciência, traz consigo também tratativas sobre seu papel na sociedade e qual sua verdadeira relevância para a humanidade, levantando questionamentos principalmente sobre o viés pelo qual surge a busca por conhecimento.

Ademais, Sagan mexe com a espiritualidade do seu leitor, nos faz ter uma percepção de humanidade através da perspectiva do quanto somos grandes e pequenos ao mesmo tempo a qual impacta diretamente sobre a nossa relação com nós mesmos e os outros, mais uma vez pondo dúvidas em nossas cabeças. Além disso, semeia uma esperança na espécie humana e em seu futuro em nossas mentes que nos proporciona acreditar na humanidade, ainda que difícil. Dessa forma, apesar de publicado no final do século XX, as visões e incertezas quanto ao futuro da humanidade, principalmente em nosso planeta natal, não somente se fazem presentes, como ainda estão mais em pauta na contemporaneidade, ao ponto de um leitor que nasce 12 anos após o seu lançamento continuar fascinado com sua leitura.

Definitivamente um livro que você sai transformado após a leitura.
comentários(0)comente



Helloyza.Morais 05/06/2024

"Se continuarmos a acumular apenas poder e nenhuma sabedoria, sem dúvida, nos destruiremos. A nossa existência nesses tempos distantes requer que modifiquemos as nossas instituições e a nós mesmos. [...] Se nos tornarmos apenas um pouquinho mais violentos, ignorantes e egoístas do que já somos, é quase certo que não teremos futuro."
Com este trecho do último capítulo, me despeço desse livro. Que leitura fascinante! Sagan passeia entre explicações sobre as maravilhas Universo e reflete sobre o futuro incerto da humanidade. Não é possível afirmar que estamos perto de colonizar marte pois mais do que nunca o foco da ciência tem sido justamente o que ele temia: evitar a nossa própria destruição. Cada dia mais distante de um futuro brilhante em meio a destinos interestelares e cada vez mais próximos de queimarmos no próprio inferno que tem se tornado o Planeta Terra.
comentários(0)comente



Rodrigo.Rodrigo 04/06/2024

Boa introdução para quem gosta de astronomia. O livro tem como ponto principal o futuro da humanidade a longo prazo.
comentários(0)comente



JanaAna90 11/05/2024

Quando comprei o livro, estimulada pelos comentários de algumas booktubers, não imaginava o quanto para mim seria prazeroso. Acostumada a admirar o céu e as belezas deste nosso vasto mundo, resolvi encarar a leitura e, saio dela, com algumas confirmações: a minha ignorância sobre o assunto e a lindeza, fragilidade e grandiosidade da nossa existência.
Sagan aborda sobre questões cruciais e inquietantes sobre a vida nesse ?pálido ponto azul?, sobre possibilidades de vida em outros planetas, como nossas ações impactam no futuro da humanidade e questiona o quanto estamos distantes de algumas ?verdades? ditas absolutas e inquestionáveis.
Sou uma neófita e admiradora do Universo mas a escrita de Sagan é envolvente e acessível então saímos da leitura com um pouco de entendimento desse vasto tema; ainda assim o autor aborda temas complexos e profundos e com uma proposta de abrir indagações sobre viagens espaciais, sobre a Terra, o homem e também sobre a vida.
Se você já se perguntou se existe vida em outro planeta, se é loucura pensar em ir para o Espaço enquanto pessoas ainda vivem em condições desumanas, se é possível vivermos em outro planeta e outras perguntas desse tipo, você vai gostar de ler e para essas pessoas recomendo a leitura.
comentários(0)comente



Beatriz3418 04/05/2024

Meu deus, ele era tão otimista e tinha uma delicadeza tão grande e rara de se encontrar até mesmo hoje em dia. fico maravilhada vendo as coisas que ele pensava e testemunhando o amor dele pela humanidade e pela ciência, e fico triste pensando no quanto ele ainda poderia ter feito se tivesse tido mais tempo.
comentários(0)comente



Mandretty 27/04/2024

Muito repetitivo. No até acho que valeu a pena mas foi difícil terminar.

