Sadie

Sadie Courtney Summers

Resenhas - Sadie

Jenny 29/10/2020

❝Meus olhos ardem e lágrimas escorrem pelo meu rosto e não consigo nem imaginar o quão patética estou. Menina com o rosto arrebentado, braço dilacerado, implorando pela oportunidade de salvar outras meninas. Por que eu tenho que implorar por isso?❞

Sadie é um thriller diferente do que eu estou acostumada a ler, logo no início já sabemos quem morreu e quem matou e o mistério fica todo por conta do desaparecimento da Sadie , que foge em busca do homem que matou sua irmã e nunca mais é vista. Pelo POV de Sadie conseguimos acompanhar a jornada dela em busca de vingança e foi a parte que eu mais gostei. O outro POV é um podcast do jornalista que está investigando o desaparecimento dela e não sei se ter lido no kindle me tirou a experiência de curtir isso tanto quanto quem ouviu o audiobook do livro, mas o podcast não me prendeu tanto.

❝(...) Minhas mãos tremeram, mas fiquei firme. Sempre esqueço que o medo não é algo invencível, mas sempre aprendo de novo, e acho que isso é melhor do que nunca aprender.❞

A coisa sobre a Sadie é que ela é uma personagem muito crua. Os defeitos, as qualidades, a culpa, a negligência, o abuso, os traumas, a força e a vulnerabilidade dela... tudo é muito exposto, muito claro, e isso fez com que eu me preocupasse mais em ouvir a história dela do que descobrir aonde ela estava. o mistério ficou totalmente em segundo plano e eu só me lembrava que ela estava desaparecida quando voltava pro podcast.

❝Mas o amor é complicado, é enrolado. Pode inspirar altruísmo, egoísmo, nossas maiores realizações e nossos erros mais difíceis. Nos une e pode nos separar com a mesma facilidade.❞

Eu nem sempre espero um final feliz e existem livros que eu prefiro que não tenham mesmo, as vezes a história exige isso. Sadie não tem final e assim que terminei de ler isso me incomodou bastante. Eu não gostei, mas enquanto pensava sobre toda a história e toda a jornada da Sadie e até dos meus sentimentos lendo, eu percebi que foi o melhor jeito de terminar, pois como eu disse, ouvir a história dela era mais importante.
Esse livro é daqueles em que um final triste não é justo, mas um final feliz também não parece certo. Eu fiquei pensando em todos os desfechos possíveis pra ela e percebi que nenhum deles funcionaria pra mim.

「 ALERTA DE SPOILER 」
Eu não queria ler que ela estava morta mas também não queria ler que conseguiu fugir dele mas não tinha pra onde voltar e nem pra onde ir. Eu não queria ler que ela descobriu que conseguiu matá-lo e que ainda assim não estava em paz, que ainda estava sozinha e sofrendo então eu fiquei feliz de não saber.
「 FIM DO SPOILER 」

❝Era uma coisa horrível, claro, mas vivemos em um mundo onde não faltam coisas horríveis. Você não pode parar por todas elas.❞

A história de Sadie precisava ser contada mais do que resolvida, porque é a realidade de muitas outras garotas que não necessariamente estão desaparecidas mas que estão vulneráveis em situação de abuso e que não podem ser invisibilizadas ou tratadas como uma estatística só porque coisas horríveis acontecem no mundo o tempo inteiro. Então leia Sadie e pare por todas elas. ♥

❝Eu pego um dos desenhos. São melhores do que deveriam ser para alguém da idade dela, eu acho. Paisagens ranzinzas e garotinhas tristes que se parecem um pouco demais com ela. É horrível quando a dor é óbvia assim. Tenho certeza de que a mãe dela pendura os desenhos na geladeira, orgulhosa, e olha sem ver de verdade.❞

site: https://www.goodreads.com/chamazamiga

Eliene.Lyka 29/10/2020

Nossa que livro....Personagem Sadie corajosa, sensivel e surpreendente. Leiam...

Caroline 31/10/2020

Uma história sobre amor, sobre irmãs e sobre violência
Esse livro ele trata de violência, ele é a uma história que carrega uma crítica muito dura para nós que muitas vezes preferimos não ver a violência, contudo, ao fazer isso não faz com que ela deixe de existir. A história é muito fluida, tem ela te envolve e faz pensar. É uma história de duas irmãs que vivem sem estrutura, onde tudo o que elas tem é uma a outra. O livro traz um tipo específico de abuso que dá muita repulsa, apesar de não ser explícito. É muito profundo a narrativa da Sadie, a forma como ela pensa, a intensidade do amor dela pela irmã. Amei a escrita, ela alterna entre o presente do repórter que está procurando a Sadie e o presente da Sadie, que é o momento que está acontecendo tudo o que o repórter investigará meses depois. Isso torna o livro impossível de ser largado, você quer descobrir o que ela fez e o que aconteceu com ela, e tempo todo tem aquela angustia, porque parece que o pior tá ali prestes a acontecer na página seguinte.
Recomendo a leitura e também o podcast, que está disponível em inglês, mas é bem tranquilo de compreender.

