Escrever ficção Luiz Antônio de Assis Brasil

Resenhas - Escrever ficção

1 | 2 | 3 | 4

LimaJr 12/03/2022

Aprender ficção com um mestre
Escrever ficção de Assis Brasil tem toda a referência que um aspirante a escritor precisa para seguir a longa jornada, ou que um escritor pode querer para burilar as suas habilidades.
É completo, cheio de exemplos sobre cada temática abordada, retirados da literatura de qualidade superior.
Terminada a primeira leitura, não tenho dúvidas que revisitarei o livro muitas vezes.
Em um conjunto de outros livros sobre escrita de ficção, seria preciso um árduo trabalho de mineração para reunir todos os conteúdos e ensinamentos que o mestre do RS compartilhou nesse livro, de forma tão clara e completa.
Creio que é o melhor livro sobre escrita de ficção que li até hoje.

Rayhan Chamoun 24/11/2021

Escrever é viver...
"Escrever Ficção" caíra-me como uma luva, visto que efetuei uma pausa antes da conclusão de mais um de meus romances, e a oportunidade que dediquei a esse livro demonstrou-se frutífera, visto que ele, em sua essência, é um manual prático e esclarecedor de todos os pilares de uma boa literatura.

Trata-se, também, de um apanhado de trechos de obras renomadas, desde os clássicos aos contemporâneos, nacionais e internacionais, enquanto ideias são discorridas de forma elucidativa e pontuadas levando-os em consideração; meu livro ficou com algumas dezenas de anotações, não posso negar.

Para quem já escreve há bastante tempo, o livro é um respiro e uma boa bússola aos veteranos (ainda que as opiniões de Assis sejam um tanto inquisitivas, eu diria), pois serve de indicativo para o caminho que o nosso mercado compreende. Para iniciantes, essa obra é indispensável, e até mesmo eu descobri alguns artifícios e técnicas inéditas enquanto percorria os capítulos. Enfim, recomendadíssimo!

site: instagram/rayhan_chamoun

Bibiana11 02/10/2021

Uma leitura reveladora
O autor sabe muito bem como apresentar e ensinar um assunto. Traz os assuntos certos nos momentos certo. Foi uma leitura que mudou meu olhar sobre a palavra escrita e a narrativa ficcional!
Achei alguns exemplos muito longos e antigos, conhecia muito poucos. Porém, ele trazer os trechos e explicar seus contexto tornou o aprendizado muito mais simples.

Andre 29/08/2021

Escrever ficção
Se eu tivesse que escolher um livro sobre escrita criativa, seria esse. Tem bastante exemplo e com uma escrita acessível.

Séfora 23/08/2021

Escrever ficção
O livro Escrever Ficção contém importantes reflexões sobre a arte da escrita. Com definições, análise de textos de autores reconhecidos e conselhos de um professor experiente nos orienta na direção de um texto claro e poético. Para quem quer melhorar sua escrita ficcional é uma excelente pedida.

Vitoria 17/08/2021

Extremamente esclarecedor e inspirador
Por onde começar uma escrita ficcional? Dicas, passos, reflexões e um farto conjunto de exemplos. O processo de escrita destrinchado de uma forma gostosa e didática.

Ao final da leitura, o desejo óbvio é de experimentar as aulas da Oficina do professor Assis Brasil.

Lethycia Dias 02/05/2021

Ferramentas e conceitos importantes para melhorar sua escrita
Tive uma vontade imensa de ler esse livro assim que soube da existência dele. Estudar sobre escrita é uma coisa fundamental para quem deseja escrever profissionalmente, e as boas recomendações desse livro me chamaram a atenção. Foi por isso que reservei um tempo para a leitura este ano.
Acho importante dizer, desde agora, que o autor avisa que não fornece fórmulas a ninguém, mas sim ferramentas nas quais acredita que se deve prestar mais atenção. Os capítulos são organizados por tema, contendo várias subdivisões que logicamente fazem bastante sentido.
No primeiro capítulo, somos chamados a perceber o quanto a escrita de ficção nos exige sensibilidade; no segundo, para aplicar essa sensibilidade conhecendo nossos personagens; o terceiro, ainda girando em torno desse conhecimento, trata daquilo que torna o personagem único e faz com que a história pareça feita para acontecer com aquele personagem; o quarto trata de enredo e estrutura e como planejá-los; o quinto, gira em torno do foco da narração; no sexto, compreendemos a importância de representar o espaço; no sétimo, refletimos sobre a passagem do tempo; o oitavo fala rapidamente sobre estilo; e o nono e último é uma espécie de guia para a escrita de um romance linear, evitando que tudo "desande".
O livro apresenta conceitos muito importantes que são retomados com bastante frequência. Alguns foram novidade para mim, outros não; e outros, ainda, eram elementos que eu já estava acostumada a observar em livros que lia, mas não sabia como nomear. A questão essencial do personagem é algo que sei que tentarei trabalhar bem nas minhas histórias. Os conceitos de sinopse e sumário (não confundir essa sinopse com aquela que se usa para apresentar livros ao público consumidor) também são muito interessantes.
Todos os conselhos, técnicas e dicas que Assis Brasil apresenta em seu livro são muito bem demonstrados com inúmeros trechos de livros já publicados, dos clássicos aos contemporâneos, estrangeiros e brasileiros. Isso facilita a compreensão do conteúdo teórico e torna a leitura deliciosa - fiquei com vontade de ler vários dos livros citados. Além disso, a leitura desses trechos me fez identificar várias coisas que eu, enquanto leitora, já considerava "boas de ler", mas não sabia nomear como técnicas e de escrita. Em meio a esses exemplos, também são citados trechos de manuscritos de alunos do autor, e é muito legal acompanhar o desenvolvimento do romance de um desses alunos.
Fiz uma leitura lenta e acho que é assim que deve ser. O conteúdo desse livro é tão rico que não vale a pena tentar ler rápido. Mesmo lendo de forma bem entrecortada, a cada vez que eu abria o e-book, sentia que estava aprendendo muito, e esse aprendizado foi delicioso pra mim.
Apesar da qualidade, é um livro bastante voltado para a escrita de livros que podem ser classificados como "ficção literária" e pode parecer que trata de questões um pouco distantes para quem escreve ficção de gênero (ficção especulativa em geral, livros para público jovem adulto, romance policial, etc). Como outros livros de escrita criativa que já li antes, acho que não deve ser tomado como um conjunto de regras para obedecer: cada um pode pegar dele aquilo que considerar mais necessário para melhorar sua escrita.