?Levar a vigorosa centelha prometéica da Vida para o vazio estéril e ali acender uma imensa fogueira de matéria animada é o verdadeiro destino de nossa raça?,
comentários(0)comente



Victor225 12/03/2024

Pálido Ponto Azul
Outra vez, Sagan nos mostra o quão ignorante ainda somos acerca de nossa própria posição no universo. Como em "Cosmos" e "O Mundo Assombrado pelos Demônios", Sagan traça paralelos de nossa ignorância sobre o mundo, e nossa "sabedoria" quanto a ele.
Com maior foco no futuro da espécie humana no espaço, Sagan delineia as possibilidades reais ou especulativas da exploração espacial. Colônias humanas autossustentáveis em outros planetas ou asteróides; as chances de encontrarmos civilizações técnicas ainda desconhecidas por nós, e todos os possíveis cenários diante de tal descoberta. Nossa aniquilação por inferioridade tecnológica; a conquista de outros povos tal qual os europeus fizeram com nativos?
Mas, ainda que o futuro da humanidade possa ser brilhante, para que ele se torne realidade, precisaremos mudar a nós mesmos primeiro. Todos os nossos problemas não resolvidos — muitos por ignorâncias científica ou crença política/religiosa — como a negação do aquecimento global e da mudança climática por ação humana, requerem de nós não só vontade de mudar o mundo, mas a capacidade de mudar a nós mesmos. Enquanto continuarmos crendo que a Terra é o paraíso da vida e que nada pode a destruir; enquanto continuarmos crendo que um determinado grupo étnico ou religioso tem um direito "divino" sobre algum pedaço de terra ou sobre o globo, não poderemos sobreviver enquanto humanidade, e as constantes ameaças nucleares, as guerras e a fome nos levarão à autodestruição.
É preciso manter em mente nossa falibilidade, a nossa força para o mal. É preciso antes querer entender o mundo, que desejar que o mundo atenda às nossas ambições.
Não somos parte de um plano celestial. O Universo não foi feito para nós. E, antes que nos dar uma perspectiva niilista ou anular a grandeza da vida, tal verdade pode nos propiciar grande força para fazer o que é certo. Para buscar o conhecimento e querer ter parte nele. Para ansiar por um mundo melhor, onde não há demônios, anjos ou deuses; há apenas nós. Somos responsáveis pela nossa espécie, e, também, pelo planeta que a permite existir.
comentários(0)comente



James62 09/03/2024

Um pequeno ponto azul nesse cosmo
Sagan habilmente utiliza sua escrita acessível e envolvente para explorar questões profundas e universais, como a existência de vida em outros planetas, a fragilidade e singularidade da Terra como lar da humanidade e as implicações filosóficas de nossa insignificância cósmica.

Uma das reflexões mais marcantes que o livro proporciona é a da angústia existencial que surge ao contemplarmos nossa existência como meros habitantes de um pequeno ponto azul em meio ao vasto e misterioso cosmos. Sagan nos lembra de nossa responsabilidade para com o planeta Terra e suas formas de vida, ao mesmo tempo em que nos convida a olhar para as estrelas e imaginar as possibilidades infinitas que o universo oferece.

Apesar de abordar temas complexos e profundos, "Pálido Ponto Azul" é uma leitura
acessível e agradável. Sagan consegue traduzir conceitos científicos complexos em uma linguagem clara e cativante, tornando o livro acessível tanto para leitores leigos quanto para aqueles com mais conhecimento em ciência.

Em suma, "Pálido Ponto Azul" é uma obra essencial para todos aqueles interessados em explorar as maravilhas do cosmos e refletir sobre o lugar da humanidade no universo. Com sua narrativa envolvente e reflexões profundas, Carl Sagan nos convida a contemplar nossa existência de uma perspectiva cósmica, despertando um profundo senso de admiração e responsabilidade para com o universo que habitamos.
comentários(0)comente



Isabella2101 20/02/2024

Entre meus livros preferidos.
Sou muito fã de astronomia e os "segredos do universo", o Carl Sagan é um autor que não me canso de ler e conhecer. A leitura veio em um momento de muita reflexão pessoal, sempre releio meus trechos preferidos.
comentários(0)comente



Mugano 20/02/2024

Acho que a narração de uma passagem desse livro pelo grandessíssimo Guilherme Briggs é um dos patrimônios brasileiros que temos no Youtube. É reconfortante, íntimo, belo e sublime e tá ali, de modo certeiro e incisivo, a sensação de humildade e dever que temos que ter como humanos para com a Terra. Quem se interessar, segue o link:

https://www.youtube.com/watch?v=4_tiv9v964k&ab_channel=GuilhermeBriggs

Meu erro foi ter adiado a leitura desse livro. Os primeiros capítulos são muito bons, mas já me sinto saturado pelos temas de exploração espacial, características dos astros, curiosidades estelares etc etc etc. O texto também é um tanto técnico, então lá pela metade eu já não estava tão interessado assim.

Então chegou a parte das imagens e fui renovado. A empolgação voltou porque ainda que sejam figuras do século passado, elas carregam um poder que só a astronomia detém. Porém, logo depois, lá pro final do livro, eu já estava um pouco cansado novamente.