Beatriz 01/11/2020

Gostei muito desse formato de podcast que alguns capítulos do livro tem, a sensação da leitura, pra mim, foi muito similar a de escuta de um. Me senti em um episódio do "Projeto humanos"

Dih 30/11/2020

A Pequena e inocente irmã mas nova de Sadie morreu , que se chamava Mattie , a história parte daí, quando um jornalista de rádio decide investiga o desaparecimento de Sadie,a irmã mais velha depois de um tempo da morte da Mattie.

Meu que tristeza.
Um livro muito intimista ,tocante e delicado. Muito tema pesado que apesar de não ser explícito só de você ver indícios já te dá enjoo.
Eu queria que existisse um escudo nas crianças que protegesse do mal . Mais é um mundo cruel,que a gente apenas tenta manter a ordem .

Tatiana Andrade 02/12/2020

Não tenho nem o que falar, só sentir.
Esse livro é carregado de tensões e aflição.
O livro é bem fluido apesar de cada página vc ficar mais nervosa e ansiosa pelas coisas que acontecem e torcendo pra Sadie ter um final feliz.
Pow a garota já é toda ferrada e a única coisa que ela tinha motivação pra seguir em frente (que era a irmã) é retirado dela.
É bizarro pensar como o ser humano é podre.
Muitas pessoas preferem acreditar naquilo que elas acham que sabem, sempre pondo em dúvida o que a mulher diz e favorecendo/acreditando no homem...isso não é ficcional é a realidade, infelizmente.

Angie 13/12/2020

Não consigo expressar tudo o que esse livro me fez sentir, infelizmente nem todas as histórias tem um final feliz, acredito que para essas vítimas (mesmo sendo uma história de ficção) o final feliz veio de alguma forma, se é que ele existe. Essa história vai permanecer comigo durante muito tempo.

nomundodesalem 15/12/2020

Resenha por @nomundodesalem
Sadie// Courtney Summers // 392 Páginas⁣

🥀⁣

Sadie e Mattie viveram a vida toda dentro de um trailer com a mãe usuaria de drogas, até que uma noite a mãe das meninas as abandonas e depois disso Sadie faz de tudo para que Mattie⁣
entenda que eles foram abandonadas.⁣

Mattie não aceitando o abandono resolve ir atras de sua mãe.⁣
Mattie acaba por desaparecer e a última vez que foi vista foi entrando em um carro, após isso Mattie nunca mais foi vista com vida.⁣

Agora Sadie está disposta a vingar a morte de sua irmã e acaba desaparecendo também.⁣

O livro é dividido entre o podcast investigativo chamado As Garotas e o narrador do podcast está em busca do paradeiro de Sadie e também é narrado pela própria Sadie.⁣

O livro me prendeu muito mas muito mesmo e mesmo sendo um livro pesado na temática foi uma leitura bem rápida da se fazer.⁣
É um livro bem triste, me tocou mas infelizmente não me fez chorar.⁣
O que me impediu de dar 5 estrelas e favoritar "Sadie" foi o final "mas será que...?"⁣

Adorei a leitura e ficou dentro das minhas expectativas.⁣

Você já leu Sadie? Me conta o que achou nos comentários.⁣

Um beijo e uma ótima leitura, Salem 🧙🏻‍♀️⁣

Mais resenhas no IG: @nomundodesalem

site: https://www.instagram.com/nomundodesalem/

shamil.le 16/12/2020

Apesar de ser contado de uma forma diferente, o que pode incomodar no começo... Gostei bastante, trata sobre um assunto delicado, mas de extrema relevância

Beca 18/12/2020

Um misto de sentimentos.
Sadie é um livro muito intenso, tem uma escrita fluída e uma diagramação perfeita, o que faz você ler o livro muito rápido. É um suspense que te faz ficar angustiado e com medo do que vai acontecer nas próximas páginas, mas também é um livro extremamente importante que retrata a violência sexual contra crianças e adolescentes e como isso acontece dentro das suas próprias casas. Não consigo definir no momento se gostei, ou, não do final por ter deixado X assunto em aberto.