site: https://amzn.to/3f2yej9

ToniBooks 03/04/2021

O Mestre
Luiz Antônio de Assis Brasil, uma referência nacional quando se trata de escrita criativa, expõe com extrema excelência as suas lições que já capacitaram vários autores, e continuam a instruir mais pessoas interessadas pela produção de textos.

Jansen 29/03/2021

Excelente. Com certeza vou mudar a forma de ler os bons livros. O autor nos convida a escrever um livro, o que recomenda a todos. Todos podemos ser escritores. Ele nos encaminha nas trilhas da boa literatura e mostra o caminho das pedras, que eu não imaginava que existisse. Como definir o personagem, criar e manter um conflito que vai prender o leitor até o final. Nos fala sobre a Estrutura do enredo que definirá o Personagem, estabelecerá o Conflito através das tramas e sobre o Foco, para não nos dispersarmos e deixarmos o leitor perdido, além de irritado. Importante também é o Espaço onde se desenrola a obra e deve ser construído pelo autor, além do Estilo que se não existe ainda será delineado no correr da obra.
Logo no início ele nos incita a escrever e mostra o tipo de dificuldades que encontraremos: "Como você também é ficcionista, terá uma experiência muito pessoal, complexa e elíptica disso tudo. Para o bem e para o mal. O mal é visível: são as frustrações diárias no momento em que abrimos o notebook, é a palavra bizarra que usamos e não sabemos substituir, é a frase torta que não conseguimos endireitar, é o personagem que não convence nem a nós mesmos. "
A seguir nos mostra a beleza dos resultados que corremos o risco de desfrutar: "... apesar disso, dedicamos o melhor de nossa capacidade intelectual e afetiva à ficção, e não concebemos a vida sem ela. Por mais que nos aborreçamos diante da tela ou do papel em branco e amaldiçoemos o destino que infligimos a nós mesmos — pois, veja bem, ninguém nos obriga a escrever —, temos certeza de que, se algo de nós ficar imperecível, será apenas nossa literatura..."
Todos esses conceitos literários são colocados frente a grandes autores e obras. Balzac, Shakespeare, Dostoievski, Machado de Assis, Lygia Fagundes Telles, Borges e vários outros do mesmo naipe.

César Ricardo Meneghin 28/03/2021

Manual na melhor forma da palavra.
Esse livro realmente, ensina e mostra o impossível. Ele faz como a professora do primário fazia para nos ensinar a escrever.
Pega em sua mão e desenha a letra.
Ele tem um cuidado absurdo com a pessoa, e não diz o que deve ser feito.
Ele mostra o que é feito e várias formas de se fazer. Inclusive mostra o que não fazer.
É ótimo também para quem quer aprender a ler com mais profundidade.
Se você quer escrever bem como autor ou quer ler melhor como leitor. Então use esse livro como sua tábua de roseta.

Debora.Marinho 23/02/2021

O livro cumpre bem o prometido. Percorre as etapas do processo de escrita, além de desmentir alguns mitos sobre escrever, o que é ótimo.
Achei engraçado como algumas vezes, ao dar exemplos, o autor cita coisas como "tomar uma taça de vinho", usa nomes não brasileiros para exemplificar personagens, usa exemplos de livros/autores que ele jura que todos conhecem, mas nunca ouvi nem falar. Mas isso são implicâncias minhas. Coisas que achei graça ao ler.
A única coisa que me incomodou durante a leitura, foram os muitos exemplos. Usar um trecho ou dois de livros é o suficiente para entender. Muitos autores ao tentarem serem didáticos demais, tornam-se um tanto cansativos.
Fora isso, há uma coisa que imagino seja da edição que li, pois algumas vezes o autor indica que há um trecho em itálico (destaque), mas não há e imagino que foi na hora da edição que esqueceram de colocar as partes certas em itálico.

Adriano 21/02/2021

Manual de escrita
Um manual para quem deseja se profissionalizar como escritor.
Livro é longo, mas traz muitos conceitos de escrita, desde como criar Parágrafos interessantes até personagens, enredos, cenas... Brilhante. Mas como eu disse, teórico e longuíssimo...

Laís / @escritoralaisbarbosa 19/12/2020

A leitura é leve, fácil e recheada de conhecimentos.
Ao contrário do que pensei - por ser um livro técnico--não é cansativo e chato de ler. Muito pelo contrário e aborda todos os temas necessários e importantes da escrita criativa.

Yara Prado 25/10/2020

Fascinante
Incrível como cada página deste livro transborda conhecimento, de uma forma totalmente didática e agradável.

1 | 2 | 3 | 4