Então assim, é um bom livro, sabe. Está desatualizado, obviamente, e hoje em dia temos imagens absurdamente mais encantadoras graças ao telescópio paizão James Webb. Temos muito mais informações a respeito do cosmos, os Clorofluorcarbono já foram banidos e o programa espacial está voando.

Então não vou recomendar esse livro. A menos, é claro, que você seja divulgador(a) científico(a), estudante de ciências, admirador do Carl Sagan ou simplesmente queira entender as dificuldades e pensamentos vinculados à astronomia da década dos anos 90, aí o livro é um prato cheíssimo.

"[...] Foi dito que a astronomia é uma experiência que traz humildade e constrói o caráter.
Talvez, não haja melhor demonstração das tolices e vaidades humanas que essa imagem
distante do nosso pequeno mundo. Ela enfatiza nossa responsabilidade de tratarmos
melhor uns aos outros, e de preservar e estimar o único lar que nós conhecemos… o
pálido ponto azul."
comentários(0)comente



caiohlp 08/02/2024

Nasço amanhã Ando onde há espaço: ? Nosso tempo é quando.
Numa magistral revisão sobre o universo, a humanidade e os desafios ao olharmos para o espaço, Carl Sagan consegue trazer a ciência para o imaginário de entusiastas ou céticos de todas as idades. Contendo uma linguagem acessível e admirável a obra entrega uma pequena parte do cosmo em nossas mãos, ao mesmo tempo, nos faz reconhecer a pequenez de nossa existência na grande escala de tempo e espaço, sem desprezar os méritos e avanços que conseguimos nessa empreitada. Como sempre, o autor é capaz de lançar luz sobre a força que a ciência e a curiosidade trazem para o dia a dia e como os olhares voltados para o céu aproximaram o homem do inimaginável, mas 30 anos após o lançamento desse livro continuamos destruindo nosso único lar, preferindo o conflito à união e distanciando-se do que nos propulsiona. Se somos tão inteligentes e especiais, por que não percebemos que a finitude extremamente familiar é a nossa melhor ferramenta para mudarmos o paradigma? A resposta não é simples, como nada nesse universo parece ser, mas o acaso nos escolheu e nesse longíquo pálido ponto azul, nesse fortuito momento, a existência da espécie humana culmina em nós e o futuro da humanidade, para tristeza de quem pensa que não, depende do esforço do agora.
comentários(0)comente



Manu 20/01/2024

Pálido ponto azul
Ótimo livro, aborda diversos assuntos que adoro e faz várias reflexões sobre o futuro da humanidade, especialmente quanto à colonização de outros planetas.
Os últimos capítulos são perfeitos, queria que esse tivesse sido o tom do livro todo, mas o meio dele é meio arrastado, só por isso não aumento a nota.
Mas se você se interessa pelos planetas do sistema solar, missões, projetos e especulação sobre o futuro da exploração espacial, recomendo muito, leitura essencial.
Flávio Henrique Mendonça 21/01/2024minha estante
O Sagan costuma pesa a mão em alguns assuntos técnicos de astronomia, embora tudo seja embelezado com uma escrita poética muito diferenciada no meio da divulgação científica.

Enfim, o pálido ponto azul é um livraço mesmo.




Fabi 09/01/2024

A boa ciência e a ótima narrativa
Carl Sagan faz falta. Talvez, se ainda o tivéssemos por perto, muitas questões estariam resolvidas ou adiantadas.
Com uma linguagem simples, explicativa e cativante, ele consegue envolver o leitor nas preocupações, reflexões e estudos mais importantes da área de astronomia e ciência em geral. E sim, o leitor se sente parte deste movimento e não excluído dele.
Nem mesmo as partes mais "teóricas" são bichos de sete cabeças, pois toda exemplificação está ali.
Ele instiga a curiosidade e eu tive que acessar o site da NASA para saber onde estavam as sondas Voyagers. Maravilhoso!
Permita-se este mergulho e aprenda muito com este livro.
comentários(0)comente



Bruno.Defaveri 31/12/2023

Clássico
Livro clássico sobre a história do universo, do nosso sentido de vida, exploração espacial. Só por ser um livro mais antigo, tem muitos acontecimentos atuais não relatados no mesmo.
comentários(0)comente



Bob 25/12/2023

Mais uma das obras de Sagan que nos faz pensar no futuro e refletir sobre o passado.
É de uma grandiosidade ímpar a forma como escreve para qualquer tipo de leitor, do especialista em astronomia até o completamente leigo em ciências.
comentários(0)comente



80 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6